Viver em Sociedade
As vezes chego a pensar que nasci na época errada, em uma sociedade
obsoleta de compaixão e afeto. Tenho medo, pois cada dia essa era, está me comendo vivo e não consigo me desmaranhar dessa teia criada por homens maus e medíocres de coração.
Em seu livro A Cidade do Sol, ele exemplifica muito bem qual é sua ideia de sociedade ideal. O Estado perfeito era liderado por um príncipe sacerdote chamado de Sol. Esse príncipe tinha outros três príncipes ajudantes, Pon, Sin e Mor, que são a Potência, a Sapiência e o Amor. Em seu Estado perfeito tudo e detalhadamente organizado e os moradores desse estado utilizam a razão para organizar suas vidas. Segundo Campanella eles sabem que a propriedade privada cria o egoísmo no homem e os incentiva a lutar pela propriedade, por isso todos os bens são comuns. Todos tem que trabalhar e até os menores atos são feitos em comunidade. A Cidade do Sol é comunista e liderada pelos sacerdotes e sábios.
(sobre a filosofia de Tommaso Campanella)
Dia de comemorar o TRABALHO.
Atividade na atualidade tão disputada pela sociedade. Embora seja uma realização para muitos, o trabalho ainda continua sendo um sonho, um objetivo de vida e em alguns casos, motivo de tristeza e infelicidade.
Como cada um de nós possui uma trajetória própria, interna e constrói sua identidade sócio-cultural com base nas experiências vividas, continuo acredito no mundo em que o trabalho é fonte vida, alegria, aprendizagens, amizades e também fonte de renda.
Feliz 1• de maio aqueles que estão empregados e aqueles que continuam em busca da sua oportunidade no mercado!
Qualquer sociedade e comunidade livre que não respeita a ultima morada de seu mortos, é fadada a barbárie, a incivilidade e a destruição justa e merecida entre os vivos.
Eles não são valorizado pelo simples fato da sociedade desvalorizar o conhecimento. Quem vai lutar pelo que "não tem valor". Eles estão sozinhos nessa guerra!
Beleza é relativo, mas ter uma sociedade inteira pressionando uns aos outros a seguirem e gostarem de um padrão não ajuda.
Tenho constatado que, para prejuízo da sociedade, o disfarce mais usado pelos seres humanos é o da bondade.
O coração sangra ao presenciar a Filosofia e a Sociologia agonizarem em uma sociedade comandada por gente que bebe na fonte da mediocridade!
Como é degradante ver uma sociedade canibalizando informação a troco de um holofote no palco da vida.
Uma ferramenta que deveria agregar e edificar valores se tornando instrumento de depreciação.
É o Homo homini lupus se adaptando e transcendendo as gerações.
A história brasileira mostra que o 31 de março de 1964 foi uma decisão soberana da sociedade brasileira. Quem colocou o presidente Castelo Branco no poder não foram os quartéis. Foi a votação no Congresso, uma instância constitucional, quando há a ausência do presidente. Era a Constituição da época e foi seguida à risca. Houve uma mudança de tipo institucional, não foi um golpe.
Tanta futilidade move a sociedade. Tanta vaidade se sobrepondo aos valores. Tanta mediocridade permeando as relações humanas. Tanto desrespeito e descaso com os presentes que a vida oferece. Tanto oportunismo mascarado de bondade. Tanta sabedoria de areia, porque na prática não se sustenta. Tudo isso numa vida com data de validade pra terminar, nós só não sabemos o dia certo, mas todos estamos fadados a virar pó, não somos nada, mas não falta quem se ache tudo. O sofrimento no processo da travessia de volta de alguns de nós causa piedade em quem assiste, contudo ele sempre se justifica se tivermos a oportunidade de conhecer a trajetória de quem passa pela provação dos momentos derradeiros se considerarmos os tempos pretéritos até o presente.
Mas quem se preocupa com o amanhã do corpo, da alma e da consciência?
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp