Veio e Passou como um Cometa
O OUTRO LADO DA MESA DA DOLOROSA SÍNDROME DO NINHO VAZIO
Mães,
Escrevo isso como filha que se doeu lendo textos sobre como vocês se sentiram quando nós, filhas, saímos de casa.
A dor de vocês foi chamada pela psicologia de Síndrome do Ninho Vazio, mas a nossa ainda não ganhou nome.
Seria um outro ninho vazio? Não sei, mas venho falar sobre os medos, as angústias e as delícias de sair do ninho pro mundo, lugar para o qual vocês nos criaram.
Nosso primeiro ninho, o ventre materno, tinha tempo de estadia. Perto dos 9 meses, às vezes antes, nós sairíamos daquele lugar onde nada podia nos tocar. Nós, filhas, não lembramos da experiência de querer sair de lá.
Imagino que, em um certo ponto, começamos a nos sentir apertadas e desconfortáveis. Talvez algum questionamento do tipo “Mas o que tá acontecendo? Era tão gostosinho aqui antes!” tenha aparecido nas nossas cabeças. Quem sabe até uma mágoa “Por que ela não me dá mais espaço?”, assim ficaríamos mais um tempo por ali. Vocês, mães, por outro lado, não viam a hora de ver a nossa cara.
Nosso segundo ninho, o lar ao lado de vocês, nunca teve limite de permanência. Vocês não nos empurrariam para fora jamais. Foi ali que aprendemos tudo: comer, falar, andar, agarrar mãos e objetivos, dar risada, ir ao banheiro, ler, escrever… tudo. Passamos por fases fáceis e divertidas, difíceis e intermináveis.
Nós crescemos, vocês também. Assistimos suas crises existenciais, os conflitos com a idade, o amadurecimento como mãe e a beleza de ser o que se é todos os dias.
Vocês assistiram transformações, pernas crescendo demais, brinquedos aparecendo e depois sumindo da sala.
Começamos a sair por aí nos nossos voos curtos. Deixamos vocês sem dormir direito diversas vezes enquanto bebíamos em algum canto da cidade. Discutimos o motivo dos “nãos” para viagens para praia no carro do amigo do amigo da prima.
Ficamos as duas desconfortáveis com as conversas que mães e filhas têm que ter. Mentimos para vocês e vocês mentiram para nós. Choramos num quarto, vocês no outro.
Perto dos 20 anos, às vezes antes, às vezes depois, o ninho começou a ficar apertado de novo. Nossas vontades e sonhos não cabiam mais ali.
Era óbvio que sairíamos um dia: para morarmos sozinhas, para um intercâmbio, para morar com uma amiga ou um amigo, com uma companheira ou um companheiro. A hora ia chegar, mas nenhuma de nós sabia quando. Por fim, saímos, e o ninho ficou vazio.
As primeiras noites chegando em casa sem ter quem nos esperasse foram estranhas tanto quanto para vocês. O beijo na testa antes de dormir fez falta. O cheiro do café quando saíamos do quarto prontas para fazer o que tínhamos que fazer, o lembrete para levar a blusa e o guarda-chuva.
Mãe, eu continuo levando a blusa e o guarda-chuva.
O cheiro do meu café fica cada vez mais parecido com o cheiro do seu. A primeira vez lavando o meu banheiro foi engraçada: organizei os produtos de limpeza, prendi o cabelo e vesti a roupa “de fazer faxina” como você sempre fez. Liguei o rádio e lembrei do som dos dias de faxina, as suas músicas preferidas.
O arroz grudou, a roupa ficou mais ou menos limpa, coisas estragaram na geladeira, eu cheguei em casa tarde demais, dormi pouco, fiquei doente, te liguei perguntando como cozinhar alguma coisa e para saber como lavava a roupa direito.
Coloquei uma foto sua perto da cama. Fiz planos durante a semana para que o final de semana ao seu lado fosse aproveitado da melhor maneira possível. Aprendi a me cuidar sozinha, a comer melhor, a deixar a roupa limpa, a organizar meus horários e a casa.
O amor, a essência da nossa relação, permanece igual. Mudaram os hábitos, a vida, o caminhar das coisas.
Mãe, eu descobri que o ninho nunca foi um espaço físico, foi sempre o seu coração – e de mim ele nunca ficará vazio.
Assim como uma balança, precisamos buscar o equilíbrio entre os pesos das nossas emoções. Se algo nos desequilibrar em nosso estado emocional, conseqüentemente, sentiremos maior o peso das nossas dores e tristezas. Porém, quando nos equilibramos emocionalmente, encontramos o peso exato da vida, ou seja, a estabilidade do nosso Eu interior com o nosso Eu exterior, entrando em um estado de harmonização do todo que nos constitui.
Cada ação que praticamos para o bem é como Luz que alimenta a nossa alma, trazendo nos paz e a satisfação, não, do dever cumprido, mas da alegria do compromisso realizado. Fazer o bem é como caminhar à noite e poder enxergar às estrelas. Porque aquele que serve ao próximo está servindo a ti mesmo, de Luz e prosperidade.
Na arte do amor não se deve perder a essência da conquista. Porque todos os dias é Como se fosse a primeira vez... A arte de amar é construída dia a dia, nos gestos, nas palavras, no olhar...Na verdadeira, simples e singela arte de amar.
As vezes é preciso enxergar o Sol por entre as nuvens, assim como, é necessário tentar ver as estrelas que brilham por entre a escuridão. Caso contrário, não haveria esperança...
