Viajar e Abertura da Mente

Cerca de 69722 frases e pensamentos: Viajar e Abertura da Mente

"Ela o amou por inteiro, de alma, de corpo, de mente... E ele a amou inicialmente apenas pelo seu corpo, mas o tempo o fez amar de alma sem condição, de corpo sem pretensão e de mente como nenhuma outra teria feito como ele. Ele a amou de verdade, sem restrições, sem limites, ela o amou com sinceridade, sem medo, sem pudor. Ambos se amaram como jamais alguém pensou."

Inserida por OPoetaDaVida

Aqui não é nada esquematizado, é tudo gravado o que
Sai da mente, é que tem muita gente incompetente, pra
Querer saber o que se passa ai dentro de você, é que
Tem muita gente incompetente, querendo saber o que
Rola ai, dentro de você!

Inserida por sindromesdapoesiaofc

⁠A quem costumeiramente ama
A mente ama também

Inserida por pensador

⁠Posso ser tudo aquilo que você quiser na sua mente, mas isso não muda quem eu realmente sou.

Inserida por AULINO

A riqueza do conhecimento só é aproveitada por uma mente focada.

Inserida por srtacardoso

Sempre chego onde quero chegar, quando o negócio é deixar minha mente bem suada só pra ser enxuta por essa sua língua do sentir.

Rebeca

-

Inserida por Nectardaflor

O ÚNICO LUGAR QUE O TEMPO PARA É NA MENTE HUMANA

Inserida por edfire

Contigo deixo um corpo ter vontade própria e uma mente ter charme.

Rebeca


-

Inserida por Nectardaflor

A Mente Sentimental
O que não pode ser explicado é a mente
Que tem o dom da imaginação
Causa dor, alegria mas
Não foge da emoção

Confusa para te enganar
Sobre o ódio e o amor
Bloqueio mental,
É algo que pode causar dor

Inserida por Semente

A Felicidade Confusa

O coração domina a felicidade
A mente a confusão
Sem mudar ou igualar

São seres de formas diferentes
Mas sempre consente
Com uma perfeita união
Um terceiro pode formar
O coração dominar
E a mente guardar.

Inserida por Semente

Um País de potencial, mas anda a passos de tartaruga e tem uma mente de bicho-preguiça.

Inserida por Renatoss

O homem só é fraco.
Em sua mente...
O Homem vencendor.
É aquele que ver Além...
Do que parecer.

Inserida por diegorodriguessilva

Hoje acordei e fiquei viajando num lugar chamado minha mente pensei o que é amor ?
seria, Algo Muito Ocasional Realmente ? ou...
Algo Meramente Opcional e Realista ?
ou poderia ser... Algo Maravilhoso Onde Regozijamos?
Varias definições para apenas um sentimento então ame e seja amado, só não esqueça q Alguém Morreu Opcionalmente e Ressuscitou por vc e por mim, AMOR maior q esse não há. @rt

Inserida por artsDtp

Ouvi um pensamento do Miss. Roberto Bueno que mexeu muito com minha mente que alguns países não precisam ser evangelizados e sim resgatados, pois já foram evangelizados.

É verdade estamos pregando para Crentes que estão descrentes e se esquecendo de países realmente necessitados do Evangelho Genuíno, mas por outro lado são países que necessitam de muito investimento financeiro e de pessoas dispostas, (e preparadas) mas o retorno é muito pouco de conversões e financeiro muito menos; por isso pregamos onde podemos ganhar membros descontentes de outras "igrejas" onde não necessitamos de muito conhecimento bíblico e sim de um bom discurso e pouco investimento para um bom retorno.
Estou cansado de pregar em Púlpitos, cansado de "igreja ou culto" de Domingo, Quarta e Sexta às 19:30 hs...só está faltando colocar no mural da "igreja" apos o culto viva a seu gosto; cansei de campanhas da vitória, a unção que faz a diferença...cansei de santidade imposta no púlpito e no dia a dia o mais forte vence, cansei de hinos que não Adoram o Criador e sim a criatura. "Agora é a sua vez de humilhar"...

