Textos sobre Mulher e Homem
Não nos deixamos abater. Pelo contrário,
embora em nós o homem exterior vá
caminhando para a sua ruína,
o homem interior
se renova dia-a-dia.
Pois nossas tribulações momentâneas
são leves em relação ao peso
eterno de glória que elas
nos preparam até o excesso.
Não olhamos para as coisas que se vêem,
mas para as que não se vêem, pois
o que se vê é transitório,
mas o que não se vê é eterno
(2Cor 4,16-18).
– Aliás, a última palavra de toda
a mensagem bíblica é Maranatha,
Vem, Senhor Jesus!" (Ap 22,20).
O POMBO
Um homem sentado numa praça
de Curitiba, São Paulo, Recife, Londres...
Aquele homem é o mesmo
em todas as praças do mundo?
Um homem pousa num banco
e seus pensamentos voam igualmente
como o pensamento de todos os homens
sentados numa praça qualquer
Eis um homem pousado voando
pelo mundo
Esse homem é um pombo
Esse homem é a paz
Será por isso que existem praças
para os homens pousarem
e soltarem as suas asas?
Essa é para as pessoas que já perderam alguém..
seus melhores amigos, seus filhos, seu homem, sua mulher, mães, pais, irmãos, primos e avós..
Enquanto criança, houve tempos em que não compreendia, eu não sabia o porque, você não aparecia às vezes..
aos domingos de manhã e eu sentia sua falta..
Todos aqueles problemas de gente grande, que as separações trazem, você nunca me deixou saber, você nunca demonstrou, porque você me amava obviamente..
há muito ainda o que dizer..
se você estivesse aqui comigo hoje, face à face..
Eu nunca soube que podia doer tanto, e a cada dia que a vida passa eu desejo, poder falar com você por um tempo..
sinto saudades, mas eu tento não chorar, enquanto o tempo passa..
E é verdade que você atingiu um lugar melhor, mas eu ainda daria o mundo para ver seu rosto, e estar bem ao seu lado..
mas é como se você tivesse ido cedo demais, e agora a coisa mais difícil de fazer é dizer adeus..
Você nunca teve a oportunidade de ver o bem que eu fiz, e você nunca terá a chance de me ver de novo em primeiro lugar..
eu queria que você estivesse aqui, para ficarmos juntos, eu queria que pudessemos passar os feriados juntos..
Eu lembro de quando você costumava embalar-me para dormir, com o ursinho de pelúcia que me deu, e que eu abraçava bem forte, eu achava que você era tão forte, que iria passar por qualquer adversidade..
é tão difícil aceitar o fato de que você se foi para sempre..
Um mendigo adiante passando fome; uma criança maltrapilha sendo maltratada; um homem dormindo no papelão; mulheres ofertando o corpo a cada esquina.
Tudo passa despercebido aos seus olhos. Egoísmo natural, seres humanos são assim por essência, hipocrisia é a principal fonte do discursso daqueles que pregam o altruísmo.
Segue em frente, com suas dúvidas no coração, são mais importantes que uma mãe se dilacerando pelo assassinato do filho em mais um assalto. Na sua cabeça, eles são apenas figurantes, dentro de uma hora, a memória já deletou a participação deles em sua vida.
Como um ato, numa tragédia, cada figurante é protagonista de sua própria complicaçao. Desde 1914, repetimos o mesmo ato, quem morre ao nosso lado, perece ali, e fica pelo caminho.
Zumbis, vão se amontoando, expectros de futuros tão brilhantes, de vidas que podiam ter sido estrelas, ídolos, pais... O destino não é tão justo assim ou é?
Sacode a cabeça, lembra dos olhos âmbar dela; É bem mais interessante tentar solucionar seu problema, e ignorar o que acontece a sua volta. Afinal são simplesmente figurantes.
Apóie-se em mim
Isto é para aquela criancinha sem pai
Para aquele homem que não tem um lugar pra ficar
Para aquele garotinho vivendo com AIDS
Posso te contar uma história? Contar uma história
Você pode se apoiar em mim
Há um homem
Em um canto
Ele não tem um lar
Ele não tem comida
E seus céus azuis não existem
Você pode ouvi-lo gritar?
