Viagem Longa

Cerca de 4748 frases e pensamentos: Viagem Longa

CURITIBA


De lindos bosques...
Um universo prende-se a ti.
Abriga povo de muitas nações
que descende, ascende em ti.

O clima que em ti abriga
difere-se dos demais...
São valores que nos obriga
amar-te mais, e mais...

De primeiro mundo
muito se vê aqui.
Tens contudo; maior patrimônio:
Um povo que zela por ti.

Minha mãe dizia que as exigências na vida nos obrigam a não escolher os polos. Quem nasce no polo norte, se puder viver melhor no polo sul, então deve viajar para os locais onde a vida seja mais amena.

"Mas aí no exterior é bem mais fácil do que aqui."

Nem sei quantas vezes ouvi isso. O discurso é sempre o mesmo, não importa qual país eu esteja. Mais fácil como? Em quais pontos? Você já saiu da sua zona de conforto, emigrou e morou no exterior por uns meses para afirmar isso?

Faz um tempo que estou querendo escrever sobre morar fora na tentativa de desmistificar alguns pontos. Vejo tantas matérias do tipo “O Canadá está buscando brasileiros para trabalhar” ou “Saiba como imigrar para a Europa em 30 dias” e fico me perguntando se a pessoa que está lendo e querendo sair do Brasil tem consciência de que “sair do Brasil” é muito mais do que um voo ou status.

Não se trata de só deixar o Brasil. Esse “só” vem carregado de tanta coisa… Medos, inseguranças, aflição e muita, mas muita coragem. É fácil falar e julgar. Tem gente que acha que morar fora é fácil. Acredite, não é!

Morar fora é chegar em uma cidade e país onde você não é ninguém. E não estou falando isso para te menosprezar ou assustar. Digo no sentido de que ninguém conhece você, sua história, trajetória, seus gostos e medos. É como se você tivesse acabado de nascer em um novo país, mas com algumas olheiras, rugas e dores nas costas da idade.

Faz sentido? Morar fora é desembarcar do avião e reconstruir pedra por pedra da sua vida. E, muitas vezes, precisamos não só reestruturar emprego, casa e bens materiais, mas também repensar pensamentos e antigos padrões para se encaixar no novo. E isso, meu amigo, requer uma força extraordinária!

Morar fora é ter que se provar duas vezes mais. É acreditar que possui um currículo melhor do que o colega nativo, mas saber que vai perder a vaga de emprego só por ser imigrante. Algumas empresas, inclusive, descartam o CV do candidato só de ler que o seu sobrenome não é típico da região ou país. Morar fora é, muitas vezes, mudar de profissão e se encaixar em outra que dê para pagar as contas, temporariamente ou não, mesmo depois de 10 anos ou mais em um cargo estável no Brasil.

Morar fora é aprender a fazer amigos pelo Facebook. É entrar em mil grupos da rede social e ir procurando pessoas com os mesmos problemas, aflições, experiências e situações que você. Morar fora é encontrar conforto em postagens online, sem mal conhecer quem está por trás da tela. É sair para conversar com aquela pessoa que te ajudou no Facebook e torcer para ter mais pontos em comum com ela.

Morar fora é reaprender a viver. É chegar em uma cidade e não entender o metrô, a máquina de lavar, os produtos no mercado e serviços locais, mas mesmo assim se aventurar, pois é aquilo ou nada. Não tem opção. É demorar muito até encontrar o bairro ideal para morar e o apartamento com menos defeitos para viver. É vender tudo no Brasil e comprar móveis baratos e usados para o novo lar. Morar fora é desapegar!

Engana-se quem pensa que só dá certo para pessoas desapegadas dos parentes ou até mesmo do Brasil em si. A saudade de tudo é sim grande! Morar fora é continuar a vida todos os dias, longe de quem amamos, sabendo que eles também estão seguindo suas vidas sem nós. Demora um tempo para digerir que vamos perder eventos sociais e datas comemorativas de pessoas queridas, bem como nossos feriados. Ah! Que saudade do carnaval! A gente absorve cada dia especial que só estamos presentes virtualmente.