Precisamos voltar urgentemente à simplicidade que a no Evangelho de Cristo.
E simplicidade não é falta de conhecimento e sim viver a graça como ela é.
Graça por graça. Pois pela graça somos salvos. Salvos da separação do pai celestial, e agora precisamos ser salvos da institucionalização religiosa.
Estamos mais parecidos com nossa organização do que com Cristo.

Que Deus nos ajude, pois o julgamento vai começar pela casa de Deus. I Pedro 4.17
Amorim, seu conservo.
Maio de 2011

Inserida por AmorimdaCruz

Mente fechada é arrogância só demonstra o quanto e imaturo, embora não seja desculpa para ingratidão e falta de caráter. Assim como não justifica cometer injustiça pregando justiça ou em nome dela.

Inserida por JaquelineSPereira

Detalhes de uma mudança

Depois de muito refletir, me veio à mente a ideia da mudança, pois “tudo muda, tudo se transforma o tempo todo” - Heráclito de Éfeso. Quantas vezes ouvimos isso? Ou alguém dizer por aí: calma, meu filho, tudo passa! As coisas da vida vão se aprumando, como se afirma no senso comum.
Em meio à ideia de “aprumação”, tomar prumo, seguir em frente, virá uma concepção de mudança. Sendo que aquilo que era uma dor forte se acabou, se esvaziou no tempo. Mais uma vez reafirmo que o tempo é o gerador das mudanças.
E em meio a toda essa logística do tempo, me veio um pensamento com mais força em minha alma, algo me falou com mais força em meu intelecto.
A metamorfose é uma palavra forte. Uma palavra que já está dizendo que alguma coisa está acontecendo com o homem/mulher. “Metamorfose ambulante”, como cantava Raul Seixas, o ambulante é o ser da mudança, por isso, ele sofre a metamorfose.
Se remetermos a uma lembrança, a palavra ambulante pode ser associada também a andante ou cavaleiro andante, que é outra história que já ouvimos por aí... (Dom Quixote)
Mas voltando à mudança, agora pensada por Kafka em sua obra intitulada de A Metamorfose, que se inicia assim:
Certa manhã, ao despertar de sonhos intranquilos. Gregor Samsa encontrou-se em sua cama metamorfoseando. Estava deitado sobre suas costas duras como couraça, e quando levantou um pouco a cabeça, viu seu ventre, abaulado, marrom, dividido em segmentos arqueados, sobre o qual a coberta, prestes a deslizar de vez, apenas se mantinha com dificuldade.
O que terá acontecido comigo?
Foi a sua indagação!
Então, brota uma nova perspectiva.
De ser humano para um inseto. Para um bicho nojento que é menosprezado pelos outros. Talvez, era assim que ele estava se sentindo.
Como um inseto em um mundo que não o compreendia. Não o respeitava. Com uma família que não o amava. Que não percebia o seu crescimento.
Nem sempre as metamorfoses dos sonhos estão nos sonhos, pois eles podem transformar em enormes pesadelos.
A mudança sofrida por Gregor Samsa será que não causa nenhum efeito sobre ele?
Não vou me aprofundar nas sequências dos acontecimentos da vida dele, apenas quero dizer que algumas mudanças nos levam ao desespero.
Porém, se faz necessário sofrer ou metamorfosear a existência para comprovar o que realmente importa, nem que para isso tenhamos que cair duas vezes no mesmo poço de lama.
Ainda ao ruminar todo esse pensamento no que diz Nietzsche sobre a redenção:
O profundo instinto para o modo como alguém deve viver para sentir-se “no céu”, para sentir-se “eterno”, enquanto qualquer outro comportamento absolutamente não leva alguém a “sentir-se no céu”: somente isso é a realidade psicológica da “redenção” – uma nova conduta, não uma nova fé...
Sabemos que o Nietzsche está criticando a religião, pois bem a obra é O Anticristo. Não quero abordar aqui o seu ateísmo latente e muito menos reafirmar os valores cristãos.
Quero que pensemos sobre o valor da redenção como conversão da mentalidade. Não quero manifestar o surgimento de uma nova fé como o pensador aborda, porém, a ideia apresentada por uma nova mentalidade significa uma mudança que perpassa a natureza humana, que o fluir das potencialidades nos provocam uma erupção ideológica.
Sendo que a mudança no começo é estranhada e depois se entranha em nossa mente e corpo provocando um novo encontro de rotas.
Por fim, é preciso seguir porque a “felicidade não está na chegada, mas sim na travessia”, como abordou Guimarães Rosa.


