Textos Tristes

Cerca de 10973 textos Tristes

Eu sei que é duro admitir que errei
É uma triste realidade crer
Que perdi você, ou eu perderá pra sempre
Olho o passado que ficou de lado
E o meu futuro que está tão presente
É você simplesmente, que ficar ou ficará ausente

Meu erro foi porque
Não escutei o coração me dizer, que você
Foi minha razão de viver

É tão dificil te esquecer porque
Você é dono do meu coração
E sem você não sei nada fazer
Por favor, meu amor
Não negue essa paixão
Te fiz promessas sei que não cumpri
Não percebi o grande mal que fiz
Pra você só porque
Não abri meu coração

Meu erro foi porque
Não escutei o coração me dizer, que você
Foi minha razão de viver

Aprendi a dizer adeus às máscaras que enfeitavam o meu rosto e disfarçavam as minhas tristezas.
Aprendi a ser eu mesma, sem motivo, sem razão, sem lógica, sem retribuição.
Aprendi a não guardar mágoas passadas, a não esquecer a importância de cada pessoa que me deixou um pedaço e a não esperar que me entendam.
…E, finalmente, aprendi a valorizar mais as minhas intenções do que as opiniões e interpretações alheias.

Lembranças

Uma canção triste entoa em minha mente,
A noite é fria e o tempo parece ter parado,
Onde estão nossos sonhos, parecíamos os donos do mundo.
O guardião do tempo levou nossas lembranças e guardou em uma caixa
Sei que fizemos muitas loucuras, promessas malucas,
Como de ficar juntos para sempre.
Você se lembra? Não tenho certeza.

Uma canção triste entoa em minha mente,
A noite é fria e o tempo parece ter parado
Me lembro de um sorriso alegre e uma doce voz,
Falando de amor. Fizemos amor?
Ainda sinto o calor de seu corpo. Como pode isso?
A chave do guardião procuro até hoje, talvez seja melhor não encontrar.
Não sei se isso foi real, ou se foram apenas devaneios.
As sensações que sinto me fazem doer o coração.
Será que tudo foi real.

O que foi que eu fiz para merecer toda essa solidão?
Porque eu me sinto tão triste?
As vezes eu queria as respostas para todas as perguntas que eu me faço todos os dias.
As vezes a gente espera demais, fica ali parado, esperando que a vida fique um pouco mais fácil. Eu sei que a vida é difícil. Mais quando você ver, todas as portas sendo fechadas na sua cara, acaba ficando mais difícil ainda.
As vezes a única coisa que a gente quer,é ter um pouco de atenção, dos amigos ou da família ou simplesmente da pessoa que você ama. Mais como dizia Renato russo. É só hoje, e isso passa amanhã é um outro dia. Não é?

Do mistério da vida
não me deixo enganar

É depois de grande
Reaprender a andar
Calçando tristezas
Foscas de lembrar

É calar desejos
Sem saber lidar
Carregando fardos
Fartos de juntar.

É ressurgir em sonhos
Bravo ao gladiar
Cercando desejos
Ávidos de voar.

É vida aprendida
Sem muito guardar
Capturando sorrisos
Abraços de um mar.

É o sopro sereno
É aprender a nadar.

Super-Heróis

Preciso de novas amizades, novos amigos e velhos momentos de alegria.
É tristemente incrivel como a gente se torna menos humano quando crescemos.
Dos melhores amigos que tive até hoje, das amizades mais divertidas, dos momentos mais marcantes e das doces lembranças,
praticamente todas estão por de trás de meus ombros, é preciso olhar para o passado para resgatar tais momentos.
A risada era mais solta, as brincadeiras mais intuitivas e animadas, o valor da presença dos amigos era mais reconhecida, a gente se sentia mais leve e despreocupado ao lado dos 'amiguinhos', até as brigas eram divertidas de certo ponto, brigavamos por pouco e por menos ainda já estavamos de bem novamente. A noite chegava tão de pressa, os 'findis' eram tão curtos e marcantes, os amigos sabiam da nossa vida, conheciam nossa familia, conversavam mais com a gente e nós com eles, dividiamos nossas vidas, tudo era motivo de risos e deboches até.

Me pergunto, por que deixamos de ser assim, de ser mais verdadeiros, parece que o tempo vai passando e nos moldando para sermos infelizes, chatos, orgulhosos, mesquinhos e idiotas, sim, idiotas. Deve ser porque com o passar dos anos, aprendemos o que é traição, o que a mentira, a inveja e o orgulho causam. Deve ser porque queremos ser adultos o quanto antes, aprendemos que o melhor é ser o melhor, melhor que o outro em tudo. Temos que ser adultos, responsáveis e pior que tudo, achamos que somos indepentendes de pais, da familia, dos amigos e de Deus.

