Textos Reflexivos sobre Respeito
No que diz respeito à educação dos filhos, penso que se deve ensinar a eles não as pequenas virtudes, mas as grandes. Não a poupança, mas a generosidade e a indiferença ao dinheiro; não a prudência, mas a coragem e o desdém ao perigo; não a astúcia, mas a franqueza e o amor à verdade; não a diplomacia, mas o amor ao próximo e a abnegação; não o desejo de sucesso, mas o desejo de ser e de saber.
Não posso escolher como estou me sentindo agora, mas posso escolher o que fazer a respeito!Há duas fontes perenes de alegria pura: o bem realizado e o dever cumprido. Recebe todas as chances e as desperdiça querendo desvendar segredos que, de tão claros, tornam-se incompreensíveis.Só pode haver traição por parte de alguém em quem foi depositada confiança plena..ah! Se aí houvesse amor...É preciso escolher entre controlar meus pensamentos ou ser controlado por eles..E essa é a vida!
Amar não será nunca indiferença nem conivência, o tão comumente "respeito" que vocês utilizam para evitar serem cobrados de uma atitude. É correto que não pode haver cobrança mútua numa relação, mesmo de amizade, mas isso não implica em que amar signifique tolerar ou permitir desmandos, ou utilizar-se desta "liberdade" para agir sem culpa, permitindo evadir-se de algumas responsabilidades. O respeito é , no amor, a liberdade de aprender conjuntamente, a lealdade, o carinho, a oportunidade de ser um e o prazer de ser feliz. Para amar é necessário compreender o porquê de ser, de pensar, de sentir, e de precisar dos outros. Quem tiver a consciência de existir terá a alegria de ser o amor. O simples ato de ser consciente será a manifestação do mais puro e total amor encarnado, uma condição pura de oferta à procura de satisfazer qualquer necessidade. Sem uma mente clara, equilibrada e desimpedida para ver, sentir e compreender a extensão de um ato, dificilmente poderá chegar a amar conscientemente. Quem conhece a vida plenamente, conhece e vive o amor. Ser a vida e ser amor e amado..."
Não importe-se com o que as pessoas pensam ou dizem a seu respeito. A mente humana é complexa demais para ser entendida, ou até mesmo, explicada. Todos têm o direito de pensar e dizer o que querem; é lei, tanto federal, quanto natural; o que os outros vão achar, isso já é problema deles, não seu. Viva sua vida; não como você acha que deve viver, seguindo conceitos, e sim como você achar melhor e mais confortável. Se você errar, não se preocupe. Se você decepcionar alguém, não se preocupe também. As pessoas que te amam de verdade, que te consideram, que te veem como você é, irão te perdoar, irão estar lá com você, irão estar lá para você. Por mais gente exista pra te apedrejar e te julgar, sempre haverá no mínimo um único alguém pra te dar um ombro amigo, um abraço carinhoso, ou dizer-te uma palavra de consolo. Simplesmente, seja você, e não tenha medo do que vai acontecer depois.
Adiar obedecer-lhe até encontrarmos uma teoria plausível a seu respeito é pôr de lado o remédio que sabiamente devemos tomar substituindo-o pelo estudo das várias escolas de medicina. Você sabe que aquilo que Cristo exige de você está certo – pelo menos grande parte de você julga certo, e seu dever é pô-lo me prática, tenha ele dito ou não Faça isto. Se você não puser em prática o que você conhece da verdade, não me admira que o busque intelectualmente, pois esse tipo de pesquisa pode muito bem ser, como representa Milton, um consolo até para os anjos decaídos. Mas não chame nada que se possa ganhar com isso de A Verdade. Como pode você, que não se preocupa em ser sincero, julgar a respeito daquele cuja vida foi praticar, exatamente por amor, as coisas que você confessa serem seu dever, mas não as pratica? Eu lhe digo: obedeça a verdade e deixe a teoria esperando. Da vida pode surgir a teoria, mas nunca da teoria a vida.
Muito se diz a respeito do Amor, alguns acreditam outros nem tanto, a verdade neste sentimento é que ele é único e só pode ser perceptível a quem ama de verdade; esqueçam as definições e deixem-se envolver nos embalos do outro ser, quando menos esperar você estará suspirando e respirando o amor; aquele ¨eu¨ egocêntrico irá notar: Nossa! Estou amando! Com um sorriso lindo na face, lindo como é o Amor...
Amei e ensinei ele amar de uma forma verdadeira, franca honesta com seus sentimentos e com respeito pelo demais, tudo isso ensinou ele amar outro no presente e dizer belas frases nunca ditas a mim por ele desconhecer o amor, mas ele nunca será compreendido pela sua forma de amar, porque foi o meu amor que a criou e o ensinou amar sem compreensão da razão!
"Delicadeza não se ensina, é diferente do respeito. Delicadeza é temperamento, não se obtém com a idade, não é uma promoção da sensibilidade, não vem com a educação ou com a imitação dos pais. Delicadeza é um defeito maravilhoso, uma entrega irreversível. É uma loucura do bem, uma paranóia sadia. Oferecer mais do que foi pedido, oferecer-se à toa. Sucumbo diante da delicadeza: a delicadeza é gentileza refinada."
- Respeito é uma palavra complexa. Há pessoas que acham melhor ser temido, para serem respeitado. A verdade é que deveríamos respeitar o próximo independente de idade, raça, cor ou religião. Como fomos educados. Respeito adquire-se sem a necessidade da força. Mas às vezes, é necessário cobrar ate mesmo de um cão. (dpb)
Tóxicas são aquelas pessoas que sabem tudo a respeito da vida das outras pessoas, mas não conseguem administrar a própria vida. Sabem dar conselhos como ninguém, têm um discurso lindíssimo para o mundo lá fora, mas que, na vida pessoal, nos bastidores, na vida íntima, são pessoas frustradas, isoladas, verdadeiras ilhas no meio da sociedade, que não tomam para si os próprios conselhos.
As vezes precisamos de um toque na vida a respeito de pessoas... Não mendigue ou suplique a atenção de outra pessoa seja ela quem for. Pare de querer compartilhar momentos seus com quem está muito mais interessado em assuntos que não te incluem. Não queira ter uma conversa só para ter a impressão de ter o outro por perto, e tenha o bom senso de perceber que seu esforço não passa de um quase monólogo onde o outro somente responde "sim ou não "e as vezes "huhum". As vezes é melhor esquecer. Talvez a solidão seja por vezes melhor, pois é sincera e não uma presença imaginária de alguém. Mude a direção de seu olhar e saiba que existem pessoas que querem sim dividir coisas, conversas, vida e sem que você necessita de esforço algum. Viu que legal... Quando uma pessoa da seu tempo e atenção de livre vontade, aproveite e seja atencioso, desde que não haja intenções obscuras por trás de tanta gentileza, observe e tenha tato. Aprender a dispensar gente que so cumprimentam ou respondem por educação as vezes faz bem, pois não vivemos de esmolas. Pois o que lhe é dado com o coração vale muito, e saiba que cada pessoa só pode dar o que tem... E sempre sorria, pois lembre-se Deus te ama. Que tal fazermos mais pontes com menos vaidade e falsidade e termos relacionamentos sinceros e duradouros, pois vale muito a pena ser feliz.
Não preciso acreditar no que os outros acham que existe. Dizem que eu não os respeito por acreditarem. Mas se nem eles me respeitam por não acreditar tentando botar em minha cabeça suas opiniões de como eu deveria levar minha vida. Acredito no que esta ao meu alcance! Agora não se atreva a me insultar e pedir qual o meu propósito na vida, por que não vou perder o tempo de vida que tenho. Já que não tenho propósito como dizem, farei tudo, menos pensar em responder essas perguntas.
