Trabalho Escravo
Os escravos dos outros são tantos que a vida passa a ser, para esses, uma tortura diária para agradar. Pobres coitados!
OS SEGREDOS NÃO QUEREM SÊ-LO ("Quem confiou os seus segredos a outra pessoa, fez-se escravo dela." — Baltasar Gracián y Morales)
Eu disse que escrevia tudo que acontecia comigo, e aquela que conversava comigo retraiu-se, não me disse mais nada, porque eu não guardo segredo. Então, porque ela estava me contando aquilo que a ninguém deve ser revelado; o que é secreto, sigiloso? O que há de mais escondido; o que se oculta à vista e ao conhecimento, não se diz a ninguém! Isso não serve para saber; ao contrário, escrevendo, tanto o escritor quanto o leitor compreendem melhor o que está acontecendo sobre o que já se deduziu. Por isso, escrevo constantemente para aumentar as perguntas sem respostas, e assim aumentam os verdadeiros segredos. Não os desvendo, mas só os escondo entre mistérios. Logo, sobre os verdadeiros segredos que viraram mistérios, minhas perguntas aumentaram, e as respostas sumiram. Pensei que perguntas eram coisas só de criança, por não presumir os segredos da vida; mas não. Descobri que há muitos segredos, sim, para os adultos sentados no colo do Papai Noel. Descobri também que qualquer coisa que soa como sendo boa demais para ser verdade, não é verdade! Isso, o quê não é segredo para mim, revelo. Escrevo como um louco e revelo sua loucura de mim para si. CiFA
Ser escravo do tempo é ter a ventania batendo no rosto sem poder apreciar o sorriso do coração e a paixão de viver da alma.
Um pintor, um artista não deverá ser escravo de uma cópia do já pronto, pois o mesmo deve ser mestre da sua inspiração.
Líderes atuais leem o Príncipe de Maquiavel para aprender como manipular seus súditos e escravos em prol do seu sucesso pessoal.
No deserto, escravos sacrificam suas vidas para erguer monumentos a mando de seus senhores que desejam ser enterrados com suas riquezas sob suas pirâmides.
Até alguns séculos atrás, os europeus invadiam territórios em busca de escravos para seus compatriotas, hoje são os escravos que atravessam o oceano para servir outras nações. Atualmente, abaixo da linha do equador, pouco se fala em revolução -vivemos tempos onde o homem se acomodou com sua condição de submissão.
Se você não sabe, você é um escravo. Se você não sabe, você está isolado e opressivo, então como você luta para ser livre?
