Textos Viver
É, mesmo de dia vejo tudo escuro, meus olhos abertos mas com um fundo preto, minha força fraca, meu pensamento nulo.
Não sei se tento imaginar, não sei se devo sonhar, meu medo me magoa, meu ser não acha coerente falar.
Imagino folhas, que caem, e o céu?, nuvens tristes, sem beleza, meus olhos não dá cor as cores, não ver emoções nos sons, não ver vida.
Eu olho pra minha mãos e não vejo força, tremem de medo?, tremem de angustia...
O quanto devo respirar não sei mais, as teclas da minha vida geram melodias, tristes, deprimentes, eu não quero ouvir e crio, mas porquê?
Meus pés não sentem os passos, não escuto nem gritos de pessoas em volta, não entendo as palavras...
Meus olhos não se fecham, mas não enxergo nada, meu coração exangue...
Não vejo beleza, cada estrela diz algo, mas não consigo descrever, mas não desisto nunca, porquê?
Não consigo caminhar, meus pés frágeis estão cansados, minha vida desesperada, vejo cacos de min pelo caminho, mas ninguém ajuda a apanhar, devo fazer isso só?
Porque o vento me diz que não? Poque ele sopra entre meus ombros, fazem minha alma latejar, dizem pra esperar, mas eu sei que não, porque eu não desisto? Porque é tão difícil? Porque as lágrimas caem, eu não quero chorar, Porque? Porque?
Porque Não desisto?
Porque não posso?
Acho que é...
Mas é tão difícil,
Porque não posso voar como os passarinhos ir pra longe ver o sol nascer na imensidão do céu?
Quero ver tudo colorido outra vez.
Cada sábio sabe saber no seu modo de ser.
Tanger o intangível é possível, impossível é viver sem sofrer.
Veras verdades são meras, não absolutas pro crer.
Sabe a vida viver e morrer.
Sabe a morte morrer pra aprender.
Se achares o achado qual achas não ter,
Saberás o melhor do que sabes saber.
Esse mundo é contra-indicado para os corações de algodão., esse mundo exige entregas de chumbo, se jogar sem medo e sem covardias. É preciso se entregar de alma e coração, esquecer as origens.
Esse mundo não foi feito para monocromáticos, é necessários gostar de muitas cores, de muitos ritmos; folk, blues, country, rock…
Se perder… Se achar… Não tremer como varas verdes. Gostar de kiwi, de violino, de livros, mudar de país, viver entre hippies e ciganos romenos. Fugir da cidade grande, escalar, viver nas montanhas…
Andar de carroça, comer todos os pratos, beber todos os copos, recordar mas não morrer o suficiente de saudades.
_"Tá! Veste esse casaco e vamos sair!"
Eu vivo minha vida por você... Porem, você nem sabe que eu existo, que te olho, que te preciso.
No seu mundo já existem todos os personagens, não é preciso mais um coadjuvante, então, para sempre ficarei na platéia a te observar, a sonhar que um dia por obra de Deus ou desejo do Diabo eu possa estar ao seu lado vivendo o papel principal neste teatro que é a vida.
18/08/2018
Qual é a resposta certa?
A equação da vida não perdoa,
falhou na indicação do sinal ou na sequência operacional...
Bombaaaa...
Não se chega na conclusão correta e não adianta vir
com aquele dircurso tipo
"enrola professor"
ao afirmar que está "meia certa"
Não tem sentido, viver de meios termos.
Ou aprendemos viver para conquistar os meios
ou "meia boca" não dá, né!
Viver de meios(no lugar de inteiros) soa mais como pobreza interior
ou consolação sem par.
Que a vida tem nos venha servida,
trajada de dourado em embalagem lacrada,
para ser deliciosamente digerida em cada pedacinho até o final do potinho...
ou nem venha!
A vida nos prepara e qualifica para desenvolver um enorme projeto de suma importância
"nosso projeto de vida e amor"...
Ao empreender fuga de dificuldades estamos apenas abstendo
de se qualificar na plenitude que a vida oferece
"Viva a vida com amor e luz no esplendor de cada dia que surge,
e te convida para viver e amar!"
Na vida temos a capacidade de nos reformular, reinventar, apagar e viver novas experiências ao criar.
Formados por um criador que nos presenteou com sua genética e. sabedoria ao pensar.
Desenhamos, criamos e formamos invenções magníficas, só em imaginar.
Ao passar dos anos admiramos qual tamanho do potencial
de um ser tão sobrenatural.
