Virtudes
A marcha da vida
Na marcha da vida é importante mantermos a quietude e seguirmos em frente.
Todos imaginamos um mundo perfeito, mas não é isso que estamos vivendo porque inda temos muito a aprender para poder oferecer. E o mundo quem o constrói somos nós com as nossas ações, nossos combates, nossas virtudes e defeitos.
Ainda não sabemos respeitar o próximo, ainda não entendemos que estamos todos no mesmo barco e que se ele afundar, afundamos todos juntos.
Carecemos de aprender os valores morais que nos tornam melhores, o que não é fácil, porque a humanidade adoeceu.
Basta olharmos em nossa volta para percebermos como estão os nossos irmãos:
uns têm família, e outros nem mesmo sabe quem são;
uns têm teto e outros dormem ao relento, com frio, no chão;
uns fazem pelo menos uma refeição ao dia e outros nem têm um pão;
uns recebem amor e não valorizam e outros só recebem indiferença e injustiça.
Muitos se sentem vazios, pois perderam a fé e a esperança. E o que resta ao homem que não tem nem esperança?
Ainda não temos a solução para os nossos problemas, mas se tivermos tolerância, benevolência, acolhimento e amor ao próximo tudo ficará mais fácil.
Somos seres independentes, mas não significa que temos que ser individualistas.
O mundo seria realmente um paraíso se não houvesse o egoísmo, a soberba, a ganância, orgulho e o desamor. Tudo seria maravilhoso se houvesse mais fé e caridade.
Portanto, é chegado o momento de contermos os impulsos, a arrogância, a soberba e o egoísmo que cega a razão.
É chegado o momento de nos colocamos no lugar do outro irmão.
O mundo é maravilhoso, o que lhe falta a harmonia e o equilíbrio para que todas as partes formem o todo.
Todos nós precisamos de paz, mas precisamos lembrar que ela deve começar dentro de cada um de nós, para que possamos compartilhá-la generosamente e assim podermos exigi-la das outras pessoas.
É o momento de reaprendermos as virtudes para mudarmos o mundo a partir de nós mesmos.
[2/1 16:31] Giovane Memeu: "A fé é alimento do tempo, este é segmentado por provas, sim, provoque hoje seu milagre, confie, acredite, dê margem aos bons adjetivos."
Giovane Silva Santos
[2/1 16:34] Giovane Memeu: "Confiar, perseverar, dar crédito, sim, são alimentos virtuosos, uma vez praticados aos bons segmentos, também boas respostas terá."
Giovane Silva Santos
[2/1 16:34] Giovane Memeu: "Práticas benevolentes traduz satisfação, a maneira gratuita o prazer é alimentado, ao caminho de Jesus Cristo a fé é resplandecente com respostas de bons frutos, logo o regozijo é a tua colheita."
Giovane Silva Santos
Nossos olhos nunca se esquecem das pequenas delicadezas com as quais as nossas vistas são presenteadas, é singelo ver e se encantar com o simples. Do mesmo modo, o nosso coração eterniza em nossa memória pequenas gentilezas, palavras doces que nos são direcionadas, nossa memória eterniza pessoas e momentos que fazem a diferença em nosso coração, que dão mais cor e mais brilho à nossa vida. Quando temos um coração repleto de fé, alimentamo-nos daquilo que nos faz bem. Por isso, essas delicadezas nos são tão caras, são os diamantes que guardamos no nosso baú de tesouros, isto é, no nosso coração...
Construímos nossa satisfação de vida, quando temos a oportunidade e a felicidade de bem administrarmos, nossos naturais talentos.
Por mais religioso e espiritual que seja o ser humano ele tem dificuldades de praticar três virtudes: ser justo, honesto e amar o próximo como a si mesmo. Se ter esses elementos como alvo e desafio já pode ser considerado como virtude.
Como você sabe que o livro que esta em sua mesa lhe conta a verdade? O mundo esta cheio de pessoas querendo matar virtudes das pessoas, para tomarem a suas hombridades.
Na perpetuidade do inverno vi nos olhos de um sonhador o coração do escritor;
A insistência das virtudes no caminho da poesia; um mundo melhor no interior de uma alma que na beleza renascida.
O ser humano se torna cada vez mais fraco ao dar maior relevância à depreciação que o outro lhe atribui do que às suas próprias virtudes.
A vida não precisa de tantos segredos, eu sei. Mas o que seria de nós se não pudéssemos proteger as virtudes que nos deixam vivos?
"As práticas da virtude são como sementes que plantamos no solo do nosso coração, colhendo frutos de paz e sabedoria."
Roberto Ikeda
Quem muito se abaixa para apanhar a própria vergonha, acaba deixando escapar todas as outras nobres virtudes
Aproveite cada momento da vida (Carpe Diem, Mt 6:34), lembrando que o tempo passa rapidamente (Tempus Fugit, Sl 102:11) e que devemos celebrar a existência enquanto a temos (Memento Vivere, João 11:25). Aproveite também as noites (Carpe noctem, Rm 13:12) e desfrute da vida com alegria (Frui vita, Ec 9:7).
