Textos Reflexivos sobre Respeito
Tens um olhar vívido e enigmático,
acredito que seja um pedaço
do teu âmago que é contido
e, às vezes, entusiasmado,
entretanto, de um jeito ou de outro,
os teus olhares demonstram integridade,
um amor sincero e uma notável intensidade,
então, o teu agir é emotivo,
mas também alguns dos teus atos
são sensatos,
um necessário equilíbrio
pra que um espírito impulsivo
como o teu
não seja tão descuidado.
Sei que és muito mais do que isto
e é possível que eu esteja enganado sobre a minha audaciosa e limitada percepção a teu respeito,
mas não pude evitar,
pois uma mulher como tu
aguça os meus sentidos investigativos, então, só me resta tentar decifrar
com os indícios mais nítidos.
São momentos muito inusitados quando se consegue superar certos limites, medos e outros obstáculos inconvenientes, algo que não ocorre do nada, sem um sentido, requerem um mínimo de esforço a partir de um propósito imprescindível, de preferência, um que seja próprio e não imposto pelos outros, já que cada um tem um caminho específico para seguir e esquecer disso pode ser bastante desastroso.
A raridade deste tipo de ocorrência não é de todo mal, tendo em vista que pode intensificar o sabor da superação e com certeza, ocorre no tempo exato, não adianta pressa, porém, a determinação é indispensável, sendo uma das partes mais significantes para se alcançar uma imensurável compensação, que está muito longe de vim fácil, entretanto, faz valer a pena tudo aquilo que foi enfrentado entre desafios e incertezas.
Durante a sua trajetória, algumas superações são possíveis, uma diferente da outra, às vezes, terão a participação de pessoas maravilhosas, próximas ou desconhecidas, que ajudarão da melhor forma possível, mas também haverá aquelas que será preciso alcançá-las humanamente sozinho, um ímpeto de lobo solitário, conflitos internos, sensações de vazio, onde o foco, fé, suor serão profusamente necessários.
Pode custar um alto preço para ser felizmente compensado, o que é de se esperar, desde que não custe a sua integridade, nem venha a atrapalhar a vida de outrem, sendo prudente lembrar que ainda que tenha a sensação de estar só, Deus estará sempre guardando o seu caminhar, motivando a não desistir e sim a continuar, nutrindo a força da sua coragem de lutar, superando as muitas dificuldades que possam vir para desmotivar.
Portanto, continue no seu processo, não se esqueça do Senhor, faça o que estiver ao seu alcance, tudo corrobora para o tão querido resultado, mantenha o respeito por si mesmo e pelos demais, pois no fim das contas, todos temos as nossas lutas particulares, a necessidade antiga ou recente, muito expressiva de superar algum entrave, cujo peso do fardo não é sensato comparar, pelo menos, não na sua totalidade.
Discordamos de muitas coisas, nossa relação nunca foi uma das melhores, construímos memórias marcantes, algumas histórias felizes dentro de muitos conflitos e de muitas decepções, vivenciamos momentos de lutas e de vitórias, não és o melhor pai, mas também não sou o melhor filho e apesar disso, até agora, juntos seguimos.
Outrora eu era apenas um menino imaturo, indefeso, enquanto o senhor era um homem difícil, desprovido do mínimo de bom senso, hoje, somos dois homens adultos e acredito honestamente que cada um amadureceu do seu jeito e que desde o começo, Deus tem estado conosco demonstrando o seu indispensável zelo.
Demorei muito, entretanto, compreendi que não adiantava ficar culpando o senhor pelos meus erros e nem ficar me cobrando pelos seus, que a respeito do nosso vínculo de sangue e de convivência, tudo aconteceu como deveria ter acontecido e vem acontecendo, teve e e tem um propósito, um significado, parte considerável do meu desenvolvimento.
As diferenças continuam, todavia, continua também o fato de sermos pai e filho em um relacionamento imperfeito, que graças a Deus tem sido ultimamente o mais saudável possível, onde um respeita e se preocupa com o outro, o que para mim já é suficiente entre vários desentendimentos, sinceramente, não sinto remorso, o tempo é passageiro, portanto, compensa o esforço para sempre nos entendermos.
Sinta a luz poderosa que habita no seu coração, que reflete o amor de Deus num tom amarelo, amável e intenso de um belo girassol, de uma estrela de fé que ilumina os céus do seu mundo, da sua essencialidade,
Preze por sua integridade trate a si com mais gentileza, sua cobrança pessoal não deve faltar, mas não seja alguém que é tão duro consigo, reconheça as suas qualidades, conforte e motive a si mesmo se for preciso,
Respeito e amor próprios contidos numa simples arte de um pequeno quadro, percebidos se for observado com calma, demonstrando o devido interesse, olhando com os olhos intensos da alma.
