Textos Reflexivos sobre Crianças
A importância da família no processo ensinoaprendizagem da criança
A família exerce um papel de suma importância na construção dos saberes que serão incorporados pela criança. Quando ausente, contribui para o fracasso escolar, mas se participa efetivamente da educação dos filhos, motivando, elogiando seu crescimento, cria-se um clima positivo e gostoso, então a criança se desenvolve com segurança e autonomia.
Nos dias atuais, a família nem sempre exerce seu papel de educar e estar presente. Segundo Max Stiner, pseudônimo do pensador alemão Kaspar Schmett, escritor de O falso príncipe no livro O falso principio da nossa educação, Stiner condena o homem pratico que faz da ciência uma idéia fixa, que se torna seu escravo, que não sabe aproveitar a vida e que esta sempre atormentado por preocupações que acabam por sufocar sua personalidade.
Desta forma, muitos pais e mães estão atormentados por preocupações diversas, preocupações que a vida lhes impõe, então começam a pensar em educação por outros ângulos, delegando à escola a função de educar.
O ambiente escolar tem sem duvida a função de educar, mas a família precisa estar presente, acompanhando o processo de aprendizagem e provocando impactos para melhor desempenho de seus filhos.
É necessário que a família conheça a escola de seus filhos, a proposta pedagógica, as regras de convivência. É essencial que esteja presente, que perceba os avanços ou as dificuldades da criança, que incentive e estimule o bom rendimento e o comportamento escolar.
A tarefa de estar presente como incentivadores é contínua, participando efetivamente desse processo de modo que todos voltem seus olhos para a criança, sem duvida alguma, produz efeitos essenciais para a construção de uma aprendizagem significativa, capaz de transformar o espaço em que vive.
O filosofo inglês William Godwin cita: “o verdadeiro sentido da educação, como em qualquer outro processo moral, é produzir felicidade.” Só se produz felicidade quando se sonha junto, quando se traça metas, quando se conquista o saber com segurança, autonomia e amor.
Quero eu ter a sabedoria da criança em
Ser feliz com o barquinho de papel.
Ri pro meu cachorro a cada banho de língua
E logo
Ganhar o céu com aquela pipa.
Dividindo minha merenda com o coleguinha
Quero eu ter a sabedoria da infância e não desejar o futuro
Amanhã vai chegar de qualquer jeito, sem previsão.
Deitar pra sonhar, com minhas manhas, artimanhas ou aquele monstro do filme. Deitar e não pensar, apenas apenas apenas zzzZZzzzZZzzZZ
Bom noitear herdeiros da infância!
Mãe, desculpa
Eu nunca quis
Ser uma má criança
Pra você, pro mundo
Perdão
Agora me diz
Como devolver a esperança
De volta ao útero
Lamento
Se não te faço feliz
Não me dou criatura mansa
De desespero, morto
"De velha, de amarga, de fria, de sem cor.
Centopéia rastejante. Eu, criança, desaprendi a andar."
Criança
A ti ainda não pertence a responsabilidade
Ainda não tens tanta vaidade
Segue brincando, rindo, cantando
Zombando das dificuldades da vida
Chorando, pedindo colo, dançando....
Não corra tanto, vá cedo pra cama, não faça tantas caretas
Acorda cedinho, nos enche de beijinhos.
A todos encanta, tá cedo não cansa.
Boa noite anjinho, não se sinta sozinho
Estou sempre por perto, sou seu amigo secreto
Que vela teu sono, enxuga seu pranto, te cobre com o manto que os anjos teceram pra ti...
Crianças e animais
Entre uma criança e um cão
O cão recebe melhor cuidado
A lei protege o cão e reprime o dono que o maltrata
A lei encarcera o pai e recolhe o filho maltratado
Proibe ter crianças soltas nas ruas
Proibe Cães de viverem presos
Permitem crianças presas em apartamentos.
"Criança Interior ferida e os relacionamentos tóxicos".
