Textos sobre o ser Humano
Sabe qual é a coisa mais estranha desta história toda? O ser humano é um animal. Porém, é bastante diferente dos outros animais. Nos unimos ao reino animal pelas nossas funções físicas, por alguns instintos. Porém, nos afastamos muito pelo nosso raciocínio, pela nossa inteligência criativa, e principalmente por nossos sonhos, nossa capacidade de abstrair e desejar um futuro. Mas é a morte que nos une aos animais, nos faz sentir nossos limites. Podemos dominar a natureza, construir foguetes, voar até a Lua, fazer guerras, criar histórias, mas quando vemos a morte percebemos que tudo isso não nos torna eternos.
Há, então, uma grande contradição: o infinito que é a mente e são os sonhos humanos comparados com a limitada e breve existência que nos é permitida neste corpo. Esta contradição nos leva a perguntarmos: Qual é o sentido desta vida? Qual é a razão de vivermos?
Realmente eu posso dizer que não existe ninguém perfeito, nenhum ser humano é capaz de dominar o dom da perfeição. Mas, porém podemos alcançar a sabedoria e nos tornar cada vez melhores no que fazemos.
Não existem pessoas melhores que as outras, existem apenas pessoas mais capacitadas, que lutam a cada dia para melhorar, que fazem algo e não estacionam no tempo.
Enquanto muitas pessoas passam o dia sonhando, algumas outra passam o dia regando seus sonhos na orta da vida.
Idade do amor
O coração do ser humano tem a idade daquilo que amamos, então ame coisas novas não se prenda a fatos antigos, pois a rejuvenescência de nossa alma depende única e exclusivamente de nossas atitudes, ame, viva a vida, se entregue de corpo e alma sem medo de ser feliz, pois os medrosos e incapazes de amar, não vivem suas vidas e sim a vida dos outros as espreitas, torcendo para que não dei certo, pois só assim são felizes!
Como Podemos Querer a Perfeição
Como podemos querer a perfeição, se o ser humano é imperfeito.
É correr a trás de algo que não se pode ver.
Passar a vida toda e nunca descobrir.
Até mesmo a natureza, por mais bonita que seja;
O que chama a atenção, são as suas imperfeições.
Talvez, cobramos demais e agimos de menos.
Talvez, seria uma forma de fugir dos problemas.
É fugir de nós mesmos.
Dizer que não temos medo,
Na verdade somos verdadeiros covardes.
Essa é a realidade, talvez a única verdade.
A felicidade é para todos, mas são poucos verdadeiramente felizes.
Como seria bom, mostrar quem realmente somos.
Sair desse mundo de faz de contas, e ir para mundo real.
Onde erramos e vivemos cometendo o mesmo erro.
Onde a grande lição é viver para aprender.
Compreender e nunca saber.
O grande mistério da vida.
A grande verdade, que somos todos amadores.
Então, porque cobrar tanto dos outros, sendo que erramos,
E nossos erros não são poucos.
Talvez, vivemos em uma sociedade critica.
Talvez, a critica esta em si mesmo.
Como é difícil aceitar a verdade.
Como é fácil falar dos outros.
Como somos tolos.
E nossa tolice faz morrer aos poucos.
O pouco de dignidade que nos resta.
A oportunidade de aprendemos um pouco mais.
Ouvir mais, falar menos.
Ver e reconhecer o seu erro.
Talvez, o único erro esta em você.
Talvez, o nosso erro é reconhecer.
Que, não basta ser o campeão.
Não basta ter o reconhecimento.
Não basta ter admiradores.
Não basta ter fortuna, não basta ter tudo,
E mesmo assim ser um verdadeiro nada.
Arrependimento, na minha opinião, o sentimento mais inútil que o ser humano poderia ter.
Não soluciona problemas, não volta no tempo, só tortura e corroe cada vez mais as feridas causadas pelos nossos atos. Não trás de volta quem deixamos, e não encontra o que perdemos.
Muitos chegam a acreditar que arrependimento é desculpa para o perdão, me deprime pensar que perdões são ganhos praticamente de graça.
Um dia, alguém disse:
- Não se iluda com o ser humano... aquele que é bom, não usa máscaras porque nenhuma se adapta ao seu rosto, mas, aquele que é ruim, a máscara vive desapegando-se do seu rosto! O fato é que, a natureza é única e não muda com o tempo, porque a natureza de cada um, já nasce lapidada pelo seu escultor.
O Artesão do amor.
Se construíres o amor,construas tua vida,
Pois o ser humano estraga o amor.
Porque esquece que só Deus é quem o doa
Não um falho ser humano!
Lá fora,no imenso Universo há Dele,
Depender todo amor incabível.
Entregue seu sentimento,vista-se do Renovo Dele,
Porque Ele fez do teu corpo a maior Arte da vida!
Ser humano do bem com coração de verdade,sorriso motivador,sentindos apurados,com pressa por tudo aquilo que deseja e acredita com coragem de passos a frente,sabendo que o futuro certo construimos dia a dia.Gosto de pessoas que lutam,correm,se levantam,sonham.
Para estar ao meu lado,tem que ter idealismo no olhar, pés no chão para andar,uma historia para querer mudar e muita sinceridade so para começar!!!!
Atitude muda conceitos,quebra paradigmas,ultrapassa barreiras,modifica nossos sentimentos,e nos elevam a lugares inexplorados dentro de nós.
Ser humano
Ser humano é amar,
e mesmo vivendo em um tempo profano,
sonhar.
Ser humano é sorrir,
e mesmo sabendo que não pode conseguir algo,
insistir.
Ser humano é querer,
e mesmo tendo que lutar contra tudo e todos pra conseguir o que deseja,
obter.
E se humano me tornei, foi por amar você.
Não vivo de imagem, não sou de momentos, sou real. Não entendo o que se passa na mente do ser humano que vive de aparências, que faz de si um fantoche, a vida não é só isso, é muito mais do que podemos imaginar, e aqueles que não sabem, não se preparam e não cuidam do próprio futuro, infelizmente vão quebrar a cara. Sem falar nos supostos 'amigos', algumas pessoas precisam entender o verdadeiro sentido dessa palavra, não percebem que amigos são diferentes de 'colegas', e que daqui a pouco a tempestade chega e nós veremos onde está a força!
A única coisa que me entristece é a certeza de que esses, quando precisarem de mim, eu não estarei mais aqui.
Pequeno ser
Sou humano
E sou pequeno ser
Sou amado e só penso em você
Sou mendigo brigando
Por um pedaço de pão
Sou criança querendo brincar
Com o brinquedo do irmão
Sou humano
E sou um pequeno ser
Coração em pedaço
Tentando se curar
Sou criança, sou homem
Sou brinquedo
Sou o pão que mata tua fome
Sou humano
E sou pequeno ser
Se eu não lembrar de mim
Por favor não me deixe
Esquecer você.
Amizade
O ser humano é movido por sentimentos,
Tendo amizades, se tem tudo.
Encontrei em você, respeito, companheirismo e verdade.
Essas características sempre andam juntas.
Corrigimos uma a outra quando estamos erradas.
Dividimos alegrias e tristezas, isso é compartilhar.
Um amigo verdadeiro se torna um irmão.
Tudo isso eu descobri em você Tâmara Rangel.
E jamais vou abrir mão.
Aprender com o erro dos outros também é humano, assim você saberá o que fazer na hora certa ou na hora errada. Hoje escrevo e penso...
As pessoas pensam em mudar o mundo, mas não mudam a si mesmos, e não veem que são o verdadeiro motivo de estarmos onde estamos. Por isso erramos, para que possamos aprender e não tornar ao erro. O que persiste no erro é o verdadeiro ignorante da história.
Cada vez que eu penso que sou um ser humano
Revejo minhas atitudes,minhas falhas
Minhas qualidades e meus defeitos
Não sou um super homem que acerto tudo
Mas que procuro rever sempre quando alguém colide comigo
E que está certo em pelo menos algum ponto de vista
Sobre tal assunto,sobre alguma coisa que é importante para mim
Que pode ser importante para você
Que pode ser importante para nós
Sejamos conscientes de tudo que fazemos
Para qualificarmos nossas atitudes do melhor modo
Para ficarmos 100%de qualidade em caráter,respeito e admiração por todos!
