Textos sobre Tempo
PRECIOSIDADE DO TEMPO.
Não tenho mais tempo para curtir falsas ilusões.
Não tenho mais tempo para julgar as futilidades da vida com tanta seriedade.
Quero continuar tendo e fazendo amigos, amar, brincar, contar piadas, rir, sorrir, dar boas gargalhadas e levar a vida com qualidade.
Não tenho mais tempo? Que tempo?
O meu tempo não tem idade. A vida é a essência.
Viver bem é a minha prioridade.
Porque tempo, é apenas uma questão de preferência.
E a minha preferência é viver a minha FELICIDADE.
Na verdade, o que não tenho é mais tempo de me preocupar em dar números ao TEMPO! o Tempo é muito precioso, não há tempo para se desperdiçar!!!
Quero o mais bonito de todos os poemas, um que fale sobre o tempo. De como ele é cruel e impiedoso. Da forma de como ele nos obriga a olhar para frente e nos força a esquecer o passado. De como ele apaga as mais lindas lembranças daqueles belos momentos de verão. Um poema que mostre como ele nos ataca fisicamente, nos tornando velhos ou "experientes". E de como ele despedaça o nosso coração em mil partes e nos faz juntar caco por caco, formando um enorme paredão de " não querer mais amar". Um poema que fale sobre sua sagacidade, sobre a forma de como ele nos empurra para frente, mesmo sem termos condições de continuar. E de como ele te leva pra longe e me deixa a mercê da solidão. Quero um poema que me faça aceitar todas as suas condições, que me faça viver para sempre.
A partir de hoje, estou rescindindo esse meu contrato temporal. Vou viver intenso, viver de amor e de momentos. E de tempos em tempos, vou prorrogando esses meus tormentos.
Miamoto
Como já dizia Rocky Balboa...
14 de setembro de 2013 às 21:47
"Quando você vive muito tempo no lugar você vira o lugar" (Filme - Rocky 4).
Muito interessante e muitíssimo verdadeiro. Estive a pensar sobre isso. Logo vi como exemplo as pessoas que são extremamente internautas. Vício total. Pelas redes sociais possuem zilhões de amigos e conversa com a maioria com uma facilidade e ficam até horas à fio pela madrugada, teclando, teclando, teclando. Um intimidade que só vendo. Mas, quando está pessoalmente com o indivíduo, não consegue trocar palavra alguma. Como pode? Pela internet tecla pelos cotovelos, aí quando se veem não tem assunto para falar?
Pois é, viveu tanto tempo no conforto digital, que esqueceu o que é verdadeiramente se relacionar com as pessoas. Virou o lugar.
Há aquele velhíssimo ditado: "quem anda com porcos, farelo come..."
Podemos ter muitos exemplos de várias pessoas que viveram em lugares errados que acabaram se tornando o lugar. Bebidas, drogas, pequenos furtos, por aí vai.
Comecei a focar na minha vida. Em que eu me tornei? Com que lugar eu pareço? Confesso que os lugares em que estava me tornando não eram muito agradáveis. Baseado na afirmação de Rocky, quero me tornar no lugar mais lindo que está num dos Salmos mais lindos que gosto muito:
"Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar no seu templo" (Salmo 27:4).
Um dia estarei eternamente neste lugar...
E você, em que lugar quer se tornar?
Não sei se com vocês
Mas comigo é assim...
Tem noites que passo em claro
Pensando...
Em tudo, em nada
Naquilo que poderia ter sido
No que não mais será
E também no que vai ser...
Dado momento
Exausta
Espio o tempo
E desisto...
Já é tarde demais
Até para dormir...
Então
Fecho o livro que não li
Dou boa noite a luz
Me debruço na janela
E retribuo o abraço do sol...
E como já regada de mim mesma
E agora aquecida
Aproveito e broto
Mais uma vez...
O tempo passou e vc nem se deu conta
De promessas que fez, quando ainda havia amor
Momentos que esqueceu,
Promessas que não cumpriu
O tempo passou e vc nem viu
Sonhos que matou
Coração que partiu
Vc não notou
O tempo se foi
E com ele tudo que se prometeu acabou
Tudo que sonhamos terminou
Só eu não percebi que o que era pra ser em dois, sempre foi um.
Hoje passei o dia relembrando e sorrindo à toa, lembrei de ter conhecido o primo da minha amiga que virou meu melhor amigo e companheiro de viagens, lembrei de um dia inesquecível no shopping do Rio de Janeiro, lembrei de dividir meus quilos de ovos de páscoas ganhos com os amigos chegados, lembrei daquela amiga carioca petrolina que converso no mínimo 87 minutos ao telefone numa ligação ddd, e lembro dos amigos sobrinhos, amigos irmãos e amigos afilhados e comadres que a vida nos uniu ainda mais.