Quando crianças, brincamos de super-heróis, sem medo, sem vergonha, inventamos falas, situações onde o super-herói entra em cena e salva a todos. Onde existe apenas otimismo e a certeza de que o nosso super-herói irá vencer de qualquer forma. Quando crescemos queremos ser o super-herói, achamos que somos invencíveis, que vamos dominar o mundo, que chorar é para os fracos, que se alguém falar atravessado temos que dar umas 'porradas'. Por sermos super-heróis, todos devem implorar atenção e nos dar toda a sua atenção, que sempre somos mais fortes, mais lindos, mais 'pegadores', mais bem sucedidos, o mais, mais, mais... em tudo o tempo todo.

Temos mesmo que matar a criança dentro de nós? Temos mesmo que deixar que tudo seja superficial? Pare agora, relembre e responda. Quantos amigos você tinha quando era criança? Com quantas outras crianças você brincava, se divertida? Quantas lembranças você tem desta época, e de pessoas que talves você nunca mais tenha visto? E hoje? Quem esta ao seu lado quando você precisa? E quando é para ir em uma festa? Quantos estão lá? Quantos lhe trairam a confiança? Quantos lhe juraram amizade eterna e, hoje passam por você e não olham em seu rosto?

Não dividimos mais nossas histórias, nem com amigos, nem com a familia e nem com Deus. Não damos mais valor as pessoas, e sim ao que elas tem. Não falamos mais que gostamos, não nos deixamos ser conquistados. Nos achamos super-heróis, nos achamos melhores, e o que isto importa quando o mundo desaba aos seus pés? Quanto custa um abraço? Onde compra-se um sorisso? Onde moram os amigos? Para que serve o amor?

Onde está aquela criança sonhadora que não tinha vergonha de abraçar o amigo, que não estava nem ai para o que pensavam dela, de suas brincadeiras? Onde esta aquela criança que se reunia com as outras para inventar o que fazer, dando a minha para o tamanho da casa ou a roupa que seus amigos vestiam? Afinal, onde esta aquela criança que você era? Quem é você agora? Seus dias precisam daquela criança, para serem mais azuis.

Minha Dor

Por que será que sinto essa tristeza, parece que minha alma sangra, meu corpo perece, neste momento sinto um vazio, parece que alguma coisa toma conta de mim, não consigo controlar, uma sensação de fracasso me invade, parece que o que foi escrito para minha vida eu não consegui fazer, sinto como se minha vida estivesse acabando, sinto minhas forças escorrerem pelas minhas mãos e não consigo ter coragem para segurar essa força.

Parece que desisti da vida, não sinto mais motivação para viver, parece que já não faz diferença se estou sorrindo ou chorando.

Essa dor que me invade, é maior que tudo, gostaria de poder ter um motivo para sorrir, para me sentir feliz, enfim um motivo para viver.

Todos dizem que devemos estar felizes com nós mesmo, para depois ser feliz ao lado de alguém, mas ninguém é feliz sozinho.

Será que essa é minha pena, esse é o preço que terei que pagar pela minha falta de coragem, pelo meu medo.

Já não tenho mais tanto tempo, gostaria muito de saber aproveitar esse pouco tempo que me resta.

Sei de muitas maneiras para ser feliz, mas a única coisa que eu não sei, é como fazer para ser forte e conseguir vencer esse meu medo de viver.

Até quando será que vou ficar desse jeito, reclamando sem nada fazer, esperando que tudo aquilo que sonho chegasse em minhas mãos sem eu nada fazer, nada nessa vida é de graça, se queremos ser felizes, devemos ao menos aceitar essa felicidade de coração aberto, sem medo de ser feliz.

Por que será que minha vida é assim, sempre fico lamentando minhas tristezas, minhas dores, mas não faço nada para mudar, nem ao menos tento acabar com esse sofrimento.

Onde será que estão minhas forças, minha esperança, já não tenho mais sonhos, parece que meu futuro escureceu.

Antes eu sonhava, me imaginava com uma certa idade cuidando de minha família, mas hoje em dia não consigo nem imaginar como vou estar no dia seguinte.

Não cuido mais de mim, perdi o respeito próprio, já não confio mais em mim, ninguém confia em mim, já não penso em mais nada, falo coisas sem pensar e sempre termino por magoar a mim e as pessoas que estão a minha volta.

Neste momento meu coração chora, minha alma sangra e Deus se decepciona com um filho que perdeu o sentido da vida.

Neste momento a melhor coisa que tenho a fazer é descansar, tentar desligar minha cabeça do mundo, procurar dentro de mim todas as respostas para tudo aquilo que me faz sofrer, buscar no meu interior aquela força que sei que existe, e que neste momento está querendo sair para poder vencer todos os meus fantasmas e assim poder viver uma vida serena, poder sonhar outra vez, encher meu coração de esperança e sorrir outra vez para a vida.

Precisamos combater o mal com o bem
"A tristeza toma meu coração quando vejo os líderes que estão no comando do país,
aceitarem e aprovarem diversas leis e acordos que vão contra toda a natureza.
Atos bárbaros pelo dinheiro cada vez mais se tornam comuns, mesmo que isso signifique
sacrificar vidas inocentes, sejam elas quais forem.
Temos que achar outros meios de sobrevivência que não promovam a morte de outros seres.
O ser humano a cada dia fica mais frio, deixando de lado o coração e a alma em busca do sucesso.
Como podemos no dia a dia ver cenas das mais tristes e violentas e não fazermos nada, não nos manifestarmos?
Não podemos aceitar o mal ou seremos coniventes com ele.
Não somos a raiva, o ódio, o egoismo, a ganância e o ego.
Repito, não somos isso!
Somos o amor, a paz e a compaixão.
Que nossos lideres politicos e religiosos usem o bem para fazer o bem.
O mal e a morte nunca trarão a paz e a prosperidade ao mundo."

E começa mais um dia desses de inverno na alma... Comparado a um dia triste e nublado, minha vida está há muito tempo no inverno.
A tristeza de estar diante de uma situação em que suas mãos não podem agir, e até mesmo a fé fracassa. O dia ainda não começou e angustio minuto a minuto para que termine antes que eu pisque novamente.

⁠Todas lágrimas que derramo por ti,
Toda tristeza que causa a mim,
Toda dor que me faz sentir.

Das lágrimas guarde três ao menos,
Da tristeza guarde três argumentos,
Da dor guarde três dos motivos.

Forme teu tesouro do que guardar,
Serão essas as pérolas que servirão de livramentos para a tua alma!

Tem dias ...
Que é só vazio e saudade .
Meus olhos tristes
anseiam os teus
Meu sorriso sem graça
precisam dos teus
Meu corpo espera
ansiosa pelo teu
Minha paz não chega
se não vens
Tem dias que acordo vestida de solidão
e adormeço sonhando em teus braços felicidade .
Pode parecer bobagem
Loucura minha !
Mas tem horas que a tua ausência
me causa febre e me
dá até agonia .
Eu só preciso restaurar meus cacos
e sem ti aprender a clarear .
Ainda quero ler o amor
em minha poesia.

no silêncio da noite
só pensamento triste
não me deixa e insiste
em roubar minha paz

essa cama vazia
hoje está tão fria
antes ela ardia
da gente se amar

o suor virou lágrimas
uma dor no meu peito
discussão, desrespeito
e perdão não dou mais

você sempre vai embora
se arrepende e chora
sou sua vida e implora
pedindo pra voltar

me diz que é a última vez
foi um erro o que fez
que não vai mais errar
e eu acreditei que um dia
seríamos felizes
e não mais brigar
mas foram só promessas vazias
em um mês e uns dias
foi pra não mais voltar.

Limpe sua alma !
Varra toda a impureza
Retire a poeira da tristeza
Sopre para bem longe todas incertezas ...
Jogue fora todo esse peso e
traga o sossego pra si .
Absorva o que lhe floresça
Ande com gente do bem
Ignore todo o mal
Opte pelo que lhe traga inteireza e
Acolha o que em sua alma seja riqueza
Só assim ...
Conseguirás andar em paz e leveza.

É preciso ser feliz!

Olho para o passado
e vejo tristeza, desprezo e tormento.
E, mais uma vez,
isso me faz sofrer.

É preciso esquecer o passado,
olhar para frente
e viver, simplesmente,
o meu presente.

Esse presente
que não sei ao certo
quanto tempo vai durar,
pois também, um dia, passado se tornará.

Não sei se sonhar é possível.
Não sei que futuro me espera.
Mas sei que, antes de tudo,
é preciso ser feliz!

Sabe o que eu desejo pra você essa semana?
Um temporal de bençãos!
Para cada tristeza um arco iris...
Para cada dificuldade, resistência e sabedoria...
Para cada obstáculo, força e determinação ...
Para cada medo, coragem e garra…
Para cada tribulação a serenidade da “Borboleta”, que na sua intima sabedoria sabe que o casulo não é o fim, mas sim o começo de uma nova história. Essa semana você pode recomeçar a sua história e reescrever tudo aquilo que não deu certo na semana anterior, só depende da força de vontade que tem ai dentro de você. "simbora?" Tem sete dias lindos te esperando, sete páginas em branco no teu livro da vida para serem escritas.

