Um Poema para as Maes Drummond
O ser humano não detém o monopólio da verdade, mas tão somente um rascunho daquilo pelo qual afirma verdadeiro ser.
Já vivi bastante para perceber o quanto cabe de maldade dentro de um ser.
Por certo também, me fartei em vida a contemplar a bondade transbordar no ser que compreende a palavra amar.
Não é humana a perfeição, mas vemos esta patente em toda a criação. Um universo em expansão, justapostos aglomerados de galáxias espalhados pela imensidão.
Nada somos, senão, um aglomerado de bilhões de moléculas que milagrosamente comporta um sopro de vida. E estamos de partida, sim, não sabemos a hora e nem o dia. Estamos seguindo além, para o repouso ou tormento eterno. É só atentar para um detalhe, entre o sono de paz e o deitar atribulado. Enquanto um repousa em sonhos, outros dormem querendo acordar, porque não conseguirem em paz repousar.
A saudade é um rio profundo que atravessamos sem poder nadar, que vamos submergindo aos prantos até as lágrimas de nossas almas nos afogar.
A vida e o trem, algo em comum tem. Cada um com sua estação a desembarcar, e segue o trem da vida, cadenciado, sua viagem rumo a eternidade, com seu ponto final no infinito, em algum lugar.
Nossas vidas se compara a um passageiro que tomou o trem em determinada estação e repentinamente desce no meio da viagem.
Ainda que tenhas muito dinheiro, mesmo até o ouro do mundo inteiro, sem amor serás pior que um verme rasteiro. As riquezas ficam e você vai primeiro.
Um olhar diz tantas coisas, que até não conseguimos entender. Por vezes nos fazemos desentendidos, ou entendendo direitinho o que o olhar pode querer.
Nascemos neste mundo é a partir do momento que compreendemos as coisas percebemos que morre um pouquinho da gente a cada despedida de um querido ente. E os que vencem as barreiras do tempo sente o pesar da partida de tantas pessoas queridas, que nos deixam boas lembranças mas carregam um pedaço de nós. Porque ficamos diminuidos, sentindo um determinado vazio existencial daqueles os quais aprendemos a amar e considerar de uma forma incondicional.
Casamento vitorioso é igual a um rio perene, que segue o seu percurso contornando obstáculos até chegar ao seu destino final.
Escrevo como um passatempo, nos devaneios de momentos, por vezes ocasionalmente, registrando meus pensamentos.
Tem pessoas que são hábeis em dar volta noutras pessoas, mas nada como um dia após o outro, face as voltas que o mundo se encarrega de dar. O bem e o mal, o certo e o errado ecoam pela eternidade, quem semear, certo é que colherá, cedo ou tarde.
Diante de um infinito existencial, está a Terra subsistindo no espaço sideral. Há quem diga ser fruto do acaso. Poderia o nada algo produzir? Certamente que não. Mas creio piamente, na existência de um criador, que de nada se esqueceu, com equilíbrio perfeito tudo criou, ao ponto de nos fazer viajantes sobre o globo terrestre, que em velicidade astronômica circula ao redor do Sol. Sem deixar para trás a diminuta esfera lunar, que para nos se apresenta na mesma proporção de grandeza de nossa estrela solar.
Ninguém é igual a alguém, porque realmente um igual ao outro não tem. Indivíduos somos em meio aos bilhares que a este mundo vem.
Quimera insistente, fuga de um axioma, ansia uma certeza neste mundo aquém. É dura a verdade, lutamos para mudar, buscar um novo sentido, a nossa realidade.
Quem me dera fosse um artífice das poesias, flertar entre o lúdico e a lucidez, navegar na licitude das vernáculas sem pestanejar. Talvez seja eu apenas o arremedo de um poeta.
É inconcebível a verdade na boca de um mentiroso, a piedade nas ações de um contumaz praticante de maldades, e o amor num coração saturado pelo ódio.
A ingratidão é marcante na sociedade, há que dê mais valor em momentânea vantagem, preterindo a uma verdadeira amizade.
Tentar libertar um cão feroz da corrente que o aprisiona é uma tremenda insanidade, se você não possuir capacidade de neutralizar a iminente ameaça voraz dessa fera ora indomável.
- Relacionados
- Poesias de Carlos Drummond de Andrade
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Frases para falsos amigos: palavras para se expressar e mandar um recado
- Poemas para o Dia dos Pais (versos de carinho e gratidão)
- Poemas de Carlos Drummond de Andrade
- Perda de um Ente Querido
