Textos de reflexão sobre o sentido da vida
O sentido vida, é você enquanto vivo, experimentar todas a coisas maravilhosas, que o mundo te proporciona, o amor, a felicidade, a tristeza, os momentos bons, é também os momentos ruins, a vida é uma batalha sem fim, haverá dias que você vai ficar triste, talvez até mesmo querendo se matar, mas também vão ter dias que você estará tão feliz, que nem se lembrará desdes dias ruins, isso é a vida, viver cada momento, cada experiência, para no fim você ter uma boa história pra conta para os netos que vão estar começando sua jornada, sua jornada pela vida.
Chegará um dia em que o coração irá parar de bater, mas não os sentimentos que o animaram, pois esses não são feitos de carne. Acreditar que somos apenas frutos da matéria é o mesmo que acreditar que o nada seria capaz de criar tudo que conhecemos até então, é sustentar uma falsa crença de que tudo terminará com a morte, sem saber explicar ao certo qual seria o sentido da vida.
que estranho chega uma fase da vida ,que você já não tem interesse por nada, nada parece que te Anima nada mais faz sentido,não quer sair, conversar,ver família, só quer ficar sozinho no seu canto,parece que não tenho mais vontade de sonhar com nada, tudo parece que perdeu a graça isso é triste.
Deus pode ter sentido pra vida, força,esperança. é impossível a vida como conhecemos se originar da não vida, o planeta terra , O sol , As plantas, a VIDA, tudo isso não se forma por acaso, tudo que é funcional, que tem um propósito, que é razão de existir pra algo, veio de uma inteligência , de uma pessoa, impossível algo como; computador,carro,celular,microondas, existir por acaso, sem ninguém pra projetar,construir, porque essas coisas tem razão de existência, tem propósito, O sol tem o próposito de fornecer luz,ernegia,vida para a terra, as plantas tem o propósito de fornecer vida para os animais, as pantas e os animais fornecem vida para os seres humanos, tudo tem razão de ser, nós fomos criados para amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a ti mesmo, essa palavra é essência da biblia, é o que a resume, Deus é o sentido da vida.
Estamos em um mundo sem explicação, uma vivência apresentada, sem que possamos questionar a natureza de nossa realidade, vivendo através de um contrato social, (contratualismo), que dar sentido a toda ignorância e atitudes, acreditando nas lógicas de programação que a vida cria, nos adaptando como pseudocódigo, sendo booleano, (questionando), buscando compreender qual é o destino. E aos 30 anos me pergunto: O que é real? É o que é insubstituível? Nesse mundo mágico, o que me importa é que eu viva minha passagem deixando o sentido para que você continue se redescobrindo, e lembre-se, se atualize com toda lógica, crie sua própria história, questione o jogo da vida, jogue, e vença.
Enquanto a Vida não apresenta seu desfecho final, aprenda com os mais humildes que já passaram por aqui através dos séculos e deixaram seus registros ou até mesmo com os pequeninos que estão entre nós de que a arte de viver bem, reside nas coisas mais simples existentes nesse plano e nos traz a genuína "Felicidade" aquecendo o Coração, trazendo paz a Alma, dando sentido a própria Vida e existência...
O sentido da vida constitui um questionamento filosófico acerca do propósito e significado da existência humana,Valorize sua individualidade. Entender que você é um ser único é o primeiro passo para encontrar um sentido para a vida.Cada um tem sua vocação, sua missão pessoal, para a qual precisa executar tarefas específicas.
"A vida é como uma estrada passeando com seu automóvel, no limite da velocidade em um dia feliz, vendo a paisagem perfeita. Sem perceber a poça de óleo, seu carro roda em círculos lhe colocando no acostamento, assustado, não quer mais seguir em frente. Uma só poça de óleo lhe tira do destino, quantas outras poças posso encontrar? Retome sua direção e volte a acelerar novamente, na vida sempre haverá poças para mudar a direção e sempre haverá uma estrada linda para seguir."