A há uma garota
Procurando por um pai e um amigo
Orando para que um dia a tempestade acabe
Mas ao invés de fugir
Abra seu coração e diga
Eu estou aqui
Você não tem que se preocupar
Eu posso ver...
Eu posso ver suas lágrimas
suas lágrimas
Estarei aí apressadamente quando você chamar
Sim, eu estarei
Amigos estão lá para te segurar quando você cair
Aqui está meu ombro
Aqui está meu ombro, você pode se apoiar em mim
Ouça
Oh, há uma criança
Que está doente e implorando para ser liberta
Mas não há cura para sua doença
Ele olha para sua mãe e Ela segura , sua mão
Orando para que algum dia
O sol volte a brilhar
E a dor?
E a dor irá acabar
O sofrimento irá acabar... Venham
Eu estou aqui
Eu estou aqui
Você não tem que se preocupar
Você não tem que se preocupar
Eu posso ver...
Eu vejo......suas lágrimas
suas lágrimas, sim
Estarei aí apressadamente quando você chamar
Amigos estão aí para te segurar quando você cair
Eu sou sua amiga e te segurarei quando você, quando, quando você cair
Aqui está meu ombro, você pode se apoiar em mim
Aqui está meu ombro, você pode se apoiar em mim
Diga-me, como eu posso, como eu posso amar Jesus?
Quando eu nunca vi Sua face?
Sim, eu vejo você morrer
E eu viro e me afasto
Então segure minha mão
Oooooohhhhh
Ele está esperando apenas para facilitar sua mente incomodada
Sim, sim, ele ama você mais do que você sempre saberá
Em vez de se afastar
Abra
Abra seu coração e diga
Venham
Eu estou aqui
Eu estou aqui
Você não tem que se preocupar
Eu posso ver suas lágrimas
Eu estarei aqui apressadamente quando você chamar
Aleluia
Quando você chamar, amigos estarão aí para te segurar quando, te segurar quando você cair
Aqui está meu ombro, você pode se apoiar em mim
Obrigado Jesus, sim
Oh sim, oh sim
Aqui está meu ombro, você pode se apoiar em mim
Aqui está meu ombro, você pode se apoiar em mim
Você pode se apoiar em mim
Apóie-se em mim, sim, sim,
Isto é para aquela criancinha que não tem pai
Para aquele homem que não tem um lugar pra ficar
Para aquele garotinho vivendo com AIDS
Posso te contar uma história? Contar uma história
Você pode se apoiar em mim
O homem deseja e odeia a verdade. Quer mentir aos outros - quer que o enganem (prefere a ficção à realidade), mas por outro lado receia o engano, quer o fundo das coisas, o verdadeiro verdadeiro, etc.
Somente a razão conduz à verdade. Mas só os fanáticos, os visionários e os iluminados fazem as coisas grandiosas, mudanças, descobertas. A verdade, de tanto se tornar necessária, conduz à secura, à dúvida, à inércia - à morte.
É muito natual que os homens odeiem aqueles que dizem ou tentam dizer a verdade. A verdade é triste (dizia Renan) - mas, com maior frequência, é horrível, temível, anti-social. Destrói as ilusões, os afectos. Os homens defendem-se como podem. Isto é, defendem a sua pequena vida, apenas suportável à força de compromissos, de embustes, de ficções, etc. Não querem sofrer, não querem ser heróis. Rejeição do heroísmo-mentira.
MOTIVAÇÃO
O homem nasce e simplesmente sobrevive durante anos de sua vida, até olhar para si mesmo e procurar uma razão um motivo para viver.
Mais quando se tem a certeza de que o motivo escolhido e o certo?
Como podemos dizer vivo porque simplesmente escolhi viver?
A vida tem que ter sentido, tem que ter motivo
Motivo este que não nos deixa desistir no primeiro tropeço
Que nos motiva a caminhar quando estamos cansados
Que nos traz alegria só ao lembrarmos o verdadeiro sentido
Sentido este que motiva nossos corações quando nos dizem não há mais jeito
Que faz nossos olhos brilharem só ao saber que nada foi em vão
Que nos faz amar, se apaixonar, se entregar ao novo, nos faz arriscar.
