Textos sobre como Curtir a Vida
Deixe-me contar-lhe sobre o amor. É como se um mar gracioso me envolvesse e inundasse meu ser com ondas fortes de paixão, romance e brasas. É indescritível a intensidade que sinto, como se estivesse flutuando entre as nuvens no céu. A felicidade que experimento parece ter sido tirada diretamente das páginas de um livro de Aldous Huxley. Sou um simples e complexo ser humano e escritor, incapaz de decifrar completamente as emoções que me envolvem, mas que são tão fascinantes que me sinto anestesiado. É como se fosse uma música que precisa ser decifrada, com mudanças notáveis e caprichos essenciais que me libertam e me deixam encantado. Não consigo pensar em
nada mais emocionante do que experimentar o amor dessa forma.
-And
Numa tarde, pensativo, precisando de um amigo - maduro como sou ! - para falar sobre o destino, olhei de um lado para o outro e não achei ninguém! - Enfurecido, fui reclamar com o espelho! - De cara fechada e sem piscar, num ato de espanto pulei para trás, quando a resposta, do outro lado me foi dada em lágrimas ,ao ser encarado, no fundo dos olhos, por outro menino.
Poema Meninice -
Autor: Paulo Camuri.
Agosto/ 2021
Estou certo sobre isso, é algo novo
Ontem eu senti um medo tão doido
Como se não tivesse escolha, era certo perder você
Sem dúvidas, é possível, mas não é uma escolha a se fazer
Acordo, penso, ouço algo e me deparo
Centenas de imagens suas, é óbvio, é claro
Há tanto tempo não tenho ficado assim
Não é ruim, é bom, é diferente pra mim
O medo é inevitável, é como andar só no escuro
Eu tenho, você tem, isso não é novidade
Mas todo medo se supera quando você descobre que não é de verdade.
Estou certo disso, bem.. eu acho
As palavras são simples, embora, tenham um enorme peso do que quero.
Falar que tudo está calmo, sem choro, nem berro.
Há muito a dizer, mas, vamos adiar de novo
Porque não quero sofrer sem tentar, não quero parar de falar
que todas as coisas ficam lindas quando você está.
Repetir tudo isso, de novo e de novo..
Quase terminando, escrevo agora sobre o contrário da maldita gula, que e entre outros, tem como antônimo a moderação, a parcimônia e se quiser ser radical, o ato de jejuar.
Creio que o termo moderação é bem adequado para definir o contrário dessa voracidade de comer.
Assim como a desnutrição, o sobrepeso é um problema de saúde pública mundial, mas existe um problema maior ainda em relação à gula, a obesidade mórbida.
Minha esposa, gosta de assistir um programa de fatos verídicos (um reality show do canal Discovery Home & Health), aqui chamado de Kilos Mortais.
No início eu reclamava de ver os capítulos, mas depois de ver tantos, já não reclamo e entendo melhor o problema que essas pessoas sofrem.
É assustador assistir a situação de alguém que não consegue mais levantar da cama, com 300 kg ou mais, e ainda,
enxergar todo o envolvimento dos familiares, que não sabem o que fazer para ajudar ou resolver. Em alguns capítulos, a coisa chega às raias da loucura, as pessoas que estão envolvidas com o problema, ajudam aquele ser humano a engordar mais ainda, afinal de contas, são eles que levam a comida para a cama onde essa pessoa imensa, depois de tanto comer, espera a hora de sua morte, impressiona demais.
Uma coisa é certa, quem está envolvido com esse ser, acaba sofrendo algum distúrbio psicológico, e junto com ele, entram em "parafuso" emocional. Tem que ter muita estrutura para sair desse círculo vicioso.
Enfim, é um programa muito deprimente. Tudo começa pela falta de moderação, inicia-se então um ciclo vicioso (comer também é um vício), comem para se satisfazer e acabar com alguma angústia, e a medida que não se sentem satisfeitos, comem mais para tentar acabar com aquela ânsia da falta de satisfação.
Há pouco tempo, uma colega de trabalho me disse: "acho que todo mundo tem um vício qualquer".
Concordo plenamente, tem vício para tudo quanto é lado, vício em trabalhar, em não trabalhar, em malhar, em sedentarismo, em bebida alcoólica, em cigarro, em drogas, enfim, a lista é estensa.
Tem um ditado que diz: "tudo em excesso faz mal", então ser moderado em tudo é importantíssimo.
Extrapolo isso para todo os pecados capitais.
Ser moderadamente irado, lhe aproxima da paciência, ser moderadamente soberbo, vai abrir o caminho para sua humildade e assim por diante..
