Vencemos mais uma

Cerca de 402396 frases e pensamentos: Vencemos mais uma

O mundo muda constantemente, e, na Natureza, / ser constante seria uma inconstância.

A ação é uma loucura passageira.

Muitos pensam que ter talento é sorte; não vem à mente de ninguém que a sorte pode ser uma questão de talento.

Moralmente, é tão condenável não querer saber se uma coisa é verdade ou não, desde que ela nos dê prazer, quanto não querer saber como conseguimos o dinheiro, desde que ele esteja na nossa mão.

O meu leitor não é o que me lê. É o que me relê (caso exista). Um autor lido unicamente uma vez não tem leitores, por mais retumbante que seja o seu sucesso.

Preferia ter sido infeliz por uma boa razão do que feliz por uma má.

Todo o crítico é exatamente como uma mulher na idade crítica: rancoroso e reprimido.

A humanidade não é um estado a que se ascenda. É uma dignidade que se conquista.

Uma literatura que não respire o ar da sociedade que lhe é contemporânea, que não ouse comunicar à sociedade os seus próprios sofrimentos e as suas próprias aspirações, que não seja capaz de perceber a tempo os perigos morais e sociais que lhe dizem respeito, não merece o nome de literatura: quando muito pode aspirar a ser cosmética.

O aborrecimento é uma das faces da morte.

A vida não é comprida nem é curta: ela tem uma duração própria.

A vida tem uma só entrada: a saída é por cem portas.

Não pode haver uma totalidade da comunicação. Com efeito, a comunicação seria a verdade se ela fosse total.

Não existe maior indício de ser pouco filósofo e pouco sábio do que desejar uma vida inteira de sabedoria e filosofia.

Só se pode conversar duas horas com uma mulher quando se lhe diz sempre a mesma coisa.

Todos os homens fecundos da natureza se desenvolvem de uma maneira egoísta; o altruísmo humano, que não é egoísta, é estéril.

Talvez ninguém possa ser poeta, ou mesmo apreciar a poesia, sem uma certa perversão da mente.

O amor é a única paixão que se paga com uma moeda que ela mesmo fabrica.

Para a maioria dos homens, a consciência é uma antecipação da opinião dos outros.

Rosto no vidro
uma criança eterna
olha o vazio