Textos sobre Vida Bob Marley
VIAJANDO NO VIVER DA VIDA HUMANA
A palavra vida é um substantivo feminino, paroxítona, de apenas duas silabas. Para uma boa parte da humanidade nós só temos uma vida para desfrutar, sendo assim, a palavra vida quando pronunciada geralmente está seguida de um artigo no singular - “A VIDA” -, já que na lógica do pensar, só podemos afirmar que temos somente uma vida para se viver nesse mundo nosso de cada dia, contudo, para muitos existe vida após a morte, para outros tantos, que existem vidas que em tempos passados que já vivemos e e vidas que em tempos futuros viveremos. Mas, sem ter muito o que se discutir, a vida que estamos vivendo é única, viver só ou acompanhado, aqui ou acolá, com ou sem, o que precisamos fazer é viver a vida intensamente, com muito amor e respeito pela vida que se tem por merecer.
No meu ponto de vista, o que define o viver, é ‘ser e estar’, o que define o viver, é o rumo que à vida se dá, o que define o viver, são os acontecimentos que da vida advém, o que define o viver é a condução que nós a vida decidimos dar, o que define o viver, são as ordens divinas que à vida se traz.
Viver é o verdadeiro milagre da vida, não existe uma fórmula ou modelo de como se viver a vida, pessoas sonham, se planejam, se constroem e se reconstroem, dando significados e ressignificados à vida, seguindo e no passar da vida sem saber quando, ou, até onde vamos na vida chegar.
A vida comumente é vivida em sociedade, seres humanos vivendo com/entre seres humanos, contudo, para que isso possa acontecer com equivalência de valores e em harmonização, se faz necessário seguir regras de convivência alicerçadas por leis, e/ou, por regras geradas na compleição das relações para um bem comum.
Acredito que somos o resultado do que construímos ao longo de nossas vidas. Na minha concepção, nada e nem ninguém é responsável pelo que nos transformamos no decorrer da vida. Reclamar da vida é assumir-se prejudicial a si mesmo, é assumir-se ineficaz, incompetente no gerir da própria vida. Muitas pessoas vivem reclamando da vida, de como ela se configura ao longo do existir, dos direcionamentos a se instituírem ao estender-se do tempo, dos contratempos, do ontem, do hoje, e até mesmo do amanhã, sem mesmo ter deste vivido.
Penso que, deveríamos conceber a vida como um inestimável presente dado por Deus, como uma abençoada criação divina de inesgotável sentir, constituída essencialmente por uma teia de antíteses, por uma variante de conjunções, por uma vastidão de proposições.
Viver é um constante aprendizado. Viver é fazer ou deixar acontecer, não é como uma operação matemática que se finda na exatidão, a vida não é uma receita pronta que já temos à mão. Viver não é fácil, não é “um mar de rosas” viver, e nem deveria ser, creio que a mágica da vida está exatamente na diversidade que a vida consente. No meu compreender, viver é sentir o sentido do sentir, viver é nascer e renascer dia após dia, na crença de que o bom e precípuo para se viver a vida consiste-se no êxito da superação, no errar para se acertar, na derrota para se vencer, no perder para se achar, no diminuir para se somar, na morte da vida para a vida se valorizar.
Deus nos deu a dádiva da vida, só temos que viver por ela e com ela, cuidando-a para tentar evitar lhe trazer dor, angustia e tristeza, para tentar evitar lhe trazer a falta que a vida faz. Temos que prezar pela nossa vida e demais vidas em consonância com a nossa vida em vivência.
Texto: Manollo Ferreira
Juazeiro - Bahia
“O que se leva desta vida é a vida que a gente leva”
(Barão de Itararé).
Entre erros, tropeços e curvas da vida, você foi a minha escolha — talvez a mais bonita que o destino poderia ter me dado.
O tempo passou, mostrou nossas luzes e nossas sombras… e mesmo assim, permanecemos. Porque o amor, o de verdade, não é feito de perfeição — é feito de aceitação, de olhar o outro com alma, e ainda assim escolher ficar.
Nós nos aceitamos como somos, mesmo conhecendo — e com o tempo, descobrindo — a pior parte um do outro. E é nesse reconhecimento que o amor amadurece, ganha raízes e cria morada.
Em meio ao caos, encontrei em você a calma. No barulho do mundo, o silêncio que me entende. No frio, o abrigo. E em cada recomeço, a certeza: é aqui que eu quero estar.