É um equívoco atribuir a este ou aquele indivíduo total ausência de vaidade. O ser humano é vaidoso por natureza, embora nem sempre possa dar vazão, por motivos que incluem condições socioeconômicas, a todos os pormenores de sua vaidade.
Quem usa roupas rasgadas mesmo podendo vestir-se com apuro ou luxo, é porque vê nisso algum charme. Portanto, é vaidoso. Aliás, faz pouco tempo que a última moda eram as roupas deliberadamente rasgadas. Ainda há, com menos frequência, pessoas que usam essas roupas, bastante caras, com rasgões estilizados produzidos nas confecções. Quem não pode comprá-las, mas aprecia essa moda, produz o efeito em casa e certamente alcança o objetivo de estar em sintonia com o mundo moderno.
A vaidade está refletida nas roupas, nos carros, nas bicicletas, nos aparelhos de celular, nas casas e muito mais. Ela se configura quando aquilo que usamos ou obtemos não tem a única intenção de nos satisfazer, mas também de mostrar aos outros, de alguma forma clara ou velada, o que nos pertence. Não fosse assim, só teríamos telefone para fazer e receber chamadas. Carros e outros veículos, motorizados ou não, somente para nos locomover, sem importar os modelos. Verificaríamos quesitos como conforto, economia e desenvoltura, dentro das nossas possibilidades, mas abriríamos mão daqueles que visam muito mais impressionar o outro.
Pode-se afirmar o mesmo da ambição. Ninguém é verdadeiro quando se diz não ambicioso. Tal pessoa terá, no mínimo, a ambição de não ter ambição, com o objetivo específico (e ambicioso) de alcançar a paz espiritual, por exemplo. Há quem abra mão de qualquer conforto material, para se dedicar ao acúmulo de conhecimentos. Outros querem fazer contatos com alienígenas e tantos não querem nada, mas ainda assim, com vistas à libertação total do ser, para fugir do peso e do cansaço de uma vida vertiginosa.
Jamais afirme para si mesmo que uma pessoa é modesta e absolutamente sem apego. Trabalhar menos para dar aos filhos mais atenção e presença, já não podendo lhes dar tantos presentes, é um belo exemplo de ambição humana.
A Ótica da Ética
Por Newton Dias Lourenço
*O ser humano vivencia a si mesmo, seus pensamentos como algo separado do resto do universo que o cerca - uma espécie de ilusão de ótica de sua consciência, moldado pela cultura. E essa ilusão é um tipo de prisão que nos restringe a nossos desejos pessoais, conceitos e ao afeto por pessoas mais próximas. Nossa principal tarefa é a de nos livrarmos dessa prisão, ampliando nosso círculo de compaixão, para que ele abranja todos os seres vivos e a natureza em sua beleza. Poderá ser que ninguém consiga atingir plenamente esse objetivo, mas lutar pela sua realização já é por si só parte de nossa liberação e o alicerce de nossa segurança interior*
Albert Einstein
Ótica [Do gr. optiké, pelo lat. tard. optice] S.f. Parte da Física que investiga os fenômenos de produção, transmissão e detecção de radiação eletromagnética de comprimento de onda compreendido aproximadamente entre 10Å e 1 mm.
Ética [Do lat. ethica < gr. ethiké.] S.f. Filos. Estudo dos juízos de apreciação referentes à conduta humana, suscetível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto. [Cf. bem (1) e moral (1).] .
Ética é uma parte da Filosofia que busca refletir sobre o comportamento humano, sob o ponto de vista das noções do bem e do mal, do justo e injusto. Sob a ótica da ética elaboramos princípios de vida capazes de nos orientar para uma ação moralmente correta. Sob a ótica da ética refletimos sobre os sistemas morais elaborados pelos homens.
O que devo fazer para ser justo? Quais os valores que devo escolher para guiar minha vida? Há uma hierarquia de valores que deve ser seguida? Que tipo de ser humano devo ser nas minhas relações comigo mesmo, com meus semelhantes e com a natureza? Que tipo de atitude devo praticar como pessoa e como cidadão?
O emprego das definições etimológicas e nossos questionamentos depreendem demarcar a maneira de como nós conduzimos nossas vidas e de como devemos conduzir nossas vidas.
Temos um começo! O começo pelos Princípios e a nossa permanente lealdade. Aprendemos e ensinamos. É o nosso oficio para fortalecer o caráter e o próprio senso crítico, na interação entre a reflexão interior e a ação exterior, para a fortificação dos valores intrínsecos dos indivíduos.
Revendo os dogmas, arquétipos e hábitos culturais arraigados no nosso dia-a-dia, que não se combinam com a nossa ansiedade por dignidade e moralidade, que nos envolvem - a nossa Sociedade envolvida, poderemos romper com este paradigma e paradoxo em que vivemos, onde se fala de ética e solidariedade de forma tão gratuita e leviana, pois o que assistimos prevalecer ainda é a Lei do mais esperto e da vantagem em tudo. Leve vantagem em tudo, você também! Certo?
Devemos mudar. Podemos mudar. Então comecemos no nosso universo profissional; aprendendo e ensinando; continuemos a mudar no seio de nossas famílias; popularizemos nas nossas rodas de amigos.
Mas com Princípios:
o princípio de melhorar a qualidade de vida do ser humano e a saúde do meio ambiente;
o princípio em considerar todos iguais, de ser solidário com cada um que lhe procure;
o princípio de trabalhar para superar as desigualdades de qualquer natureza seja cultural, social, psicológica ou fisica;
o princípio de ser ético, competente no que faz - conhecimento, habilidade e atitude;
o princípio do respeito e companheirismo com quem trabalha, parceiro de quem lhe procura;
o princípio da honestidade e do equilíbrio em relação a si próprio e ao seu próximo;
o princípio de que se utilizara o "cientismo" e a tecnologia para o seu próprio bem e para o bem de todos, independente de quaisquer outros valores; e
o princípio do cuidado em tudo o que se faz.
Leiam, releiam, conheçam e exercitem as normas éticas que regem nossas vidas. Reavaliem as suas idéias éticas em relação ao exercício profissional. Deve ser uma constante. Reavaliar é evoluir, é evoluir o ser, é evoluir o saber, é evoluir o fazer.
Não realize ou mantenha desajustes por pura vaidade, gratuitamente, que acarretem dificuldades, frustrações, perdas, dores, medos, desesperanças e que minem o trabalho individual ou coletivo. É descontinuar um profissional, um cidadão, um indivíduo, uma instituição. Há uma grande necessidade de diálogo e entendimento.
*Não temos cuidado; nós somos cuidado. Sem cuidado, deixamos de ser humanos*
*Tudo que existe e vive precisa ser cuidado para continuar a existir e a viver: uma planta, um animal, uma criança, um idoso, o planeta Terra... a essência do ser humano reside no cuidado. O cuidado é mais fundamental do que a razão e a vontade... cuidado com a Terra, com a sociedade sustentável, com o corpo, com o espírito, com a grande travessia da morte...*
Leonardo Boff
*Tenhas cuidado com as tuas palavras quando estiveres com amigos. Tenhas cuidado com o teu gênio quando estiveres com seus familiares. Tenhas cuidado com os teus pensamentos quando estiveres sozinho*.
Supere teus preconceitos. É preciso que se superem a cada momento, a cada ato uma serie de preconceitos históricos e culturais que corrompem a unidade do ser humano. Precisamos superar o punhal lancinante das palavras e a espada decepante dos atos que, juntos corroem a ciência, a tecnologia, a moral, a sociedade e a política. Supere o preconceito que discrimina as mulheres, os negros, os mulatos, os índios, os pobres, os homossexuais, os religiosos.
*Os sete pecados capitais responsáveis pelas injustiças sociais são: riqueza sem trabalho; prazer sem escrúpulos; conhecimento sem sabedoria; comercio sem moral; política sem idealismo; religião sem sacrifício e ciência sem humanismo.*
Mahtma Ghandi
Mantendo a firmeza nos princípios e agarrando-nos aos compromissos com moralidade, perseverança, coragem, autodisciplina,
responsabilidade, atividade e integridade, enfrentamos melhor a adversidade que surge nessa grande aventura que são as nossas vidas.
*Talvez seja melhor ser irresponsável e certo do que ser responsável e errado.*
Winston Churchill
Ao compromisso profissional a solidez nos princípios serve para delinearmos nosso perfil perante o Juramento prestado. Dimensionamos nossos trabalhos para que venham garantir formação sólida e qualificada no mercado de trabalho, nos grandes centros de pesquisa e investigação cientifica da fenomenologia dos seres vivos e em nossas salas de aulas.
*...devem dedicar técnica (cérebro) e trabalho (mãos) ; mas esses terão um desempenho precário se não estiverem impregnados de alma e coração... Eles vão depender fundamentalmente das pessoas - seres humanos... Uma verdade é obvia: ninguém cuida de ninguém se não cuida de si mesmo... tem que se ter o estimulo à auto-estima e fazer as pessoas entenderem que o primeiro e o mais importante elemento de uma atividade humana é o julgamento que cada um faz de sua própria atividade. A felicidade proveniente de um trabalho gratificante vem da capacidade que as pessoas possam ter de entender que o primeiro beneficiário de uma atividade de qualidade deve ser o próprio trabalhador... Essas considerações são dedicadas a você que busca um trabalho com qualidade cada vez melhor e não esquece que o centro de qualquer atividade produtiva deve ser o Ser Humano, origem e destino do nosso trabalho.*
Alexandre Adler
É o nosso aprendizado; é o nosso ensinamento.
_________________________________
Conselheiro do CRBio-2
Membro das Comissões de Legislação e Normas e de Ética do CRBio-2
Publicado no BioNoticias no. 59 - maio de 2003
Atualizado em 06/05, pelo autor.
Entre tantas coisas, o ser humano vive a fazer contas.
Conta dinheiro, conta pessoas, conta acréscimos, conta perdas; conta pessoas como se fossem dinheiro. E nessa forma calculista, fria, subtrai anos sem saber o valor humano, apenas a conta do que elas podem acrescentar à expectativa criada. Seleciona-se grupos de X pessoas, com X qualidades, para se ter o que se quer. E o resultado é uma sociedade fria, calculista e a cada dia mais individualista.
O ser humano deveria expôs mais suas feridas e derrotas, pois não são perfeitos, caso fosse seriam seres celestiais.
Estamos abaixo do céu para aprendizado.
Infelizmente esquecemos de que não somos anjos e nem Deus e achamos que temos o direito de julgar o próximo.
Mas falar de si é difícil é mais gostoso falar os defeitos dos outros.
Assim nossa evolução se atrasa.
A cultura do sacrifício humano, religioso ou não tem que acabar.
Um inocente é sempre a vítima!
Não há justificativa para as atrocidades do Humano a outro Humano!
Os tempos se findam, a História se faz e a Cultura de Época, sim, são gatilhos e alimentos às Políticas Contemporâneas. Entre erros e acertos, este termômetro não esfria.
A forma de ver e analisar "Fatos Históricos", nunca será igual para todos.
Então, a quem deve ser destinado a menos valia, àqueles que praticaram e praticam sacrifícios humanos ou àqueles que só passam pela História da Humanidade, com "cara de paisagem", sem nunca ter dado um gesto ou uma palavra,
para que tais fatos que recheiam a História de atrocidades e dores, findam, fingindo incompreensão da política da não violência, do humano contra outro humano, para justificar o que um terceiro humano não consegue entender.
A violência, seja em qualquer tempo, estância e grau, nunca deve ser palco de êxito e vitórias para os algozes.
A cultura de sacrifícios religiosos têm que acabar.
O ser humano é reconhecido pelo mal que pode causar, e não belo bem que ele pode proporcionar!!!
Observe um agente de trânsito, padre, juiz, médico ou policial que se limitam ao cumprimento rotineiro dos seus horários... Posso lhes garantir que poucos saberão sobre as suas existências e se quer os seus nomes!
Na mesma analogia observe os mesmos acima citados impondo respeito, coibindo infratores, fazendo valer as suas autoridades presentes... Posso lhes garantir que todos saberão das suas existências, bem como seus nomes, e muitos iram se aproximarem na tentativa de um relacionamento de amizade!
Infelizmente o ser humano é reconhecido pelo mal que pode causar, e não belo bem que ele pode proporcionar!!!