Todos temos nossa criança interior, o que acontece geralmente neste contexto é a interiorização dessa criança ferida pelas situações vivenciadas no período da primeira e segunda infãncia, por traumas, negligências, falta de afetos, e o ter que conviver com situações de abusos físicos e psicológicos, sutís, ou não, do ambiente abusivo onde foi criada.
O que acontece neste processo, se dá na formação de adultos com algumas caractéristicas disfuncionais, como por exemplo, comportamentos de agessividades, rigides, transtornos emocionais, falta de empatia, e a incapacidade de desenvolver seu amor próprio, e de lidar com as situações de pressão que a vida adulta tanto nos exige, repetindo os padrões que ele conheceu na sua infância.
Este adulto está em falta, falta de sí mesmo, ele não se sente capaz de viver sua plena potência, uma parte dele muito importante está doente.
Seu vazio interior precisa sempre dos estímulos externos para se sentir preenchido, este adulto em muitos casos passará sua vida entrando e saíndo de relacionamentos tóxicos, seu inconsciente não permite que ele passe períodos sózinho, é muito doloroso para ele, as memórias da infãncia surgem alimentadas pelo sentimento de carência e regeição; logo quando o relacionamento se amorna e a euforia do inicio passa, o gatilho é acionado, ele percebe que aquela pessoa não é mais capaz de preencher esta dor, este vazio, juntamente com o medo de ser regeitado, fazendo com que ele já pule para uma outra relação sem tempo para pensar e analisar, muitos praticam o comportamento dos triângulos amorosos para garantir que não será necessário passar algum período sózinho, seus relacionamentos são utilizados como forma de suprir este vazio existêncial.
Os padrões repetitivos só poderão ser curados quando a sua Criança interior machucada encontrar a sua cura, existem terapias que auxiliam neste processo, mas a cura só pode partir da própria pessoa, do seu trabalho interno juntamente com o perdão a sí e aos demais do seu passado.
Cure sua Criança Interior para viver a plenitude da vida adulta e do seu Ser!
Carta de um poeta ao Papai Noel
Papai Noel
como criança neste cordel
te peço!
um presente no sapatinho
com apreço
um pouquinho de tudo que é generoso
dos povos: o amor, o ato misericordioso
sabedoria, onde possamos dar graças
afeição, fé, saudando todas as raças
muita paz, oração, muita alegria
nos livrando de todo o mal
embalados pelo coro celestial
de Boas Festas e, um Feliz Natal!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
Cerrado goiano, dezembro
Na rede descansa a criança
que nada sabe do tempo
que é dança que as pernas trança
que é luz que o escuro leva
O tempo a si mesmo leva
deixa a luz que a vista cansa
e a vista já não alcança
Mas fica no tempo a lembrança
da tarde onde dorme a criança
Sonhando que a tarde é sua
Vive aqui,vive na lua
Mas olha de longe a rua
Que não sabe aonde vai dar
Criança
À noite vê o claro da lua
A noite os mistérios inflama
E o medo deita em sua cama
Abafando a voz que o chama
Pra avisar que em alguma noite
A sua infância estará distante
E seu choro o tempo desperta
Criança
O tempo tem hora certa
de chegar aonde não se sabe
E parar ao tempo não cabe
E a noite depressa flutua
Nasce o Sol,que espanta a lua
E assim nasce mais um dia
E na rede descansa a criança
Hoje a chuva cai
mas não esta só
Leva consigo barracos
sobrados
palafitas
Crianças que tiveram
o sonho interrompido
Pelo barro que desce a encosta
Que de novo se chama encosta
E deixa de ser lar
Gritos perdidos no escuro
pessoas perdidas nos escombros
Relâmpagos cortam a noite
e as lágrimas rolam no rosto
Como a chuva
Triste chuva
Quando irá parar
O desespero já domina
Por todos os lados vemos a triste neblina
da dor
a sufocar
E quando amanhece o dia
vemos nossas vidas pelo chão
No meio da lama
Da lama que desce
Por causa da chuva
Que não quer mais
que não quer mais parar
que não quer mais parar
Dorme neném senão a chuva vem pegar
Papai só tem no céu
mamãe foi trabalhar
E só nos resta rezar
Num dia!
Quando me dei conta que nao sou mais criança, percebi que estava num lugar errado, ou melhor me envolvi com pessoas que ainda precisavam amadurecer.
Sabe quanto bate um momento reflexão e tudo que era bom vem a sua cabeça,mais ao mesmo tempo vem os erros que eu cometi para não ter continuado com aqueles momentos que aparentemente nao tinha dado valor, mais que tinha criado raiz na minha memoria.
Vontade de Deus!
Não perdi esses bons momentos, apenas os distanciei de mim com as minhas atitudes, é claro, tenho consiencia do que eu fiz, afinal, hoje mais do que nunca sei o que quero para a minha vida, e se naquele momento eu estava indeciso,deslumbrado com as coisas novas que vinham para mim, estava acanhado e inesperiente para tomar alguma indecisão, não cometiria o erro novamente.
Motivo!
Quando você nao tem responsabilidade, você nao tem pespectiva do futuro, acha que o que esta acontecendo agora vai ser pra sempre, e se esquece que o para sempre é até quando você nao encontra algo melhor, ou algo melhor tire o teu para sempre!
Eu hoje não possuo uma responsabilidade grande mas tenho pespectiva para meu futuro.
Tempo!
Deus me deu tempo suficiente para pensar, refletir, e até para quebrar a cara,
afinal você aprende mais errando do que acertando.
Desperdicio!
Não vejo nada que eu tenha feito como um desperdicio, talves confiança a mas, tolerancia fora do comum para alguns assuntos, mais todos tem o seu valor, motivos nao faltam para soltar um "foda-se" mas compreenção vem em primeiro lugar.
Falta!
Não me falta nada, que eu ainda tenha necessidade de conseguir, tudo está bem encaminhado e nas mão de Deus, Todas as coisas serão me dada no devido tempo.
Pessoas!
Sabe quando você está sozinho, ou até com alguem, mais sente falta de algo de pessoas que estavam com você no passado e por algum motivo não estão mais,
essas pessoas que eu sinto falta são: Raphane, Debora, Karol, Jessica.
Amigos!
Graças a Deus a 4 anos conheci grandes amigos, no inicio nao achava que chegaria a tanto, mas hoje vejo que ainda nao chegamos nem na metade...
Familia!
Familia você nao escolhe, você tem.
Muitos criticam meus familiares, falam mal, as vezes nos mesmo reclamamos, mais no fundo amamos, você briga hoje e amanha ja se fala, nao tem como guardar magoa, amenos que por varias vezes se repete algo que julgamos errado, mas como nao somos dono da verdade, cabe a Deus julgar!
Deus!
Porque usei a palavra Deus Varias vezes aqui?!
pelo simples fato que Ele pra mim é tudo, a energia, o amor, a essencia da vida,das coisas bonitas, da criatividade, da expontaniedade, eu não seria a pessoa que sou hoje, se nao fosse por intermedio dele!
. Minha criança -trecho maior
Artur da Távola
Peço licença para falar na minha criança, a que mora aqui dentro e não me abandonará jamais. Talvez com a morte eu até regresse a ela. Os quase setenta anos que dela me separam não a removem. Ela ali está, magra e tímida, a me olhar e ditar comportamentos e reações.
Minha criança esteve em todos os meus filhos e aparece no meus sete netos. Ela se refaz da morte da irmã e abre os olhos para o mundo, com a certeza de que veio ao mundo para alguma missão, embora sempre se considere inferior ao tamanho da mesma.
Minha criança sente enorme saudade de pai e da mãe com quem o adulto já não conta salvo no exemplo, na saudade e nas orações quando me domina uma fugidia sensação de estarem, incorpóreos, a meu lado, mas sem se manifestarem.
