Vamos ser Amigos sim
Problemas com dinheiro
Aqueles que desejam ser ricos caem na tentação e na armadilha. - 1 Timóteo 6: 9
Quando eu estava no Haiti, vi uma idosa pobre em uma estação missionária. Ela andou quilômetros por uma refeição, mas estava dividindo sua comida com uma jovem. Quando mencionei isso para "Vovó", uma missionária veterana, ela disse: "Herb, os muito pobres são muito mais generosos que os muito ricos".
Eu acho que a vovó estava certa. Enquanto alguns multimilionários são piedosos, generosos e gentis, eles são a exceção e não a regra.
Desde os dias dos profetas do Antigo Testamento até agora, muitos dos ricos exploraram os pobres. Tiago advertiu sua geração de que a riqueza daqueles que oprimem os pobres "será uma testemunha contra você e comerá sua carne como fogo" (Tg 5: 3).
Ainda hoje, os ricos contribuem relativamente pouco para causas beneficentes. O autor popular Vance Packard diz que os EUA têm pelo menos 800 pessoas no valor de mais de US $ 100 milhões. Quanto eles dão à igreja e à caridade? Menos de 2%!
Às vezes, desejei ter riqueza, pensando em todo o bem que poderia fazer com ela. Mas eu faria? Paulo advertiu que cobiçar riquezas é uma armadilha (1 Tim. 6: 9). Percebendo isso, devemos honrar os ricos que são generosos. Também devemos agradecer a Deus pelas bênçãos que Ele nos dá e depois dar o mais generosamente possível com essa abundância.
Para Estudo Adicional
Compare o jovem governante rico (Lc. 18: 18-27)
com os crentes da Macedônia (2 Cor. 8: 1-6).
Quem deu generosamente? Como isso se aplica à sua vida?
Quem não tem dinheiro é pobre; quem não tem nada além de dinheiro é ainda mais pobre. Herbert Vander Lugt
Ja fui atleta
Poeta
e pintor
Hoje da minha alma tento ser escultor.
Tentei ensinar
oque a vida me mostrou
mas lembro que não fui o único que chorou, por amor
A angustia do sim ,
a tristeza do não,
só nos faz lembrar o quanto humano eles são.
A raiva destrói
A ilusão corroí,
os dedos dos novos artistas
que o mundo constrói.
Porque ele e nosso
e a saudade só me doí.
"Sonhar e realizar"
Chegou o momento de ser feliz, chegou a hora de sonhar, nunca diga não para aquilo que deseja realizar.
Sabedoria à luz de velas
Terei muito prazer em gastar e ser gasto por suas almas. - 2 Coríntios 12:15
Enquanto viajava pela Finlândia, apreciei o uso generoso de velas pelos finlandeses. Eles nunca os tratam como meros ornamentos. As velas trazem calor e luz para suas casas durante os curtos dias de inverno. Os finlandeses sabem que o objetivo de uma vela é esquecido, a menos que seja queimado. Mas as velas devem acender apenas em uma extremidade - uma lição que eu precisava aprender.
Quando eu e meu marido começamos nosso trabalho missionário, eu ansiava por Deus. Dentro de vários anos eu tinha me esgotado, mas não para Deus. O meu era um caso clássico de esgotamento inútil, causado por muitas tensões causadas por si próprio.
Uma noite, cheguei ao fundo do poço e descobri que a rocha era Cristo. Quando ele começou a me ensinar dependência dEle para todas as coisas, a vela da minha vida foi acesa para Seu uso.
Agora vejo uma diferença entre o chamado “esgotamento cristão” e o “esgotamento para Deus”. O esgotamento decorre de queimar desperdiçada a vela de nossas vidas nos dois lados - dificilmente sábio para velas ou cristãos. Esgotar-se para Deus significa que nossas vidas são gastas sabiamente em Seu serviço - um eco do testemunho de Paulo em 2 Coríntios 12:15. Uma vez esgotados por Deus, seremos levantados para o serviço celestial (Ap 22: 3). É para esse fim que fomos feitos!
Pensando bem O
que você está fazendo para servir a Deus?
Você confia na força dele ou na sua?
Peça a Deus para ajudá-lo a depender Dele em tudo.
O importante não é o quanto fazemos por Deus, mas o quanto Deus faz através de nós. Joanie Yoder
Não espere ser amado por fazer o bem, pelo contrário os mais odiados foram e são aqueles que praticam o bem, pois o bem incomoda os maus.
Qual é a sua palavra?
O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir. - Marcos 10:45
Certa vez, ouvi um pregador dizer: “O oposto do amor não é o ódio - é o próprio!” Essa declaração surpreendente me lembrou 2 Timóteo 3: 1-4, onde Paulo listou os sinais dos tempos do fim. Um desses sinais são pessoas que são "amantes de si mesmas" (v.2). Em nítido contraste com essas pessoas auto-saturadas, estão aquelas cujas vidas estão saturadas com a atitude servil de Cristo.
Quando Jesus lavou os pés de Seus discípulos, Ele nos deu um exemplo a seguir (João 13: 15-17). Nós também devemos servir os outros desinteressadamente.
Esse foi o coração do que o general William Booth, fundador do Exército de Salvação, disse pouco antes de morrer. Sua pequena missão para os pobres de Londres se espalhou pelo mundo. Seus "soldados" foram reunidos em uma convenção internacional. O general Booth pretendia estar lá para entregar o endereço principal, mas, como ficou doente, não pôde comparecer. Os participantes da convenção desejavam receber uma mensagem de seu amado líder. Assim, em seu leito doente, Booth ditou um telegrama de uma palavra que seria seu último sermão. Sua mensagem final foi a seguinte: "Outros!"
Se tivéssemos que dar nossa última palavra hoje, o que seria - uma palavra própria ou uma palavra serva? A hora de decidir é agora, enquanto ainda podemos mudar.
Quando Jesus lavou os pés de Seus seguidores,
inclinou-se para suprir a necessidade deles;
Ele nos mostrou como servir humildemente,
Amar em palavras e ações. —Sper
A alegria vem colocando Jesus em primeiro lugar, os outros em segundo, e você por último. Joanie Yoder
'Ser diferente!'
A tristeza divina produz arrependimento que leva à salvação. - 2 Coríntios 7:10
Lloyd Ogilvie, capelão do Senado dos EUA, conta sobre uma época em que estava almoçando com um empresário de destaque. Uma mulher, que reconheceu o executivo, foi até a mesa e o cumprimentou com um tapa forte nas costas, fazendo com que derramasse café no terno. Então, com um gesto extravagante, ela jogou a estola de pele por cima do ombro, acariciando o dr. Ogilvie. "Oh, me desculpe", ela se desculpou. O executivo olhou-a nos olhos e disse: "Senhora, não se desculpe, seja diferente!"
Quando pecamos, o Senhor não está interessado em apenas um rápido pedido de desculpas. Ele procura uma atitude diferente e uma mudança de comportamento. As escrituras chamam essa tristeza divina que leva ao arrependimento (2 Cor. 7: 9-10).
Paulo viu essa tristeza nos crentes de Corinto, que resultaram da resposta a uma carta de repreensão que ele havia escrito (1 Cor. 5: 1-8). A princípio, incomodou-o o fato de tê-los feito tristes (2 Cor. 7: 8), mas quando a tristeza deles levou a uma genuína mudança de coração, o apóstolo se alegrou (vv.9-11).
A tristeza pelo pecado pode ser boa ou ruim. No entanto, somente quando leva a uma intenção de mudar é que ele liberta a culpa e a renovada alegria de nossa salvação.
Para Estudo Adicional
Segundo Coríntios 7:11 apresenta sete características
do verdadeiro arrependimento. O que eles são?
Repita-os com suas próprias palavras.
Arrependimento: um coração partido pelo pecado e pelo pecado. Dennis J. DeHaan
No inicio da paixão temos a tendência de nos relacionarmos com um ser idealizado através das nossas projeções, fantasias e necessidades que precisam ser satisfeitas e das carências afetivas que necessitam ser preenchidas.
"A gente consegue ser feliz nas pequenas coisas, então o que impede de a gente ser feliz em qualquer momento?"
O mundo dá voltas quem te ignora hoje amanhã pode querer sua atenção hoje você pode ser um zero para alguém mais amanhã vai ser um dez pra muita gente
Para falar com absoluta franqueza, todos nós podemos ser babacas às vezes. Todos podemos ficar envolvidos em nossos próprios mundinhos, esquecer as outras pessoas e começar a agir como babacas. Todos passamos por dias ruins e todos cometemos erros, mesmo quando temos boas intenções