Uma Verdade sobre a Vida
Ironicamente, a pessoa por quem você levaria uma bala, por vezes acaba sendo a pessoa por trás da arma.
O milagre na estação...
(Nilo Ribeiro)
Hoje, na estação do metrô,
uma cena eu gravei,
muito me emocionou,
confesso até chorei
uma criança estava sozinha,
seu nome era Mateus,
pegou uma simples latinha,
começou a falar de Deus
mal havia começado,
foi logo interrompido,
por um senhor ao meu lado
o garoto foi advertido
um silêncio profundo,
mas ele não se abateu,
falou do Dono do Mundo
versou sobre Deus
o senhor por sua razão,
não quis mais ouvir,
colocou seu filho no chão
e passou a discutir
o filho envergonhado
pediu para ele parar,
disse que Mateus era abençoado
que o Senhor o mandou para lhe curar
a emoção estava exposta,
tudo podia acontecer
e o homem como resposta
ajoelhou e começou a agradecer
- "Deus lhe consagre",
ele falou em pranto,
"você fez o grande milagre
que eu pedia tanto
meu filho era surdo
e eu achava um absurdo
hoje conseguiu lhe escutar
palavras também emitiu,
como posso lhe pagar
o milagre que aqui surgiu"...???
o garoto que pregava sorriu,
o metrô logo chegou,
a multidão partiu
o milagre ali se consagrou
a poesia fala a verdade,
eu sei que não duvida,
peço com muita sinceridade,
que Deus opere um milagre em sua vida...
O amor, naturalmente, é uma coisa muito cuidadosamente guardada, embora usemos a palavra muito fluentemente, muito facilmente – amor pelo país, amor pela verdade, amor pela vida e muitos, muitos amores de que falamos; e eu penso que ele não tem nada a ver com isto.
Tudo muda
Nada mudou hoje
Talvez eu precise de você,
Despeje uma xícara de café, baby, eu tenho algo a dizer para você,
Eu sou uma alma quebrada, eu sou um livro aberto.
Com muitas páginas arrancadas fora.
E eu ando através do fogo, mas eu tenho sede de verdade.
Se tem uma coisa que aprendi é que quase tudo nessa vida é relativo... Em um momento voce acha que o mundo é algo imenso, enorme... Em outro, o considera pequeno... Em um momento voce acha que o dia esta sendo longo demais... Em outro, que o tempo ta voando e voce nem ta percebendo ele passar... Em um momento voce se sente um gênio por conta de algo que voce sabe... Noutro, sente-se uma criança ingênua, um tolo por conta de algo que voce nao sabe... Enfim, quase tudo é relativo. Mas ah uma coisa que nao, os seus sentimentos e a intencidade deles. Isso nunca é relativo. Dias bons, ruins, calmos, agitados, ensolarados, chuvosos... Nao importa. Isso não muda. Claro, mas esses sentimentos mudam sim, se ele nao for reciproco nem cuidado ele certamente irá diminuir e/ou até mesmo acabar. Mas se for um sentimento reciproco e bem cuidado ele certamente ira aumentar. Portanto, o sentimento nao é relativo, as pessoas e suas ações sim.
Uma coisa é certa, a vida sempre dará um jeito de te mostrar a verdade. Se vai ou não aceitá-la é outra história.
Nossa premissa intelectual como seres humanos é acharmos que para tudo nessa vida é preciso uma explicação. Vivemos em busca de um sentido, algo que nos faça compreender as coisas em nossa volta, Estamos sempre a questionar; como, onde, quando. E quando não possuímos estas definições às vezes o criamos e as compreendemos como verdades. Estas verdades, por sua vez, acabam entrando em nosso subconsciente e nos levando a convicções completamente equivocadas da realidade. O que vejo na religião (de forma geral) são teorias que geram dogmas e doutrinas a serem seguidas e aceitas como verdades absolutas. Estes ensinamentos, ou seja, a doutrina religiosa pode se mostrar muito perigosa quando se pensada do campo de vista sociológico. Isto pelo fato de que, ao mesmo tempo em que é muito mal compreendida, a religião também potencializa sobre a maior parte da sociedade, ideais deturpados sobre a condição da natureza humana. A religiosidade já foi à causa, e ainda é em muitos casos, de muitas mortes e muita injustiça.
Me policiei sobre estes assuntos durante um bom tempo de minha vida. Tomei algumas convicções e tentei mudar a forma de enxergar as coisas. Assim acabei encontrando uma ótica que me permite compreender o mundo de uma forma fantástica. Aprendi a amar mais a vida e refletir sempre sobre minha pessoa perante a existência. Passei a creditar que todos nós devemos nos tornar independentes de nós mesmos. Assumir nossas atitudes e nos responsabilizarmos por tais ações. Devemos acreditar e aceitar que nós mesmos que estamos nas rédeas de nossas vidas. É superimportante também estarmos sempre á nos capacitar para a vida, nos dotando de conhecimento e intelectualidade. Sei que não é fácil uma pessoa assumir as próprias rédeas da vida, mas eu conseguir. Hoje tenho total convicção de que estou como matéria nesta vida e como vida nesta matéria. Não sei o que é a morte, mas até então, acredito que é apenas o fim da nossa existência cognitiva. Mas como já disse antes, acreditar não é saber não é verdade? Esta talvez seja a grande diferencia no saber ateísta e o saber teísta. Nós sabemos dizer que não “sabemos” e nos baseamos apenas nos modos de conhecimentos construídos a partir modo empírico conjugado ao modo cotidiano filosófico. Ou seja, sabemos que o conhecimento está diretamente ligado ao homem, à sua realidade. O conhecimento pretende idealizar o bem estar do ser humano, logo o conhecimento advém das relações do homem com o meio. O indivíduo deve procurar entender o meio partindo dos pressupostos de interação do homem com os objetivos e sempre baseado partir de uma realidade. A grande questão é - O que estamos tomando como realidade? Qual nível de compreensão do universo o mundo mítico pode nos proporcionar como sociedade? Será que não estamos estacionados no tempo perante esta condição religiosa impregnada em nossa cultura?
