Textos sobre Aprender a Viver com Fé
Quando você estiver devendo determinada quantia à operadora do cartão de crédito, some a dívida e avalie se os objetos que comprou têm valor venal igual ao cobrado no cartão.
Assim, caso você venda tudo o que comprou e não consiga pagar a dívida, significa que você gastou dinheiro com supérfluos.
Quando éramos bebês...
Costumo dizer que quando nascemos, estamos no "ponto"...
Mas, os adultos que cuidam de nós, se incubem de ir nos (des) "educando".
Para melhor entender isto, basta recordarmos algumas passagens da nossa infância que demonstram bem certas características que tínhamos e que hoje nos fazem faltam.
Éramos determinados... quando tínhamos uma meta, insistíamos até alcançá-la: aprendemos a andar, após várias tentativas e inúmeros fracassos.
Para atingir nossos objetivos, não nos importávamos com o ridículo: Ficávamos um tempão experimentando sons, fazendo os barulhos mais "esquisitos", até conseguirmos pronunciar palavras e depois frases.
Quando nos sentíamos incomodados, não engolíamos nosso incômodo. Literalmente "botávamos a boca no mundo".
Éramos assumidamente sinceros, curiosos e extremamente desejosos de aprender: Quando tínhamos alguma dúvida, insistíamos em perguntar até que conseguíssemos esclarecê-la.
Pois é... depois, à medida que fomos crescendo fomos (des) aprendendo muitas coisas e assim, perdendo muitas dessas características.
Passamos a ser inseguros e muitas vezes desanimar das nossas metas... abrir mão dos nossos sonhos... a temer fazer papel de ridículo, deixando assim, de alcançarmos muitos dos nossos objetivos... por nos inibirmos... a mentirmos em algumas situações... a ficarmos com dúvidas, temendo fazer o papel de pouco inteligente e ainda aprendemos a nos forçar engolir e remoer várias chateações, para passarmos a imagem de bonzinhos e "legais".
Imagine se o bebê nascesse com todas estas características que foram nos ensinadas?...
Pense nisso.
Que bagagem! As vezes me esqueco de que são só alguns anos. As vezes olhar pra trás me faz achar que vejo um milhão de milhas percorridas.Talvez foram poucas. Talvez não.Talvez foram o que eu mais precisava.
Foram as milhas que percorri que fizeram de mim o que sou no hoje. E que bagagem eu carrego! Me recordo como fui ingenua ao ponto de relevar tanta coisa, tantas coisas reais, porque idealizava,com qualquer garota no inicio da vida, quase tudo na vida.
É quando eu olho pra tras que eu agradeco a Deus por eu ser tão capaz de aprender, de aceitar SIM mudar. Em entender como é prazeroso ouvir alguem te dizer "Gabi, eu queria ter essa tua coragem. As pessoas te dão um tapa, dói um dia e amanhã ja passa. Tu ja ta curada e feliz." A vida me ensinou isso, sim! E aprender é precioso. Me dei conta de que não há nada mais grandioso que reconher como é bom 'as coisas ruins' quando aprendemos o real significado delas.
Sofrer faz crescer. Faz a gente amadurecer pra poder saber ter o que queremos de verdade. Pra poder ter sobretudo, o sonho com realidade, com inteligencia,com perspicácia. Mais um ano se vai, E QUE ANO meu Deus! Eu poderia cometer a ignorancia de dizer que esse foi o pior ano da minha vida, mas das coisas ruins e tragicas que me aconteceram eu tiro o que me restou... MAIS BAGAGEM! E reconheco em Deus o significado que tudo isso tem pra mim no hoje. Tenho uma vontade imensa de me curvar sobre Deus e poder abraca-lo como uma maneira de agradecer a Ele não só pelo o que me aconteceu de 'ruim' mas pela capacidade que Ele me deu de vê sempre as coisas com os olhos da fé.
É Deus quem me faz entender que as coisas ruins nos trazem as boas. E agradeço de verdade a Ele por essa coisa rica que a vida tem. É incrivel o desequilibrio das coisa, a desarmonia. É isso que vai montando esse quebra-cabeça e no final nos mostra como cada peça teve um sentido, e como cada uma descartada, não caberia ali.