14/12/2015

Inserida por AVANDELSON

AMIZADE


Ultimamente tenho pensado no valor da amizade, e por isso, veio em minha mente alguns pensadores que possui uma visão singular e muito semelhante sobre o termo.
Como não recordar do pensamento de Exupéry que diz: “tu te torna eternamente responsável por aquilo que cativas”, na obra O pequeno príncipe. Quem conhece não tem como esquecer, não é verdade?
Ora, temos que ver por outro anglo. Qual o significado de cativar? O que cativamos quando cativamos? Que interesses têm em cativar alguém?
O significado, segundo o dicionário, não é tão bom quanto imaginamos que fosse, pois prender, sujeitar é o mesmo que escravizar um sentimento, ou uma pessoa. Para que ela fique perto de ti. Para que ela seja sua. Uma posse.
Ainda por cima podemos citar o mesmo autor dentro de outra perspectiva – “foi o cuidado que tu tevês com a tua rosa que a fez tão importante”, talvez, a dinâmica da amizade não está no cativar, mas no cultivar ou mesmo no cuidar.
Quando cultivo eu cuido. Quando cuido eu quero bem, porém eu tenho que entender que a outra pessoa não é minha posse, não é um objeto para o meu bel-prazer.
Tem uma imagem que me chamou muito atenção num livro que li há muito tempo. O título é: “... Amizade talvez seja isso...” do Padre Zezinho. Em suas páginas além dos textos tinham imagens de pessoas, de amigos juntos!
Uma delas me chamou atenção. Tinha duas meninas. Que estavam conversando alguma coisa. Aí, de repente, uma conserta a gola da blusa da outra. Vendo aquela cena em uma foto que se seguia com uma mensagem especificando assim: “amizade é um cuidar sem interesse”.
Estavam as duas conversando alguma coisa que nem sei lhe dizer caros leitores, porém, foi manifestado um desejo interno em uma delas em simplesmente conserta o que não estava arrumado na outra.
Onde quero chegar com isso? Não quero aniquilar o pensamento de Exupéry e dizer que as ideias defendidas pelo Padre Zezinho virá à ser mais atual e que o cativar na verdade é aquilo que já foi dito anteriormente, algo negativo.
Não é isso!
Quero trazer outra posição para uma mesma temática, pois “não podemos viver com as regras de antigamente sendo que a dinâmica do universo que vivemos é outro”. Esse argumento é uma espécie de paráfrase ao pensamento de Renato Russo em uma entrevista para o lançamento do CD presentes.
Mas quero elucidar que a verdadeira amizade se encontra no caminho da virtude, pois a mesma se for articulada para os meandros da utilidade e do prazer não gerará a vivência da plenitude na relação entre as pessoas.
Com isso, os homens que direcionarem a relação para o principio do prazer e da utilidade provocará apenas o mau, porém se os mesmos abdicarem disso irá viver a vida plena.
Mas podemos pensar em uma série de caminhos para fundamentar uma vida plena. Com isso, podemos perceber aqui o ideal abordado por Sócrates: “Para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso desenvolver em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos”.
Podemos usar um termo cristão católico que é o in persona christi, ou seja, assemelhar-se a Cristo. Tornar-se próximo. Aconchegar-se. Ficar perto dele. Ter algo que se identifica como participante do ser de Cristo.
Para o filósofo Grego Platão a amizade se vincula à seguinte dimensão: “A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro”.
A amizade é uma via de mão dupla. A minha felicidade tende a possibilitar a mesma coisa para meu amigo. Contrariando essa dinâmica a mídia televisiva só revela em seus programas que defendem a inimizade como forma de ganhar ibope, inclusive, nas novelas que articulam apenas a violência e o medo nas relações entre as pessoas provocando certo afastamento, pois o que se estrutura é que a arte imita vida.