Colocar no papel não é fácil tamanha expressão, mas quando olhamos por dentro um ser imprescindível se revela e aquilo que era, torna-se em imensidão.
Essência do viver
Tinha sempre escolhas sensatas e educadas, estava ainda solteira aos 43 anos, nunca tinha me casado, parecia que a felicidade em par não tinha sido feita para mim.
Queria um casamento feliz, mas não com marido sem graça. Tive namorado por várias vezes, fiquei noiva três vezes, mas o relacionamento acabava se deteriorando, eu sempre queria receber mais dele e nunca me senti amada o suficiente para o “Sim Definitivo”.
Quando está muito quente e quando ouço aquelas músicas, sempre trago lembranças do passado do “e se tivesse casado com um dos noivos”, mas breco o pensamento e falo sobre liberdade.
Precisava viver um dia de cada vez, entender que não era para ser senão teria sido, que mesmo que eu amasse massagens e roupas bonitas não poderia tê-las sempre que quisesse.
Meu estoque de lágrimas se esgotou e eu pela primeira vez na vida me sentia solitária, o velho ditado “a união faz a força” não causava efeito, então resolvi partir para a realidade e sair da ilusão.
Todo mundo pisa em ovos a minha volta, como se eu fosse desabar a qualquer instante, como se a solidão me deixasse depressiva, como se eu ainda me conectasse com todas as pessoas que amei, como se o elo não tivesse desfeito.
Tive muitas trocas de experiências, aprendi e ensinei com os meus relacionamentos, chorei e fiz sofrer, alegrei-me e fiz sorrir. Na minha família temos o hábito de pôr para fora nossas mágoas e isso faz com que eu ame cada relacionamento que tive de maneira bem diferente. Não voltaria com nenhum deles, mas desejo sucessos amorosos.
Os homens se sentem atraídos por mulheres bonitas, jovens e com corpo em forma o que não é o meu caso, além do mais considero isso irrelevante, a vida às vezes se torna fácil e sem complicação, é o que eu acho.
Obviamente que eu amei, ops, amei, mas tinham dificuldade em assumir compromissos, o que busco mesmo não é a companhia, o casamento, o contato físico, o que busco é a essência de viver, algo que revolucione a minha existência.
CAMINHAR COM DIREÇÃO
Aprender, viver, lutar, conquistar o que parecia impossível, ter o poder de segurar o tempo sem medo e sem pressa.
Realizar, se emocionar, atingir os limites da sua própria imaginação e ter a sabedoria de interpretar o dom precioso de enchergar o futuro.
Fazer acontecer, acreditar, ser decisivo e habilidoso nas tomadas de descisões, buscar caminhos que possam ajudar outros.
Amar e ser amado, acordar todos os dias sabendo que tem condições de materializar mais um sonho.
A nossa mente ela tem um poder enorme sobre nosso corpo e te digo com toda certeza que da mesma forma agi com a importância que nos damos para coisas e pessoas.
Hoje te convido a desligar todos os teus pensamentos e viver tudo o que tiver vontade, pois o amanhã nunca se sabe.
Um dia um amigo me falou viva tudo o que tiver vontade, pois o amanhã se não viver será tarde.
Tudo tem um porque então escolha viver da forma que tiver vontade.
Infinito
Nem sempre tudo o que é vivido tem sentido
Pois, às vezes, um simples furacão pode pôr em risco a tua convicção
É engraçado pensar que quanto mais vivemos, mais aprendemos, e que quanto mais vivemos, mais sofremos
É enigmático o porquê de viver, mesmo que eu ou você, ambos, sabemos que um dia vamos morrer
Se assim for, então, por que sofrer? Por que sorrir? Porque chorar? Por que tentar?
Pergunto-me as mesmas coisas todos os dias
E por toda a minha vida, jamais, obtive uma resposta concreta
Entretanto, tenho uma teoria
Acho que essa força e vontade de viver não é humana, acho que é somente uma doença que a todos contagia
Os dias, o tempo, as estações, as pessoas, os desejos, mudam a cada instante. Já pensou se tudo fosse sempre a mesma coisa? A vida seria monótona e estagnada. Há verdades silenciosas em cada detalhe à nossa volta que nos ajudam a crescer como árvore plantada à beira das águas.
Nossa jornada tem o período de renovação, descanso, reflexão e mudanças. Precisamos perceber a chegada de cada um e se dispor a viver o indispensável.