“Apegue-se! Qual o sentido da vida se não se apegar?! Se apegar ao que te faz bem, ao que te faz feliz, ao que te faz sorrir; sejam seus amigos, seus familiares, seu relacionamento; sejam seus hobbies, seus lugares preferidos, seus planos... Ainda que o apego não dure pra sempre, ao menos você teve um motivo pra viver mais um dia.”
Às vezes penso que não precisamos entender o sentido da vida, o objetivo de nossa existência. Creio que os sorrisos e os bons sentimentos que nos acompanham nesta jornada são suficientes para alimentar a vontade de querer viver mais, de querer respirar cada segundo de felicidade, sempre conduzido pelos sonhos irrealizáveis
O filósofo especula o sentido da vida, o psicólogo compreende o funcionamento da psique humana, o historiador desvenda as razões e desrazões da História, o ator os representa na palco, mas o escritor é o único capaz de apreender a alma humana e registrá-la de forma estética no papel." (Corina, 2007)
Na psicanálise, o corpo examinado é um signo em uma estrutura diferente! Nesse sentido, a vida acadêmica é limitada pelo medo da tragédia do fracasso. Além de abusar de padrões normativos que não abordam o potencial de sua criatividade intelectual. Pacientes com TDAH supostamente diagnosticado e reversível enfrentam o teste como um juiz implacável e cruel. A clínica psicanalítica examina claramente a norma educacional que influencia a questão na loucura traumática do abuso ao ativar a Ritalina.
O ser humano vive em função dos seus desejos e esquece o principal sentido da vida. Esquece os desafios, as inconstâncias, as virtudes e todas as ações que deveriam ser impostas para um bem comum. Desta forma, o atemporal permanece adormecido. Precisamos despertá-lo. É uma forma de mudarmos o mundo e a nós mesmos.
. Procurei o sentido da vida e o caminho da verdade, para encontrar o conceito de amor em dicionários, enternet, livros, contos e lendas, cheguei até a perguntar nas estrelas dos céus, e nas ávores do mar, mais não encontrei a resposta certa, sabias o porquê? Porque a verdadeira resposta é você.
Todos vivem se perguntando qual é o sentido da vida, quais as "regras" que devem ser seguidas, quais os "dogmas". Eu sempre pensei que a vida existe com um simples fim: Ser vivida de uma forma que lhe faça feliz, e não há regras (além das leis humanas) que deva lhe conter o prazer ou a alegria, aproveitem seus corpos, usem e abusem... no final virá o game over, e acredite, você terá perdido sua única chance de viver intensamente se estiver esperando por um paraíso prometido.
N sei qual o sentido da vida nos fazer feliz ... sofrer ? Só sei que basta ter alguém que sempre está no seu lado para fazer a diferencia não precisa ser mulher ou mãe as vezes uma simples amiga muda sua vida te faz crescer a vida dar tantos obstáculos que cada um é apenas uma Vitória e vc sempre me levanta cada dia com seu sorriso é vc que faz eu querer viver mais e mais não saia da minha vida pq sempre irei te buscar que tudo dê certo que seja recíproco que seja amor e alegria que eu sempre esteja ao seu lado
"Criei filosofias de vida a fim de buscar certo sentido na vida que a religião e a ciência não estivessem envolvidas e percebi o porquê são retratadas como um refúgio para a maioria: porque a vida não se tem um sentido racional, sem uma pitada de criatividade, teoria ou de fé. É engraçado dizer isso a público, pois muitos, que já imagino quem, pensarão: “E por que não se entrega de uma vez? Por que não faz o que aprendeu dês de criança?”. Bem, diferente de grande parte das pessoas, viver com um sentido/esperança/crença não se está em minha lista de “Coisas básicas para viver”. Afinal de contas, não sinto necessidade de ter um propósito, objetivo de vida ou até mesmo uma esperança que demais se submetem por medo da morte; algo irracional visto que o dia que você morrer, será impossível evitar. Para mim, o sentido da vida é evoluir – Reconhecer nossos erros e nos empenhar para mudar, principalmente as características/pensamentos/sentimentos que nos aprisionam e os mesmos que prejudicam as pessoas a nossa volta. Afinal, seja qual a religião ou filosofia