Só não tem como ser moderadamente avarento, se a pessoa é mão fechada não tem como ser menos "pão duro", mas isso fica para o próximo texto enfadonho do contrário dos sete pecados capitais.
Antes de terminar, faço uma ressalva para o ato de jejuar.
Quando jovem jejuei algumas vezes, achava e acho um ato penitencial fantástico, sentir no corpo o que tantas pessoas sentem nesse mundo tão desigual. Está na hora de voltar a fazer isso de vez em quando. Acho que vou jejuar amanhã!
E tenho dito...
Sobre a Motivação:
Costumava fluir como a nascente de um rio
Hoje dói, como sentar em espinhos
A nascente secou...
Desencanto encantador e viciante:
Sobre a vida e seus sofrimentos constantes,
Embora limitados porém limitantes.
Vida, perdoe esse ser errante,
Que não aceitas o comum
Busca mudanças
Sem poder algum
Apenas suas ações
Estas já lhe bastam..
Mas a nascente permanece seca.
Ponha-me como um selo sobre o seu coração,
como um selo sobre a sua mão esquerda,
pois o amor é tão forte quanto a morte,
marca, sela, finca, mostra de quem é propriedade.
As muitas águas não conseguem apagar um verdadeiro amor,
nem os rios o conseguem submergi-lo e tão pouco as tempestades da vida o levariam pela correnteza para longe, pois ele está dentro, no íntimo do mais puro sentimento, sendo morada permanente, pertencente à aquele que sabe que é amor de verdade, não pela metade, mas de corpo e alma, inteiro para você e por você amor da minha vida, meu amor verdadeiro.
O universo de coisas desconhecidas sobre o amor
O amor existe como um estímulo nas mentes humanas, é algo imposto pelo universo para que todos busquem um padrão de amor, mas a verdade é que o Amor não pode ser apenas um costume, ele deve ser vivido de acordo com o universo de coisas que existe dentro de cada um e conjuntamente com outro universo desconhecido se preencher. O amor não é um simples sonho, o amor é um misterio complexo, que inevitavelmente será vivido por milhões de universos de todas as formas possíveis.
No mundo contemporâneo, é intrigante observar como discutimos incessantemente sobre diversidade, inclusão e justiça social. Essas temáticas têm sido constantemente debatidas em todas as esferas da sociedade, desde os meios acadêmicos até os espaços de convívio cotidiano. No entanto, é preocupante constatar que mesmo dentro dessa pauta da inclusão, há uma exclusão flagrante de certos grupos, como se a discussão seletiva fosse a regra.
Um exemplo gritante dessa omissão reside no tema do envelhecimento. Enquanto a sociedade moderna se desdobra em esforços para garantir a igualdade de oportunidades a todos os indivíduos, independente de raça, gênero ou orientação sexual, pouco se fala sobre as dificuldades enfrentadas pelos idosos. Parece que, à medida que envelhecemos, nos tornamos invisíveis, relegados a segundo plano, como se não fossemos mais parte integrante da sociedade. O processo natural do envelhecimento é um fenômeno temido e ignorado, quando deveria ser abraçado e compreendido em toda a sua complexidade.
Além disso, a questão dos deficientes é outra área negligenciada na busca pela inclusão. Embora a sociedade se orgulhe de sua evolução em relação à aceitação de pessoas com deficiência, é inegável que ainda existem enormes obstáculos a serem superados. O acesso físico a espaços públicos e privados, a inclusão educacional e a oportunidade de emprego ainda são desafios que muitos deficientes enfrentam diariamente. É preocupante como a sociedade muitas vezes os esquece, relegando-os a uma condição de invisibilidade social.
Essas exclusões dentro da pauta da inclusão nos levam a questionar a sinceridade das discussões em torno desses temas. Será que estamos genuinamente comprometidos com a construção de uma sociedade justa e inclusiva? Ou será que estamos apenas buscando respostas fáceis e soluções convenientes, negligenciando aqueles cujas vozes são abafadas?
Talvez seja hora de refletirmos sobre o verdadeiro significado da inclusão e da diversidade. Precisamos ampliar nossos horizontes e abordar todas as formas de exclusão, independentemente de idade, capacidade ou qualquer outra característica. Somente assim poderemos criar uma sociedade verdadeiramente inclusiva, onde todos os indivíduos sejam valorizados e respeitados.
É necessário quebrar os paradigmas e superar as limitações que nos impedem de enxergar a realidade de forma ampla. Devemos nos esforçar para incluir todas as vozes marginalizadas, independentemente de sua situação particular. Somente quando olharmos para além das aparências e das conveniências é que poderemos avançar em direção a uma sociedade que genuinamente abraça a diversidade e promove a justiça social.