Estamos inseridos em um mundo onde as pessoas são imediatistas e as responsabilidades diárias: cursos na escola, faculdade, projetos, trabalho, entre outros acabam roubando o que mais de precioso temos: contemplar a natureza, descansar e amar o próximo. Algo que poderia ser praticado naturalmente tem sido buscado com esforço.
A fragrância das flores precisa ser sentida, o sorriso da criança contemplado, o casal de idosos admirados. As semanas passam muito depressa e aqueles que hoje temos amanhã não teremos.
Infelizmente, entretanto, a correria da vida está resultando em perda da compreensão e vivência do belo. Precisamos ser graciosos, despregando-se do marasmo, limpando todas as coisas„ soprando para longe as nuvens ameaçadoras de destruição e sofrimento para que vejamos as montanhas dos desafios, crendo que a vitória virá. É fácil perder de vista as coisas lindas e amáveis quando reduzimos a nossa vida a “querer ter sempre mais bens matérias”. As mudanças tem que existir e escolhas devemos fazer: procurar um amigo esquecido, escrever um bilhete de amor, perdoar, abraçar bem apertado alguém e sussurrar: “eu amo você”, ser gentil e paciente, ajudar uma pessoa triste, brincar com um cachorro, caminhar com um amigo, pedir desculpas, incentivar o próximo, preparar surpresas pra alguém…
Tudo muda se eu ou você mudar.
Viver
A vida é uma construção diária! Somos barro nas mãos do Oleiro. Olhar pra dentro de nós é enxergarmos quem somos e o que precisamos mudar. Viver da forma como Deus quer implica em fazer das prioridades Dele as nossas. Isso resulta em escolhas e mudanças. Os tijolos que colocamos dia a dia são muitas vezes pesados, não porque são, mas pelos conspiradores que encontramos nesse processo de construção e com ameaças, zombarias, acusações, críticas se levantam pra nos atacar. O nosso papel é tirar os olhos desses e não darmos ouvidos às falácias destruidoras. Ignoremos os insultos daqueles que fazem oposição ao nosso esforço em sermos melhores a cada novo amanhecer. Olhar pra o Deus Grande é fundamental. Lembre-se: a mudança é ativa e dinâmica, não estática. Precisamos construir nosso muro, tapar as brechas, fortalecer a massa e firmados N'Ele mudarmos a cada dia. Estejamos dispostos à MUDANÇAS e vivamos melhor.
Relacionamento
O outro não é apenas o outro, mas um ser humano com defeitos que jamais deixarão de existir e virtudes, as quais devem ser aplaudidas e elogiadas.
Quando sentimos o que o próximo sente, pode não ser com a mesma intensidade, entretanto, conjecturamos em nós o teor da tristeza ou alegria.
Olhar para quem amamos e saber de suas debilidades e fraquezas é compreender e ajudar a mudar, desde quando o mesmo(a) aceite tal missão.
Apesar do mundo ter gerado no coração do homem o imediatismo, impaciência, incompreensão e desamor, nunca é tarde para transformar tal “bactéria social”, que destrói as relações entre pais e filhos, amigos, namorados, colegas e casais.
É preciso reconstruir as relações: abraçar em vez de afastar, acreditar que o outro pode em vez de julgar e cobrar, respeitar, dialogar, perdoar, amar, etc.
Bem verdade que tais ações não são fáceis de serem praticadas, mas quem nunca se viu em situações de pressão, decepção, traição, perdas, entre outras, e agil de forma áspera ou mudou?
É do instinto humano se auto proteger em couraças que com o passar do tempo se tornam difíceis de serem quebradas. Isso não quer dizer que nunca haverá mudanças, mas com esforço a remodelação acontece.
As vezes o silêncio profundo é necessário, embora os lábios queiram pronunciar o que inquieta o coração. Nessa tarefa tão árdua o sofrimento torna-se inigualável e indescritível, contudo, lá na frente o resultado será dulcificador.
Sendo assim, nas relações humanas as batalhas são para crescimento e amadurecimento, desde quando emane do coração de ambos a humildade para reconhecer tais fragilidades e juntos possam crescer nesse mundo complexo e maravilhoso chamado relacionamento
Ela arrisca pelas curvas sinuosas, mas com foco para acelerar ou frear, porque a estrada reserva surpresas incríveis e tem horas que vale a pena arriscar. Ah, ela sabe que é preciso evitar os espinhos que fazem parte de tantos caminhos, porém, sem deixar de sentir as fragrâncias das plantas, pois os perfumes também constituem memórias. Ela entende que os cacos deixados para trás já não podem estragar as tão planejadas turnês, já que as cicatrizes de outrora fecharam e, no agora, não passam de simples histórias. Ela tem essa mania de deixar espaços vagos ao lado ou em suas sacolas, pois sempre há algo mais para levar, caber, acompanhar, sem medo dos absurdos fantásticos que o destino quer apresentar.
