Textos sobre Medo
PENSAMENTOS
Preciso falar do medo, falar de prenúncios, falar de vontades, falar de esperança...
Assistindo o filme, PS EU TE AMO, onde um jovem irlandês cruzou com o amor da sua vida numa estrada, e assim, seguiu-se um mundo de situações, até que ele morre antes da sua esposa completar 30 anos. Ele traçou um plano, pediu a mãe de sua esposa que levasse o plano adiante, sabendo da dificuldade que seria pra ela sobreviver sem ele, ter o final de um casamento de forma trágico e dolorido...
Diante disso ele escreveu várias cartas, indicando várias situações, que deveriam ser seguidas por ela, aconselhando, colocando rumo em sua vida, mesmo pós sua morte. Podemos dizer que isso seria um amor eterno...
Levando em consideração que tudo na vida tem começo, meio e fim, seria tão mais fácil estar preparado apenas para o fim, pois, para as coisas boas da vida não precisamos nos preparar, recebemos, ficamos felizes....mas então? Ficaríamos preocupados de forma absurda somente com as coisas ruins... o término...
Esqueceríamos de nos entregar totalmente, esqueceríamos de sentir a plenitude do momento, deixaríamos a vida passar diante de nossos olhos... Chico Xavier, pra mim um filósofo de suas crenças muitas vezes absoluta e assertiva, diria que cada um vive a vida que escolhe. Concordo com isso plenamente ! De certa forma, inconsciente ou conscientemente, pedimos um amor, um emprego, uma vida, uma felicidade e por incrível que seja... tudo isso está a nossa volta, não conseguimos ver, não conseguimos sentir... Por que? Ficamos com medo! Ou falta ter sinceridade e diálogo com a pessoa mais importante de nossas vidas...NOS MESMOS! Adiamos aquilo que poderia nos fazer bem!
Assistindo o filme "AS MÃES DE CHICO XAVIER", há uma passagem no filme de um casal de namorados, o rapaz acaba de receber a confirmação de seu mestrado em Madri, a namorada, descobre que está grávida, no momento em que ela vai ao encontro dele para revelar que está grávida, antes de ser direta no assunto, pede o rapaz em casamento...de certa forma, entrega pra ele as cópias da chave de seu apartamento. Entenda... como um rapaz que está prestes a realizar seu sonho de estudos, vai aceitar casar-se? Calma, no meio da conversa cheia de dedos deles, sem entrega total, ele ainda a convida para Madri, ela levanta muitas indagações, pelo fato dele ter demorado pra contar, ou seja, um atropelou o outro... ela levanta-se passa mal na frente dele, diz adeus, diz que está grávida, pega o ônibus e deixa ele sozinho na praça!
Passado o primeiro impacto, ele sem documentos pega o ônibus e sai atrás dela, fatalidade! O ônibus é assaltado, ele leva um tiro, ele morre, sem documentos... sem identificação... Quando um amigo em comum desse casal, vê que ele tinha morrido, vai levar a notícia até ela, nesse momento ela não acredita, diz que ele foi pra Madri e é tudo mentira! Entendeu? Seja direto nas suas alegrias, seja sincero nas suas palavras, fale exatamente o que sente, principalmente para você mesmo!
Ame por você, caso a pessoa não esteja preparada pra esse amor, dê tempo a ela, o amor como diria Camões, é dor que desatina sem doer! Sentir a capacidade de amar é mais profundo que a reciprocidade do amor! Quando o amor é pleno, sem cobranças, ele é puro... Ela poderia estar feliz por ele, ele por ela, se a cumplicidade e honestidade entre os próprios sentimentos fossem sinceros... No entanto, foram separados pela fatalidade, nunca devemos deixar as pessoas que amamos com palavras rudes, ou com assuntos inacabados, pois, nunca saberemos quando será a última vez que a veremos! Sabias conclusões de William Shakespeare.
Tem uma diferença... sentir falta de contato físico, abraços, um toque íntimo, é relativo, dentro de um relacionamento onde duas pessoas conseguem ser mais amigas, mais companheiras, mais torcedores pelo sucesso um do outro, antes de serem amantes, é a relação perfeita! Sim, conseguir conversar sobre tudo, todos os medos que nos afligem sem sermos julgados, conseguir escutar da mesma forma, ter a calma de entender que cada um é cada um, que todos tem seus momentos... Vamos errar menos! Vamos desligar o achômetro, vamos ouvir mais, vamos parar de criar teorias infundadas, essas que criamos apenas com nossas suposições, vamos ser sinceros! Principalmente com a gente mesmo!
