Um Poema para as Maes Drummond
Os dois males que estragam nossa existência são a nostalgia de um passado que não existe mais e a espera de um futuro que ainda não existe.
“Os melhores amigos são como os três macacos: Um não te vê, mas te reconhece pela essência; Um não te ouve, mas entende o que você fala mesmo estando em silêncio;
E o outro não fala, mas sabe te escutar e te dizer as coisas mais lindas com a voz do coração ”.®
Hoje, estou mais madura e um pouco mais serena. Entendi que não tenho que provar nada, nem ficar tentando agradar sendo quem não sou. Eu sou essa que você está vendo e, sim, tenho falhas. E, sim, sou pura emoção. Tenho algumas cicatrizes, feridas que não fecharam direito, raivas, coisas mal resolvidas. Quero me livrar disso tudo e seguir em frente. Preciso resolver isso e seguir no caminho que escolhi para mim. Espero que você se livre das coisas ruins e me acompanhe também. Nunca é tarde para aparar arestas. Vem.
Um homem que sabe de onde vem e para onde vai saberá cooperar com seus companheiros seres humanos.
Quando uma criança se apaixona por uma mulher, é que nem um cachorro correndo atrás de um carro, mesmo se ele alcançar, ele não sabe como dirigir.
A condição de um homem superior é tripla; virtuoso, ele está livre das ansiedades; sábio, ele está livre das perplexidades; corajoso, ele está livre do medo.
De um lado o amor. Do outro a paixão. No meio a indecisão. Na cabeça a confusão.
Paixão que vira amor, amor que vira passado, passado que foi presente, presente que virou passado. Sem saber sair dessa, permaneço aqui, sem saber sair também. Não tenho conclusão, porque a conclusão ainda não foi concluída. E esse tempo que não passa, não passa porque o fiz parar, mas ele corre tão depressa e eu ando muito devagar. A vida que imita a arte, a arte que imita a vida. O céu azul, tão azul quanto o mar, o mar tão infinito, tão infinito quanto o céu. Você prefere o mar ou prefere o céu? Eu prefiro os dois. Eu prefiro amor e paixão!
Nunca chore por um amor que te deixou, pois ele nunca te abandonará, e se abandonou não era o amor, mas uma grande ilusão...
Por um voto em branco, você está dizendo que você tem uma consciência política, mas você não concorda com qualquer um dos partidos existentes.
Dizem que o universo tem um grande senso de humor, que às vezes ter os nossos sonhos realizados pode ser como um pesadelo. Porque ter o que você quer sempre vem com amarras. E mesmo quando você pensa que está finalmente em liberdade você nunca se livra de casa.
O tempo não espera por ninguém. Ontem é história, o amanhã é um mistério, o hoje é uma dádiva, por isso é chamado de presente.
Se você busca um algo mais, eu tambem não tenho a solução, mas o que eu posso te garantir é que nada se constrói parado, irmão.
O amor e o respeito são dois irmãos siameses. Se tentarmos separá-los, um morrerá de devassidão e o outro, de tirania.
Você se apaixonou por uma pessoa, e daí? Não entende o que aconteceu? Esse cara tocou um lugar do seu coração mais profundo do que você pensava que era capaz de alcançar. Em outras palavras, você foi fisgada, menina. Mas esse amor que você sentiu foi só o começo. Isso é o amor mortal, limitado, café com leite. Espere para ver como você é capaz de amar mais profundamente do que isso. Nossa, Sacolão... você tem a capacidade de um dia amar o mundo inteiro. É seu destino. Não ria.
Quem gosta mesmo de nós, vai até depois do fim. Quem não gosta, dá um passo para frente e recua quinze.
- Relacionados
- Poesias de Carlos Drummond de Andrade
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Frases para falsos amigos: palavras para se expressar e mandar um recado
- Poemas para o Dia dos Pais (versos de carinho e gratidão)
- Poemas de Carlos Drummond de Andrade
- Perda de um Ente Querido