Felicidade é ter tudo que você tem e não sabe valorizar;
Ser feliz e descobrir ao pouco que com pouco já se tem muito;
Se feliz e se aceitar, e não precisar mentir quem você seja;
Ser feliz é ser de verdade, ser feliz e viajar sem sair do lugar;
Se feliz é ter problemas, chorar, espernear, xingar... Ser feliz aprender a cada dia a se achar...
Porque escrevo?
Porque procuro alinhar palavras que traduzem meu pensamento e este num texto? Porque publico esses textos e o que espero com isso?
Assentimento? Concordância? Solidariedade? Simpatia? Reconhecimento? De quem? Para que?
Não há novidades nas minhas palavras. Tudo o que tinha que ser dito, escrito e lido já foi.
Escrevo o que todo mundo já sabe e no máximo talvez se pergunte:- Porque eu nunca pensei isso dessa maneira?
Escrevo porque gosto, sem nenhuma preocupação em ser original.
Afinal, quem é original? As palavras são sempre as mesmas, apenas são dispostas de maneira diferente.
Não há, aprendizado para escrever, existe a observação do que acontece com a gente e perto da gente e vontade de deixar um testemunho do que se viu e viveu.
( O Tempo e o Amor)
O verdadeiro amor começa;
Depois que você pensa
Que já aprendeu o que era o amor.
Depois que você aprende,
Que tudo o que sabia,
Era apenas um ensaio,
Para chegar ao amor
Depois que entende,
Que se calar é mais cômodo,
Porém, calar é o atalho
Que te leva ao desamor.
Após viver algumas décadas,
E compreender algumas ciências.
Aí sim;
Estará rumo à experimentar o amor.
Passarinho....
Nasci e já senti a dor em meu pulmão..
Era a minha primeira vez fora do ventre de minha mãe
E por isso era doloroso sentir o ar entrar em meu peito...
Quando cresci, porém ainda criança, mas consciente de meus desejos e sentimentos aprendi a amar incondicionalmente...
Mas no meu primeiro amor puro e de verdadeiro já fui "traído"...
Pois como diz Freud nossa primeira experiência de amor é com nossa amada mãe que por sinal já pertence a outro...
O primeiro amor "platônico"
Para começar a andar eu cai, me machuquei.... até aprender que deveria respeitar os limites do meu corpo para ter sustentação o suficiente para permanecer de pé, respeite isso, ou caia......
Aprendi as brincadeiras de criança e vivi a inocência do faz de conta.....quem não se lembra da magia dos desenhos da Disney com aquele castelinho animado de vinheta..
Sem deixar de mencionar os super heróis que me ensinavam a ser forte independente da situação...
Fiz amigos, e comecei aprender sobre amizade...
Vi amigos partirem.....amigos que eu gostava..., mas era o que estava designado a mim para que eu aprendesse um pouco mais sobre separação....
Aprendi as letras, aprendi as palavras, aprendi a soletrar, e por fim a escrever , falar, cantar....
Aprendi que logo cedo somos avaliados...
Por nossos semelhantes...
Pelos grupinhos de amigos....
Categorizamos e somos categorizados...
Notas baixas ou altas...
Inteligente ou inapto...
Bonito ou Feio
Gordo ou magro....
Nesse momento nossas relações ficam mais intensas....
E a amizade novamente é um dos primeiros sentimentos que aprendemos...
Aprendemos que amigos são aqueles que não compartilham apenas brincadeiras, mas experiências, momentos, paixões....
Mas como nem tudo são flores, algumas amizades vem e vão, outras vão para nunca mais voltar, ou simplesmente vão pelos contextos muitas vezes impostos pelo tempo...
E mais uma vez aprendemos sobre separação...
Nos apaixonamos, criamos e alimentamos amores platônicos...
Que na maioria das vezes não se concretizam...., e devem ser assim! Essa é o papel deles, pois servem para mostrar que nem tudo que queremos podemos ter, e sofremos para entender isso...
Em meio a este caminho sofremos perdas, perdas irreparáveis e dolorosas impostas pelo tempo e pela ordem natural das coisas, e desta forma somos condicionados a viver com a eminência da perda.......da separação...levando como lição viver intensamente enquanto se tem....
Diante de tantas situações e experiência vamos criando nossa identidade, nossa personalidade, observando lentamente nossas fraquezas e pontos fortes, aprendemos um pouco mais sobre nós mesmos e entendemos um pouco sobre como é linda, porém perigosa e tênue essa jornada chamada vida...
Amigos continuam vindo e indo, e alguns por algum motivo ficando, os amores então nem se fala, uma forma romântica de amizade que se personifica em sensações táteis e cinestésicas, que nos entrega mais otimismo, música e poesia, nos tira a sanidade, principalmente quando não se demonstra no amor, e sim na paixão, sorte daquele que na primeira paixão encontrou o primeiro "amor amigo"...mas geralmente não é assim.., quando é amor não existe separação, pois antes de ser amor é amigo...
E ai aprendemos UM POUCO, sobre cumplicidade e amor..
Continuamos crescendo, evoluindo, progredindo (alguns..) estudando, até que é chegado o momento de sairmos do ninho, e dessa vez somos nós os traidores, pois deixamos nosso primeiro amor, nossa mãe, aquela que no começo de tudo nos traiu, mas que com o tempo aprendeu que o amor que sente por nós é o mais forte que pode existir neste mundo! E sabe o que fazemos? A "Deixamos".....mas "pássaros" devem voar para construir seus próprios ninhos.........note como é uma cadeia de "separações", quantos pássaros não estão voando agora ou almejam voar?
E mais uma vez aprendemos sobre separação, mas também aprendemos sobre amor, afinal a criatura que mais nos ama na face da terra aceita nosso voo..... e porque? Porque é bom pra nós!
É quando aprendemos que amar também envolve se sacrificar...
E que amor não se demonstra em palavras, mas sim em gestos.......
Ai passamos por mudanças, novas pessoas, uma nova cidade, um novo desafio, novas amizades, novos relacionamentos, contas, obrigações, mas na verdade, os desafios são os mesmos, mas com uma complexidade maior, mas a grande questão é: Aprendemos com o laboratório que nos foi proporcionado antes? Em algumas coisas sim, em outras não..., mas neste momento as lutas são mais intensas, pois desejamos construir nosso ninho, muitas vezes sem que saibamos, afinal de que adianta voar, voar, voar e não ter onde se apoiar? As asas precisam de repouso não é mesmo?
Quando entendemos isso um novo ciclo começa, mantemos fortemente as velhas e boas amizades, nos relacionamos pra valer, mas esquecemos de uma de nossas primeiras lições: Levante apenas quando seu corpo tiver sustento! Pois bem meu caro, a diferença é que aqui APENAS você não é o suficiente, andar dependia só de você....construir um ninho PRA DOIS não...
Mas não sabemos disso, e muitas vezes construímos ninhos em galhos secos......outros úmidos ou aparentemente perfeitos, mas ocos, outros sem seiva/vontade, gélidos e traumatizados, frios e que podem ceder...outros por comodidade....
Não faça isso, seu ninho vai cair....imagine então quando tiver algo de mais importante nele...., mas ninhos acabam sendo construídos nestes galhos, e inevitavelmente caem...
Nesse momento se você for inteligente vai aprender sobre a importância da cumplicidade, empatia, VERDADE, respeito, AMIZADE e PRINCIPALMENTE RECIPROCIDADE....
E ai continuamos nossos voos, com altos e baixos, nos deslumbrando com pássaros que voam como nós, nos chocando, nos machucando, e as asas vão cansando e passamos a criar dentro de nós nosso próprio ninho...e passamos a observar..
Nesse momentos aprendemos a nos recolher e entender que um ninho é pra dois, mas que se antes não for pra um, jamais será pra dois...
E quando entendemos isso aprendemos e esperamos que exista sim a possibilidade de separação, possibilidade de decepção, mas entendemos que isso existirá onde não mora a cumplicidade, a reciprocidade, amizade e a incapacidade de construir, onde mora a inércia que não te pertence que não é e nem deve ser sua, pois você sabe quais são os riscos, você aprendeu sobre eles, então novamente você se joga em voos rasantes, astutos e repletos de perspicácia, muitas vezes para mostrar o que aprendeu, outras vezes para motivar voos de outros pássaros, com sorte ao olhar pro lado vai notar um belo pássaro voando ao seu lado, em movimentos sincronizados, sem dor, orgulho ou medo, ele está ali por ser do jeito dele, ou por ter visto o quão bonito e singelo é o seu voo e por isso se jogou também...
E ai vocês passam a voar juntos, ERGUEM o ninho juntos, e o que vai separar vocês? Apenas aquelas perdas irreparáveis e dolorosas impostas pelo tempo e pela ordem natural das coisas.........e como deve ser bonito esse outro passarinho, se eu encontrei ? Acho que ainda não, mas "ele" esta por ai....voando...
"Nossos desejos, Nosso caráter"
Ah...!
não quero o mundo inteiro prestando atenção em mim e me ouvindo
Já falei muito de mim pra muita gente
Eu aprendi muitas coisas e uma delas é que eu não devo nada a ninguém.
Basta...!
Não vou engolir isso de que alguns vão morrer sofrendo
enquanto outros ficam de risadas e gozação.
Aceite..!
Se estamos sofrendo ou não
isso não importa
temos razão de sobra pra ser feliz
Estamos vivo e Deus nos ama!!!
Nossos sonhos não vão ser realizados de acordo com nossos desejos
Vão se refletir nas nossas ações e no nosso caráter.
Conquistar espaços. Sim, eu sei fazer isso. Minha vida é feita de conquistas, perdas e reconquistas.
Perdas? Como assim, perdas?! Estamos falando de conquistas!
É que pra saber conquistar, tem que aprender a perder também.
Enfim... conquisto meus espaços - quando são meus.
O espaço do outro já diz tudo. É do outro. Então, nesse caso, não há o que conquistar.
São os nossos limites: o meu e o do outro.
É simples.
Lembranças de um passado não muito longe,
Recordo momentos contagiantes.
A visão da natureza me faz lembrar,
Momentos que minha mente não quer apagar.
De momentos ruins ao mais que perfeito,
Foram guardados sem nenhum jeito.
De momentos em momentos eles voltam a aflorar,
Recordando passados que se pudesse iria apagar.
A uma demora em querer aprender,
Que o tempo não espera você,
Aprender a viver.
Aprenda á agradecer!
Não importa o quão louca as coisas pareçam ser...
Veja o momento...
Sinta o momento...
Abrace o momento...
Aprecie o momento...
Viva o momento...
Seja o momento...
Sei que o hoje pode até não parece fazer sentido algum.
Nem tudo precisa fazer sentido, e muito menos na hora que queremos.
Por mais estranho ou dolorido possa ser este momento, vai passar. Tudo passa... Dias melhores virão.
Por mais esquisito que pareça ser, apenas agradeça.
Deus, nosso Pai é criado possuí uma sabedoria que o ser humano desconhece. Ele é a fonte e inesgotável do puro amor.
Ele está ao seu nosso diariamente. Mas às vezes estamos tão agitados que não somos capazes de percebê-lo. Ele te ama de demais e sempre cuidará de ti. E lá frente, quando você estiver pronto, Deus se sentará ao seu lado, e te explicará os ensinamentos que quis te mostrar naqueles tempos difíceis.
APRENDENDO
Por: Lenísio Lima
Chega um dia em que você percebe,
Que existem motivos maiores que a ilusão de ser feliz
São claros como um raio de sol
E te ensinam tanto, que cegam seus olhos de entendimento
E apenas tateando, se procura o que não se perdeu
Porque não se teve, apenas pensou e imaginou ter
E sem perceber se vive em um pensamento perdido
materializado no nada, nas sobras do que era bom
E assim continua a vida agora com riso falso
Numa sisudez míope e estranha.
Tentando, apagar com um sopro uma constelação de estrelas
Cansado, e com pulmões doloridos,
fecha-se os olhos e dorme sem vontade de sonhar.
Sobre as "oportunidades da vida", há sempre dois posicionamentos;
1 - Pessoas que sabem que estão diante de um problema "sem solução".
2 - Pessoas que enxergam "uma rica oportunidade" de aprender/ crescer e facilitar a vida de outras pessoas, seja de forma gratuita ou paga.
🌡️Fórmula do sucesso
1- Estude
2- Começe sempre pela tarefa mais difícil
3- Ande com pessoas acima da média
4- Tenha disciplina
5- Cuide da sua saúde física e mental
6- Coloque em prática o que você estudou e aprendeu
7- Exerça a auto responsabilidade
8- Tenha coragem para encarar os obstáculos no caminho
9- Tenha humildade
10- Nunca se coloque acima dos outros 👊
O TEMA DE UMA AULA
O Tema de uma aula é o assunto ou a matéria que os alunos devem apreender ou reapreender numa aula!