Pensem o que quiserem a meu respeito, eu não ligo. Sou uma espécie rara, sou liberto, sou desapegado, sou pleno e aceito a minha vida como ela é. Enquanto muitos buscam um amor sincero, amigos verdadeiros e uma consciência tranqüila, eu estou aqui, à sombra do sossego e desfrutando há tempos de todas essas conquistas. E nem venham me dizer que é apenas sorte. Na verdade, pra ter o que se quer, a gente tem que merecer. Quer também? Então faça por onde.
Acredito que a maior falta de respeito seja a fuga ao diálogo. É óbvio que as divergências existem, mas o debate serve para isto, para colocar o limite das aceitações próximas da fronteira, sem ultrapassar. É como ter medo do mar sem nunca o ter conhecido. Só saberemos a diferença entre terra e mar, quando chegamos ao limite da areia com a primeira onda.
A modernidade social não exige aproximação, no entanto, é categórica quando diz respeito a compreensão e necessidade de seu verdadeiro significado, sê sábio uso, adquirente será, agregando conhecimento, desta forma, encontrará saúde do corpo interno e externo, por via da consciência, sê ignorante deliberado, refém se torna, sendo sujeito dos efeitos da irracionalidade individual e coletiva, advinda de seu mal uso, tendo como consequência diversas classificações (pandemicas), principalmente as psíquicas.
Já notou que existe quem nunca fica velho apesar da idade avançada? É que a velhice diz respeito ao momento em que perdemos a capacidade de fazermos as coisas por conta própria, passando ao estágio de dependência, coisa que nunca acontece com muita gente que permanece protagonista plena de sua vida até seus últimos dias, mesmo em idade avançada. Como chamar de velho quem é tão ou mais ativo que muitos jovens?
Você é o melhor de Deus, não importa o que pensem ou falem ao teu respeito, foi Deus quem te fez, com detalhes incriveis, com qualidades tamanhas e com uma beleza incomparável. Fois Deus que projetou você, que te deu fôlego de vida , que te fez sonhar sonhos que aos olhos de muitos são impossíveis de se realizarem . Foi Deus que se responsabilizou por cada passo seu, e deu o unico filho dele pra passar pela cruz, vencer a morte e dar vitória a mim e a você. Hoje ele continua fazendo por você o que ninguém é capaz de fazer, e por ele ser o nosso criador e pai ele se colocou a nos cuidar de uma maneira toda especial. É ele que em noites de dor e tristeza nos consola, é ele que em meio a desesperos e aflições nos acalma, é ele que em meio a falta de fé nos abraça e sussurra no nosso ouvido "continue, eu estou com você", é ele que não nos deixa perecer. Portanto, acredite, Deus fará por você o que o mundo inteiro não conseguiu fazer, ele não te abandona, ele não te deixa e ainda que o inferno se levante contra ti, nesta batalha ele é quem vai na frente, é ele quem te faz vencer....Crê somente.... e profetiza tua vitória ....Amém?....
Analisando o problema do mundo no que diz respeito a falta de alimento nas mesas de muitas pessoas, concluimos que o problema não é a falta de pão, mas de compaixão; não é a falta de alimento, mas de amor; o que é desperdiçado nas mesas de muitos é, justamente, o que falta nas mesas de outros.
Sou uma menina malvada, às vezes malcriada quando se fala em paixão. Não respeito, não entendo, não aceito ou compreendo as loucuras que cometem para manter uma relação. Sou assertiva, sou serena, sou prática como os empresários são... Quando acaba o sentimento, levanto vôo e nem penso... Simplesmente parto, sem dar margens a brigas, sofrimentos e muita argumentação...
A unidade na diversidade requer um elo central. O afeto, a consideração, o respeito, a admiração, o querer bem, o compartilhar, a irmandade, a amizade... Tudo é elo se assim quiser ser. Toda pluralidade requer diplomacia de interesses e transparência de objetivos. O resultado é o impacto e a permanência vitalícia na memória.