Hoje é mais um ano da nossa história… um lembrete de que amar é escolher, todos os dias, mesmo quando é difícil. E eu sigo escolhendo você — com o mesmo coração, só que mais inteiro, mais consciente, mais seu.
Porque o amor que a gente construiu não precisa ser perfeito — só precisa ser verdadeiro. E o nosso é.
Tatianne Ernesto S. Passaes
Depois de tantos baques, depois de a vida me transformar numa carne endurecida, você surgiu — inesperado, colorido, como um arco-íris depois da tormenta.
Mostrou-me que o mundo não é tão severo quanto eu aprendi a temer, e que também existe um lugar onde posso ser amada, tocada e cuidada com delicadeza.
Menos de um ano bastou para que nossos passos se encontrassem de vez, para que dividíssemos o mesmo teto e, como quem vê novamente o céu se abrir, o seu pedido de casamento brilhou diante de mim — tão repentino e bonito quanto o primeiro arco-íris que vi na infância.
Nossa vida não é um favo de mel perfeito, eu sei. Mas é o mais doce que já provei.
E hoje entendo: você apareceu como um arco-íris…
só que ao contrário dele, você não vem para ir embora.
Você veio para ficar.
Bonita é a vida, em seu próprio existir,
mas as pessoas de antemão optam por ferir ela em sua própria natureza.
Pobre vida moderna, tão cheia de confusão, falta espaço para dedicar meu simples e bom coração.
Querem pessoas cheias, mas no espelho a visão
é sempre a mesma imagem,
refletida em solidão.
Eu só queria ao menos, antes do fim, dedicar meus versos puros
a uma alma em elevação.
Um dia até sonhei viver plena realização:
uma família simples, feliz,
calma no meu chão.
Mas percebi que é mais fácil viver de ilusão,
embriagado de dopamina
e distante da sensação,
do que buscar o que é puro
tão raro quanto a própria vida,
tão frágil quanto a emoção.
🎭Ato da Vida
Te entendo, Shakespeare,
É mais leve pensar que somos
Atores na jornada do tempo —
Cada cena, um suspiro,
Cada partida, um adeus ensaiado.
E lá se vai,
Para novos palcos e plateias,
Onde o silêncio também aplaude
E o destino escreve falas
Que nunca ensaiamos.
O tempo das coisas
Não pede licença —
Só muda o cenário,
Enquanto seguimos
Vestidos de memória.
O PODER DO AGORA
Você já percebeu que o momento mais importante da sua vida é o agora? O passado já se foi, o futuro é incerto, mas o presente é a única chance que você tem de agir, de mudar, de construir. Cada escolha que você faz agora molda o seu amanhã. Não espere, não adie. O tempo não volta. Viva o presente com intensidade, pois é nele que tudo acontece.
Eu te desejo um bom dia na paz no Senhor. Desejo o entendimento da vida, as respostas que necessita e a direção de Deus em cada passo que der.
Que essas palavras encontrem espaço no seu coração e renovem sua fé. Que o Senhor ilumine seus caminhos, fortaleça sua esperança e lhe conceda sabedoria para viver cada dia com propósito e serenidade.
Rosinei Nascimento Alves
Ótimo dia!
Deus abençoe sempre 🙏🏾
Tenhamos fé!
A receita para ser feliz é simples!
Apreciando as pequenas coisas da vida, fazem as pessoas se sentirem mais felizes? A ciência mostra através de estudos e pesquisas que realmente isto faz a diferença. Todos queremos ser felizes e às vezes parece tão difícil em chegar lá. Mas a resposta é mais simples do que pensamos, ela está bem a nossa frente e as vezes por problemas diversos deixamos as oportunidades de sermos felizes passar.
Faça de cada dia um evento especial
Buscando a felicidade em coisas simples da vida
Admirar e sentir o cheiro das flores
Passear por lugares bonitos contemplando a natureza.
Sorrir, conversar com seus familiares e amigos ou ouvir música e assistir a um filme, saborear uma boa comida acompanhada de uma excelente bebida para brindar o momento especial, são coisas simples que levam apenas alguns minutos uma vez por dia que pode-lhe proporcionar momentos felizes.
A música é a minha vida, o emo é a minha essência e o rock é o meu sangue.
Por mais dor física que cantar e tocar possam me trazer, sem isso não teria como viver nem até os próximos segundos. Claro que eu respeito o meu corpo, e sei quando não é possível continuar, quando preciso descansar, passar uns dias deitada, ou mais uma semana, porém enquanto houver ar nos meus pulmões, estarei cantando, compondo, escrevendo, e fazendo tudo isso acontecer. No dia que não puder mais compor, gravar, divulgar as minhas músicas, que não puder mais tocar e cantar, nesse dia a minha vida acaba. Tenho poucos anos e centenas de músicas no violão ou em versões alternativas para colocar os arranjos que imaginei ao cria-las. Espero conseguir deixar o meu legado, ou ao menos a maior parte dele. E que essas músicas alcancem aqueles que precisam ouvi-las para que saibam que não estão sozinhos, como eu quando ouvia a Fresno e outros ídolos em tantos momentos em que o meu mundo acabou. Tive que morrer milhões de vezes, e renascer em algumas delas, para me reencontrar e ressuscitar a única e pequena parte viva em mim através da arte.
- Marcela Lobato
Na velocidade da luz dos astros do universo, estamos sempre vivendo no passado
A vida é uma eterna evolução e tudo passa na velocidade de um piscar de olhos um segundo, minutos, horas, transforma sempre o presente em passado, a luz do nosso Sol, que está "perto" - em termos astronômicos -, chega a nós com um atraso de 8 minutos, que é o tempo que a luz demora para chegar ao nosso planeta. Na velocidade da luz ela viaja a uma velocidade de 300 mil quilômetros por segundo, este flash de luz é também o tempo que a luz da Lua leva para chegar a terra.
Mor...Eu te faço um pedido: fica aqui comigo? Por mais cinco minutos ou talvez a vida inteira, não importa, porque cada segundo ao seu lado já vale a pena. Você é meu porto seguro, meu farol na tempestade e também o arco-íris que enfeita o céu quando ela passa.
Como amo acordar e ouvir...Bom dia neguinha! Te amo! Ou o que está fazendo vida? Você não sabe o quão importante é tudo isso pra mim
Você apareceu quando meu mundo estava cinza, veio colorindo tudo e me trazendo a alegria de viver intensamente
Amo estar com Você, sentir seu abraço, seu cheiro, amo nossas risadas, nossas aventuras...
Tudo o que já passamos nesse 1 ano e 2 meses ja valeu cada segundo vivido, você é a realização do desejo que eu fazia quando pedia a Deus alguém que pensasse como eu, alguém para compartilhar a vida comigo. Você é mais do que um presente, é minha alma gêmea e sou grato por você ser o meu companheiro
Meu desejo é que venhamos viver muito mais do que ja vivemos e quero estar assim pra sempre ao seu lado
Te amo neguinho
Feliz 1 ano e 2 meses juntinhos
Existem momentos na nossa vida que não
vemos mais nenhuma possibilidade, parece
que tudo esta escuro, como se o mundo
estivesse dado as costas para nós.
Ainda que seja dificil de acreditar, ainda que
você não veja nenhuma esperança ou um
fio de luz sequer, lembre-se que nenhuma
fase é eterna, assim como nenhum
sofrimento dura para sempre, tudo
passa, esse momento de agora é
apenas o casulo, não é o fim, mas
sim o inicio de uma
fase na sua vida.
Existem momentos na nossa vida que nao
vemos mais nenhuma possibilidade, parece
que tudo esta escuro, como se o mundo
estivesse dado as costas para nos. Ainda
que seja dificil de acreditar, ainda que
voce nao veja nenhuma esperança ou um fio
de luz sequer, lembre-se que nenhum sofrimento
dura para sempre, tudo passa, esse momento de
agora é apenas o casulo, nao é o fim, mas sim o
inicio de uma fase da vida.
Aprenda uma coisa: a vida é leve e breve, portanto viva
intensamente tudo o que acontecer durante a sua jornada,
desde os aspectos positivos aos negativos, porque os
negativos nos ensinam e nos fazem crescer como pessoas
e sao graças a eles que nos tornamos pessoas melhores.
Portanto, nao de um peso maior do que merecido aos seus
problemas, tampouco deixe que eles ofusquem a sua
alegria de viver.
EX-MULHER!
Hoje a vi a passear pelos caminhos da vida
Estradas que andávamos juntos! Onde não havia feridas
No hoje vejo a tristeza da sorte que te avarias
Perde o caminho e a estrada que no ontem percorria...
Mulher de bela tu segues, mas nas mãos sós correria
Vive do trabalho ao lar abençoando a família
Segue depois da distancia da separação parida
No amor fui o teu sonho! Da vida sua despedida...