A arte é uma imitação da vida. Quer dizer que a vida é esse processo de falseabilidade que se revela nas tramas das novelas. Com isso, forma-se uma sociedade desumana, medíocre, hipócrita e infeliz.
Penso que a arte poderia ser vista como elemento que forma uma nação crítica, feliz, honesta, guerreira e educada.
Ela não pode ser uma imitação da vida como dizia Platão, mas que se fortalecesse com a educação de seu povo ao denunciar as impurezas dessa sociedade que vivemos e não como massa de manobra, mas sim como elemento de mudança da consciência, ou melhor, da formação de nosso povo.
Logo podemos perceber que não existe verdadeira amizade, pois se assim existisse estaríamos vinculados à perspectiva de duas amizades a real e a irreal.
Portanto, defendo que existe uma única amizade e a ela se compreende todo requisito que define a essência da virtude. Caso contrário, não será amizade.
O que pensar da amizade de Rubem Alves com o seu pai que lhe presenteou com um pé de rosmaninho e ele, por sua vez, o plantou próximo à janela de seu escritório e sempre o contemplava e conversava com ele num eterno processo de recordação, pois o seu pai já havia partido.
Uma “estória” bela, muito bela. Encontrei no livro: Creio na ressureição do corpo: meditações. Essa história é uma espécie de teofania termo utilizado por Octavio Paz para se referir à ideia de sagrado.
Aquele ambiente onde estava plantado o pé de rosmaninho era um local sagrado, pois por lá ele encontrava com algumas lembranças de seu pai. Alves argumenta: “a saudade nasce onde existe amor e ausência”, é naquele local que se vive o advento, a perspectiva do encontro.
Ainda nessa dinâmica vejo outra relação de amor como direcionadora da amizade que se encontra no sonho. Aquele homem para Rubem Alves não era apenas o seu pai, porém era um grande amigo que ficou simbolizado em um pé de rosmaninho. Somos humanos e construímos símbolos para identificar nossos laços.
Recordo-me nesse instante daquele verso de Cecília Meireles que fala sobre o mistério sem fim que se articula assim:
No planeta, um jardim.
No jardim, um canteiro.
No canteiro, uma violeta.
E na violeta.
Entre o mistério do sem-fim e o planeta.
O dia inteiro,
A asa de uma borboleta.
Tudo começa num jardim. Em um local apropriado. Esse jardim que abordo não é o que imaginamos como jardim. Não é isso! O encontro entre as duas almas que se somam é a transubstanciação de o infinito em um segundo.
Para isso, acontecer será preciso seguir a locução do místico Angelus Silesius:
Quem não tem o paraíso dentro jamais o encontrará fora.
E para ter um paraíso dentro de si será preciso cultivar algo que a poetiza mineira Adélia Prado estrutura com maestria no passo seguinte:
“A poesia, a mais humilde, serva da esperança...”.
Então, a amizade é pura poesia?
Não acredito que seja.
Penso que a poesia tem muito na amizade, mas a principal característica que ela tem é a sabedoria.
Mas, afinal, o que é então a sabedoria?
É uma espécie de arte de degustar a vida como comida, pois se prova o aperitivo da vida com a boca e então se decide se aquilo é digno de ser comido. O sábio é um degustador.
Nisso Rubem Alves assegura no livro – Perguntaram – me se acredito em Deus: “Deus não é objeto de pensamento. É objeto de degustação”.
Logo, como você, leitor definiria a amizade? Qual conceito lhe é mais apropriado? A definição de Platão? Aristóteles? Rubem Alves? Exupéry?
Pense...

Inserida por AVANDELSON

“ Tente não apagar as melhores lembranças de sua mente, tente apenas não deixar as ruins crescer e ganhar o maior espaço ”

Inserida por FelipeLimaDaCruz

“A mente é sempre quem paga pelos erros e escolhas feitas pelo coração .... ”

Inserida por FelipeLimaDaCruz

O nosso coração é teimoso, quando ele quer não importa o que a nossa mente fale. Ele é ilógico

Inserida por FranciscoWallas