Portanto, é chegada a hora de reconhecermos essas exclusões dentro da pauta da inclusão e trabalhar incansavelmente para corrigi-las. Somente quando todos os grupos marginalizados forem verdadeiramente considerados, teremos a chance de construir um futuro mais justo e igual
Fitar esse rosto
tem como se
impressionar
sobre as linhas
que tu trás
do tempo...
Vem a nós
a velocidade
e toda
curiosidade
de teu filho,
a maturidade
e audácia de
aplicar todo o
questionamento
em palavras
que te devoram
e olhares pra
saber mais da vida.
E tem a filha,
como grandiosa
como pirâmides,
tem o dom de
apaziguar tuas
horas de mais
puras melancolias...
Tua imagem
é de pura certeza
que em traços
mostra beleza,
e como toda
história de vida
és dona de
duas almas
encantadoras...😍
Assim, como as águias voam tão velozes sobre as suas presas; também, nós sejamos velozes para buscarmos a Presença do Glorioso Espírito e nos enchermos dos seus frutos!
Com certeza na sua presença, encontramos a Verdadeira Paz, Plenitude; que não vêm dos nossos relacionamentos, posses, realizações, acontecimentos!
E SIM, DA PERFEITA COMUNHÃO COM O PAI, O FILHO E O ESPÍRITO SANTO!
- É sobre você.
Socorro. Eu estava me lembrando de quando éramos muito próximas, e de como eu as vezes penso que a minha versão naquela época era "fantasiada". Sabe? Eu estava me relembrando da vez em que nós duas estávamos discutindo no mercadinho em plena às 11 horas da manhã, ou de como nós mesmas ficávamos nos provocando e de igual todas as vezes, terminávamos na gargalhada por causa das fofocas de nossas vidas. Ou também, de quando eu te chamava de "vênus" e você ficava brava (era muito fofa.), e acabava roubando a minha pulseira, que no final, a gente sempre brincávamos juntas no meio do refeitório, parecendo duas doidas que fujiram de um hospício. Era mágico, como se você fosse o portal para a felicidade. E eu, amava qualquer momento, desde que o paraíso de meu mundinho estivesse completo ao seu lado.
Para ser sincera, essa é a segunda vez que eu escrevo com todo o meu coração se sentindo entristecido, mais uma vez. E relaxa, não é a sua culpa, realmente. É eu que acabo afastando todos ao meu redor, me sentindo incapaz de não continuar a uma amizade mais. Essa é a eu egoísta, confesso. Me perdoe. Você é igual a um sol radiante que cega os olhos sobre a sua luminosidade. Ainda é o meu pontinho de luz, também. Mesmo você sendo a Lua, e cercada ao redor por todas as outras estrelas. Sinto falta de você, e de vez em quando, me pego pensando em ti, mas tudo bem, desde que você seja uma de minhas lembranças mais incríveis. Sério, eu te agradeço muito por ter te conhecido, obrigada, minha querida, Afrodite! Não me esqueci de quando disse que um dia ia finalizar meu cabelo. Vou te cobrar isto, se tudo der certo! Se cuide. Estarei de longe observando as suas conquistas e batendo palmas pelo seu grande esforço. Você merece muito mais! :)
Ps: Euteamo. ♡
Lil Nan - Sentimentos Eternos
Eu estou a tanto tempo pensando sobre a gente
sobre como seria nosso futuro lá na frente
tudo isso tem me quebrado tanto
queria tanto te abraçar tanto e te dar conforto
é uma pena que a gente teve que acabar assim
minha amiga, minha heroína onde você está?
em algum lugar longe de mim e do meu bem estar
desculpe querida, eu não queria te magoar não
eu vou repetir e insistir
não há nada mais para eu perder
eu só me apaixonei por você
eu só me apaixonei por você meu amor
nunca mais eu vou te ter
mais saiba, no meu peito você nunca irá sair
eu só me apaixonei por você
eu só me apaixonei por você meu amor
Gasto horas imaginando
Como poderia ser
Um amor legitimo
Entre mim e ninguém
Fantasio sobre o corpo
Analiso como seria seu rosto de perfil
Logo lembro que não sou de fazer perfil de ninguém (Amém!)
Que tipo de cara sou eu?
Ela me perguntou: "Quantos tipos de drogas
alguém como você, já usou?"