Verdadeira diante de todos sobre tudo o que pensa, aquilo que sente, que a deixa alegre, triste ou indignada, a sua falta de paciência, o seu senso de humor envolvente, a sua distinta risada, portanto, não abre mão de seus princípios, não faz questão alguma de agradar os inconvenientes, dignos da sua versão amarga, indiferente, que não mede suas palavras
Demonstra sempre que possível e da forma mais adequada o seu amor grandioso, a sua doçura, o seu zelo valoroso com os poucos que merecem o seu respeito, a sua atenção, que conquistam com frequência o seu afeto, aqueles que se fazem presentes ainda que fisicamente distantes, neste aspecto, não sabe ser diferente, um empenho cativante
O seu universo não é para qualquer um, pois depois de ter se tornado resiliente, Graças a Deus, passou a reconhecer o seu valor e aqueles que a conhecem de fato, que vibram juntos por suas conquistas e a confortam quando vem algum sentimento de fracasso, que a fazem perceber o quanto que ela é rica e ajudam a manter o seu coração grato.
Coruja imponente, cuja natureza é sábia, bela e astuta, ave que voa em silêncio, geralmente, uma declarada amante da noite, que cativa muita admiração e respeito,
E guiada por um forte instinto de sobrevivência, não costuma colocar a sua segurança em risco, escolhendo muitas vezes a sua própria companhia, um grande zelo consigo
Como se tivesse a alguma consciência, escolhendo o momento certo para agir, afastando a negligência, aquilo que pode prejudicar o seu dia, uma demonstração inconsciente e inspiradora de muita prudência
Reflexão poética, quiçá, filosófica a respeito de um lindo ser bem representado numa arte complexa, rica em simplicidade, feita com paciência e um amor inegável, mais do que beleza na sua essência, a profundidade de um simples quadro.
Deixa pra lá, segue a tua vida, não tem mais como voltar, já perdi o interesse, cansei de estar na solidão, apesar de estar na tua companhia, não posso mais continuar nesta relação, fingindo que nada está acontecendo com uma decepção atrás da outra e por mais que não percebas, nós dois estávamos perdendo,
Eu havia esquecido infelizmente do quanto que o meu tempo é valioso, isso me fez desperdiçá-lo ao teu lado, aceitando a tua falta de respeito, da reciprocidade, o teu descaso frequente, tu não estavas presente de verdade do jeito que eras no começo, então, deixa pra lá, agora, é o melhor a ser feito
Digo isso sinceramente sem nenhum peso na consciência, nem lamentos, não que tenha sido fácil, é evidente, mas penso que tudo foi necessário e que agora preciso de fato seguir em frente, a propósito, sugiro que faças o mesmo, para pra pensar, não sejas ainda mais inconveniente, portanto, deixa pra lá.
Guerreiro, determinado, um lutador desde muito cedo, na sua insistência, está construindo o seu legado,
mantendo a sua essência, mostrando a sua força contra o preconceito com inteligência e suor derramado,
não é à toa que tem o meu respeito e nem é sem razão tudo que tem conquistado e ainda conquistará no tempo certo e talvez bem mais do que tem esperado.
Não duvide da minha capacidade de modificar o mundo
Por fora sou pequena, mas grande é o meu talento.
Do céu eu trouxe a paz e onde eu pisar não haverá tormento.
Sou coragem e motivação para quem está cansado e sente medo.
Já dizia o sábio Tião, "Quem é bom já nasce feito".
Dia nacional da língua portuguesa.
Valorizar o idioma é respeitar a própria origem.
Me entristece a realidade que vivemos. Modismo de escrita ou pronúncias fora do contexto as quais até profissionais do ensino aderem e seguem como costume.
Saudades dos anos 70, 80, 90. Quando as pessoas pelo menos se interessavam por um bom livro. Não afetavam a escrita portuguesa com eh, tah, neh. Lamentável a atual falta de respeito com o próprio idioma.🙁
Valorizar um País, também é ter respeito pelo próprio idioma. Cultura, história.
Se alguém está na tua
frente e você quer passar
porque não pode esperar,
Se existe até um poema
e você pede licença
poética para se inspirar.
Se alguém está falando
e você quer interromper
por alguma razão porque
não pode esperar,
Pedir com licença é uma
expressão de respeito
para quem deseja se adiantar
sem o outro desrespeitar,
porque ninguém é melhor
do que ninguém e quem quer
respeito é o primeiro que tem
que aprender e mostrar
com exemplo o quê é respeitar.
PESSOAS
Pessoas, eu as tiro da minha vida, em questão de segundos, num piscar de olhos, num estalar de dedos, num súbito sacudir de ombros. Eu as tiro como quem tira o que lhe incomoda ou o que não lhe faz bem ou não lhe satisfaz. Tiro-as, rapidamente como um delirar espontâneo, uma brisa passageira ou um temporal de verão.
Pessoas, eu as deixo na minha vida, em questão de milésimo de segundo. Deixo-as quando valem apena. Quando demonstram gratidão, respeito e emoção. Eu as deixo quando o meu peito sorri, a alma agradece e o momento se torna inesquecível. Quando a sua chegada, é como o sol que aponta nos braços do horizonte. É quando o céu inteiro sorri, mesmo quando não há um astro se quer visível. É quando o mar deslisa na areia e beija os pés de quem passa por ele.
Tudo depende das circunstâncias, dos acasos, das limitações, das ilimitações, dos trajetos. Tudo depende de uma série de interferências ou não.