Nos faz fechar os olhos respirar fundo e crer que não estamos sozinhos
A certeza de que tudo o que fizemos por nos e por outros será recompensado seja como for ou onde for
É olhar para cima e ver que Deus olha por nos, esse e o verdadeiro sentido
Mais precisamos de algo solido que possamos pegar, apalpar
Nossa fé em Deus nos fortalece...mais o que nos motiva?
Eu posso dizer que tenho um grande motivo o maior de todos: O AMOR
A solidão, a tristeza, o desprezo, tudo se desfaz quando estou com você
Meu amor, esse e o meu sentido, o meu motivo de crer, de ver, de viver
Hoje posso fechar os olhos respirar fundo e dizer vivo porque tenho VOCÊ
Vivo porque tenho um motivo para recomeçar todos os dias VOCÊ
VOCÊ E MEU SENTIDO VOCÊ E MEU MOTIVO DE VIVER!
“Um homem não pode entrar no mesmo rio duas vezes” (Heráclito)
Porque sempre este é renovado, por isso nunca se entra no mesmo rio.
Se um rio sempre é diferente quando se entra nele, pode-se concluir que sempre um rio nos remete ao desconhecido e invariavelmente o desconhecido se apresenta novo, com novas experiências, novas emoções, novas expectativas. Pode-se pensar, por conseguinte que há duas grandezas, o Eu e o Rio.
O Eu, neste sentido pode ser imutável e mutável. Imutável porque é o ser na sua parte orgânica. Mutável porque se refere a parte mais íntima do ser, composta pelo seu psique, desprezando-se a causa orgânica.
O Rio, a outra grandeza, se define por tudo que se relaciona com o Eu em suas duas concepções aqui estabelecidas. Partindo do princípio do Filósofo de que o rio sempre é outro, conclui-se que este tem a capacidade de modificar o Eu mutável, pois nos apresenta o novo.
Sempre que se entra neste rio, se tem uma nova experiência e consequentemente um novo aprendizado. Portanto sempre que se encontra com o rio sempre se muda.
EU NÃO O CONHECI "Sou um homem muito ocupado"
Meu filho foi embora e eu não o conheci. Acostumei-me com ele e me esqueci de conhecê-lo. Agora que sua ausência me pesa, é que vejo como era necessário tê-lo conhecido.
Lembro-me dele. Lembro-me bem em poucas ocasiões.
Um dia, na sala, ele me puxou e a barra do paletó e me fez examinar seu pequeno dedo machucado. Foi um exame rápido.
Uma outra vez me pediu que lhe consertasse um brinquedo velho. Eu estava com pressa e não consertei. Mas lhe comprei um brinquedo novo.
Na noite seguinte, quando entrei em casa, ele estava deitado no tapete, dormindo e abraçado ao brinquedo velho. O novo estava a um canto.
Eu tinha um filho e agora não o tenho mais porque ele foi embora. E este meu filho, uma noite, me chamou e disse:
- Fica comigo. Só um pouqinho, pai!
Sou um homem muito ocupado. Mas meu filho foi embora. Foi embora e eu não o conheci.
Se um dia eu pudesse ver o sabedoria, o que veria?
Certamente um velho homem oriental, de cabelos raspados, meditando e com um ar de serenidade;
Não, não. Veria um computador dentro do meu ser; ou que sabe um cientista querendo conquistar e melhorar o mundo.
Viver, pensar, buscar, saber.
Quem sabe nada disso, ou talvez a união de tudo isso; Será que definir a sabedoria é uma ignorância, uma ilusão?
Já ouvi falar que definir é impor limites, talvez no limite dessa sabia sabedoria, ninguém seja sábio o suficiente a ponto que querer saber mais e mais...
Ver-O-Peso
A canoa traz o homem
a canoa traz o peixe
a canoa tem um nome
no mercado deixa o peixe
no mercado encontra a fome
a balança pesa o peixe
a balança pesa o homem
a balança pesa a fome
a balança vende o homem
vende o peixe
vende a fome
vende e come
a fome vem de longe
nas canoas
ver o peso
come o peixe
o peixe come
o homem?
vende o nome
vende o peso
peso de ferro
homem de barro
pese o peixe
pese o homem
o peixe é preso
o homem está preso
presa da fome
ver o peixe
ver o homem
vera morte
vero peso.