Ousei amar
Ousei odiar
Expulso do jardim do Éden
Já não espero (sinceramente) mais nada
De minhas namoradas
E chega uma hora que alguém te cobra uma postura mais firme sobre algo que você não vê como uma obrigação. Isso é como colocar alguém contra uma parede e estar segurando uma espada afiada pela frente já encostando na pele...
Sinto até a respiração ofegante a espera do próximo movimento. Não posso ir para trás. Mas se for para frente posso me ferir. Então quem sabe eu fique no mesmo lugar e espere que a outra pessoa decida recuar um pouco. Deixar a respiração retomar o seu ritmo, sem pressa. Como as batidas do coração devem ser nossos dias. Uma de cada vez.
Tempo tempo tempo
Tempo que age
sobre as coisas
como um mar
batendo sobre as pedras
como um vento
movendo as dunas
Lagrimas escorrem
sobre o meu rosto
trazendo um sabor amargo
As vezes me fecham
os olhos
e quando secam
formam marcas
de veias invisiveis
linhas do destino,
linhas de um tempo
que se perdeu
Perder nem sempre
significa um fim
Perder eterniza
Náo se esquece
e aquilo que
nao se esquece
é dificil de morrer
Em vias vazias, quando a noite vira dia, memórias tão livres derramam-se sobre meu corpo como quem não se quer envolver. Lembranças que são taciturnas partem-me à força em minhas meras infortunas noturnas, dilacerando em pedaços o último espaço que me restava na sala de espera dos sonhos. Embalam-me em uma dança alucinante, e o ritmo dançante do pecado da vida se retira de nós e me mata à fria covardia, apunhalando dúvidas diurnas em minhas certezas noturnais.
Vejo o tempo à espera do raiar solar, e me vejo de mãos abertas a clamar, pelo último que seja, o mais puro ou o mais sujo, apenas mais um gole de luar. Bebo-me e me engulo, viro lua, viro a noite, as confusões que antes pairavam sobre minhas asas de cera, hoje fazem-me voar.
Sinto minha vida passar ao longe, e como a verdade que se esconde, hoje sou aquela que não se vê levitar sobre os campos floridos da honesta existência de minha dor, que apesar de tudo, ainda há de se sanar.
CAMINHO NÃO TEM FIM - FRESNO
Essa música pra mim fala sobre como as demandas do hoje nos fazem estar em constante movimento, sem tempo a perder, (*)sem chance de errar e ao mesmo tempo de como todo esse esforço, trabalho e tensões são sentidos de maneira solitaria. Pra mim tem muita ligação com como as redes sociais nos obrigam a ser presentes, a estar em constante atividade pra ser valorizado pelos algoritimos e notado pelas pessoas, mas mesmo com tanta gente num mesmo lugar, falando tanta coisa, com tanta informação a gente ainda se sente sozinho de uma maneira geral.
"Depois de tanto caminhar até me faltar o ar, de tanto olhar pro lado e não ver ninguem."
*É só mais essa vez, não vai ter outra vez."
Já na segunda estrofe, eu sinto como se o eu lirico da musica, sentisse uma força vindo de dentro que o impulsiona a fugir desse ciclo vicioso do hoje. E é nesse momento que ele percebe que tem algo que em si que é o unico e é dele e que o motiva a partir pra uma nova jornada seguindo um rumo diferente da primeira estrofe quando ele para de caminhar sem ar.
"A desistencia nunca foi opção e o que eu carrego em coração é algo que eles nunca terão."
Na segunda vez que aparece a trecho "É só mais essa vez, não vai ter outra vez", eu sinto que a frase tem um novo simbolismo. Eu entendo como se fosse o eu lirico tomando coragem pra tentar um tudo ou nada pra se livrar das amarras que o prendiam, como se essa fosse de fato o ultimato dele e depois daquela inicativa dele, n teria volta.
Dai começam as questoes do pra onde ir e o que fazer:
"Me diz pra onde eu vou seguir
Se tudo em minha volta é precipício, desde o início
E o que esse mundo quer de mim
Se eu já dei tudo que me mantinha vivo"
Daqui pra frente a musica toma uma nova forma e aos poucos o personagem começa a criar coragem até que rompe finalmente com o que o mantia aflito. E dai vem as constatações daquilo que acontece com ele após esse rompimento.
