Textos sobre Tempo
CURTA.
Escrevo coisa com coisa.
Não digo e repito.
Nessa sanha de por para fora,
Rumino. Insisto.
Palavras me concretizam,
Me imortalizam,
Até sensibilizam.
Mas são definições.
E o que se define?
O rio que vejo agora é outro.
O tempo, corre sempre solto.
De nada se tem controle.
De tudo se quer um pouco.
Mas o que se tem de fato, é cova.
Ainda assim vou sorrir.
Cantar agora neste instante.
Seja na chuva, no sol, na lama.
A ferro e fogo não!
Paciência.
Para se viver é preciso morrer, não é?
E se morre de repente.
Se vive, constantemente.
Na maestria da vida, tudo está certo.
Nada fora do lugar.
É no perfeito caos que se pode achar harmonia,
E na mais perfeita harmonia, dar de cara com o caos.
Então, vivamos quietos.
Quietos, mas não cegos, sem sensibilidade alguma.
Acreditando sempre,
Pois quando não se crê mais em nada,
Nada pode não mais ser.
E o que eu sei da vida?
Apenas que ela é curta.
Don Tiago da Rocha Sales Piauhy - São Carlos, Sp, Março/2014
TEMPO CONCRETIZADO /
IMENSIDÃO DAS VIRTUDES
A vida carrega a imensidão de nossas virtudes . Nossas virtudes se transformam com o tempo, amadurecendo e concretizando com ele. O tempo é viajante , assim como o vento é passageiro como ondas iguais aos nossos pensamentos. Não ter pressa para nada é como saber viajar no tempo e ter a mente concretizada em suas virtudes , virtudes boas que te levam a acreditar que tudo passa ligeiro e se chega onde se deve estar. Às vezes não se trata de estar onde se quer daqui uns anos, Mas , entende-se que de virtudes em virtudes , com o tempo, tudo se estabelece de acordo com o amadurecimento feito de tempos em tempos que te levam a estar onde realmente deve se encontrar. Passa-se o tempo , somos viajantes do nosso próprio eu . Viajamos milhares de virtudes , milhares de mudanças .
Entretanto,
Tão rápido,
Um ano vira um dia,
Um dia um piscar de olhos,
E se encontra ali , nós,
Parados no tempo,
Refletindo o tempo que já se passou a um segundo atrás.
Passou e Passou.
®️ Sara Cellos , 30 de setembro de 2022
Nem um grão de areia se move sem a vontade de Deus, tudo é feito no seu tempo.
O pecado que insiste em entranhar em nossas almas, nos cegam de ver e entender os planos de Deus
Deus nos mostra que muitas das vezes não são perdas e sim livramentos, não são quedas e sim crescimentos e não são lágrimas e sim vitórias.
É mais fácil um pingo de água apagar um braseiro, do que um pecador entender o tempo de Deus.
Então seja sábio para esperar o tempo de Deus, pode demorar mas ele vem sempre com sabor de mel.
Ah! Fico sentindo a fragrância das flores, que vem nas asas do vento
Me ponho a pensar,
Se eu tivesse o poder de voltar lá naquele momento, interferir no tempo,
Influenciar os acontecimentos!
— Ah! se eu pudesse voltar no tempo
— Protegeria nosso amor, evitaria tanta dor.
— Foi você que me ensinou que afeto é flerte, romance, poesia e euforia, portadores de alegria
A sina…
— Viver na solidão,
maltratando o coração,
é tanta desilusão,
que veio com a separação
— Crueldade, enfrentar essa saudade,
viver tão distante da felicidade,
Vivemos muitas coisas...
— Juntos desamarramos as amarras, emaranhadas que o tempo traz
desfizemos nó
Éramos dois,
vivendo como um só
— Andávamos contentes lado a lado, nenhum ficava pra trás
— De repente você partiu, outro rumo seguiu, sem muita explicação, só me disse que não poderia ficar,
— Que o mesmo caminho, já não íamos juntos trilhar
E agora, o que eu faço?
Com tantos lamentos, são muitos os conflitos, palavras sangradas, mal faladas
Recordo e sinto saudade
Você foi meu amor da mocidade!
Entendíamos através do olhar, mesmo em silêncio conseguíamos nos comunicar!
Ah!, se eu pudesse no tempo voltar!
Rosely Meirelles
Construa teus dias
um após o outro.
Sem afobação.
Sem pressa.
Sem se cansar.
Nada de bom
acontece fora
do tempo.
Lembre-se que Deus,
o Grande Construtor,
Dono de todas as coisas,
também é o
Senhor do Tempo.