E ela sempre diz: Que louca viagem é a nossa vida.
Eu não sei de nada, e verdadeiramente nada sou. Não sei nem de onde eu vim, muito menos para onde vou. Quero mergulhar na ignorância, no mais rudimentar modo de viver, bom seria em meio aos animais, talvez como os índios, e assim até encerrar o meu viver.
Para quê saber muito, se nada posso fazer? Nem sequer um único segundo acrescentar em meu viver. Oh vida cruel, oh cárcere carnal, me basta, cada dia o seu mal.
Viver é se alegrar por cada dia que se passa.
Viver é sorrir, mesmo frente a cargas quase impossíveis de serem carregadas.
Viver é perceber que a felicidade não se conquista, se perde, uma vez que ela está dentro de nós. Nossa felicidade é a nossa coragem, autoestima, força de vontade, é o brilho nos olhos, é o amor.
Viver é saber que cada dia que se passa é o último, já que o mesmo não volta mais.
Viver é entender que nossa única certeza é o presente, já que o futuro é 100% incerto.
Viver é ser você em todas as suas vivências, para não perder a oportunidade de viver com intensidade.
Quando, quando...
pararmos de repetir fórmulas, orações e textos alheios.
Quando tivermos mais coragem de Ser: aquilo que somos.
De pensar por si mesmos, sem precisar de muletas.
Cantar sua própria música, dizer o seu poema.
Quando a gente sair da atitude de omissão e comodismo.
Despertar da anestesia do conforto - Comfortably numbs
(como diz aquela canção do Pink Floyd).
E curar o medo de ser diferente; quando conseguir levantar
a cabeça acima da boiada - a caminho do brejo,
do matadouro ou do curral eleitoral...
e isso vale pra tod@s Brasileir@s :
uma gente que idolatra times e jogadores de futebol;
mantém igrejas e religiões; líderes e partidos políticos
enquanto subestima e ignora a Arte e a cultura de seu povo.
Que o Divino Espírito Santo nos ilumine
e cure da cegueira do materialismo,
da mentalidade limitada e mercantilista,
de toda alienação e estupidez.
Menos estádios e mais Museus !
Viver é a arte de se inspirar no germinar gracioso dessa divina semente plantada no ar de nossa mente-imaginação. É muito mais que simplesmente. É sentir a brisa ao zurzir do vento lento ao balouçar das folhas no firmamento, é força imorredoura da percepção. É olhar ao mar, ao pó, ao amor maior, ao dó da dor na cor da degradação. É sentir o gesto dissimulado do irmão. É enxugar as lágrimas, conter o riso, ver o lixo ao enxergar o bicho com ramalhete de rosas brancas em suas mãos de pelúcia dentro de sua amarga astúcia. Viver é o amor sem tradução. É a estrada desobrigada da obrigação. É a carga sobre a ilharga é o luxo desvencilhado do orgulho oco. É se fazer de moco aos gritos apavorantes da ilusão. É notar o tempo inteiro a atitude certa do companheiro para aprender a sábia arte de sobreviver entre o bem e o mal, sem a ousadia de julgar sem conhecer. É a sabedoria de entender a feiura e a beleza dum amanhecer ao degustar o açúcar e o sal da natureza. Viver é a beleza da sorte de morrer na morte da ilusão. O resto é vida, meu querido irmão.
jbcampos
A criança em nós
Alguns vivem a infância como uma única fase
outros vivem a vida adulta uma única vez
e sentem a infância por toda a vida
e a criança que está dentro de nós nunca cresce
Um adulto definitivo esquece a brincadeira
que é viver e se alegrar com a lama nos pés
de sonhar cada sonho sem ter medo
de errar ou de não alcançar
Uma adulto criança tem a seriedade
mas não perde alguma inocência
e se alegra com toda a simplicidade
leva a vida com leveza e excelência.
VIDA
A cada dia
Quero o sol e a lua...
Quero o ar e o mar...
o açúcar e o sal.
o beijo puro ao olhar singular
dos seus olhos.
Quero tudo...
e o nada nem cogito.
Busco o riso mas o choro
é um risco iminente,
neste agito vivo intermitente.
Sobrevivo à quedas improváveis
em sensações imprevisíveis;
Indissipável dentro de mim.
Eis a emoção de viver
a cada dia.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp