Um Poema para as Maes Drummond

Cerca de 283109 frases e pensamentos: Um Poema para as Maes Drummond

O amor não magoa ninguém!
O que faz mal é o apego ilusório.
O amor não é uma pessoa; é um estado de consciência.
Ele existe por si mesmo e está no seu coração.
E não pode ser comprado ou manipulado.
Apenas recupere o brilho.
O amor não foi embora. Foi só alguém que partiu.
Mas o amor não se parte; o que quebra é a ilusão.
Logo, não precisa juntar nada. Não há cacos.
O amor está aí, em você mesma.



Mais uma madrugada
Em que a insônia
O abismo sem fim me engole,
Mais um finito tempo .

Entre espaço e pensamentos
Corroe, roendo
As minhas borboletas no estômago
Que hoje não passam de cinzas .

Que amargam a minha boca
Que me causam enjôos
Mais um dia em que a única coisa que muda
É o meu humor.

No mercado farmacêutico temos um ditado: mais infecções, mais grana!

(Bernadette)

⁠Certeza

Construção de erros
Um dia tornaram certeza
De que o erro era apenas uma vírgula necessária
Reinventou traços
Para abraçar a virtude da completude.

Rapaz acredita em ti e nas tuas capacidades,
vai a luta,
porque tens um mundo pela tua frente de oportunidades.

Fica lá com o ouro
eu quero é rimar,
meu maior tesouro
é poder concretizar.
Sou um ser humano
que te pode surpreender,
checa esta rima
para um dia poderes vencer.

Amizade é como um dia que nasce sem motivo
Que vem acompanhado de um sol, só para deixar tudo mais bonito
Que limpa tudo que for necessário, quando vier a chuva
Que espanta aquilo que nos faz mal, quando vier o vento
Que deixa qualquer um mais feliz quando surgir as flores
Que deixa tudo mais suave quando do nascer da noite
Que mesmo na escuridão, não nos deixa só
Pois manda a lua e as estrelas para nos iluminar
Pena não saber se dura para sempre
Apenas se sabe que ao amanhecer, você terá outra chance
Assim é a amizade, não se sabe se é para sempre
Mas se sabe que como o dia, ela vai aparecer sem motivo
E estará lá, sem você pedir, sem você esperar.

POETISA FERIDA (03/2001)

Sempre fui poetisa da alegria
Das grandes virtudes e glórias
Como um poeta deve ser.

Mas uma grande decepção
Sem compaixão e com precisão
Feriu as palavras do meu ser.

Neste momento escrevo as tristezas
Que a vida nos prega
De maneira irônica e desprezível.

Os sonhos e realidades incompletas
Por minha insensatez
Pregou-me esta peça.

Que fraqueza a minha
Cai na própria armadilha
De que tanto dava gargalhada e contestava.

Cedo ou tarde
Nunca faltará essa realidade
No íntimo de cada ser.

Esta droga maldita
Que me colocou em delírios
Que não é injetada e nem bebida.

A ânsia me devora
Mas no grito da vitória
Vou me safar dessa agonia.

Mas neste momento
Desafogo em lamentos
Minha dor contraída.

Perdoai então
Meu momento sofrível
De poetisa ferida.

Mulher de escorpião

Profunda e misteriosa
Com seus olhos penetrantes
Até ao acender um cigarro
Magnetiza qualquer homem.
Mas o mesmo olhar que enfeitiça
Descobre os segredos dos mais reservados.
Os seus elogios, para ela não cogitados
Serão analisados para as verdadeiras intenções.
Sua fúria incontrolável
Ciumenta e possessiva
Profundamente vingativa.
Perdoa com facilidade
Atos e fatos provados não intencionais
E manda no relacionamento.
Se existe uma inquietação por traí-la
Não há compaixão por ela medida.
Irá alimentar várias mentiras
Para fazê-lo sofrer até o chão.
Manhosa como uma gatinha
Carente fragilizada
Ao perder o controle das emoções
O furacão entra em atividade.
Ela poderá odiar amargamente
Sua tamanha dedicação
E ignorá-lo totalmente
Depois de tê-lo destruído.

⁠Do nada tudo muda

Um dia você acorda e o mundo parece o mesmo de sempre: a mesma rotina, os mesmos rostos, os mesmos lugares. Mas então, quase sem aviso, tudo começa a se transformar. As coisas que você conhecia tão bem, de repente, parecem diferentes. O café da manhã que sempre teve o mesmo gosto, de repente, tem um sabor novo, estranho, como se algo invisível tivesse mexido em sua essência.

As pessoas, ah, as pessoas! Aquele amigo de infância, sempre tão próximo, de repente parece um estranho. Aquele sorriso familiar agora parece forçado, e as conversas fluem com uma estranheza desconfortável. A vida vai redesenhando as conexões, criando novos laços e desfazendo os antigos, como uma tapeçaria sendo refeita incessantemente.

Os lugares que você amava visitar parecem ter perdido o encanto. A praça que antes era um refúgio de paz agora parece apenas um espaço vazio. As cores, os cheiros, os sons — tudo parece um pouco diferente, como se uma mão invisível tivesse ajustado ligeiramente a tonalidade do mundo.

E assim, a vida segue em seu ritmo imprevisível. De repente, aquele emprego que parecia seguro se torna instável, aquela paixão ardente esfria, os planos minuciosamente traçados se desfazem como areia ao vento. Tudo vai se transformando, se moldando a novas formas e significados. Nada permanece igual; a constante é a mudança.

No final, tudo muda. O que parecia eterno, o que parecia imutável, revela-se frágil e temporário. E talvez seja essa a verdadeira essência da vida: uma eterna metamorfose, um constante fluxo onde o novo substitui o velho, e onde a mudança é a única certeza.

Uma boa noite a todas as Estrelas que brilham no meu Universo...
Noite chuvosa, um coração solitário. submergido numa teia de pensamentos e reflexões, numa busca incansável de compreender e aceitar a realidade que me circunda...
Beijos e abraços.

⁠DEPRESSÃO

Depressão não é sentimento bom
E nem um tipo de carinho
Ela aos poucos acaba com você
Isso, se você estiver sozinho...

Sei que muita gente sofre
E se pergunta porque
Você desabafa pra alguém
Que nem se quer vai intender
Ele só vai querer te cassoar
E depois debocha de você...

Ai vem a dor no coração
Ai aumenta o seu lamento
Você querendo ou não
Só quer acabar com o sofrimento...

Que invade seu corpo
Atormeta sua alma
Ficar sozinho pra você é um alívio
Mais na verdade isso não te a calma...

Depressão não é frescura
Muito menos uma preguiça
Depressão é uma sala escura
Que na sua mente é malícia...

Depressão é uma doença
Que te acaba derepente
É uma maldita guerra
Entre você e sua mente...

Você só quer se cortar, enforcar e
se jogar de uma altura
Pensando que vai acabar
com essa terrível tortura...

Pra você a dor só acaba
Tirando a sua própria vida
Mais existi outro modo
De curar essa ferida...

Aceite uma ajuda
A companhia de alguém
que você sabe que não te julga
E só que seu próprio bem...

Isso sim é a amizade
Família e quem te ama
Que quer seu próprio bem
Acabando com esse drama...

Toda vida vale ouro
Contando com a sua
Cada pessoa é um tesouro
Valorize a tua...

Cada vida tem um coração
Cada coração é uma vida
Cada vida é uma benção
Cada benção é dádiva de Deus

⁠Quando morre um bom policial,
aquele que valoriza um homem de bem
e envergonha um mal elemento,
morre um pouco, da nossa nação!

Reflexo

... Imagine que sou um espelho, E ai como você se comportaria diante de mim? Será que falaria certas coisas do tipo que você chama de verdade? Então; é muito fácil tentar ser previdente andar na linha, correr pelo lado que julgas ser o mais provável e justo, mas ai como olhar e ver que o olho que você ver não falou e nunca vai falar cem por cento do que é exigido. É quando o espelho é nosso, vemos que a imagem refletida poderia ser melhor e quem sabe até menos fingida. Quem sabe o reflexo de nossas faces seja tal qual a de um ator onde ele se propõe a viver de maquiagem, ou mascara e que a imagem refletida é feia, mas a própria é sempre mais valiosa. Quem tem coragem de mostrar a sua verdadeira face sem o glamour das tintas que enfeitam e nos fazem brilhar ainda que feito cometa, mas nos iludimos no espelho e sonhamos que logo tudo vai ser só felicidade. E nos iludimos pra sempre. Verdadeiro todos querem ser, mas a vida é mesmo assim uns querendo ser mais, outros apenas ser eles mesmos e olhar-se no espelho da vida são poucos os que se reconhecem pra ser verdadeiros nem que sejam pra si mesmos. Que a paz seja sempre meta em sua mente.

Quando a vi,
... li Maria Bethânia,
... uma graça um poeta uma deusa em flor.
E era tanta gratidão em atos,
onde jamais tive dúvida de de fato que ali era puro Amor...
Ela não mendigava,
Ela era a divindade exposta,
... e se por acaso houvesse quem
dela duvidava, com certeza nem notava, em suas belas palavras a Gratidão que expressava sem dizer o nome d’ela

Crescimento dos filhos...
Um dia ele parará de procurar o seu peito, vai largar a mamadeira, vai entregar a chupeta para o Papai Noel, não vai mais querer saber da sua naninha. Um dia, ele não vai mais usar fraldas, vai parar de fazer xixi na cama, vai conseguir tomar banho sozinho.
Um dia, aquela calça que não servia ficará curta, ele passará a comer sozinho e irá ligar a TV e encontrar o seu canal favorito sem ajuda.
Um dia, ele vai colocar sozinho o cinto de segurança, vai andar de bicicleta sem rodinhas, vai dizer que as histórias que você contava para dormir não são mais necessárias.
Um dia, ele vai escrever o seu próprio nome com letras de forma, vai saber somar e subtrair, vai pedir para ir sozinho à padaria da esquina.
Um dia, ele vai querer dormir na casa do melhor amigo, vai planejar uma viagem com os colegas da escola, vai querer passar as férias todas na casa dos avós.
Um dia, ele não vai mais querer brincar de carrinhos, não vai querer que você o encha de beijos, não vai nem querer que você chegue perto do portão da escola para pegá-lo no fim da aula.
Nossos pequenos crescem, o tempo voa e essa doce e inocente experiência de ter crianças em casa fica para trás. Por isso, aproveite o hoje, aproveite o agora, dê muito colo, beijo e abraço. Acredite que as noites mal dormidas ficarão para trás (até voltarem de novo na adolescência), que ele vai comer de tudo um dia e que as birras serão apenas histórias engraçadas para se contar.
Ser pai e mãe é um desafio diário, que esgota muitas vezes a nossa força e a nossa paciência, mas é também a experiência mais completa e gratificante que alguém pode viver.

Então onde estás que não te vejo,
Te procuro e não te acho... ?
O meu amor procura um amor que me queira amar , que me tenhas pra sempre em seus braços.

Amor é carinho desejo presença,
Um conjunto de coisas que nos acalma a alma..
Mas as vezes está tão distante de nós que perdemos a calma e as lágrimas rolam sem nos avisar

⁠SEGUINDO EM FRENTE

Não vou mais insistir, em amar um coração que a muito me deixou, e disse não me me querer.
Quero mais é ser feliz
Nos braços de alguém que me ama plantando junto comigo um vaso de esperança,
como diz o velho ditado:
É pra frente que se anda !!!

Seguindo em frente
Com a esperança na mochila,
Vou trilhar o meu caminho,
Cultivando novas flores
Plantarei meu novo jardim...

E quem sabes num futuro distante tu ainda hás de lembrar de mim ...

Seguirei
Cantarolando meus versos, rimas e prosas,
Sentindo o cheiro das rosas, dos cravos e das tulipas,
Sem esquecer dos
jasmins !
Maria Francisca Leite
Direitos autorais reservados sob a lei - 9.610/98