Certamente a forma de explicar e entender o conhecimento passa por várias vertentes como o conhecimento empírico (vulgar ou senso comum), conhecimento filosófico, conhecimento científico e até mesmo o conhecimento teológico. Porém, em nosso tempo, com todas estas vertentes do conhecimento uma coisa não se pode negar... Não teríamos muitas chances neste mundo se não fosse pelo conhecimento científico. Posição que é inteiramente contestada pela grande maioria das religiões, principalmente a religião cristã que sempre esteve contrapondo afirmações científicas incontestáveis pelo sentido da razão. Esta posição, de contrapor-se diante a veracidade das descobertas e afirmações científicas, levas estas religiões a agirem demagogicamente. Uma vez que, contrapor a verdade incita demagogia. A manifestação religiosa leva suas massas a exercer sobre toda a sociedade uma severa coerção, assim como resultado de uma ação social. Isto acontece através de seus dogmas e suas doutrinas. Precisamos construir civilidade através de uma posição ideológica neutra que utiliza apenas a arma do conhecimento. Está ideologia é compreendida perfeitamente como uma visão laica de um mundo que não considera como base da compreensão, divindades e mitos. O ateísmo é por essência um posicionamento ideológico que permite essa compreensão da existência. Não somos opositores aos Deuses, somos apenas incitadores da verdade científica (Não a verdade absoluta) ao contrário do que se possa pré-julgar. Somos pessoas que acreditam fielmente que somente as atitudes aqui na terra podem nos dar significados, e que estas atitudes tem que ser reguladas pelo senso da razão e baseadas no conhecimento. Defendemos que é preciso mais escolas ao invés de igrejas e que Deuses não salvam pessoas, mas sim, pessoas salvam pessoas.
Mas por fim, o mundo está ai pra nós conhecermos e devemos ir sempre além. Precisamos nos debruçar sobre as formas válidas do conhecimento. O que importa mesmo é aprender a investigar e ir sempre a busca de uma compreensão que faça ao menos um sentido particular. Mas claro que cada um tem um objetivo e um jeito diferente de ver e aceitar a vida. Sempre haverão manifestações religiosas e sempre haverá também o posicionamento ateísta. Mas o fundamental mesmo é analisar os fatos e argumentos para que se possa se fazer juízo sobre as verdades. Poder entender que o mundo está repleto de falsas verdades e que estas se encontram quase sempre em verdades prontas, aquelas que nos são induzidas durante a nossa vivencia. Começa bem no início da nossa formação cognitiva e acaba nos tornando convictos de sua veracidade.
A essência do saber não está em somar verdades ou em subtrair incertezas e sim em compartilhar o conhecimento compreendido. Por isso eu não estou aqui para ter a razão e sim para compartilhar a minha visão sobre religiosidade.
Vivo uma vida tão estranha que as vezes penso que ela não é minha , é como se eu não fosse eu , só queria ter certeza que essa vida me pertence de verdade mesmo .
O meu problema? É uma intuição que não falha, é enxergar a verdade que as pessoas insistem em esconder. Só muita retidão de caráter pra me comover.
Você realmente tem confiado em Deus?
Ou tem levado uma vida no modo automático, pautada por uma falsa felicidade que o mundo não pode te oferecer? Você sabe exatamente em quem é necessário depositar sua esperança, por isso é preciso você parar de postergar a oportunidade de estar mais próximo do Pai e buscar nEle a sabedoria que só Ele pode te oferecer.
A religião nos dá algo para acreditar em meio ao caos. A ciência nos dá uma maneira de tentar entender o caos. Já a arte nos dá uma forma de existir além do caos.
O amanhecer traz consigo uma nova esperança. A verdade é que... Isso não parece ser verdade em nossa vida quando os dissabores já nos acompanham a muito tempo.
"Princípio da Vida"
Era Uma Vez
Uma História...
Uma História
Era Uma Vez...
História...
Se Transformou Em Livro
Era Uma Vez
Um Livro...
Que Contava Uma História...
De Era Uma Vez...
Leon Nunes Goulart
A verdade da vida
pode ser um tédio,
pois a verdade é que
vivemos num holograma
de uma realidade alternativa entre pedras e cobres...
E como ovelhas coadjuvantes,
no teatro dos lobos egoístas;
passamos a vida toda
mostrando que estamos bem.