Mas, depois de um tempo, a gente sabe que conforto e amor não tem fronteiras. E apesar do coração viver dividido entre amar a vida no exterior e querer quem amamos perto da gente, no fim, cada pessoa encontra um equilíbrio na balança. Morar fora é amar estar onde se está, mesmo muitas vezes querendo estar em outro lugar.

Porém uma coisa é certa: sair da zona de conforto só te traz benefícios. Morar fora é quebrar padrões, valorizar uma qualidade de vida totalmente diferente e priorizar muitos outros pontos que antes você nem enxergava. É chorar por ter que resolver burocracias enormes sem ajuda, entrar em desespero ao ficar doente e não entender o seguro público e se acostumar a jantar o que deu para cozinhar na ceia do Natal e Ano Novo. É ter força, paciência, resiliência e muita fé. Pois no fim do caminho, tudo isso é seu e ninguém te tira.

Morar fora é se olhar no espelho e ter orgulho do próprio recomeço, independentemente do resultado final da jornada. Só quem já teve ou tem experiências no exterior sabe o quão difícil é sobreviver para viver e sacrificar para conquistar.

Então eu te pergunto: Quantas pessoas ao seu redor fariam o que você fez para estar aonde está hoje? Ou quantas pessoas passariam pelo o que você passou para ter as suas conquistas? E se tudo der errado nos seus planos, você já está craque em sair da sua zona de conforto para enfrentar desafios.

Por fim, há sempre o amanhã, o dia seguinte, o outro dia e o outro também… E que, mesmo com o coração cheio saudade, você sabe que coragem e força jamais te faltará!

Escute, sua mãe partiu numa viagem muito longa. (...) Não é uma longa viagem em termos de distância, mas sim em termos de tempo.

Inserida por pensador

Pedra no caminho.

Uma longa viagem?
Começa com um passo!
- Disse, tropeçando.

Inserida por FrancismarPLeal

Esperava uma viagem mais longa, uma vida mais doce, tarefas mais leves, compromissos menos intensos, esperava ter chegado inteiro com chances de voltar e recolher meus pedaços, ajuntar partes de mim despregadas ao longo da estrada, queria ter amado mais, ter sofrido menos, ter tomado chuvas, ter contado estrelas, aproveitado o ventos minuanos, ter sentido a brisa, namorado mais, amores que não se encerracem, TER VIVIDO MAIS, TER MORRIDO MENOS.... Irineu DIAS dias

Inserida por irineu_dias_dias

⁠"A viagem mais longa que já fiz foi deixar meu próprio corpo e habitar o silêncio do outro — sentir, com o coração aberto, suas dores, medos, angústias, seus devaneios, suas excentricidades... suas emoções mais profundas."
Edineurai SaMarSi

Inserida por EdineuraiSaMarSi

⁠A confiança é o passaporte necessário para a longa viagem da convivência, mesmo que a bagagem seja pesada, se a companhia for agradável não se tem pressa de chegar!

Inserida por Vambor

⁠Se existe algo mais perfeito que Cristo e a natureza,
desconheço.
Salvando um salvamos o outro dentro e fora de nós.

Inserida por MeioFio

⁠A natureza fazia o que Cristo queria
pode ser que Cristo fizesse o que a
natureza queria, também.

Inserida por MeioFio

⁠Se pensarmos bem, somos responsáveis por aquilo que somos
e pelo que deixamos de ser, ponhamos a culpa nas ordens que nos regem e nada seremos além de palavras passadas por telefones sem fio, aquela velha história que não chega a lugar nenhum, pois sempre tem boi na linha.
Se nossos dejetos fossem cuidados em um espaço vago do edificio já existente poderia fazer muita diferença, sacolinhas de plástico biodegradável e usinas bem dimensionadas de biogás. Talvez uma sala de logistica para o lixo e uma sauna acoplada para dar emprego para um novo tipo de profissional do futuro, que toma conta dessas prosperidades do prédio. Milagre da fermentação.
Com as sobras, tem-se ainda uma margem bem grande do que fazer, pensar nas fachadas dos prédios para utilização de métodos de aquaponia.
Arromba as privatizações, mas também pudera, não foram feitas para dar certo mesmo.