Cada uma das expressões tais como: "Revisão da matéria"; "Continuação da aula anterior"; "Exercício de aplicação" e "Correção e entrega do teste", Pode ser o sumário de uma aula, mas não pode ser o Tema de uma aula, mesmo sendo um sumário os alunos podem ter dificuldade em dizer o que exatamente reapreenderam na aula.
Com essas expressões os alunos, se forem perguntados 'o que apreenderam na aula de hoje?', podem responder que 'apreendemos a Revisão da matéria ou a Continuação da aula anterior ou o Exercício de aplicação ou a Correção e entrega do teste', o que não é correcto.
No quadro deve-se escrever o Tema e não o Sumário, porque, a escrita do Sumário no quadro pode confundir os alunos sobre o que exatamente apreenderam ou reapreenderam na aula!
Para o sumário de uma aula o tema deve ser o assunto sobre o qual o sumário se faz!
Por exemplo: Se o Sumário for "Revisão da constituição e função da planta", o Tema deve ser "Constituição e função da planta"; Se o Sumário for "Continuação da aula anterior sobre constituição e função da planta", o Tema deve ser aquilo que faltou ser abordado na aula anterior "Função da planta"; Se o Sumário for "Exercício de aplicação sobre funções quadráticas", o Tema deve ser"Funções quadráticas"; Se o Sumário for "Correção e entrega do teste sobre textos normativos, tipos de frases, substantivos e advérbios", o Tema deve ser o conjunto desses assuntos "Textos normativos, tipos de frases, substantivos e advérbios".
Porque os alunos não vão apreender a fazer Revisão ou Continuação ou Exercício ou Correção, mas sim, vão dominar o assunto de "Constituição e função da planta", "Funções quadráticas" e de "Textos normativos, tipos de frases, substantivos e advérbios".
Portanto, o Tema de uma aula é o assunto que os alunos devem apreender ou dominar numa aula!
Que meu coração transborde gratidão a cada amanhecer e anoitecer;
Que minha vida seja pautada em ser e não ter;
Que nada e ninguém seja capaz de roubar minha paz;
Que meu caminho seja conduzido com Deus no comando;
Que eu viva aprendendo, evoluindo, e me reinventando.
Insta: @elidajeronimo
Amor eu aprendo tanto com você.
Aprendo a amadurecer.
A ver a vida de uma outra forma.
Aprendo a ser mais paciente
A ser maduro
Aprendi a planejar meu futuro
Calcular meu destino
Aprendi que o AMOR, e não o TEMPO, é que cura todas as feridas do passado que vivemos
Aprendi que ninguém é perfeito até que você ame este alguém
Aprend que a vida é dura, mas somos fortes juntos;
Aprendi que as oportunidades nunca são perdidas; alguém vai aproveitar as que deixamos para traz
Aprendi que não posso escolher como me sinto, mas posso escolher o que fazer a respeito;
Aprendi que todos querem viver no topo da montanha, mas toda felicidade e crescimento ocorre na escalada;
Amor eu aprendi com você, que quanto menos tempo tenho, mais coisas consigo fazer
E aprendi o mais importante....
Que o que tem valor não é o que perdemos ou o que deixamos para traz e sim aqui lo que parece distante e que sofremos para obter e conseguimos.
Eu sempre almejei estar ao seu lado...e consegui...hoje eu quero voar mais alto e viver ao seu lado todos os dias da minha vida..aprendendo com você que é e sempre sera minha fonte de inspiração e vida.
Não tenho como te ensinar nada, mas queria que aprendesse o caminho dos meus lábios, assim saberia que eles estão tao perto dos teus...
OIET
Gratidão
É reconhecer e retribuir com graças todos os acontecimentos, sejam eles grandes ou pequenos que a vida oferta.
É saber que em tudo há um propósito e mesmo as coisas não saem do jeito que você planejou, o arquiteto maior projetou e permitiu para te fazer crescer e aprender.
É olhar para o céu e com sorrisos e alegrias dizer: sei que foi você Deus e por isso eu agradeço!
É ver o agir Dele em cada detalhe e manifestar com sorriso e alegria a gratidão pura e singela exalada do fundo do seu coração.
Seja grato pela vida, pelo alimento, pelo ar, por todos os demais acontecimentos e principalmente por você acordar todos os dias e respirar!
Confissão
Acordei, as dores parecem não fazer mais parte da minha vida;
Meu cérebro não permitiu que eu perdesse a sanidade mental de tantas dores que eu sentia no hospital, graças a um terrível acidente de moto que apresentou apenas um culpado;
Dias duros e muito demorados foram superados pelo meu corpo e mente trabalhando juntos com o único objetivo de vencer mais uma barreira que agora faz parte da minha história, deixo aqui meus calorosos abraços aos que tanto me ajudaram, quanto aos que contribuíram com as suas orações e sua fé fervorosa na minha sofrida recuperação;
Já foram várias surras e situações pesadas que os meus erros me deram, mesmo assim não deixei a peteca cair, quando passei pelo vale da morte ou quando vi o fundo do poço, nada me enfraqueceu ao ponto de diminuir a minha crença em Deus, que tudo aquilo ia mudar;
Sempre fui golpeado pelas minhas falhas, mais a piedade e a misericórdia do meu Deus jamais me abandonaram;
Acredito no poder transformador de Deus em nossas vidas, ele olha por nós, sempre estará olhando;
Em resumo não frequento religiões, já ouvi um pouco de muitas, respeito todas, mas creio em Deus atuando e nos ouvindo com um contato mais direto sem intermediários.
Não deixe se abater com o que parece não ter fim ou uma solução imediata, os problemas vão e vem, tente tirar proveito dessas experiências tristes para fortalecer o seu poder de recuperação e reação, quanto mais fé e confiança em Deus você cultivar, mais vitórias e sonhos vão acontecer na sua vida.
Aprender, repassar conhecimentos, acreditar em si próprio é um caminho para evoluir como pessoa.
Se alguém me perguntasse onde eu estaria em 5 anos, o que eu estaria fazendo, com quem eu estaria vivendo... com certeza eu não responderia nada disso. Em 2013 eu tinha outra perspectiva da vida. Eu tinha planos. E quem bom que eles deram errado, pois isso me permitiu viver outras aventuras, conhecer novas pessoas, me apaixonar por novos hobbies, aprender coisas diferentes e, enfim, mudar. Várias pessoas entraram e saíram da minha vida nesse tempo e me ensinaram lições que levarei para o resto da vida. Coisas boas para se inspirar. Coisas ruins para evitar. Abri a mente para aceitar pessoas que antes não suportava e descobrir o quão maravilhosas são e que eu não devo julgar ninguém. Me permiti aproximar das pessoas. Me permiti ser eu mesma, mas tentar melhorar a cada dia. Não foi fácil. É difícil aceitar que os obstáculos que a gente encontra é a gente que faz. Lutar contra si é a pior luta. Mas o tempo passou e eu tive muito apoio. Consegui vencer e, finalmente, encerrar esse capítulo da minha vida.
Quando eu era criança, sonhava em ser modelo, atriz, veterinária, jornalista. Nem sabia o que era um publicitário. Mas Deus abriu esse caminho para mim. E aqui estou, formada! Foi tão difícil passar fins de semana longe da família. Perder momentos insubstituíveis. Por vezes chorei sozinha querendo desistir, mas uma mão amiga, mesmo de longe, sempre me lembrava que eu devia seguir meus sonhos e que logo aquilo iria acabar. Fui longe demais pra voltar. Por isso, nos agradecimentos da monografia, tem tantos "acreditar em mim". Eu deixei de acreditar em mim em diversos momentos. Foi difícil. É fácil apontar o dedo e dizer que alguém está fazendo drama, mas a gente nunca sabe o que está passando naquela cabeça. Não é culpa dela. É só a consequência de vários fatores externos e internos.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Frases de otimismo para manter a fé no que vem pela frente
- Frases bíblicas para status que vão expressar e fortalecer sua fé
- Frases de Deus: versículos da Bíblia que inspiram fé
- Sobre a vida: frases que capturam a essência de viver
- Frases da Bíblia para fortalecer a sua fé
- Viver Intensamente
- Mensagens espíritas do dia de hoje: palavras que elevam e fortalecem a fé