Textos sobre Trabalho

Cerca de 1687 textos sobre Trabalho

Eu vou migrar

Acho que vou migrar. Aqui tem muita gente, o trabalho é pouco, e o salário não da para nada.
Eu penso sim em migrar, já ouvi muitas histórias, historias de tempos em que ir para o sul era a solução, todo mundo ía, levava de panelas até os animais. Tem a história de uma família que levou ate a cachorrinha. A família do seu Fabiano.
Eu vou migrar. Todo mundo corre, atrás de dinheiro, de emprego, de algo, acho que talvez se estivesse em outro lugar tivesse mais oportunidade, por isso penso em ir, o sacrifício de sobreviver continua e a realidade ainda é uma vida seca.
Todos têm um fardo e uma viagem a seguir, eu quero migrar para o lugar onde possa ser mais fácil, fácil e simples, é tudo difícil, eu vejo nos corpos, os rostos cansados, os olhos baixos, de tempos em tempos, e pergunto onde sería mais fácil?
Eu quero ir, aqui é tudo muito moderno, é tudo muito complicado, tem gente sem trabalho porque chegou uma tal de máquina de multiprocessadora automática de precisão, sei lá pra que que serve, só sei que deve ter umas cem mãos pois despediram cinquenta pessoas por causa dela.
Fico pensando se espero ou se vou, mas devo migrar, pra longe, longe dessas coisas, do futuro e modernas. Ta tudo confuso, não tem mais gente, só máquina, eu ouvi outro dia alguém falando: vou navegar na internet, só lembrei de uma música que seu Luis cantava: ''que o sertão vai virar mar’’, e deram o nome desse mar de internet, será que é fundo esse mar? De onde ele veio? Quando eu for migrar penso que devo levar meus filhos, o menino mais velho e o menino mais novo, se eles ficarem aqui podem até morrer afogado nesse novo mar, num sabem nem nadar.
E dizem que eu tenho que saber escrever, para que? Se nem caneta usam mais. Agora é um tal de teclado, uma vez eu vi, não entendi nada, só ouvia os barulhinhos tic tec tic tum, o ''homi'' ficava batendo nele com a ponta dos dedos, e ficava assistindo televisão que não passava programa nenhum.
Eu quero migrar, porque não entendo mais nada, não tem plantação porque tem seca, e todo mundo vive a navegar, acho que estão ficando loucos, eu quero sair daqui, ir para o sul acho que lá não é assim, acho que lá ainda se planta se conversa e mora perto, acho que lá, não tem fome, tem emprego e as pessoas ainda são amigas e falam no olho, só tenho medo porque num sei que tipo de roça eles trabalham lá, se á mandioca, ou milho, ou arroz, não importa levo minha enxada comigo, minhas mãos são grossas e aguentam firme, quando chegar lá, mando recado pra minha família que ficar, que tá tudo bem, to fugindo dessas coisas modernas, eu vou para o sul, quando ganhar muito, ai sim ''vo'' tentar aprender a ler e escrever, eu sei que eu tenho chance lá no sul, eu vou indo, já decidi, ''vô'' levar minha família, a sinhá vitória, minha mulher e seu Graciliano meu pai e os meninos, quem sabe lá não seja tão moderno como aqui no sertão, ''vô'' rezando pra chegar logo, ansioso para fugir e ir ao sul. Queria que tudo voltasse como era antes, arar a terra, plantar, colher, e rezar para São Pedro pela chuva, e dava tudo certo, agora, não chove e quando chove fica todo mundo sem casa, morando em abrigo doado pela prefeitura, não tem mais jeito não, a solução é mesmo partir, e buscar no sonho a realidade, de uma nova vida. Agora vou indo, já preparei meus mantimentos e tudo que preciso ate chegar ao sul, acho que a viagem não deve durar tanto assim afinal nos vamos de carroça, deve ser umas dez léguas, o nosso burrinho é ''ligêro'', Pai Graciliano ta acostumado, viveu em Maceió, ta levando dois quilos de carne seca, farinha temos muita aqui, dá para encher a pança do menino mais velho e do menino mais novo. Sinhá vitória, ''preparô'' uma tijela de tapioca, to levando também a saca de mandioca, acho que vai sobrar, chegando lá, a gente vê, o povo de lá deve ser um povo que ajuda a quem chega de fora.
O futuro vai ser melhor, minha esperança é tão grande que nem sei se aguento, então deixa eu ir.
Adeus. Eu vou migrar.

Inserida por DavidsonMenezes

Diferença de tratamento

O cidadão chegou ao prédio para executar o seu trabalho. Edifício luxuoso. Foi avisado pelo porteiro todo engravatado que elevador de serviço era o do “fundo”. O elevador do hall é o “social”. Depois de alguns dias lendo um noticiário local uma notícia instigou-lhe, pois era no tal endereço que o mesmo tinha trabalhado dias atrás o fato ocorrido. A foto que estampava a página inicial foi a do mesmo “cidadão” que o mesmo tinha visto sair do elevador com ar imperioso ignorando sua presença. Até pensar ser superior o trabalhador pensou que era o fulano. Mas a notícia era estarrecedor – polícia prende bandido altamente articulado em diversos crimes. O trabalhador não pode usar o elevador social, mas o pseudocidadão sim.

Inserida por Marquezin

Fios firmes nos retalhos do trabalho
Fios suaves nos retalhos do relacionamento
Fios seguros nos retalhos da família
Fios soltos nos retalhos do lazer
Fios confiáveis nos retalhos da amizade
Fios fortes nos retalhos da saúde
Fios de seda nos retalhos da paz e da lembrança
E todos os fios misturados na colcha de retalhos da vida

Retalhos de várias cores que logo no primeiro momento se harmonizam
E as colchas ficam lindas e completas com todos eles

Na falta de um retalho, os outros retalhos que estão disponíveis acabam compensando temporariamente esta ausência, tornando ainda assim possível a costura da colcha de retalhos

Na falta de vários retalhos, é preciso parar, abrir o baú e procurar por fios de lembranças
E lá no fundo do baú, com certeza, tem um pedacinho pequeno de pano, que com criatividade e determinação poderá se tornar o retalho mais bonito
Afinal, a costura da colcha de retalhos não pode parar...

Inserida por LUCIANAHORTA

Hoje é o dia mais feliz da minha vida.
Graças a Deus, estou com saúde, tenho um trabalho, um lar, uma família.
Tenho pessoas que me amam do jeito que sou.
Tenho pessoas que se simpatizam comigo de graça.
Obrigada por tudo.

A partir do hoje, eu tenho total controle sobre meus pensamentos, que são somente positivos.
Eu com meus pensamentos e toda a força do universo, atraio para mim, todo o bem possível e com ele a realização e concretização dos meus desejos.

Obrigada Meu Deus Senhor, por me manter calma, e não me deixar cair em maus pensamentos, nem desanimar diante das dificuldades.

Obrigada pela força que me sustenta a cada dia quando levanto da minha cama e das energias positivas que me rodam e me vibram.

Obrigada por tudo!!!

Me ajude a aceitar todos os desafios a mim impostos.
Me de a serenidade necessária para aceitar tudo e todos que me deixam contrariada.

Obrigada pelo lar, pela comida, pelo trabalho, pelo lazer, pelos amigos.

Obrigada Meu Deus por eu estar viva e pela oportunidade que me é dada!

Tamy Gomes.
2007

Inserida por tamygomes

Todos ao trabalho o que é que eu faço.
produzindo,construindo,informando.
o dia passa só estamos outra vez sonhando,
HA Deus verifique o destino esta errado, aquela
virgula que tinha colocado em meu passado.
Ha Deus faça uma correção .
mesmo que você não esteja em um do meu coração.:

Inserida por jandaiu

Pedagogia do amor

O rapaz encontrou um colega de trabalho e cumprimentou-o não pelo cargo que ele tem nem pela roupa de marca que vestia, pois era um diretor da empresa. O diretor com uma postura imperiosa respondeu o cumprimento. Mas com o mesmo entusiasmo o rapaz encontrou um mendingo e saudou-o. O mendingo entusiasmado respondeu para o rapaz o cumprimento. Assim o rapaz passou por um grupo de jovens que apresentava auto poder aquisitivo e foi carinhoso com os jovens. Mas os moços e moças respondeu com ironia e alguns ignorou-o. Porém o rapaz continuava agindo da mesma forma. visitou um lugar muito humilde e lá encontrou muitas pessoas de diversas idades que foram recepitivas com o carinho do moço. Portanto o rapaz agia sempre com humildade, inteligência e serenidade. Assim criou-se um vinculo de amor com a comunidade não importando o nível social.

Inserida por Marquezin

Imperioso

Um homem trabalha de forma árduo muitos anos de sua vida num trabalho simples e de bastidores de um segmento sicial. Porém de grande importância para a comunidade. Um dia ele comete um erro talvez pelo cansaço ou autoconfiança. Então é esquecido anos de trabalho árduo e é depreciado de forma cruel por "colegas e amigos" de trabalho. Seus superiores imediatamente chama-o em uma sala fechada e sentado atrás de uma mesa de forma imperiosa dar-lhe uma "lição de vida". No entanto, não dar-lhe chance de diálogo.

Inserida por Marquezin

O outro lado da moeda

Aquele jovem entrou trabalhar em um trabalho modesto. Fazia sua obrigação com dedicação. Por muitos anos trabalhou, estudou. Com a evolução de seu conhecimento procurou a direção de onde trabalhava para pedir uma chance profissional. Então ouviu do diretor de forma imperativo - não o vejo exercendo essa profição em que formou-se. O ciddão lembrou-se de que dedicou anos aos estudos e trabalho, mas esqueceu de bajular o poder.

Inserida por Marquezin

Impossível atravessar a vida...
Sem que um trabalho saia mal feito,
Sem que uma amizade cause decepção,
Sem padecer com alguma doença,
Sem que um amor nos abandone,
Sem que ninguém da família morra,
Sem que a gente se engane em um negócio.

Esse é o custo de viver.
O importante não é o que acontece,
Mas, como você reage.

Inserida por neilafabrine

Chego no trabalho as 7:50h.
Meu horário é das 7:30h às 13:30h, mas 20 minutinhos de atraso não matam ninguém...
Assino o ponto "retroativamente".
Encontro com o amigo(a) . Conversamos sobre a novela, filme, futebol.
8:30h estou na minha mesa pra trabalhar.
Paro às 9:00h. Vou lanchar.
9:45h retorno pra minha mesa.
Reclamo do HD, da impressora, falo mal do chefe.
10:30h inicio o relatório que devia ter começado as 7:30h.
11:30h vejo uma conhecida vendendo perfume, bijuterias, avon, Herbalife...
12:00h volto pra minha mesa.
12:30h saio pra fumar
Falo mal do deputado, prefeito, do senador. Cambada de enrolões... Ganham mais que eu e não trabalham!
13:00h volto pra mesa.
Já não dá mais tempo de terminar o relatório.
Saio 13:15h, afinal, 15 minutinhos mais cedo não vão fazer falta.
Amanhã termino o relatório.
Mas depois do aniversário do João.
Combinei de levar o bolo...

Inserida por AugustoBranco1

Surpreender é uma arte
Amizade é sinceridade
Trabalho é luta
Aprendizado é cultura
Somos todos iguais
Diante de Deus e de todos
Passar por cima do outro é coisa para tolos
E baixar a cabeça é coisa de peso morto
Estamos em completa harmonia
Somos capazes de manter o nosso espírito em paz
Fazer a nossa parte é importante
Porque mudanças são constantes

Inserida por LuizClaudioTorres

CLASSE TRABALHADORA

Carrega nas mãos alguns calos;
Da luta diária,
Labuta,
Trabalho.
E quando cai a noite,
Em seu leito precário
Se deita em descanso do seu malho
E a noite é quente-
Em seu barraco.

Antes que a vela se apague no sopro
Traga o último gole amargo
O gosto, seu suor operário.
E a luz que ilumina bem pouco-
Clareia em seu rosto ferrado
Vestígios da fome que tem seu salário!

Inserida por KarineBassi

O negro precisa trabalhar mais, ser mais honesto, para estar acima de suspeitas no trabalho. O negro precisa se vestir melhor, fazer mais a barba, alisar mais o cabelo, para não ser confundido com um assaltante. O negro precisa ter dinheiro para comprar um sapato para o filho e nunca esquecer a nota fiscal, porque a qualquer momento pode ser abordado. E além disso, há muita gente que acha que o negro deve permanecer calado.
A pessoa passa a vida inteira sonhando com o dia que terá condições de melhorar de vida, dar o que não pôde ter para seus filhos. E aí, quando consegue, a sociedade lhe nega o direito de ser.
Lute, resista, persista.

Inserida por Althielis

... é como o trabalho de um OLEIRO, ele passa um tempo amassando o barro, depois liga o motor da mesa, que gira milhares de vezes em torno daquele trabalho a ser criado, em seguida vai criando o molde sem saber se vai ficar bonito, feio ou amassado, mas o oleiro continua seu trabalho, confiante que uma hora o vaso será terminado com êxito.
Assim deve ser a nossa vida, os nossos planos, as nossas metas. Devemos trabalhar com persistência e dedicação em prol dos nossos objetivos, as vezes não acontecem da forma que gostaríamos, mas se houver amor, paciência e harmonia, a obra será terminada com satisfação.

Inserida por erwelley

Quanto vale seu tempo?⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Entre trabalho, estudos, lazer, atividades físicas e eventos sociais, você consegue dedicar o devido tempo à sua família, aos seus amigos e seu espírito?! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Quando falamos de TEMPO, prioridade é a palavra chave. O que você vem priorizando? E se você morresse hoje, estaria satisfeito com a vida que levou e com o que priorizou?⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Priorize o que é prioritário, não se iluda acreditando que terá tempo amanhã, pois o amanhã é uma incógnita.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Se eu pudesse estipular um valor para tudo que tenho na vida, uma das coisas que não conseguiria precificar seria meu TEMPO. E se pudesse dar uma dica aos amigos, seria essa: Valorize seu TEMPO, e só o gaste com o que realmente for IMPORTANTE.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
-Hoje minha prioridade foi um treino diferente na academia e um mergulho na piscina, tudo isso com meu coroa, que aparenta ser mais jovem que eu! ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
-E você, o que tem priorizado?

Inserida por jpaulobrasil

O trabalho humano raramente é do tipo gratificante. Em primeiro lugar, sempre se
deu sob coerção, de uma forma ou de outra, ainda que esta seja simplesmente a
necessidade de não morrer de fome. Em segundo lugar, ele é executado na sociedade
classista e por esse motivo não como um fim em si mesmo, mas como meio gerador de
poder e lucro para terceiros. Na visão de Marx, e de seu mentor Aristóteles, a boa vida
consiste de atividades desempenhadas sem finalidade outra que não elas próprias.

Inserida por cauech

Quando olho à minha volta e só enxergo problemas, busco minha verdade interior, trabalho os valores que já construí, e minha sintonia com Deus.
Quando a descrença povoa meu coração, e penso em fraquejar, sofrer e chorar, é porque minha hora de renascer internamente está gritando por mudanças.
Estou parando de olhar só para fora, parando de me impressionar com as propagandas enganosas. Estou olhando demoradamente para minha consciência e minha harmonia interna.
Indago, questiono, faço silêncio, e observo, para que a verdade brote naturalmente. E logo, percebo um ponto de luz em meu interior que sempre me traz a capacidade de esclarecer todas as sombras e dúvidas.

Inserida por Lilly-Hope

18/10/2014 - 10:30 hs.
Sr. fazeis do meu trabalho o instrumento da minha Paz e da minha Felicidade. Só o Sr. me conhece e sabe da minha luta e da minha dificuldade. Perdoai todos aqueles que tentam obstruir meus objetivos. Afaste do meu caminho todos os obstáculos que por ventura possam existir, obrigado Sr. Amém.

Inserida por sergiocancioneiro

Fiz esta foto enquanto seguia para o aeroporto para mais uma viagem a trabalho.
No caminho me encantei com a luz, o brilho, enfim,
com o nascer do sol daquele dia a ponto do taxista
me observar pelo retrovisor e perguntar se eu queria parar.Paramos, contemplamos e registrei em foto o momento. Depois seguimos.
Até aí, nada especial aos olhos das outras pessoas, é apenas uma simples foto.
Porém, até hoje quando olho pra ela, sinto a emoção do dia.
O que foi, o que é ou o que será, não sei, talvez eu não tenha adquirido ainda a sabedoria para compreender a grandeza do que a LUZ falava pra mim naquele momento.
...simples? ...não sei, só sei que foi assim.

Inserida por VilmaSpinelli

UM VIVA A VIDA VIVA!

Será que somos tão apegados ao passado,
Por que dá muito mais trabalho construir o
Presente do que culpar o que está ausente?
Ou seria por que a nostalgia é bem madura e
Mais segura do que o dia que amanhece em
Cima do muro do futuro que não se conhece?
Ou ainda por que não temos noção e dimensão
Do que realmente acontece, de que o presente
É um presente que aparece, e que parece que
Chora quando vai embora a vitalidade e validade
De suas sempre tão poucas, loucas e rotas horas?
Seja o que for, é hora de vivê-lo com amor, então
Não nega e nem joga fora a entrega, te apega, te
Entrega e pega o presente tão único e último que
A vida te dá agora e que em 24 horas vai embora!
Guria da Poesia Gaúcha

Inserida por GuriaPoesia