Minha criança possui incomensuráveis solidões diante do mistério do infinito. Ainda recua diante do violento, embora não o tema, e ainda se infiltra em episódios de distração e inocência inexplicáveis num homem com minha carga de vivências. Minha criança ainda gosta de abraço caloroso, proteções misteriosas e de um modo de rezar que o adulto nunca mais conseguiu tais a entrega e a total confiança no mistério e na proteção de Deus.
Minha criança carrega o melhor de mim, é portadora de meu modo triste de falar de coisas alegres e de algum susto misterioso sempre que se lhe impõe alguma expectativa d enfermidade. Minha criança é inteira, mansa, bondosa e linda. Eu a amo, preservo, e dou boas gargalhadas quando a vejo infiltrar-se nas graves decisões de algumas de minhas responsabilidades adultas. Ninguém a vê, salvo eu. Ninguém a acaricia, salvo eu, que a estimo, procuro e admiro mais a cada dia e com quem converso histórias infinitas, que somente a imaginação pode conceber no universo maravilhoso da fabulação interior e solitária.
Diariamente passeio com minha criança e estou muito feliz por cumprimentá-la, levar-lhe balas, nuvens, aquele cão da meninice, as canções de minha mãe e os carinhos de meu pai.
A maior conquista de um ser humano é manter o sorriso, enquanto o coração explode de dor.
Crianças precisam mais de exemplos do que de criticas. (Joseph Joubert)
Se desejamos que os outros guardem nosso segredos, primeiro devemos guarda-los nós mesmo. (Séneca)
A sabedoria da vida é sempre mais profunda que a sabedoria dos homens. (Gorki)
Quem mais demora a fazer uma promessa é quem cumpre mais rigorosamente. (Rousseau)
Para você me jogar lama, vai ter que sujar as mãos.
Lembre-se: a primeira pessoa que precisa acreditar no que você diz é você mesmo.
O direito de ser ouvido não significa o direito de ser levado a sério.
Mas vale um fim trágico que uma tragédia sem fim.
As pessoas entram em nossas vidas por acaso, mas não é por acaso que elas continuam.
Apenas uma guerra é permitida a raça humana. A guerra contra a extinção. (Isaac Asimov)
Sentir piedade de um ser humano, é conduzi-lo a destruição.
Não há cosmético para a beleza que se compare com a felicidade.
O inimigo mais poderoso que você ira encontrar será você mesmo. (Nietzche)
O que você fizer hoje é muito importante, pois você estará trocando um dia de sua vida por isso.
Não somos sempre o que queremos ser. Somos o que as circunstâncias nos permitem ser.
REI NORDESTINO
De dentro da Terra
Jorro aos poucos quando criança
Com o passar do tempo
Fui andando e fui crescendo
Hoje tenho a responsabilidade
De sustentar a mim e
A milhares de famílias por onde passo
Conheço vários lugares
E os lugares me conhecem
Tem lugar em que eu sou maior
Do que em outro
Mas mesmo assim
Não deixo de ser importante
Porque sou a vida
E sustento vidas!!!
Hoje estou fraco
Devido às maçadas
De algumas pessoas
E aí está a transposição
Para acabar com quem vos fala
Eu sou são Francisco ou Velho Chico
Ao seu dispor
Não sei até quando....
Por que choras, menino?
Por quê? Menino crescido
Menino criança
Na dor a lembrança
Do amor esquecido
Por quê? Menino talento
Nas ondas do vento a vida em risco
Riscos? Não! Um rosto, uma lágrima...
O grito! ...de apelo
Menino crescido não chores
A vida ...a morte em folhas caídas
Pois as marcas da dor
São também algemas rompidas
Apelo de criança
Dizes que sou o futuro, não me desampares no presente.
Dizes que sou a esperança da paz, não me induzas a guerra.
Dizes que sou a promessa do bem, mas não me confies ao mal.
Dizes que sou a luz de teus olhos, não me abandones ás trevas.
Não espero somente o teu perdão, dá me a luz e o entendimento.
Não desejo somente a festa de teu carinho,suplico-te amor com
Que me eduques.
Não te rogo apenas brinquedos,peço-te bons exemplos e boas palavras.