Olhei dentro dos teus olhos e vi lagrimas perdidas
No sorriso de seus lábios falsidade inibida
Nos sonhos seus em que sigo! Na alma trás escondida
Queria te ter de novo! Na alma trago a ferida...
Não que isto seja regra! Mas no fundo sempre o é
O homem sempre se acha quando lhe chove mulher
Mas um amor verdadeiro às vezes perde se a fé
Troca aquela que é a certa por outra que nada se é...
Um corpo lindo e belo às vezes já nos engana
Destrói um lar que formado, no amor que já não emana
Do corpo que hoje eu tenho! Amores são só lembranças
O amor ficou naquela que nos olhos, ainda vejo a esperança...
Nem mesmo de ex-mulher eu consigo te chamar
Pois a amo com loucuras só hoje vim precisar
A idade lhe doeu! Às rugas vieram lhe dar
Mas sua beleza é eterna eu leio em seu olhar...
Deixo aqui como lembrança aos maridos que se acham!
Que um amor verdadeiro não é só um corpo que passa
Aquela que carregou nos momentos suas desgraças
Andou contigo lado a lado! Merece ser bem amada
Não troque um amor verdadeiro, por um corpo, só por graça...
(Zildo De Oliveira Barros)20/02/13
Campo Grande MS. (67) 991686904
Quando vivi um milagre em mim, aprendi a valorizar mais a vida, as pessoas. Aprendi a lutar, também, por quem não é meu, ou minha. Aprendi que a vida é faísca, raio que corta o céu e que tudo não passa de um instante, e que nele, tudo pode se perder, ou ganhar.
Se ganhei essa luta, foi por ter entendido que mereço viver e vivo.
Nildinha Freitas
A vida não é um caminho fixo.
Não é uma estrada reta,
um plano perfeito — não é.
Às vezes, você acha que está tudo certo,
que está tudo bem,
e tudo muda.
Às vezes, você acha que está tudo ruim,
que está tudo errado,
e tudo melhora.
A vida não é uma reta o tempo inteiro.
Viver é atravessar desertos íntimos.
Nildinha Freitas
Nhe’ẽ da Terra
Nhanderuvuçu, em sua antiga sabedoria,
destruiu para que a vida pudesse nascer de novo.
Os povos originários sempre souberam:
uma árvore não é madeira,
é nhe’ẽ em pé,
palavra que respira no corpo da terra.
Mas os que se dizem donos
não ouvem o nhe’ẽ da terra.
Criam para destruir,
desmatam a mata e, sem perceber,
matam também o espírito.
Ñande Ru não está longe,
está no canto do colibri,
na língua que ainda canta
e mantém viva a memória da terra.
Os teko porã vieram primeiro,
não como donos,
mas como lembrança viva
de que a terra fala
muito antes de termos ouvido.
Mas os que se chamam proprietários
apropriam-se sem escutar.
Secam o rio que dá de beber,
matam o rio que pede existir
na sua sede de seguir.
Quem não escuta o nhe’ẽ da mata
caminha com corpo,
mas o espírito se perdeu no vento.
Sabem, no fundo da noite,
que destruir a mata
é silenciar o idioma do mundo.
E quando derrubarem até a última palavra,
não morrerá um corpo apenas,
mas um modo inteiro de ser na vida.
E se essa visão se apagar de vez,
o que restar do mundo
será somente casca.
Ainda assim, a vida tem seus mistérios suaves.
Cinco dias foram suficientes para que uma presença tocasse algo em mim, como um vento discreto que muda o rumo sem anunciar. Depois veio o silêncio — denso, mas verdadeiro. E, mesmo assim, o simples “bom dia” que um dia recebi ainda brilha na memória como um sol que aquece devagar.
Nos mistérios da vida,
nem todas as palavras
são raízes.
Nem todas as raízes
brotam folhas ou gomos
como folhas outonais.
A palavra do senhor,
evitou a queima justa
de um povo que busca.
É a busca da liberdade,
do dever de viver
sem lutas, como soldados.
E nesta volta deriva,
igual a Camões
em proa, pela justiça.
Nós que vamos
as ruas como nuvens
nossas trevas desbravar.
- Relacionados
- Textos de Amor
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Poemas sobre saudade para transformar ausência em palavra
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- Frases de despedida para refletir sobre finais e recomeços
- Frases Bonitas sobre Saudades
- Textos de Fernando Pessoa