Tanto de tanta vontade de ser o velho homem
Que se faz de moço que sonha voltar na mesma sombra
Que o viu crescer
Tanto de tanta forma sou aquele mesmo jovem
Que deixou a sua cidade na esperança de ser livre
Ao lado das pessoas livres que não sabem onde
É o seu lugar na sombra da do tempo
Mas hoje sonho e choro voltar a minha casa mãe
Tanto e tantas coisas nesta cidade nenhuma destas
Coisa tem em minhas mãos por ter
As mãos sujas de tantos abraços hipócritas
Tanto que hoje me revejo na forma certa de refazer
O que comprei com pouco dinheiro que eu tinha em mão
Porá vida quero ser chefe desta sombra que me mata sem silenciar
o meu fôlego
Força cara este será a sua melhor forma de vida ao ser amado por
Seu melhor inimigo que um dia confesso me que sem você ele
Não seria o que é hoje
Que porá de brincadeira deste verme sem graças de ser o que é hoje
Não Quero Sonhar Sem Você
Sonhei que eu era o homem mais rico do mundo,
Morava eu, num lindo castelo, possuia as melhores roupas,
As melhores jóias que o dinheiro podia comprar.
Lembro-me que no meu sonho, apreciava da janela do meu castelo,
O lindo jardim que dava, honras aos visitantes.
Ilustres senhores e senhoras da realeza Local e mundial,
Que reuniam-se em noites festivas,
Com muita pompa, damas desfilavam com seus vestidos,
Mostrando toda a sumptuosidade visivel aos olhos.
Tinha tudo que o dinheiro podia me dar,
Porém o amanhecer e o anoitecer em mim era triste,
Faltava-me algo, uma lembrança pertinente na minha mente,
A imagem de uma moça morena, boca carnuda,
A ânsia de um beijo, que aliviase a minha dor.
De que me adiantava, tanta riqueza,
Se neste sonho você não estava, acordei.
Vou viver cada dia acordado,
Tenho necessidade de sentir tua boca,
Vou esperar, sentido a felicidade,
De sentir você perto de mim,
De sentir o teu cheiro,
E isto, é maravilhoso.
Só sei, que eu te quero.
E sonhar sem você,
Nunca mais!
Poesia
Eu conheci um homem que eu não conhecia .
que se revelou a mim através da poesia.
No começo eram versos,depois a alma.
palavras de amor que animam e acalmam.
Conheci um amor o qual mal havia face,
um amor puro e verdadeiro , sem nenhum disfarce.
Amei um homem que eu não conhecia
que tinha sua face nos versos da poesia.
AS MIL FACES DO HOMEM
E quem será o homem?
Um monstro que aos poucos se corrói,
o planeta e a sua vida destrói?
Ou será apenas mais um ser afundando na solidão,
perdido, no meio de toda esta confusão?
Quem seria o homem?
Uma criatura fantástica que, de tanto amar,
acaba sendo tomado pelo desejo incontrolável de matar?
Um estranho então seria o homem
se, do dia para noite, se transforma em lobisomem?
Seria o homem um ser disfarçado de gente,
que estaria aqui para confundir a nossa mente?
Ou então seria um inocente
e a modernidade teria camuflado tudo aquilo que ele sente?
Enfim, quem é o homem?
Alguém que criou seu próprio lado,
para que, pelas luzes e pelas trevas, possa ser apreciado?
O homem poderia ser um medroso,
que, de tanto viver assustado, tornou-se perigoso.
O homem que vive a vida para ter a aceitação e aprovação das mulheres jamais será feliz, pois nenhum homem é capaz de ter isto de todas as mulheres, e isso o fará um homem frustrado.
As coisas virão naturalmente para o homem que colocar seu trabalho e a si mesmo em primeiro lugar, e as mulheres o admirarão por isso.