No filme "UMA MENTE BRILHANTE" , o personagem principal passa por situações de neuroses, antes mesmo que o problema fique pior ele casa-se, tem um filho, sua esposa vê a situação, ele quase mata o próprio filho, mas ela, a esposa, consegue entender que o problema do marido é sério, e passa a tentar ajudar, vai em busca de tratamento para ele, interna... com o passar dos anos, ele sendo uma pessoa muito inteligente, consegue retornar a universidade, a dar aulas, e recebe o prêmio Nobel... a primeira pessoa que ele agradece? A esposa... Mas no entanto, nada disso teria surtido efeito, se ela não sentisse amor, pois ele já não podia mais, naquele momento, discernir o sentimento por ela... O amor deve sentir-se por você.... sem esperar o retorno... esse é verdadeiro amor!
A vida poder ser plena... Basta desejar que seja, basta entender que não é ser egoísta e sim fazer o que sente-se bem, isso vai refletir nas pessoas ao seu redor, todos verão em você a alegria de viver, sentirão alegria de viver, sentirão o amor, a vida! Aquele momento que seus olhos brilham, que seu coração inunda com algo que ame muito... Aquela sensação de coração pleno... sentimento pleno! Satisfação própria...isso contagia!
Simples assim... porém.. é preciso amadurecer seus conceitos, suas convicções e ser o mais sincero possível com você mesmo!
02/06/2013-15:30
O que aconteceria de pior ou de extraordinário, se eu abraçasse plenamente quem eu sou?
O medo de ser julgada, o peso da expectativa alheia, a solidão de ser verdadeira em um mundo de máscaras?
Explorar quem sou, poderia revelar caminhos desconhecidos ou afastar aqueles que não estão prontos para ver além das aparências.
Mas, talvez, a maior tragédia seria negar a mim mesmo, sufocando a chama única que arde dentro de mim, minha essência.
Metáfora
Sou feito do medo
da coragem e da razão ,
Sou forte sou fraco
em um mundo confuso
em que todos lamentam ,
elogiam, e resmungam .
Sou um pássaro que voa
Buscando a liberdade
Rasgando o céu
por sobre a cidade ,
Sou forte, sou fraco,
uma esfera a girar ,
no eixo da vida que
não pode parar,
Sou feito do medo
da coragem e da razão ,
Sou forte sou fraco
em um mundo confuso ,
em que todos lamentam ,
elogiam, e resmungam
Sabe por que as crianças tem facilidade de aprender? Porque elas não estão presas ao medo de errar..., elas simplesmente fazem, e entre os erros e acertos, elas acabam descobrindo novos horizontes. Assim é tudo na vida, só se destaca quem tem ousadia de arriscar, é tudo ou nada.
By: Renato Cavalcante
VIVA E SEJA FELIZ
Profª Lourdes Duarte
Desfrute de cada momento
Da sua vida sem medo
Por que para ser feliz
Não tem segredo.
Viver é nascer com o novo
Pois a cada dia surge novas oportunidade.
Procure viver bem o dia de hoje.
Aquele que vive bem
o tempo presente está,
a cada dia abrindo as portas
para a felicidade do amanhã.
Que seu sorriso, seja sempre
verdadeiro,que as pedras do
teu caminho, sejam sempre
encaradas como lições de Vida.
Pois as coisas mais belas da
Vida, não podem ser vistas
nem tocadas, mas sim,
sentidas pelo coração.
Ser feliz é superar os obstáculos sem medo dos desafios e sem medo
dos próprios sentimentos. É atravessar desertos fora de si,mas ser capaz
de encontrar um oásis no escondido de sua alma.Ser feliz é viver cada momento com Deus no coração e tendo a certeza que por mais difícil que seja a caminhada, nunca estamos só.
Prof Lourdes Duarte
Não deixe de aproveitar as oportunidades da vida, não tenha medo de mudanças, não atrase sua vida. As mudanças são transformações importantes para o nosso crescimento pessoal, são novas experiências para mudarmos enquanto seres humanos em constante transformação.
Aceite desafios, sem medo de viver!
Profª Lourdes Duarte
MENINA MULHER
Ela parecia frágil
Não era o que queria ser
Não tinha medo de enfrentar a vida
E o que tivesse que fazer
Seria mais um desafio a vencer
Mesmo que lhe causasse sofrer.
Seus sentimentos
Porém, muitas vezes,
A machucava e lhe fazia temer
Sua fragilidade vinha à tona
E ao mesmo tempo.
Agigantava- se diante da dor.
Coração de criança.
Fragilidade que se supera
Puro encanto de menina,
Alma de mulher
És menina, és raio que ilumina
És menina mulher.
Eu sou uma garotinha medrosa
Que tem medo de perder o que tanto ama
Há um tempo não sabia que amar existia
Até pensar em como estaria o mundo sem minha companhia
Esse peso na consciência significa que amo a vida
Ou entrega o meu maior medo?
O que me faria viver na minha vida
Se não sentir a presença dos meus irmãos sorrindo e vivendo?
Não me importo de desaparecer
Só quero que minha vida seja mais útil que minha morte
Os mortos não podem louvar a Deus
Então quero demonstrar meu amor a Ele todos os dias
Enquanto estiver procurando trazer meus irmãozinhos pra casa
Estou aqui pelos irmãos que não sentem esperança
Estou aqui pelos irmãos que esperam um dia poder sentir um abraço de quem os ama
Estou aqui por você
Me deixa cuidar de você
Não vou desistir de você
Só fica aqui comigo
Prometo que estarei aqui até ver você sorrindo.
Quando não me ver mais
Me prometa que continuará sorrindo
Viva por mim, sinta por mim e não desista por mim.
Ass: sua irmã mais velha:)
Não tenha medo de se sentir solitário por se afastar de pessoas que ameaçam sua autoestima. Afaste-se e pronto.
Pois o comportamento de uma pessoa pode ser considerado como "Tóxico" quando ele se transforma em atitudes indesejadas como:
Negativismo, manipulação, egoísmo, vitimismo, crueldade, violência psíquica, física e emocional, etc...
Seja livre, tenha tempo e energia para as coisas que ama. Tenha um caso de amor com a própria existência.
Seja forte, vitorioso e tenha autonomia para resolver seus próprios contratempos.
A vida é um ciclo
Despida da lua
Ela acordou sol
Despida do medo
Acordou esperança
Despida do vento
Acordou sonhos
Despida do deserto
Acordou jardim
Só assim despida de tudo
Acordou silêncio...
Entendeu seu próprio tempo
E floresceu girassol
Poema autoria #Andrea_Domingues ©️
Todos os direitos autorais reservados 11/08/2021 às 18:20 hrs
Manter créditos de autoria original _ Andrea Domingues
A loucura me convidou para dançar,
eu a rejeitei com medo de que
acabasse louca feito ela!
Então fiquei só observando ela rodopiar pelo salão da vida, dando gargalhadas insanas,
provando de todos,
de tudo um pouco,
até transbordar do que lhe fazia feliz!
E eu, medrosa,
mero mortal,
com vidinha medíocre,
sem sal,
sem cor...
a invejei e desejei ardentemente ser como ela!
Quantas e quantas coisas faria, caso
fosse louca igual a loucura!
Quantos sonhos arquivados no fundo da gaveta,
seriam realizados?
E quantas coisas jogaria para o alto,
do que está pelas tampas da impaciência?
O faz de conta da satisfação viraria fato,
aquela falsa alegria e o falso sorriso no rosto, seriam todos ensacados e despejados no fundo do mar para serem devorados pelas criaturas marinhas.
Teria sorrisos novos e verdadeiros!
A alegria tocaria dia e noite no meu fone de ouvido...
Ah! O que não faria se tivesse a coragem e o atrevimento da loucura!
Mas infelizmente é só eu, dançando conforme a música...
Rabiscando Palavras.
Existe um canto no fundo da minh’alma
Intransponível, onde passo meus dias.
Há medo prazer alegria, há ausência
Tudo num mundo inabitável...
Adentro...disfarço, medito, grito e ninguém
está perto, pois há desassossego...
calmante magia, neste recanto escondido.
Quando o orvalho embaça a janela...
a passagem ... o portal entre o breu
fica nítido, entro...me acomodo, fujo de ti
entre a realidade e o sonho!
aut. Marllene Rodrigues
resp. direitos autorais
Pessoas quando são verdadeiras não sentem vergonha, nem tem medo de dizer que vacilaram em algum momento da vida.
Pela simplicidade e humildade de reconhecer que jamais será o bonzão ainda que lute com empenho para alcançar ser achar melhor do que qualquer um, porque reconhece seus erros, defeitos e que o único que é e sempre será perfeito é Deus.
Ricardo Baeta.
Certas culturas rouba à nossa identidade rouba à nossa paz e omiti certas verdades
Um olhar de medo, de uma sociedade que julga sem respeito
Dentro de um corpo guardado, não pertencente e sem conceito;
O discernimento já não tem propriedade, pois a cultura toma posse sem direito à liberdade!
O desejo de um povo e da mulher afegã
Que a cultura não roube a vida para escrever uma história amanhã;
Só por hoje quero apenas viver...
Só por hoje quero sorrir, sem medo de tudo que poderei perder!
A dor me invade, o medo me sufoca... quantas incertezas, quanto pranto desolada em meus dias de dor e de agonia..
Ah se coragem eu tivesse e você... há se você... entendesse e conseguisse me ouvir, sem os porquês mas apenas os meus querer, tudo seria diferente, eu e você jamais teríamos o coração ausente e sim a alma quente !
PASSADO HOJE E FUTURO
Não permita que o passado lhe
traga o medo do futuro, e venha
atrapalhar a beleza do seu hoje.
porque há dias que se equivalem
por um momento, e temos
momentos que valem por toda
uma vida.
Mesmo por que, o passado já
passou e não pode voltar; e o
hoje, viva-o bem, é no hoje que
você prepara um futuro melhor...
Sobre ser evoluída!
Ser evoluída não é sobre não sentir mais raiva, ansiedade, medo ou tristeza. E muito menos sobre ser feliz e tranquila o tempo todo.
Ter uma vida sem problemas além de impossível seria a coisa mais APÁTICA q pode existir.
A evolução está em sentir a raiva e não descontar nos outros, ter ansiedade mas ao identificar voltar ao tempo presente para q tudo esteja no lugar dentro de nós. É se deparar com algo novo/desconhecido e sentir medo e continuar mesmo assim, a coragem nos encontra no caminho.
É ter perdas e se permitir chorar e ficar triste SIM, sentir o luto, mas saber que é um dia ruim não uma vida ruim.
Ser positiva não é excluir nem glorificar a tristeza, é não se limitar a ela, afinal o foco esta na ESPERANÇA.
SER EVOLUÍDA não é sobre ser melhor q os outros, é sobre ser melhor como ser humano a começar em mim. Sem me comparar com ninguém, sem rejeitar o fato q os momentos difíceis nos ensina, me jogando aos momentos bons da vida, respirando o HOJE, compartilhando com quem amamos o q SOMOS e dividindo aos mais necessitados o q temos.
É saber ter sonhos NÃO para impressionar os outros, mas para nós. É respeitar a individualidade de cada pessoa e com isso saber andar juntos com nossas diferenças.
Ser EVOLUÍDA não é deixar q TODOS BATAM NA SUA FACE, mas saber dar limites para q ninguém te desrespeite.
Ser EVOLUÍDA é saber q não temos controle sobre com quem vamos esbarrar na nossa vida, mas temos o poder de escolher quem vai permanecer.
Ser EVOLUÍDA é saber q vamos errar,mas q só é erro na primeira vez, depois disso é escolha e escolher não permanecer no q faz mal.
Ser EVOLUÍDA é assumir q quem escreve a minha história sou eu mesma, mesmo com os imprevistos, o poder de recomeçar estará sempre em mim.
Ser EVOLUÍDA é saber q mesmo que eu chore a noite toda,posso sorrir ao ver o sol raiar, pq a esperança sempre vem e se renova com o amanhecer.
Aprendi q ser EVOLUÍDA não é buscar ser perfeição,até mesmo porque é IMPOSSÍVEL.
Ser EVOLUÍDA é ser um pouco melhor do q fui ontem,sem me cobrar pelo amanhã.
E só por hoje honrar a vida que ganhei nesse dia, pq sentir TODOS os sentimentos é o privilégio dos vivos
Deborah Surian
Amar é como cavalgar em um cavalo selvagem, sem redias, sem.medo...
É correr parar o inserto sem medo de errar
É vivee intensamente o hoje sem pensar no amanhã...
Amar é sonhar que o impossível seja possível, é crer q seus sonhos realizaram-se
Ame hoje, nao pense no amanhã ou perderá os dois...
Eu sempre fui de mergulhar fundo. Sabe quando a gente é criança ou adolescente? Que não tem medo nem conhecimento do perigo? Você corre em direção a piscina e mergulha de cabeça. Você não pensa muito, só quer viver aquele momento e se divertir.
Confesso que por mais que muitas vezes eu corri e escorreguei na beirada da piscina, outras mergulhei e vi que não era tão fundo e que por pouco não me machuquei, continuava mergulhando, sempre que via uma pessoa incrível eu ia lá e mergulhava fundo.
Eu tenho um jeito meio peculiar de olhar as pessoas, talvez seja por isso que eu sinta tanto prazer em mergulhar fundo. Deixe-me fazer uma correção: talvez seja por isso que eu SENTIA tanto prazer em mergulhar fundo.
Confesso que nos últimos dias tenho me sentido diferente, e talvez hoje, o que eu não entendia quando as pessoas falavam "você é assim porque não sofreu o suficiente pra mudar", passei a entender.
É como o girar de uma chave, ou a queda de uma moeda, o clique de um botão. E quando você menos espera algo muda dentro de você.
Hoje percebo que preciso parar um pouco e me olhar, sinto que mudei e que já não sou a mesma, tô meio indiferente, meio fria, tipo Tomé: só acredito vendo!
E agora sinto que vai ser difícil mergulhar de novo. Acho que acabei crescendo e aprendendo que antes de mergulhar a gente tem que ir devagar, sentar na beira, colocar o pé, e sentir a profundidade, se aquilo vai dar pé, se vai nos submergir, ou se vai está na medida de nos fazer feliz.
Talvez tudo isso seja sobre reciprocidade, e a gente só entende depois de muitos mergulhos em piscinas rasas.