- Desculpe te incomodar tão cedo.
Com meus dilemas e preocupações
nesse arrastar de um triste enredo.
- Tomo um gole de fé
enquanto engulo a vida
e o dia me convida.
Parece tão clichê falar de dor.
Ao longe uma melodia, quem deu ao vento o som de poesia? Conhece bem meus lamentos. Abotoou um tempo de guerras e misérias, isolada em meu canto assistindo ao nascer de dias.

Quem deu voz aos poetas para expor sentimentos? Conhece bem a escuridão desses momentos. Quem me deu as asas e calçou meus sapatos
sabe bem a dor dos meus passos…

Triste saber que, para muitos, somos vistos apenas como objetos de utilidade.
Enquanto temos algo a oferecer, sorrisos se multiplicam, palavras se tornam doces e a presença é valorizada.
Mas basta um momento de silêncio, de cansaço, ou de vazio — e tudo muda.
Aqueles que antes nos cercavam desaparecem, e o silêncio se torna a única resposta.

É nesses instantes que aprendemos o valor da presença verdadeira, aquela que não depende do que podemos dar, mas do que realmente somos.
Porque quem fica apenas quando tudo é fácil nunca esteve de verdade — apenas usava o reflexo do que tínhamos a oferecer.

Uma mulher triste não chora apenas pelos olhos, mas pelo coração. Ela carrega no peito um silêncio pesado, como se cada batida fosse um lembrete daquilo que não deu certo. Sua dor não está só nas lágrimas que caem, mas também no sorriso que já não consegue sustentar.


Ela olha para o espelho e enxerga alguém que já acreditou em promessas, que já sonhou com finais felizes, mas que agora sente que a vida roubou um pouco da sua essência. A tristeza dela não é passageira, é profunda, é como um nó preso na garganta que não se desfaz.


Mesmo assim, dentro dessa mulher existe uma força escondida. Porque só quem sente a tristeza de verdade sabe o quanto é necessário ser forte para acordar todos os dias, vestir a própria dor e seguir em frente.


Gláucia Araújo

A tristeza de uma mulher é uma ferida aberta que o tempo não cicatriza, é um silêncio que grita dentro do peito, sufocando cada suspiro. É acordar todos os dias com um vazio que não se preenche, mesmo rodeada de pessoas. É estar em um lugar cheio de vozes e ainda assim sentir-se invisível.
Ela carrega nos olhos um mar de lágrimas que raramente deixa transbordar, porque o mundo não tem paciência para sua dor. Aprende a sorrir quando tudo dentro dela está em pedaços, aprende a dizer “está tudo bem” quando, na verdade, tudo está desmoronando. A tristeza de uma mulher é uma prisão sem grades, mas com correntes pesadas que a arrastam, tornando seus passos lentos e sua alma cansada.
Não é apenas a dor de um momento, mas a soma de várias decepções, de amores não correspondidos, de promessas quebradas, de sonhos arrancados sem piedade. É o coração se doando inteiro e recebendo migalhas. É acreditar nas palavras e ser ferida pelas ações. É esperar o abraço e receber apenas distância.
O mais cruel é que, mesmo dilacerada, ela continua a ser pilar. Segura os outros, enquanto dentro de si tudo desmorona. Cuida, mesmo quando não é cuidada. Ama, mesmo quando não é amada. E sua tristeza cresce justamente porque se doa além da medida, até perder de vista a si mesma.
Mas há uma verdade que poucos percebem: a tristeza de uma mulher pode afundá-la, mas também a ensina a voar. Do fundo da dor, nasce a força que ninguém imaginava. Do cansaço, nasce a coragem de recomeçar. E quando ela decide renascer, não há dor que a detenha, não há corrente que a prenda, não há tristeza que consiga vencê-la.
Porque a tristeza de uma mulher, por mais profunda e cruel que seja, também é a chama que a transforma. É o caminho da queda que a leva ao auge de si mesma. Ela sofre, sim. Ela chora, sim. Mas um dia, essa mesma tristeza se tornará apenas lembrança, e dela surgirá uma mulher ainda mais forte, mais consciente e impossível de ser ignorada.
Gláucia Araújo

HORA TRISTE



O momento transcende a fim de mundo;

o bardo se aconchega à solidão,

e, prenhe de um pesar cruel, profundo,

chora a angústia de atroz desilusão!



Na penumbra da alma, o céu é profundo,

e o pranto inunda toda a escuridão;

então um verso nasce, e num segundo,

canta a mágoa que habita o coração!



Mas mesmo em meio à sombra que consome,

o bardo insiste em seu cantar dolente,

buscando luz no abismo da saudade!



O tempo passa, lento e indiferente,

e cria, então, a estrofe com seu nome,

na rima rica da felicidade!



Nelson de Medeiros