Lembro dos colegas de trabalho que viraram amigos, são poucos e ótimos e da chefe que virou vice-mãe, lembro das risadas e choros e dos desabafos do cds palco de infinitas amizades, lembro da Dani e da Tati, do recanto de amigas e dos pitacos nosso de cada dia, lembro de troca de e-mails, lembro de ainda não mães que ou estão grávidas ou estão com recém-nascidos, lembro dos amigos de infância, dos melhores amigos que caíram posições mas que continuam amigos, lembro de nunca ter tido só um melhor amigo e sim vários, lembro que a vida me afastou de alguns e me agraciou com outros. Lembro dos conselhos de que o nojinho que eu tinha da Tiffany ia passar, lembro de ter ficado amiga-filha da professora de português, lembro de inúmeros conselhos que não ouvi e quebrei a cara, lembro de amar mais e receber menos ou de amar o mínimo e receber o máximo. Lembro que meus amigos são tesouros raros, lembro das amizades de mais de 30 anos e dos amigos que sempre serão, dos amigos íntimos que me sinto livre para fazer o que eu quiser em suas casas, inclusive dormir e tomar banho.
Lembro das amigas irmãs caprichosas que as amo, lembro das amigas chatinhas que admiro ad eternum, lembro de todas as recordações felizes, dos colos, lembro de exercer o perdão com os amigos que pisaram na bola comigo por maldade ou ignorância, lembro de ter sido perdoada também, lembro de ritualizar na festa de fim de ano e ao brinde de champanhe e ao som de fogos de artifício falar o nome de todas as pessoas que eu quero bem e desejo felicidade e prosperidade, lembro das amigas do lindo, do cdb, lembro de ter mais amigas que amigos mas os poucos que tenho valem por 1 milhão de amigos, lembro de engolir o choro diante daquela amiga que teima em te criticar, lembro de chorar da felicidade alheia e alegrar-me como se aquela felicidade fosse uma conquista minha, lembro de me sentir amada a cada instante por um amigo que não vejo, mas o sinto tão fortemente em minha vida, lembro de ter pais amigos, lembro de ter micos compartilhados.
Lembro de ter recebido cartinhas e fotos de amigos que moram longe antes da era e-mail, lembro das amigas de Luminosa, lembro dos amigos primos, da amiga de facul que de tão íntima virei amiga de toda sua família, lembro da facilidade de fazer amigos dos amigos e amigas do Café Cancun. Lembro de ter amigos que amam comidas exóticas como eu e são verdadeiros chefs, lembro de ser feliz com o que tenho de melhor, Sou privilegiada por ter amigos, lembro das minha madrinhas queridas, dos meus ex que se transformaram em amigos, lembro de amigas defensoras dos animais, amigas humanas e que me inspiram. Amigos, ainda bem que fui agraciada com inúmeros sentidos a minha existência.
Um brinde à vocês!
Tão intensa!
Sorri para disfarçar o choro, abriga borboletas para manter as sensações dos sonhos, faz ninhos para passarinhar emoções, faz festa com a chuva e dança com o vento para se sentir viva.
Ah, ela é puro sentimento!
Faz careta no espelho para refletir inocência e pureza em solo de temporal... Faz bagunça menina, salpica purpurina na tristeza e vista-se com os retalhos do amor, cobre o corpo com luz do sol e apressa-te: é hora de buscar fôlego, o tempo não para!
Daí vem o Chico e canta lindamente: "Não se afobe não, que nada é pra já... O amor não tem pressa, ele pode esperar..."
E a gente entende que é isso mesmo.
Que é preciso paciência e um certo trabalho
De entrega e responsabilidade
Confiança e nenhuma contabilidade.
Requer tempo.
Pra construir diariamente. Com moderação e habilidade.
Perdão e maturidade.
Pés no chão e força de vontade.
O tempo cura tudo, o que o tempo pode curar. Daqui a pouco, ele vai ser só mais um rapaz com mãos bonitas e um cheiro gostoso que passou por tua vida. Você vai ver. Enquanto você chora por um cara, há mil outros caras esperando, apenas, uma chance para te fazer sorrir.
Não sou nenhuma aspirante a psicóloga-sei-tudo-sobre-as-pessoas. Ja achei Freud um saco e Jung um louco. Mas sobre o "amor" e seus sintomas, parece que eu já nasci com diploma e mestrado. Já amei demais quem nem gostou do meu cabelo bagunçado. Já amei de menos quem já sonhou comigo durante noites eternas de inverno. Já chorei como uma criança órfã e perdi dias de sol e noites estreladas. Mas não me destruí. Destruí porta-retratos, pratos e cartas. Mas meu coração ficou intacto. O teu também ficará.