Pessoas, são dádivas. Por isto, preservo, cuido, aconchego, alimento, embalo, abraço, como se fossem um tesouro muito valioso. Portanto, ao se aproximar, olhe, observe, pense, analise, fique atento. Não iluda e nem deixe o descaso entrar. Seja simplesmente mágico, como a vida.
Recebemos da vida aquilo que somos, aquilo que damos, aquilo que preservamos e aquilo que nos importamos. Se quisermos receber, temos que dar, doar e se empenhar o melhor que podemos ser. A vida é um espelho, o seu reflexo é o que emitimos.
O respeito ao próximo ergue-se como a fundação essencial para harmonia. Acima de tudo, é a compreensão de que cada ser traz consigo uma história única, um caminho distinto. A máxima "não faça com os outros aquilo que não deseja para ti" reverbera como um lembrete sagrado. Nossas ações, como pedras lançadas num lago, geram ondulações que retornam a nós. Ao cultivarmos o respeito, cultivamos também paz e empatia. A reciprocidade na conduta fortalece os laços humanos, numa sociedade onde o próximo é visto, ouvido e respeitado.
Ser espirita, para mim, é respeitar a todos e tratar com respeito aceitando-os como são, respeitando suas crenças. Todas as religiões são importantes para aqueles que as praticam e todas, todas mesmo foram criadas pelos homens. Tenho convicção de que quando eu voltar para a casa do Pai, ninguém vai me perguntar a que religião eu pertenci, mas sim, o que fiz com a vida e as oportunidades que me foram dadas para o meu aperfeiçoamento. Rótulos, os nomes das religiões são apenas rotulos e muitas vezes preconceituosos. Vamos nos amar como irmãos, não apenas falando ou escrevendo aqui no face, mas dentro do nosso intimo. ninguém é melhor por ser espirita nem pior por ser espiritualista. Em todas as, profissões, religiões e lugares existem pessoas boas e más. Vamos tentar fazer sempre o melhor que pudermos. Isso, aprendi com André Luiz.
É melhor não esperar {educação, amizade, amor, respeito, emprego, carinho, afeto, presente, sorriso, disposição, cumplicidade, honestidade, beijo, justiça, palavra, fidelidade, compromisso, sangue, abraço, segurança, dinheiro, silêncio, compreensão, favor, disciplina, cuidado, atenção, juízo, reciprocidade, bondade, desculpa, conselho, resultado, preocupação, confiança...} nada de ninguém. Cada um só pode dar aquilo que tem.
Dos meus inimigos declarados eu não tenho medo. Por eles eu até declaro respeito em nome da franqueza dos sentimentos avessos que eles nutrem pela minha pessoa. Medo eu tenho mesmo é daqueles que fingem gostar de mim. Desses eu nunca sei o que vem. Esses eu nunca sei quando vão me apunhalar pelas costas. Só sei que vão me apunhalar quando eu menos esperar....
Não mesmo! Confiança não se impõe, se adquire aos poucos com respeito mútuo, é como um cristal lindo e transparente, se quebrado não tem jeito, você pode até colar as peças, mas jamais voltará a ser como antes, se torna cortante e pode sangrar. Acreditar em alguém não é algo que se compra ou força pra ter. Desacreditar não é fácil, pois a confiança não pode ser tão frágil como cristal, tem ser tão forte quanto o concreto. Confiança tem que ser concreta pra ser durável, e quando ela desaba por completo é difícil reconstruí-la com a mesma força e imponência de antes. Confiança é o resultado do conhecimento sobre alguém. Quanto mais informações corretas sobre quem necessitamos confiar, melhor, formamos um conceito positivo da pessoa e é questão de tempo para resgatá-la.
Quando você olhar uma pessoa e sentir: vontade de ficar perto, carinho, desejo, respeito, saudades, ciumes, vontade de brigar por não ter atenção (mesmo tendo), sentir que o tempo não passa quando estão juntos, mas passa rápido quando e hora do adeus, saiba que são alguns dos sintomas do AMOR.
Consciência humana em respeito ao próximo; consciência humana em respeito ao semelhante; consciência humana em dignidade ao outro; consciência humana ao negro, ao pardo, ao branco, ao índio, ao afrodescendente, ao homossexual, ao hétero... Consciência humana em afeto as minorias, as classes, as maiorias... Consciência humana em afeto aos leigos, aos cultos, aos inocentes, aos afortunados de saberes... Consciência humana a todos, e não, a alguns como forma de vitimismo ou afins. Consciência humana, sempre.
Você não quer uma pessoa como eu, até diria que eu entendo, mas não: eu respeito, porque estar comigo é uma oportunidade única na vida. Mas é como eu digo: há quem prefira catuaba a vinho, mas cada um tem a ressaca que merece. Você não me quer e tem seus motivos. Você me deseja, mas me toca com medo. Você pode sentir algo por mim, mas impõe um milhão de limites. Você me respeita, mas faz questão de fingir que não existo. Você não me quer e eu não quero a gente. Eu quero você ! Entende ? Mas se as condições para estarmos juntos não são essas, eu agradeço mas dispenso.