Tenha consciência de que um dia iremos morrer (Memento Mori, Sl 90:12), o que nos ajuda a valorizar ainda mais nossa jornada. Lembre-se que o tempo consome todas as coisas (Tempus edax rerum, Sl 90:4), as horas voam (Tempus volat hora fugit, Ef 5:15-16), e que a vida é breve, mas a arte é longa (Ars longa, vita brevis, Mc 8:36).
Aceite o destino com amor (Amor Fati, Rm 8:28) e enfrente os desafios com coragem, pois a sorte favorece os corajosos (Fortis Fortuna Adiuvat, Js 1:9). Prepare-se para possíveis adversidades, pensando nos problemas antes que eles aconteçam (Premeditatio Malorum, Pv 27:12). Seja audacioso, pois a fortuna favorece os ousados (Audaces fortuna juvat, Fp 4:13), mas lembre-se de apressar-se com calma (Festina lente, Ec 7:8).
Busque fazer o bem (Summum Bonum, Mt 6:33) e trate os outros com empatia e carinho (Sympatheia, Rm 12:15), cultivando virtudes que enriquecem não só a sua vida, mas também a dos que estão ao seu redor. Use palavras suaves e eficazes (Verba mollia et efficacia, Pv 15:1) e busque conhecer a si mesmo (Nosce te ipsum, 2 Co 13:5).
Mantenha a esperança enquanto houver vida (Dum Spiro Spero, Rm 8:18) e lembre-se que a verdadeira vitória está em vencer a si mesmo (Vincit Qui Se Vincit, Pv 16:32), superando suas próprias limitações e medos. O trabalho tudo vence (Labor omnia vincit, Ec 9:10), mas lembre-se que nem sempre será verão (Non semper erit aestas, Ec 3:2). Caminhe devagar, pois assim se vai longe (Paulatim deambulando, longum conficitur iter, Is 40:31).
Viva cada dia como se fosse único, equilibrando a consciência de nossa finitude com a apreciação do presente, enfrentando desafios com coragem e sabedoria, cultivando virtudes e sempre buscando o crescimento pessoal.
Capacidade e caráter nada têm a ver com aparência; Alguns parecem grandes, mas são vazios, enquanto muitos, subestimados, carregam virtudes ocultas em seu interior.
Não entre irmão nesse trem,
Dessa fofoca se esqueça;
Não fale mal de ninguém,
Mesmo que a pessoa mereça.
*
Quem só vive a apontar
Os defeitos do irmão,
Esquece de examinar
Os próprios, que muitos são.
*
Quem critica a sua esposa
E as dos outros, elogia,
Sofre falta de caráter
Mais do que sabedoria.
*
A minha balança têm
Dois pratos, com amplitude;
Um pra pesar os defeitos,
E o outro, para as virtudes.
O aprendizado e o exercício diário das lutas, não tem por objetivo primaz a preparação e a habilidade do corpo para a guerra. Muito pelo contrario mas sim para forjar no espirito a disciplina, ultrapassar os limites e fortalecer a força de vontade junto a persistência para o alcance das grandes virtudes e conquistas.
Um mundo pútrido, pusilânime, pervertido pela relativização moral, afogado no hedonismo e hipocrisias "modernas" jamais entenderá causas superiores, mistérios que só podem ser recebidos e entendidos por um espírito elevado nas virtudes e iluminado pela prudência, propósito e providência divina
Obrigado meu Senhor, por todas as coisas que me proporciona. Obrigada pela vida, pela minha família, pelos meus, obrigada pelo alimento e morada, obrigada pelas virtudes e ensinamentos que a cada dia vem me fortalecendo, obrigada por me manter forte diante de todos os acontecimentos.
Obrigada pelo amor, amor que transmito e que o Senhor me permite sentir.
Obrigada pela oportunidade de viver e aprender, de crescer, de caminhar, de pensar, minha vida faz mais sentindo com o seu amor, obrigada meu Jesus por me presentear com tanto!
Fases do amor...
Na primeira fase do amor , veio carregada de surpresas, emoções a flor da pele, descobertas, paixão desenfreada e muita proximidade,
Na segunda fase do amor, veio com um carga de ações, atitudes, moralidade, serenidade, saudade da hora passada, veio com acolhimento,
Já na terceira fase do amor, chegou forte como a chuva que nunca termina, chegou com aquela luz que vemos nas fogueiras em noites extremamente frias, o amor veio com todo companheirismo sonhado um dia, veio com a cumplicidade e com a virtude baseado naquilo que eleva a nossa alma a outro nível de percepção,
O amor veio dizer, que é pra sempre.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