Logo, logo, aparecerá outro cara que gosta tanto de açúcar como você. Outro que também não consegue ficar uma noite inteira sem resolver alguma briga qualquer. Outro que te dará a mão e o mundo inteiro ao redor será anulado. Outro cara com cabelo bom para acariciar e com olhos doces para você beijar. Outro com um sorriso talhado e com gosto musical estranho. Você vai ver. Vai senti-lo. Vai respirá-lo. E vai amá-lo como se fosse a primeira e a última vez. Porque o coração é uma casa forte e espaçosa e sabe, vez em quando, renovar seus moradores.
A cada manhã quando o relógio crava o início de um novo dia...
rostos desconhecidos
endurecidos...
caminhos não percorridos
não conhecidos.
As curvas que a vida faz
e o tempo desfaz.
a cada passo um novo compasso.
E o relógio tic-tac... tic-tac...
a cada novo dia,
todo o dia,
dia a dia.
sem tempo pra nostalgia...
só incerteza nas tramas que enredam
um dia depois de outro dia... de outro dia.
... todo dia.
Crianças, quando ouvidas, entendidas e valorizadas, carregam uma sabedoria ímpar, uma sensibilidade única e uma poesia desconcertante. São capazes de tirar sorrisos de onde aparentemente só existem cansaço e dor. Não desconfiam do tempo, das tristezas, do caos diário. Vivem num mundo à parte e por isso nos iluminam com sua espontaneidade surpreendente e habilidosa.
A poesia escorrerá através do tempo, indo embora na velocidade com que chegará o amadurecimento.
Vamos comemorar a independência, o sucesso e o fim das desobediências, mas nada substituirá a alegria latente de ter um garotinho em casa, um ser movido a sonhos e fantasias, que povoava nossos dias de alegria _ feito vestido laranja com bolinhas vermelhas...
O tempo passa depressa demais e a vida é tão curta.
Vejo isto a cada manhã quando eu acordo e penso:
"MAIS UM DIA EM MINHA VIDA.... E agora?"
Então — para que eu não seja engolido pela voracidade
das horas e pelas novidades que fazem o tempo passar depressa — eu
cultivo um certo tédio.
Mas o bom disto tudo é que este tédio me faz pensar e ao mesmo tempo cair na real da minha vida.
Degusto assim uma realidade que me impulsiona a lutar sempre pela minha felicidade e isto me revigora por inteira.
Tudo me faz bem, mas ao mesmo tempo, eu cultivo o vazio silencioso da eternidade da espécie.
Quero viver muitos minutos num só minuto.
Eu tenho sede de mim mesma, e muito pouco tempo para viver tudo o que eu tanto almejo.
Sinto que eu preciso de mais tempo, e o tempo passa depressa demais.
Cláudia Leite S.
Livro: PENSAMENTOS AO VENTO.
Sabe por que não podemos voltar no tempo?
Se pudéssemos voltar no tempo, com certeza hoje seriamos mais fracos. O desejo de fazer tudo de novo para não cometer aquele erro, com certeza você já sentiu. Já estava escrito no seu destino que você iria errar naquele dia, hora e lugar para aprender alguma coisa, e tenha certeza que você aprendeu e hoje jamais iria repetir o mesmo erro.
Não tenha medo de errar! Arrisque-se, curta, divirta-se, aprenda e viva!
E Aconteceu...
E aconteceu que você começou a se apaixonar por mim...
E que realmente tínhamos um sentimento um pelo outro.
E aconteceu que eu te dei uma chance para me fazer feliz com tudo o que você sentia por mim, e com o pouco que eu por enquanto sentia por ti.
E aconteceu..que em um belo dia compartilhamos momentos, vivemos alegrias, percebemos o que nos ligava e o que fazia nós nos gostarmos tanto.
E aconteceu que em um beijo percebemos que tudo aquilo era verdade e que nada e nem ninguém iria atrapalhar isso, o nosso amor.
Mas estávamos seguros demais em uma coisa tão meiga e frágil. Aconteceu que a guerra estava planejada no coração das pessoas à nossa volta, que só querem tristeza e desunião.
E aconteceu que a mentira que nos rondava bateu com toda a força em nós dois. E que de agora em diante só fosse olhares, lágrimas e lembranças...
Você começou a fazer parte da minha vida a ponto de eu ser capaz de fazer qualquer coisa para o seu bem.
E foi assim, tudo isso simplesmente aconteceu..felicidades, esperança... paixão talvez.
E que só nós sabemos se irá continuar a ..acontecer.
Insónia
Na tua ausência, amor,
tem dias que nem um vento se sente. É como se a aragem entrasse pelas ventas do mundo, e no vão entre mim e ele, restasse um vazio. Um nada.
Na insípida madrugada, o desconcertante censo de vazio.
Acordado, fecho os olhos, e dentro de mim vou tateando na escuridão, lembranças que esbarram no peito.
Serenatas longínquas que o vento traz, embalando a insónia, feito ondas de um Atlântico.
Bailado de vida, vai vem de memórias e sentidos.
Na hora em que o mundo adormece, é quando o silêncio grita mais alto na saudade de um tempo que foi e não volta.
Constante, é este condensar o pensar nesta forma estranha de estar.
Vivi no teu peito, e na despedida de um beijo, morri.
O tempo pode ser um inimigo ou seu amigo.
Tudo depende das escolhas que você faz hoje.
Escolha o Amor. Escolha tempo de qualidade com o Amor.
Esse tempo vira memória bonita lá na frente.
Cuide das pessoas que você ama, seja quem for.
Só o Amor trás verdadeiro significado... Só o Amor doado, vivido em sua essência e plenitude, é capaz de criar a melhor cápsula para viajar ao passado, passear no presente e seguir o futuro, em todas as esferas possíveis desse universo chamado vida.
Sr. Tempo:
Onde ficou a minha felicidade?
Ficou lá para trás,
brincando de esconde-esconde na sombra de uma árvore.
Onde ficou os sonhos?
Ficou lá para trás,
fazendo às pazes com
a realidade.
Onde ficou o amor?
Ficou lá para trás e
a essa hora já dobrou a esquina.
E agora, o que posso fazer?
Faça as pazes com você,
e siga a rua estreita da vida,
pare naquela que for mais florida.
Onde há flor;
Há sonhos;
Há amor e também há recomeços.
Poema de autoria #Andrea_Domingues ©
Todos os direitos autorais reservados 13/10/2019 às 13:40 horas
Manter créditos ao autor original #Andrea_Domingues
Vestígios de Você
Acordado ou dormindo eu vejo você, são tantos os sinais, são tantas as lembranças,
aprendi a enxergar as tuas qualidades e a tua sinceridade em outras pessoas, encontrei em outros sorrisos uma magia semelhante,
o tempo tem passado rapidamente, mas ele não consegui levar você, a tua história é incompleta na minha vida e deixou marcas inesquecíveis,
observo em outros olhares o amor nascendo e vindo na minha direção como veio você, cada vez que me sinto amado, sinto o teu abraço apertado,
Carrego no meu coração uma saudade devastadora, tento encarar a distancia de frente, mas no momento ele é mais forte, escrever uma dor alivia mas não supera.
Deus usa o tempo para provar a nossa fé e confiança n'Ele. Este tempo desenvolve nossa paciência, forja nosso caráter e enrijece nossas fibras espirituais.
Crescemos espiritualmente, quando percebemos que somos totalmente dependentes de Deus, que cada ação nossa produz um fruto, e que a fé, é o combustível da esperança que nos mantém conectados à Ele.
Torne o tempo seu aliado, use-o para crescer em graça cada vez mais e, dê ordens para seu coração se aquietar, porque Jesus já venceu para a vitória te dar!
Sou a flor que a pétala caiu ao chão;
Sou o arbusto mais seco;
Sou o chão rachado sobre seus pés...
Sou todos os momentos e ao mesmo tempo não sou nenhum
[Sou o sonho não sonhado
Sou o tempo nublado; que trás a chuva logo em seguida
Sou a flor murcha; sou um cacto quebrado
Não tenho mais espinhos; furei tudo ao meu redor
[Feri todos....
Sou vento forte, que quando não leva as folhas destrói tudo pela sua frente
Sou tudo e ao mesmo tempo não sou nada
[Talvez eu seja um pedaço de uma ilusão
Sou eu, sou você... Sou nós
Sou o frio da noite, e o calor da manhã
Sou apenas o reflexo de uma flor
[De uma flor que o sol secou.
Caim Campbell
- Relacionados
- 53 frases de reflexão sobre o tempo e a vida
- Textos de reflexão sobre a vida
- Textos de persistência e luta
- 37 poemas sobre o tempo para pensar na passagem dos dias
- 63 frases sobre o tempo para aproveitar cada momento
- Frases sobre processo para compreender o tempo certo das coisas
- Frases sobre Efemeridade do Tempo