Inserida por MeioFio

⁠A verdadeira arquitetura está em olhar para o céu e saber que lá o distante é longe de nossa casa, esta está perto de nós e podemos andar como se fosse coisa de outro mundo, que nunca teremos constituição para sermos iguais, like a Sky Walker.

Inserida por MeioFio

⁠Se estamos encobrindo o que não somos por uma qualidade que podemos não ser (destruidores da natureza), estamos vivendo uma ilusão maior do que daqueles que não encobrem.
Pense bem, podemos, inclusive, virarmos fósseis e fazermos parte de uma caverna, por exemplo, mas não do aço, não da brita que destrói os fósseis, talvez da madeira bem cultivada, mas não do asfalto que edifica estradas.

Inserida por MeioFio

⁠⁠[x . 2 + 1 = y => (x - y = |x| / 0 = - - 1)]
"O presente é multiplicado por dois quando escolhemos entre uma ou outra ação, depois disso se dá um passo para frente."
se soubermos que não podemos ser maiores que nosso passado (nossa sombra), para termos a consciência de que temos que pensar bem antes de tomar a decisão que for, em sintonia com algo tão grande que não podemos ter ideia de seu real tamanho, nosso presente diminuído pelo futuro que for, terá uma diminuição da diminuição por pura sintonia, acalmando nossos pensamentos e nossas dores, quando tivermos que tomar más escolhas por conta da vida, mas cientes.
com isso podemos pensar também que os números primos são de satélites, para serem utilizados com precaução na Terra, arredondando-se para um número mais plausível de interpretação, 5 para o par mais próximo quando dividido por dois, ou não, para o ímpar, sei lá.
palavra de engenheiro.
errata

Inserida por MeioFio

⁠sou pretinho para caramba
nasci do medo
de uma época
de um instante
nem frio nem quente
de tomada de decisão
com três signos à frente
discorrendo da imaginação
criatividade de quem se foi
alternância de um poder trio
onde tudo que é de valor funil
já foi projetado para acontecer
sem mais
sem menos
frio ou quente
morno
por isso sempre assim
ausente
paisageiro

Inserida por MeioFio

⁠Antes de sermos
e andarmos pelo
caminho da evolução

Devemos dominar
a fúria ancestral
diminuindo-a
depois lhe dar
o que lhe é seu
por direito.

Não será a dividindo
pois saberes não se dividem
se acrescentam nesse caminho

Inserida por MeioFio

⁠"Sobre a proa do barco, um pássaro atento, pegando carona, esperando pra voar, mais uma vez, quem sabe pra casa, pra sua amada, pra seus filhos... Sobre a vida, estou eu também, na proa do tempo, contemplando, sonhando, pegando carona na emoção, abrindo as asas, esperando o vôo... E quem sabe, agora, para onde?."

Inserida por JEduardoSoaresA

"⁠É preciso aprender que na vida tudo se resume em chegadas e partidas. O voo para os sentimentos passa obrigatoriamente pelos ressentimentos, o avião para a felicidade é com escala na angústia e na dúvida. E a busca pela liberdade, muitas vezes acaba no aeroporto da nossa própria prisão.

Acostume-se com isso, pois sua passagem já está comprada! "

Inserida por RosalbaSaraiva

Boa noite, amigos queridos!
Depois de uma viagem tão longa, o que eu quero mesmo é encostar minha face em teu peito forte e ofegante... mais nada...
Adormecer entorpecida pelo mesmo cansaço que nos implora repouso...

"Motociclistas não morrem, simplesmente partem para uma longa viagem em um bonde de motocicletas aladas em companhia dos anjos"

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp