Vc foi muito Falso Comigo
O testemunho de Calvino ao Amor de Deus foi atrapalhado por sua doutrina da predestinação, e sua ideia do Amor estava um pouco racionalizada pela influência do Estoicismo.
Emil Brunner – Pastor calvinista
No calvinismo a razão pela qual um réprobo odeia a Deus é o seu coração pecaminoso, o qual foi determinado por Deus antes do seu nascimento, ou seja, a razão para alguém odiar a Deus é o próprio Deus.
Poucos sabem, mas a primeira obra de teologia sistemática no Cristianismo foi escrita por Philipp Melanchthon quando tinha 24 nos de idade. Melanchthon foi discípulo, sucessor e braço direito de Lutero na reforma protestante. Melanchthon tinha uma visão teológica parecida com a Ortodoxia e com o que ficou conhecido posteriormente por Arminianismo.
Secularistas e teólogos liberais afirmam com frequência que Paulo foi o verdadeiro arquiteto do cristianismo. Imaginam isso porque o que é transmitido como cristianismo bíblico hoje na maioria das igrejas provém, em primeiro lugar, da interpretação dos escritos de Paulo feita por Martinho Lutero. O evangelho de Lutero não se baseava nos ensinos de Jesus, mas, sim, em uma compreensão equivocada dos escritos de Paulo. Mas se nos concentrarmos nas cartas de Paulo para estabelecer a fé cristã, então o servo terá se tornado maior do que o Mestre.
Jesus deu um golpe final nos teólogos liberais. E foi este: Ele nunca muda. “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente” (Hb 13:8). Jesus é sempre o Professor, o Escriba, porque seus ensinos são definitivos. Não precisavam ser reinterpretados no segundo século, nem no século 12 ou 18. Tampouco necessitam ser reinterpretados no século 21. Aquilo que as palavras de Cristo significavam para seus ouvintes originais é exatamente o que querem dizer hoje.
É interessante observar que, nos séculos que sucederam Niceia, ninguém foi queimado vivo ou arrastado perante a inquisição por não produzir os frutos do reino. Em vez disso, as pessoas eram torturadas, presas e queimadas vivas por defender crenças heréticas (reais ou imaginárias), possuir exemplares da Bíblia, fazer reuniões cristãs não autorizadas ou pregar sem licença. Se alguém não consegue ver quão desprezível aos olhos de Cristo é torturar outros, queimá-los vivos ou matar de qualquer outra maneira, essa pessoa está completamente cega.
A controversa conversão de Constantino foi o propulsor da degradação da igreja de Cristo. Foi Constantino que promoveu a união da igreja com estado, inserindo nela todo tipo de paganismo e politicagens que com o passar dos anos acabaram deturpando a mensagem de Cristo numa igreja completamente descaracterizada da Igreja Bíblica.
O que os calvinistas não contam é que foi Calvino que interpretou e expandiu as novidades teológicas (heterodoxias) que Agostinho criou no passado. O instrumento para expansão dessa novidade teológica foi uma igreja-estado que usou a força, ameaças, prisões e assassinatos sobre todos na Inglaterra, na Escócia e em várias partes da Europa onde os calvinistas estavam no controle. Foi assim que o calvinismo se impôs na Europa; pelo medo e ameaças de morte.
Foi no Concílio de Niceia que a caixa de Pandora foi aberta e nunca mais foi fechada; promovendo assim a fissura para entrada de todo tipo de especulações teológicas dentro da Igreja de Cristo.
Calvino e seus seguidores interpretando
Mateus 5.43-44:
“Ouvistes que foi dito: Matarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu vos digo mais: Matai a vossos adversários, queimem na fogueira os que vos contradizerem, fazei mal aos que não aceitam nossas doutrinas, e caluniem os que não aderirem nossas confissões de fé; para que sejais filhos e filhas do vosso pai Calvino que está no Cimetière des Rois, Genebra;”
Como a morte veio sobre todos os homens, pois todos pecaram, assim a vida foi dada a todos os homens que estão no segundo Adão pela fé em quem todos são justificados.
Notas: "Romanos 5.12-14".
Sansão foi separado por Deus desde o ventre, mas não soube usar o livre-arbítrio dado por Deus e se perdeu nos desejos do seu coração. Não basta ter um chamado, é preciso ter caráter para sustentá-lo.
“Tudo posso naquele que me fortalece” (Fp 4.13) dentro do contexto Paulino:
No início não foi bem recebido por parte da igreja
(Atos 9);
Foi expulso de Antioquia (Atos 13);
Em Listra fui apedrejado, lançado fora da cidade e dado como morto (Atos 14);
Na Macedônia fui chicoteado e preso (Atos 16);
Em Éfeso incitaram grandes tumultos contra mim
(Atos 19);
Em Jerusalém fui preso e jurado de morte; (Atos 21);
Em Damasco escapei escondidos num cesto (2º Co 11).
Deus não excluiu nenhuma pessoa do plano da salvação e ninguém foi predestinado ao inferno como afirma o calvinismo. A Verdade é que são os homens que rejeitam por seu livre-arbítrio a oferta de salvação que Deus proveu para TODOS por meio de Cristo Jesus.
Poucos sabem, mas a assembleia de Westminster foi um instrumento do diabo nas mãos de homens perversos contra os nãos calvinistas por dezenas de anos na Europa. Através dela, todos que rejeitavam o calvinismo eram presos, torturados e muitos homens de Deus morreram na prisão deixando viúvas e filhos órfãos por discordarem dos seus pontos.
Foi Deus quem determinou de Sua própria vontade prover salvação a humanidade. Foi Ele quem gerou o plano da salvação e estabeleceu as condições para atender a esse plano que, são a fé, arrependimento e fidelidade. Essas são regras imutáveis estabelecidas soberanamente por Deus.
Resumindo o diabólico Sínodo de Dort:
Foi um sínodo maligno, diabólico e manipulado politicamente; composto somente por calvinistas sanguinários que esperaram a morte de Armínio para impor suas heresias, pois os mesmos não tinham capacidade intelectual de debater com o mesmo. Esse sínodo não teve e não tem qualquer valor para as outras denominações cristãs. Se fosse hoje, seria como uma reunião de pastores presbiterianos do Brasil tentando impor doutrinas estranhas sobre as outras confissões de fé não calvinistas.
De Agostinho foi dito que a própria grandeza de seu nome tem sido o meio de perpetuar os erros mais grosseiros que ele mesmo propagou. Mais do que ninguém, Agostinho encorajou a doutrina perniciosa da salvação pelos sacramentos de uma igreja terrena institucional, que trouxe consigo rituais sacerdotais com todos os males e as misérias que implicaram no decorrer dos séculos.
John W. Kennedy - The Torch of the Testimony (Christian Books Publishing House, 1963), p. 68
Calvino foi provavelmente o maior “fã” de Agostinho que este mundo já viu. Ele citou Agostinho de forma direta nas Institutas mais de quatrocentas vezes, como Laurence Vance bem observa: “ninguém consegue ler cinco páginas nas Institutas de Calvino sem ver o nome de Agostinho”.
Assim, concluímos que as fontes de Calvino nunca foram Jesus Cristo ou as Escrituras Sagradas, mas um Bispo católico romano e ex-maniqueu.
Ao homem foi dada uma escolha [...]. Ter essa escolha define o homem como um ser humano: comer ou não comer; obedecer ou desobedecer; amar ou não amar. O homem não é um robô. O homem era capaz de amar pela sua própria livre escolha sem a qual, o amor não é amor.
John R. Cross - The Stranger on the Road to Emmaus (Olds, AB: Good Seed International, 1997), pp. 56-57