"Essa coragem me empurrou
Mas não me fez perder o medo
De ver tudo que eu sou
Me escorrendo pelos dedos
O sofrimento me fez forte
Mas também tão inseguro
Trocou o meu medo da morte
Por esse medo do futuro
Não há mais forças pra voltar
Eu gastei toda ela na ida
Nada vai te preparar pro que importa nessa vida""
No final dessa parte, eu acredito que o personagem encontra finalmente a conclusão desse ato de coragem que ele decide ter a partir da segunda estrofe e entao ele ve a tal ponte que o separa das coisas que ele não aguenta mais sentir e simplesmente o fato de não sentir mais nada e dai cada vez que escuto essa musica eu penso algo diferente, pq o não sentir mais nada pode significar o fim da existencia(a morte, ja que ele n tem mais medo dela), mas também pode significar a indiferença aos fatores que o fizeram tomar essa atitude incialmente.
O refrão da musica, os trechos que eu não citei e principalmente o fato da ponte estar congelada eu deixo pra alguem completar ai, eu tenho alguns palpites, mas queria saber o que mais voces pensam ouvindo essa musica.
Viva como se hoje fosse seu último dia
Nunca saberemos sobre o amanhã
Crie histórias para deixar saudades
Leve sua vida como se não houvesse amanhã
Se divirta, pule, brinque faça o que tiver vontade
Que assim ficará nas lembranças das pessoas, apenas teu sorriso
A vida não é fácil, mas pode ser divertida
Só depende de você para fazer dela
Um sofrimento ou uma alegria
somos como decompomos em sois caminhando
sobre atraves do entrocedido na oposionamente
en questao mal oculado desenigma mas o passado
mas não é mais digna de ser capaz
porque é muito demas
sua historia deixar pra tras
o se demora a trajetoria que indefaz
para agora nunca mais
desce mais fundo
ou subir amais...
Como será o dia em que vou me decidir?
Deve estar se perguntando decidir sobre o que ou sobre quem. Mas a resposta é decidir sobre ir ou ficar.
Tem momentos em que tudo faz sentido, os planos, os sonhos, as pessoas, tudo é convidativo para decidir ficar. Porém, também existem os momentos em que nada mais importa, nada faz sentido, todas as escolhas que tomei na vida foram erroneamente erradas. Nesse ínterim, chego a conclusão que nem a maior e melhor bomba nuclear é tão destrutiva como eu. Me perco no ar. Quando respiro, sinto tudo, todo o suspiro de esperança de cada um que acreditou em mim. Tão jovem, tão inteligente, uma vida inteira pela frente, profissões importantes e imponentes, fora os outros adjetivos que nem consigo escrever sem debochar.
Um dia decidi ir e ao mesmo tempo ficar, que mistura de dor e alegria, uma partícula de água lutando para penetrar o óleo mas o que pode, foi só encostar e também, aproveitar, já que aqui parada não podia ficar. E assim segui, tentando ser a normalidade de um ser normal nesse curto espaço de tempo que me restou. Felicidade? Onde eu compraria um pouco disso? Afinal, nem sei realmente se conheço esse sentimento ou se finjo conhecer.. ninguém sabe. Mas decidir ficar é algo que não está ao meu alcance, essa decisão tem um tempo, dizem ser o tempo que Deus estipulou, já que há coisas que nem com o martelo do Thor é possível derrubar. Mas e se? E se eu fosse, se eu fizesse, se eu pudesse.. mudaria tanto assim? Seria melhor para as pessoas, para a sociedade, para você.. mudaria algo?
Se eu pudesse realmente escolher algo, esse algo seria renascer, renascer em uma versão melhorada, evoluída e não destrutiva. Mas está aí mais uma coisa que não é um poder de escolha ninguém.
O que é simples para mim é um turbilhão para outro alguém e vice-versa, a escolha certa é errada e a errada é certa.. tensão viver assim. Um dom desperdiçado por alguém que só ficou machucado. Mas o que eu quis dizer não foi isso.. mas o que eu quis fazer não foi desse jeito.. justificativas em cima de justificativas e o que está dentro do coração ninguém tem nem a noção.
Sem que tenha reparado, a decisão mais concreta até o presente momento é a de ir. Ir para onde a pele, é pó e onde a carne não fere.
Mas com toda certeza, você tem razão! Que loucura a minha pensar que poderia ter voz, que poderia ser compreendida. Você tem razão, eu errei, me exaltei, te machuquei.
É claro que você não me magoou, não me feriu, não me levou ao extremo, claro que você não fez isso. Eu estou louca. Estou louca também em pensar que aqui não é lugar para mim, já que tenho tudo, tenho todos, tenho a vida. Bobagem minha. Me desculpa. A minha decisão é ficar até me decidir.
- Relacionados
- Textos de Amor
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Poemas sobre saudade para transformar ausência em palavra
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- Frases de despedida para refletir sobre finais e recomeços
- Frases Bonitas sobre Saudades
- Textos de Fernando Pessoa