Por mais que eu pensasse nele…
…se ele amava outra pessoa, jamais ia querer juntar-me a esse homem. No mundo, há quem fique feliz por ficar com alguém de quem gosta, seja como for, mas essa pessoa é de fato um verdadeiro alienado, ou então um tolo que não consegue entender muito bem a psicologia do amor, assim eu pensava na época. (…) Eu era uma verdadeira teórica de amor sublime.
E ao mesmo tempo, era uma verdadeira praticante do amor platônico.
Palavras ao vento!!
Certa vez, um homem tonto falou que seu vizinho era ladrão, e o vizinho acabou sendo preso.
Algum tempo depois, descobriram que era inocente.
O rapaz foi solto.
Após muito sofrimento e humilhação ele processou o homem.
No tribunal, o homem disse ao juiz:
- Comentários não causam tanto mal...
E o juiz respondeu:
- Escreva os comentários que você fez sobre ele num papel. Depois pique o papel e jogue os pedaços pelo caminho até sua casa. Amanhã, volte para ouvir a sentença!
O homem obedeceu e voltou no dia seguinte, quando o juiz disse:
- Antes da sentença, terá que catar os pedaços de papel que espalhou ontem!
- Não posso fazer isso, meritíssimo! O vento deve tê-los espalhado por tudo quanto é lugar e já não sei onde estão!
O juiz respondeu:
- Da mesma maneira, um simples comentário que pode comprometer a moral de um homem, espalha-se a ponto de não podermos mais consertar o mal causado. Se não se pode falar bem de uma pessoa, é melhor que não se diga nada!
'Sejamos senhores de nossa língua, para não sermos escravos de nossas palavras'.
Nunca se esqueça:
Quem ama não vê defeitos... Quem odeia não vê qualidades...
E quem é amigo vê as duas coisas!!
Canção de Amor - Love Song
Composição: Mac Powell
Ouvi dizer que um homem escalaria uma montanha
Só para estar com quem ama
Quantas vezes ele quebrou essa promessa
Isso nunca foi feito
Eu nunca escalei a mais alta montanha
Mas subi o monte do calvario
Só pra estar com você Eu faria tudo
Não há preço que Eu não pagaria
Só pra estar com você, Eu daria tudo
Eu daria minha vida.
Ouvi dizer que um homem nadaria o oceano
Só pra estar com quem ama
Quantas vezes ele quebrou essa promessa
Isso não pode ser feito
Eu nunca nadei o oceano mais profundo
Mas Eu caminhei sobre o mar em tormenta
Só pra estar com você, Eu fiz tudo
Não há preço que Eu não paguei
Só pra estar com você, Eu dei tudo
Sim, Eu entreguei a minha vida.
E Eu sei que voce não entende
A profundidade do Meu amor
Como Eu morri na cruz pelos teus pecados
E Eu sei que você não compreende
O quanto Eu te dei
Mas Eu prometo, Eu faria tudo isso novamente
Só pra estar com você, Eu fiz tudo
Não há preço que Eu não paguei
Só pra estar com você, Eu dei tudo
Sim, Eu entreguei a minha vida.
Só pra estar com você.
A Morte
Obviamente, que o homo sapiens (homem sábio/ser humano), desde o início de sua existência, pergunta-se: "O porquê morremos? Por que não somos eternos?" Contudo, habitamos um ambiente físico, de modo que, caso não morrêssemos não teríamos espaço físico, tampouco recursos naturais, para sobreviver em um ambiente limitado pela física. Por exemplo, hoje, somos mais de 7 bilhões de seres humanos (sem contar os animais e vegetais) dessa maneira, caso fossemos eternos, neste ambiente físico, no ano 3000 - ou muito bem antes disso; não teríamos mais espaço físico para ocupar, nem recursos naturais para todos. Lembre-se, até o ambiente virtual terreno precisa de espaço, ou seja, sempre formatamos o HD de nossos computadores, caso contrário, eles parariam de funcionar por falta de espaço.
Logo, infelizmente, a morte é um processo necessário neste e, para os que acreditam, em qualquer outro planeta.
No entanto, caso possuíssemos apenas corpos metafísicos, habitássemos um mundo metafísico, onde não houvesse a necessidade de espaço e reprodução da vida, seríamos eternos.
Portanto, vamos viver da melhor maneira possível, sobretudo, respeitando a vida.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp