Viver e Nao se Preocupar com o Futuro
"Eu costumo ver publicações por aí do tipo 'livros que acertaram previsões do futuro'. O que eles não sabem é que somos nós escritores que pré-criamos tudo que chamam de futuro, que tecemos a linha do tempo, que batizamos imaginações de crianças, jovens e adolescentes que, quando crescem sonhando nossos sonhos, já tem um ponto fixo no universo. Não para inventar, mas para materializar o eterno de nossas palavras, o ideal e impossível de nossas mentes, outrora chamado meramente de ficção".
A humanidade inevitavelmente no futuro voltará aos recônditos tempos passados. A regressão é iminente e altamente necessária.
E toda hora fico me perguntando, porque pensar nos nossos sonhos para o futuro parece ser tão irreal, tão inalcançável? Tu sonhastes em realizar tudo o que planejastes - fazer a faculdade que escolhestes, fazer um intercâmbio, trabalhar em algo que gostes, entre muitas outras coisas - afinal, sonhos são ilimitados e de graça, mas ainda assim, parecem tão distantes de serem alcançados. Eu, por exemplo, sonho com tantas coisas, mas admito, muitos destes sonhos são um tanto quanto absurdos, quase que impossíveis de se realizar, porém, não perco a esperança, jamais! Mas, o que seria da vida sem eles, os sonhos?
São os sonhos que nos mantém, de certa forma, vivos. Eles alimentam nossa alma, nos dão força pra seguir em frente, fazem com que nos esforçamos para um dia, nem que seja nos últimos segundos de vida - sim, é possível - realizá-los. Lógico que para cada sonho, um período de vida. Afinal, mesmo sonhando entrar para a faculdade com 9 anos, é impossível, pelo menos nunca li ou ouvi falar de alguém que o tenho conseguido e se tiver, perdão minha falta de informação.
Desde os nossos primeiros anos de vida, sonhamos com algo, por menor que seja. Sonhos nunca são insignificantes. São o que idealizamos para daqui a alguns anos ou daqui a algumas horas, independente do tempo. Segundo J.P Oliveira, "Os sonhos são o combustível da alma". Eu realmente concordo com essa citação. Afinal, sem os nossos sonhos - por mais irreais ou distantes que pareçam ser - o que seríamos? Seriamos, talvez, seres que não se preocupam com nada exceto comer, dormir e beber, afinal precisamos disso pra nos mantermos vivo, porém é uma pergunta que, pelo menos ao meu ver , não tem resposta.
De acordo com o dicionário da língua portuguesa, a palavra sonho tem como definição "Ilusão, fantasia, devaneio, utopia, coisa vã, fútil, que se esvai". A vida é um sonho. Fernando Pessoa citou certa vez que, "Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos de realmente nosso, de impenetravelmente e inexpugnavelmente nosso".
Qual seria a vantagem de ter sonhos - muitos deles talvez - e matá-los, enterrá-los? Nenhuma. Sonhar é imaginar, é acreditar na tua capacidade de ultrapassar os obstáculos da vida, e acredite, são muitos. Lógico que existem diversas teorias que o explicam, porém, é mais do que qualquer ser humano pode explicar. Sonhar é um dom. E para dom, não há explicação.
Valorizar o presente, acreditar no futuro e relembrar o passado com um sorriso, retirando deste as mágoas, o sofrimento e tudo aquilo que um dia nos causou dor, servindo-nos dele para que estejamos alertados que para alcançar a felicidade, temos antes que passar por momentos dolorosos.
Veja e aceite o passado como aprendizado e caminhe confiante em direção ao futuro. Renasça todos os dias para algo novo; creia, a felicidade mora ao lado: conquiste-a.
Vida que segue...
Para um futuro há um passado. Ainda que o passado tenha sido desesperador o futuro sempre será esperançoso.
Logo o terror no ontem é um aprendizado ao hoje para que o amanhã seja glorioso.
Todos nós esperamos por algo, ou alguém, contudo a espera é virtude dos aprendizes, ela é uma escola. Amadurecemos em cima dos erros que se foram e despertamos para saber se estamos prontos a encarar o por vir.
Todavia quando não resolvermos o passado avassalador, detonador, constrangedor, a cada passo dado, o futuro se afasta dois passos, aquele futuro que esperamos para ser feliz, para viver a intensidade das coisas proveitosas e maravilhosas proporcionadas pelo Deus Altíssimo.
Necessário é, então um momento de stop no tempo, o estar solitário e se por refletir. No parar, identifica-se os defeitos devastador que sempre se põe a nos atrapalhar, aprimorar-se as qualidades e logo da-se um start no caminhar, dando passos largos para alcançar o tempo que se passara sem parar.
A vida não dá volta como muitos se dão a falar, ela segue como as águas do rio que nunca volta ao mesmo lugar.
Portanto, andemos , naveguemos, voemos, para o futuro maravilhoso encontrar e a felicidade apreciar e desfrutar.