de vida, todas focam na construção do próprio ser, na construção da alma e consciência de cada individuo; ambos só dão certa razão para tal. Para mim, tal razão não é uma necessidade, pois, ainda que eu saiba da grande porcentagem de que de fato não tenha, eu arrisco-me ao procurar por tal sentido. Ter dito tais coisas não significa de que sou um descrente, pois em uma definição bem especifica sobre minha religiosidade se é denominada por Deísmo, que diferente dos ateus, acredita na existência de Deus e até pode defender essa idéia, mas que também acredita na possibilidade da inexistência. Afinal, busco um sentido na vida e não uma religião ou fato científico. Para tal busca é necessário se libertar de qualquer possível prisão feita pela sociedade, ou seja, é necessária uma constante evolução. E para deixar claro: Sou um Procurador da Razão, e “não uma Pedra de tropeço” ou que desnecessariamente nega a Deus. Se um dia, supostamente encontrar uma resposta negativa sobre tal questão importante, não revelarei certamente ao mundo, deixarei ser apenas uma sombra de duvida, pois nem sempre a verdade é “Libertadora”. Espalhar o caos seria monstruosidade da minha parte, pois muitos manifestam o poder de Deus de forma descarada, pois mesmo que não exista, apenas pela fé do individuo, já o fez acreditar em milagres e de que poderia evoluir sua consciência para fazer o bem ao próximo e, de fato, conseguir. Isso até não prova a existência, mas prova a força que este ser tem, existindo ou não."
Chega uma hora que tudo volta a fazer sentido na vida. Que você entende por que o palhaço perdeu a graça. Por que a ferida criou casca, descobre que a sua cia sempre será a melhor e que não está disponível lhe torna interessante. No teatro da vida cada peça que vivemos nos evoluiu. Larguei tudo que tinha para arriscar um recomeço e no início achei que estava ficando louco mais depois de um tempo tudo faz sentido de novo e como faz sentido. Nunca se sinta vencido por suas perdas às vezes essas perdas lhe transforma em um ser diferente e reavivado e olha vou te dizer uma coisa. Melhor que dinheiro é experiência. Ela te faz ter tudo de novo.
Sabe aqueles dias, no seu passado ou presente, que você usou ou usa, para pensar no sentido da vida ? pois é... eu também já tive desses dias, e foi em um desses, que encontrei minhas respostas para quase todas as perguntas, perguntei a um de meus mestres escolares: Mero, qual é o sentido da vida para você ? claro! que se ele respondesse, levianamente, eu iria perguntar muitas mais, mas, a resposta foi inesperada e muito responsável, ele me respondeu: ''Jhonny... ''A vida é uma ''ilusão'' agora cabe a você, iludir-se da melhor maneira possível.'' Velho como eu não fico na reflexão apenas das palavras tento ir um pouco alem no sentido, essas palavras me fizeram ''engolir'' minhas dúvidas e perguntas, sobre quase tudo que buscamos entender, quando jovens e até quando adultos, se não forem saciadas ou respondidas; você consegue imaginar uma maneira de retrucar isso ? acho que não né... pois todo pensamento, de certa forma, é uma ilusão, porem, ainda não se realizou; e vai alem disso, essa foi apenas uma das formas, que representei a frase. Muito obrigado professor Mero, essas palavras foram de grande ajuda.
Qual seria o real sentido da vida? Nós, meros humanos, buscamos diariamente a libertação de determinadas amarras que sufocam-nos como as mãos de um desesperado que se afoga no mar ao receber ajuda. O sistema nos oprime e passamos a buscar o que não queremos induzidos pela pressão social exercida veementemente sobre todos os indivíduos. Somos máquinas, somos pecilotérmicos, frios como a pele petrificada e inérte de um defunto e cinzas como a grande Londres entre 1760 e 1860. Perdemos nossa grandeza e sensibilidade. Contemos nossa arte em troca de uns poucos papéis que utilizamos para tentar preencher o vazio existencial de outrém. A fome já não é só de comida. A carência deixa de ser apenas sentimental. Nascemos e morremos atordoados pela monótonicidade da modernidade tão sólida quanto a água que escoa pelos nossos dedos. Até parece a vida.
