Valores Sentimentais
"[...] toda sociedade é, por definição, conservadora, uma vez que, sem princípios e valores estabelecidos, seria impossível o convívio social.
Uma comunidade cujos princípios e normas mudassem a cada dia seria caótica e, por isso mesmo, inviável."
Eu não quero ter o comando das palavras;
Dos dogmas, dos valores alheios que não os convivi;
Quero seguir por minha convicção;
Dá para perceber o que digo?
Quero o sentido da minha direção;
Quero me colocar perto e, não distante de mim mesmo.
Disso, não devo me afastar.
Estou próximo, mas muito próximo de mim.
E fez-se o caos.
Reinam as desigualdades
Imperam as corrupções
Valores se dissiparam
E geraram essa podridão
Um novo mundo foi formado
Distorcido, desequilibrado
Como integrante deste mundo
Sinto-me enojada
E mesmo nesta etapa
Recuso-me a desistir
Fazer a minha parte
É o que se espera de mim
Mas se fosse mandatório
Sucumbir para existir
Entregaria minha vida
Porque o que me anima
É a sabedoria de que
Entre esse mundo e eu:
Eu sou mais eu!
"A vida têm valores, que só descobrimos com o passar do tempo
E outros que nos são mais caros com a idade."
Neste mundo não levamos nada, a não ser os nossos valores espirituais... as pessoas deveriam aprender a serem mais solidárias umas com as outras...tudo se reduz a nada e para o pó retornaremos.
O mundo está tão louco, os valores estão tão deturpados, que os que são considerados 'bons' nessa vida são os que já não sabem quem são.
O valor de um Estado bem organizado reside nos valores de uma família bem organizada. A família é o verdadeiro alicerce em que se sustenta o Estado.
Ao viajar, e deixar para trás valores e culturas em certos momentos deixamos de ser bichos, e descobrimos que nos tornamos humanos, nos damos conta do tanto que somos crueis..
Valores
Algum motivo tens para chorares filho?
Sim mãe, matei o meu passarinho.
Mataste- o tu, covardemente
Por teres mirado o teu estilingue a ele.
Não mãe, não mirei no meu pequeno passarinho
O meu ponto de mira era o Pedrinho
Que se diz meu amigo
Mas roubou o meu passarinho.
Quais seriam os valores de uma lágrima?
No mundo existe coisas insignificantes que tem um grande valor, coisas que passam despercebido no nosso dia-a-dia e se pararmos para pensar, somos completos egocêntricos que não temos a capacidade de reparar tais coisas.
Andei a refletir sobre uma simples lágrima, lágrimas que são incontáveis, e estão presente em nossa vida, desde do nosso nascimento até a morte. Lágrimas são improváveis, não possuem medidas definidas, não possui um significado certo, existe inúmeros sentidos, lágrimas não podem ser generalizadas. Lágrima pode ser derramada por felicidade, ou por tristeza mesmo; cada lágrima possui um sentido/motivo diferente, um peso, um desabafo. Para uma lágrima não existe um tamanho correto, nem peso, a lágrima é impressionantemente improvável, e jamais poderá ser compreendida. O ato de chorar é como um guarda roupa bagunçado, vamos escondendo, mutuando as roupas, até que uma hora não dá mais e precisamos liberar tudo; quando choramos, não é preciso dizer nada, cada lágrima já traz consigo um desabafo. É como se uma lágrima pesa-se 1 tonelada, e de tonelada em tonelada que vamos desabafando, retirando todo esse peso acumulado dentro de nós. É impressionante como uma simples lágrima possa ter um sentido tão grande, e ao mesmo tempo não ser nada.
Eu acredito que chorar é o momento que mais transmitimos nossos sentimentos, e olha que engraçado não conseguimos nem se quer decifrar uma lágrima. Uma lágrima pode significar o começo e o fim, uma lágrima é como um conjunto de 0 a 1, para alguns não passam de 2 números, para outros significa infinitas possibilidades; a lágrima é assim, para alguns é apenas uma lágrima, para outros, significa inúmeras razões, significa o desabafo da alma.
Uma lágrima não pode ser medida, não pode ser contada,nem copiada, lágrimas são únicas.
Acredito que a lágrima seja o que a alma quer dizer e não consegue, uma lágrima é o desabafo de uma alma, que grita de felicidade ou por socorro. Lágrimas são iguais e diferentes ao mesmo tempo; é um enigma que não compreendemos e nem compreenderemos.
Lágrimas são lágrimas.
As pessoas queixam-se da falsidade, da deslealdade, da crueldade, da falta de valores. A realidade é que as pessoas não estão preparadas para abraçar esses valores. Já ninguém acredita em nada!
Vivemos numa sociedade de descrentes...
Quando surge alguém que foge a esses parâmetros é estranho. É esquisito. Alguma coisa de errado deve estar a acontecer. Não é possível existirem pessoas tão sinceras, genuínas, altruístas.
Na realidade, assustam-se! O que vão fazer com uma pessoa que é o espelho das suas próprias imperfeições e fraquezas? Como olhar para alguém desta natureza, quando olhamos para nós e fazemos um julgamento antecipado de critica e de cobardia, julgando nunca sermos capazes de atingir um patamar de virtude que nos é presenteado?! Como devemos agir?
Fugir, porque temos medo de enfrentar as nossas limitações, ou, ficar, porque queremos crescer e não temos medo de aprender e receber o que (generosamente) a vida nos ofereceu?!
Amar é aceitar as fraquezas, mas também as virtudes!
Começo a acreditar que as pessoas aceitam mais facilmente os defeitos do que as qualidades do ser humano...
DO YOU BELIEVE?
Anabela Pacheco
Valores.
Essa é a vida pacata
deste pobre brasileiro
de onde a seca maltrata
assola o sertão inteiro
no nordeste a fome mata
e os políticos na mamata
gastando nosso dinheiro.
Ser criança
Será que eu posso ser criança
Revendo os valores esquecidos?
Ou ficar treinando a dança
Em frente ao espelho preferido?
Na inocência das palavras
Ou vendo os filmes temidos?
Nas emoções extravasadas
Ou nos castigos contínuos?
Ser criança eu não posso
Mas viajar nas lembranças
Passear naqueles lugares gostosos
Rever os amigos de infância
Sorrir novamente e ter colo
Reencontrando a alma criança
E agradecer a Deus por tudo
Isso com certeza eu posso
" Não há certezas de como viver e conviver, os valores são muito complicados. Junto com essa incerteza vem um sentimento típico de quem é livre para escolher a própria forma de viver, este sentimento nós chamamos de angústia. E a angústia te acompanhará ! Nesta hora você deve estar se perguntando onde está o texto motivacional ? Essa é a realidade do mundo, mas se você quiser a gente canta no final..."
