Poemas curtos sobre a Vida

Quando eu era jovem e tinha pouco dinheiro, fiz vários planos para a vida adulta. Um deles: que teria sempre, depois do jantar, um pouco de conhaque acompanhado por um bom e caro charuto. Foi um dos poucos projetos da juventude que realizei.

Mais vale suar do que passar pela vida como um fantasma perfumado!

Homem, mais vale enfrentar tudo do que tudo compreender. / A vida é para subir, não para descer..

Aquele que nada espera da vida goza como uma surpresa o que ela lhe pode dar.

A vida é demasiado curta para que desperdicemos uma parte preciosa a fingirmos.

Não há um lado mau da vida: a vida é una.

O primeiro passo indispensável para conseguir as coisas que você quer da vida é este: decida o que você quer.

Nasce-se todo inteiro, mas morre-se apenas a parcela do todo que nos foi morrendo ao longo da vida e nos tinha em pé. Por isso a morte mais natural de um velho é cair para o lado.

Vergílio Ferreira
FERREIRA, V., Escrever, Bertrand, 2001

A vida humilde, cheia de trabalhos fáceis e aborrecidos, é uma obra de eleição que exige muito amor.

Se deres tudo, menos a vida, fica certo de que não deste nada.

A vida de uma nação, como a de um indivíduo, é uma ruína perpétua, uma sequência de desabamentos, uma interminável expansão de misérias e crimes.

A vida, por fim, não passa de um hábito que se tem de perder, depois de todos os outros.

Se fazes questão em reflectir sobre o enigma da vida e do universo, vê se te despachas depressa, que a espécie humana qualquer dia acaba.

Vergílio Ferreira
FERREIRA, V., Pensar, Bertrand, 1992

A morte emenda todos os atos da vida.

A ninguém foi dada a posse da vida, a todos foi dado o usufruto.

Honramos a vida quando trabalhamos. O tipo de trabalho não é importante: sua realização é. Todo trabalho alimenta a alma se ele é honesto e feito para o melhor das nossas habilidades e se ele traz alegria aos outros.

Reduzimos a vida a esta insignificância... Construímos ao lado outra vida falsa, que acabou por nos dominar. Toda a gente fala do céu, mas quantos passaram no mundo sem ter olhado o céu na sua profunda, temerosa realidade? O nome basta-nos para lidar com ele..

Toda a verdadeira vida é encontro.

A vida é o filme que você vê através dos seus próprios olhos. Faz pouca diferença o que está acontecendo. É como você percebe que conta.

Todos aqueles que se sentem desprezados fazem tudo na vida para serem odiados.