Mas lembre-se: de acordo
com a lei do tempo,
tudo é temporário.
Estar e viver os princípios e valores da maçonaria são coisas bem diferentes!
É necessária a ação do tempo agindo no aperfeiçoamento individual do maçom que terá que ter paciência para experienciar os aprendizados recebidos que irão se materializar no dia a dia se perseverar no caminho!
Presente e passado não podem ocupar o mesmo tempo e espaço em nossas vidas. O que passou faz parte de um todo imóvel que nos deu aprendizados, nos mostrou erros e acertos, nos concedeu maturidades, porém ficou em seu lugar. Não podemos parar o tempo, prendê-lo ou controlá-lo, pois nossas atitudes determinarão, de alguma forma, como ele passará por nossas vidas e nos mostrará nossas culpas e amores, pecados e rancores, as falhas e temores... E nada disso será suficiente para compreendermos as necessidades que deixamos de atender, os bons momentos que deixamos de ter ou proporcionar, as pessoas que deixamos de abraçar... Simplesmente porque para muitos o orgulho é bem maior que a capacidade de reconhecer e a soberba está acima da bondade de amar e conceder. Tem gente que quer ajustar o que não se encaixa, quer enxergar o invisível, viver o que não entende e por mais que lutem não conseguem evitar os mesmos erros. Se não andarmos por todo o caminho até seu fim jamais entenderemos os propósitos de nossos passos, e então poderemos tropeçar e cair, há quem se transforme e consiga reiniciar, porém há quem prefira a vaidade de suas certezas e a arrogância de suas convicções. Todo pensamento é princípio de um julgamento, que passará à suposição, depois à análise e por fim a conclusão, mas nem tudo que se conclui reflete a realidade, pois o pensar é uma manifestação individual movida por uma observação, e tem o tempo como filtro das ações. É preciso ter consciência de que quando uma etapa se aproxima do fim significa que os ciclos cumpriram suas finalidades, e quem não deixou o tempo passar em vão compreenderá mais facilmente certos desígnios e aceitará com menos pesar as dores e tristezas, viverá com paz e serenidade no coração e, sobretudo, não carregará por toda vida o pesado fardo do remorso.
John Pablo de La Mancha
Tudo tem um tempo,as estações mudam com o tempo,os dias passam com o tempo,as horas passam com o tempo, ciclos mudam com o tempo. O tempo é o remédio para todas as coisas, com o tempo nós mudamos nos transformamos em pessoas melhores,mudamos nossos ciclos de amizades e nos renovamos como pessoas.
Por mais que doa encerrar ciclos e deixar pessoas e coisas especiais para trás, nós devemos fechar os olhos e viver,continuar caminhando junto com o tempo,pois assim nós crescemos e evoluímos.
Memórias
Hoje acordei com vontade de comer “PÃO FRITO”. E foi impossível não entrar em contato com a infância. Na infância minha mãe me ensinou sobre transformar, reciclar, aproveitar, economizar...”nada se perde, não se pode jogar comida fora”, era assim que ela dizia. Pão dormido se transformava em pão frito; Sobras de comidas viravam mexidos; Arroz de anteontem virava canja; Retalhos se transformavam em bonecas de panos; Das caixas de fósforos vazias nasciam sofás e camas para mini-bonecas; O que falar das embalagens industrializadas? Estas se transformavam nos mais belos utensílios de cozinha. A vida seguia uma dinâmica onde o tempo pareceria eterno, passava bem devagar. Tínhamos todo o tempo do mundo e não perdíamos um só minuto para vivê-lo. Não perdíamos um só minuto do dia para criar. Sumíamos entre as brincadeiras. Só aparecíamos na hora do almoço, era assim que minha mãe falava: “na hora da fome ela aparece”. E quando aparecia um, apareciam todos. Andávamos em bandos. “Um por todos e todos por um”.
Viver tinha sabor!
Tinha sabor de pão frito, de bala de amendoim, de bala de chiclete, de manga colhida na hora, de manga verde com sal, (menos leite. “Leite com manga faz mal menina”...), e as goiabas maduras não tinham bichos.
A chuva vinha como oportunidade de surfar. Quantos banhos de chuva! Quantos mergulhos nas enxurradas que desciam ladeira abaixo a nos encontrar!
Os pé descalços no chão eram um constante convite a voar. Não tínhamos asas, mas nossa imaginação nos permitiam ser construtores de alma.
Quando é que perdermos este jeito de viver a vida, em que tudo é oportunidade de saborear?
Nuhh!!!! Esse pão tem propriedades mágicas! Estão servidos? 🤣🤣
Um tempo perdido
Eu não sabia...
Eu não sabia que não sabia...
Ou sabia demais e não percebi que sabia...
Achava que conhecia....
No vasto campo do deserto...
Eu andei...
No vasto mar imenso...
Eu nadei...
Em ondas turbulentas...
Quase eu me afoguei....
Enquanto eu achava que estava andando em território conhecido...
Mais no desconhecido eu me encontrava...
Vivia por mais...
Ou vivia por menos...
Enormes caminhos tortuosos...
Uns eram banhados de mel...
Outros com espinhos letais...
Do açúcar ao favo...
Do fel ao léu...
As cartolas eram vazias...
E sempre eu estava na espera de alguma surpresa...
Pernoitando pelo ar...
Adormeci...
Tentei fugir...
Tentei desaparecer....
E quando acordei...
O conhecimento dentro de mim sussurrou....
A garganta clamou....
E raiva dissipou....
O rancor esclareceu...
O ódio já não tinha mais...
Foi aí que lembrei que sabia...
Lembrei que ainda era dia...
Quando derrubei as paredes do meu olhar...
Me achei e me olhei...
Vi que nem tudo na vida é um sonho...
Essa vida é pura realidade inusitada....
Estampada e escancarada...
Um tapa na face...
De um tempo não aproveitado...
Que ficou perdido pelo tempo...
E eu não tive cuidado...
Autor:Ricardo Melo.
O Poeta que Voa.
Eu sou um viajante do tempo
Uma criança solitária tem muito tempo de se investigar e muito medo da sua condição. Como eu estaria daqui a cinco anos, daqui a cinquenta anos? Provavelmente, como eu via os meus colegas de colégio, seria forte e inteligente, saberia resolver os problemas e não teria medo. Resolvi, então, me imaginar com nove anos pensando em mim, agora, com quinze anos. O novo e o velho se contemplando. Descobri que eu não era tão fraco ou burro assim e que não seria tão especial como gostaria. O tempo foi passando e eu me conectava muitas vezes comigo mesmo. Agora mesmo posso conversar com a hora da minha morte e até depois, dependendo da minha imaginação. Será que eu realmente mudei? O medo que me impeliu para frente aos nove anos não sumiu, e não será ele algo realmente positivo? Um anseio que é um motor da vida.
Quem é o tempo para dizer.
Somos marcas de nossas escolhas, o tempo só nos ver.
Descendemos de nosso querer e aprendemos a nos abster.
Vivemos sempre em sonhos, a realidade é que nos ver.
Recebemos lindas ilusões e colhemos desilusões ao escurecer.
Criamos vontades jogadas a sorte apenas para espairecer.
Sorrimos ao dia com pequenas alegrias recheadas de desprazer.
Acumulamos a noite grandes tristezas que se vão com o alvorecer.
Aceitar o imutável é uma das chaves para iluminar o seu ser.
Pois somente o fazendo é que você vai se reconhecer.
- PauloHSSantana -
Passado (tudo é passado)
Passado é história.
Como esquecer do passado?
Como esquecer do meu passado?
O passado traz lembranças ou recordações
Eu tenho memória de curto, de médio e de longo prazo.
Eu tenho memórias boas e memórias ruins.
O passado tem história e contextos de época.
O passado me trouxe até aqui, presente.
Teve escolhas que fiz no passado.
Teve coisas que não pude escolher ou decidir.
Teve mudanças impostas pelo destino, circunstâncias (situações) e outrem
O passado molda o presente.
O passado machuca.
A distância do tempo quando a gente vai ficando mais velho dói.
A saudade é um sentimento que se refere a lembranças boas do passado.
Recordar o passado é viver, reviver ou sofrer (duas vezes) a mesma coisa ou o mesmo sentimento.
Ah, as mágoas e o ressentimento não ficam de fora do presente ao olhar o passado.
O arrependimento e a falta de perdão ou de um pedido de desculpas não ficam de fora ao visitar o passado.
Ah os erros do passado. Se eu pudesse voltar atrás no tempo poderia ter feito diferente e melhor.
Ah, os traumas do passado!
Fotos, albuns, fitas, fitas cassetes, Discos de vinil, CD, DVD vídeos e tecnologias que foram sendo ultrapassadas por outras novas tecnologias.
E os parentes que morreram que deixaram marcas, saudades, lições, histórias.
Tudo isso se encontra no passado.
Porque questiona, dúvida ou crítica do passado como se fosse errado e não tivesse importância?
O meu passado.
O seu passado.
O nosso passado.
Os momentos que passamos juntos e alegres.
O presente, hoje, será passado amanhã.
O futuro amanhã, será passado daqui vá dois dias.
Casamento _ papel passado.
Daqui a 2 segundos 1 segundo é passado.
Daqui a 1 minuto é passado.
Tá vendo, já passou
Tudo passa.
Tudo é passado.
Apaga que dá tempo!
Por errar em todos nós ter caber;
Não serve pra a gente se desculpar;
Daí que bom haver um apagar;
Na rede pra a gente a errar inverter!
Inverter enquanto a um errar der tempo;
De a: o tal tornar em tudo menos tal;
Pois por não passarmos de um animal;
Às vezes vemos no errar, alimento.
Alimento visto pra a nós dar fama;
Embora tantas vezes ilusória;
Se não tiver em razão bom sustento!...
Daí apagar erro se der tempo;
Transformará a derrota em victoria;
Como a desculpa a um mal tão bem dá cama.
Porque a educação e a humildade são muito bonitas, se para teu azar, na rede alguma vez errares, não exites em pedir desculpas, nem em apagares tal errar!
"Cada dia o tempo passa.
Como um vento a soprar.
Fico manhã, tarde e noite,
Fico à te esperar.
A saudade era tanta,
Que queria te falar:
Que o amor é muito lindo.
Lindo mesmo é amar!
Conto as horas para te ver.
Não fico sem te esquecer .
Meu pensamento todo,
Está vidrado em você.
Tentar conquistar uma mulher , vai além da estética . Vai além de você achar que ela é a mais perfeita , e dizer, para mim ! Como um simples objeto.
As vezes ali do lado existem pessoas que fariam até mais , do que aquelas que você diz ser tão perfeita.
Daí vem o tempo , ele não espera ninguém , ele passa depressa. E você poderá aí refletir o quanto foi bobo, em perder uma grande mulher.
Mas nesse momento que você se de conta , ela já vai ter amadurecido , seus olhos já não verão o mundo como era. E você já não será o mesmo amor que ela sempre quis.
Amores vão embora , paixões também vão junto , antes de qualquer decisão ,não se sinta hoje o melhor do mundo. Escolha alguém que lhe faça bem e não o que seja perfeito em tudo.
O tempo
As vezes corremos contra o tempo, mas deveríamos unirmos a ele,
O tempo é vidente, ele que revela quem somos, o que temos e ainda o que iremos ter
É o tempo que sabe exatamente para onde iremos e quando iremos,
O tempo é sabedoria sabe cada estação, a hora que alguém irá sorrir e chorar
O tempo também é médico que cura uma ferida que foi aberta, ele trata e cicatriza.
O tempo é bombeiro ela apaga o fogo do coração que está em chamas transformando em cinzas
O tempo é cientista ele sabe o passado, o presente e o futuro,
É arqueólogo conhece todas as histórias.
O tempo é professor nos ensina amar e esquecer um grande amor
O tempo é elétrico corre e não para.
Qualquer desculpa, que encaramos ou qualquer conversa quem está lá, o tempo.
Então porque perder tanto tempo correndo contra ele? Una-se ao tempo
"...Rebrotei de mim sempre que me despi.
Deixei partir, o que não ousou vicejar.
O resto fui eu que em urdidura guardei.
Invadi-me de começos. Posterguei todo fim.
Depois na ardência do tempo, almejei vir a ser.
Foi a sombra que me fez buscar a tecitura da luz.
Carlos Daniel Dojja
In Fragmento Poema Na Ardência do Tempo
..Eu e o Tempo...
Num longínquo passado
Apareci do nada
Dizem que eram quarks e pósitrons
Hoje sou carne, osso, água, pensamentos
Em breve serei alma e pó
Mas de uma coisa tenho certeza
Sou eterno
Estarei vagando pelos Universos
Sou metamorfose ambulante
O infinito é meu destino.
O Tempo...
O tempo vem, o tempo volta, o tempo prende, o tempo solta... Nele tudo é efêmero... transitório na medida de seu tempo e no seu Tempo certo... Soberbo em sua grandeza, porém desconfortante quando de sua falta... O tempo é sábio, pois com ele aprendemos o valor de tudo que não tem preço... e a resposta a tudo que não se perguntou.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Textos sobre a Passagem do Tempo
- 57 frases sobre o tempo e a vida para pensar no propósito de tudo
- Frases sobre maturidade que inspiram crescimento e reflexão
- Mensagens de maturidade que mostram o poder do tempo e da experiência
- 37 poemas sobre o tempo para pensar na passagem dos dias
- 63 frases sobre o tempo para aproveitar cada momento
- Frases sobre processo para compreender o tempo certo das coisas