Viver de Verdade
Parábola da mentira sobre a verdade. – José Meireles
Em suas várias caminhadas pelo mundo, eis que Ela chega a um lugar estranho, onde avista uma caverna. Curiosa e atrevida Ela adentra aquela caverna escura e triste. Com seu esplendor emana luz e se depara com uma surpresa.
- Quem é você? E o que faz aqui solitária nesta caverna escura e triste?
- Eu!? – Se não sabe é porque me ignora. Mas olhe bem para minha face e saberá que sou sua irmã gêmea. Porém, os opostos nos distanciaram desde a criação e como pode ver, não tenho nem roupas para sair daqui, pois se assim o fizer, serei humilhada e envergonhada.
- Desculpe, mas eu nunca soube que tinha uma irmã gêmea, nem mesmo sabia que você existia.
- Não sabe e nem pode saber, pois seu brilho me esconde e me afasta das pessoas. Sua roupa esta não só em seu corpo, mas todos que a ti tem em si próprio. Empreste-me suas roupas e me deixe sair daqui por um instante, deixe-me por um momento sair sem você e fazer com que me vejam. Arrumarei umas roupas e volto para devolver as suas.
Inocente e pura, Ela se despi e entrega suas roupas para aquela que ao olhar, reflete a sua própria imagem e semelhança.
- Se és o que deseja, tome, vista-se, veja o mundo lá fora e venha me buscar. Mas não demore, pois tenho muito a fazer.
Vestindo as roupas da irmã, ela sai da caverna toda alegre, sorridente e feliz. Porém, se esquece de retornar e buscar sua irmã. Sem ter como sair da caverna, pois estava nua. Cansada, com frio e fome, Ela pega no sono profundo.
Tempos depois, já sem saber quanto havia dormido, Ela desperta e resolve sair da caverna, mesmo sem roupa. Mas algo de horrível acontece ao olhar tudo ao seu redor. Seus olhos não acreditam no que veem. Então se põe a chorar, quando começa a escutar vozes ao seu redor.
- O que pensa que está fazendo longe de sua morada, sua megera? – Diz a Raiva.
- Acaso ficou louca, aqui não há lugar para você. Volte para sua caverna e nunca ouse a sair dela. – Grita a Loucura.
- Sua egoísta, não vê que seu lugar não é neste mundo, suma já daqui. – Fala o Egoísmo.
- Vê-la ao chão assim, me faz rir de alegria. – Solta risos a Alegria.
- Se achas que pode vir aqui roubar tudo, está enganada. – Se irrita a Riqueza.
- Eu choro só de saber quem é você. – Fala em lágrimas a Tristeza.
- Vejo que és linda com sua irmã, mas não pode viver entre nós, causara desavenças ao dividir a beleza de ambas. – Contesta a vaidade.
Quem quiser salvar sua vida, perdê-la-á, quem a perder continuamente, encontrará a liberdade. Só alcança o fundo de si mesmo, só conhece as profundezas da existência quem deixa tudo, aquele para quem tudo desapareceu e se viu a sós com a verdade.
Que tipo de luz você é? Luz que apenas enfeita ambientes ou luz que mostra a verdade? Você é um efeito de iluminação que agrada os olhos ou a luz que há em você ilumina vidas? O que é bonito pode até agradar os olhos, mas o que é verdadeiro toca a alma.
Na verdade a dureza não está nas palavras do Senhor, mas nos corações daqueles que a ouvem
Não é a palavra que é amarga, mas é a boca que a experimenta que está cheia de amargura
O amor é coisa de louco
O amor é coisa de louco
Deixa você doido
E com falta de ar.
O amor é o canto dos pássaros
O beijo, o abraço e o sorriso.
O amor é troca de carências
Atenção, saudade.
O amor é como a brisa da tarde
Que chega de repente, e como quem.
Chega pra muda o ambiente.
O amor é dor
É ódio
É rancor.
O amor é a inspiração da vida
É a água que sacia a sede
É aquele que quando vai deixa uma ferida.
O amor é a música
O viver e o amanhecer
O amor é aquilo que lá
No fundo quer nascer.
Ricardo Lima Brito
10/11/2016
Não basta chegar e pedir perdão, tem de haver confissão.
Pedido de perdão sem confissão é inócuo. Não mostra o verdadeiro desejo de ser perdoado, mas, quando confessa um pecado ou um erro, revela que realmente há arrependimento, pois este faz parte da confissão, e toda confissão exige arrependimento. Então, quando de fato existe o arrependimento, a pessoa merece o perdão.
Qualquer discurso (político, religioso, ético...) se torna perigoso quando há falta de equilíbrio. Aquele que procura afirmar demasiadamente a "sua verdade", torna-se incapaz de dialogar e, consequentemente, de aceitar que, muitas das vezes, o outro tem razão.
Não aceito chamada de número restrito e nem a cobrar.
Quem não se identifica, não merece atenção, e quem não tem crédito, dá prejuízo.
Ninguém é capaz de fazer dois tipos de pessoas trocaram de opinião, os donos da verdade e os ignorantes.
•Ouvir dizer que a verdade dói!?
Mas o que dói de verdade,é o acúmulo de mentiras,que nós fazem acreditar!!
Um príncipe deve, portanto, aconselhar-se sempre, mas quando ele entender e não quando os outros quiserem; antes, deve tirar a vontade a todos de aconselhar alguma coisa sem que ele solicite. Todavia, deve perguntar muito e ouvir pacientemente a verdade acerca das coisas perguntadas. Até, achando que alguém, por qualquer temor, não lhe diga a verdade, não deve o príncipe deixar de mostrar o seu desprazer.
Niccolò Machiavelli - O Príncipe - cap XXIII
Você pode errar, tropeçar, cair, se enganar e chorar por isso. Não importa o quão errado as coisas estejam ou se tornem. Uma coisa é absolutamente certa: os enganos nos ajudam a encontrar a verdade, os erros nos direcionam a acertar e os tropeços nos ensinam a andar com mais sabedoria.
Você não é seus erros, enganos, tropeços... Eles não devem te definir. Eles fazem parte de você, mas não te definem. Só se você permitir. Tudo que aconteceu em tua vida está te preparando e te moldando para o melhor... Que ainda está por vir.
Dizem que a verdade doi .
Mais o que doi mesmo e a mentira.
melhor ser magoado pala verdade
Do que ser feliz com uma mentira
Buda ensinou que há quatro nobre verdades: o sofrimento, origem do sofrimento, término do sofrimento e caminho para o término do sofrimento. Se você entender esses ensinamentos, você em 1 minuto mudará sua vida.