Se me perguntares como é
Direi que vale a pena
São dias de alegrias
Momentos de gargalhadas
Pureza de um olhar fascinante
Beijo suave de um inocente
Toque de mãos leves
De abraço que acalma
São noites sem dormir
Uma vigília sem sonhos
Um ecoar nos ouvidos
Como um ser sensitivo
Quando fica doente
Minha alma adoece
Ao relembrar
Me pego sorrindo
Por que você é o amor da minha vida
Outras vezes choro
Por aquilo que não te proporcionei
Ou porque nem sempre tenho você
Nos meus braços
Mas te confesso
Por você eu morreria hoje
Por você enxugo as lágrimas
Por você dou meu melhor sorriso
Por você deito na relva
E te faço uma canção
Aquela para lembrar
O quanto amo você
Ah, e como tem tanta gente bonita nesse mundo.
Engana-se quem pensa que elas se escondem, é preciso ter olhos para encontra-las. Costumam frequentar lugares tão comuns que se perdem em meio à multidão socializada.
Acho tão simples encontrar gente bonita, elas florescem fácil, fácil e reproduzem-se em mudinhas sabe.
Você pega um sorriso aqui, um olhar ali, uma palavra ou um gesto delicado e planta na alma. Rega com muito cuidado e depois sai por aí desabrochando pra vida também.
Tem gente bonita em estações de trem, gente bonita nas calçadas, gente bonita varrendo sua cidade!
Elas emitem sinais dessa beleza através de uma pequena gentileza, de palavras de conforto, um sorriso meio torto ou alguma ideia maluca na cabeça.
Gente bonita não liga para oque os outros pensam e saem por aí vestidas de pessoas normais falando bem da vida.
Mas é uma fala cadenciada, elas não tentam impor nem provar nada, simplesmente tem uma gratidão tão grande pelo mundo que suas palavras te deixam mudo.
Gente bonita não é bonita porque quer.
Elas são bonitas pelo que dizem e fazem.
Elas não estão no mundo para competir em um desfile de belezuras.
Não!
Elas nem sequer sabem que poderiam ser miss universo estrelado.
Gente bonita anda por aí fazendo o mundo mais bonito.
E quem for esperto vai tomar essa gente por amigo.
O Ser Humano é complicado
"pacas"!
O Cérebro não vem com manual de instrução
de como usa-lo da forma correta.
Seria muito útil que
todos fizessem uma Terapia ou
dependendo da gravidade, uma Psicoterapia.
Nossa Sociedade se tornaria mais Humana,
entendendo a si mesmo e ao próximo!
De vez em quando eu penso "eu não merecia ter uma mãe como essa." E depois raciocínio e chego a conclusão que ela que não merecia ter uma filha como eu...
Como pode a humanidade pensar que somos o centro do universo, e ignorar o fato de que o mundo é muito maior lá fora
Se algo não está saindo como você deseja, tente novamente... inove... mude... faça diferente, mas não desista.
Vejo a vida passar como areia que escorre pelas minhas mãos, quem me dera recomeçar, escolher em que tempo da vida voltar e fazer diferente, sentir diferente, não é possível. Já quis ter asas, ser pássaro e voar acima das nuvens, mas desejo não realizado sigo caminho como se estivesse bem, mas vivo dias de tormenta, pensamentos que vem e me batem com força, passado presente se encontram e me ferem desesperadamente para que eu possa sentir e lembrar que irei sempre caminhar solitária como um andarilho solitário numa estrada cheia de pessoas...
Destino sem alma.
marcas para qual o amor torna se tristeza.
Como pode sorrir numa floresta de indiferença,
Florava pois tais fingir é tão fácil,
Pelo "deuses" foi algo abrangente...
Mas em um terror desigual...
Terror esse,
Em que tirou minha calma,
Roubou minha alma
e não devolveu mais...
Com vulto do teu coração...
Sendo vespertino com o doce
mel da teus lábios...
Todavia como uma forma profunda.
Bebe minha solitude...
Como foste minha dor e minha morte,
Para sempre o desejo que o amor.
"por Celso Roberto Nadilo e Dominique Castanheira Daemon
Se não existe nenhum modo de representarmos a luz como corpúsculo ou onda que o façamos com a alma incapturável
Tire a trave dos olhos,
e amplie sua visão.
Conheça a ciência da vida.
Que Jesus nos deixou como lição.
Hoje me vi outra vez filosofando em como a vida e inútil, nos somos maquinas padronizadas que devemos ser de acordo com uma sociedade, mas e quando você é diferente tem que ser descartado? Já morri umas mil vezes em meus pensamentos e já fiz milhares de projetos em vãos. Hoje estou só segurando na mão de Deus e pensando nas pessoas que me amam mais do que a mim mesmo. Gastar dinheiro com psiquiatra ou psicologo para que? não quero ser remediada, dopada ou filosofar em como a vida é bela, como você tem tudo e não sabe agradecer. Queria ir na igreja mas as pessoas falam coisas tão bonitas lá dentro, reflexões que fazem meus olhos brilharem mas quando estão fora daquele meio é só palavras que machucam ou atitudes de ódio. Refletem a bíblia de um jeito diferentes. Isso me deixa triste, a vida passa rápido demais eu só quero que você olhe dentro dos meus olhos ou melhor alem deles e fale “Eu estarei aqui com você sempre”.
- Relacionados
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Frases para falsos amigos: palavras para se expressar e mandar um recado
- Perda de um Ente Querido
- Textos de volta às aulas para um começo brilhante
- 31 mensagens de aniversário para a melhor amiga ter um dia incrível
- Frases de valorização profissional para reconhecer um bom trabalho