Não sou simples argumento de teu discurso, sou alguém que te bate á porta em nome de Deus.
Ensina-me o trabalho, a humildade, o devotamento e o perdão.
Compadece-te de mim e orienta-me para o que seja bom e justo...
Corrige-me,enquanto é tempo,ainda que eu sofra...
Ajuda-me hoje para que amanhã eu não te faça chorar.
Ao contrário do que ouvi quando criança
Aquela história da bonança
Aprendi que depois da tempestade
É melhor consertar as goteiras
Porque pode vir outra
E se te pega desavisado,
Ah...coitado!
Sai arrastado no meio de tudo
E nada entende
Porque não há tempo de entender
Se ao contrário,
Está preparado
Fica forte
Não teme o vento, não teme a gota
Dá até pra dizer:
-Nada como uma tempestade depois da outra!
Sou a criança que cresceu
Que mudo meus sonhos
Que acordo pra vida
Que encaro meu futuro
Que surgiu do fogo
Que enfrento meus medos
Que não perdeu nem por um momento o encanto pelo vento.
Sou a onda que tentou te levar comigo
Mas que o destino insisti em me separar
Não peço que me entenda,
Nem eu me entendo ás vezes...
Me encanto
Me iludo
Me confundo..
Me transformo...
Mas nem por um momento perco o brilho nos meus olhos .
Criança nervosa na pista que devia estar na escola, é "157 bolado". O Passa tempo é cheirar cola, vende bala e pede esmola, amassa a vida e joga fora.
O Presidente ausente diz que sente muito e chora, mas
é zero em atitude pra mudar essa história.
Isso não me conforma, não me conforta e gera revolta!
Lembra de quando eramos crianças, e não nos importávamos se nosso cabelo estava bonito, se nossa roupa estava limpa, se alguém iria pensar que você é louca. Eu gostava daquele tempo, as coisas eram mais fáceis, o mundo era perfeito aos meus olhos. Eu acreditava que um homem distribuia presentes para todas as crianças do mundo, em apenas uma noite. E também acreditava que existia, em algum lugar por ai, um coelho que fazia ovos de chocolate. Eu acreditava que em baixo na minha cama, existiam perversos monstros, e que escondido no meu guarda-roupa estava o pior deles. Eu lembro, que se eu fechasse os olhos eu poderia ir a Marte conversar com alguns alienígenas, ou então seria uma super-heróina, como nos desenhos do Super-Man. Eu podia ser quem eu quisesse, o presidente, o superman ou a mulher maravilha, eu podia ser a dona do Mundo e também da loja de doce do shopping. Hoje já me falaram que Papai Noel era apenas uma historia, que quem faz os ovos de chocolate é uma fábrica, que em baixo na minha cama, tem apenas sujeira, e no meu guarda-roupa, roupas, hoje minha imaginação é controlada, eu não voo mais nem vou a Marte, eu aprendi que pra tudo tem que ter dinheiro, pra ser presidente precisa de uma campanha, pra ser a dona do mundo preciso ter o triplo do dinheiro que o Bil Gates tem, e pra ser dona da loja de doce preciso de um financiamento. Antes tudo era mais fácil, mais bonito e divertido.
Sabe, eu sinto saudade de ser criança...
Criança Linda
Alegre e travessa
De bem com a vida
Em cada gesto
Sempre uma surpresa
Que nem uma flor
Seu cheiro exala
Da primavera
As cores reflete
Só ternura é sua fala
Como um passarinho
Que voa feliz
Você leva a vida
Sem se preocupar
Só precisa de um cântico
Para te ninar
Criança tão pura
Maldade não há em ti
Herança divina
Não tem amargura
Seu coração sempre ri
Te amo, menina
Desde que te vi
Tão pequenina
Antes de nascer
Num sonho tão lindo
Em que descobri
Que você estava pra vir
- Relacionados
- Poemas sobre crianças que celebram a pureza infantil
- Era tão Melhor ser Criança
- Texto de Alegria de Crianças
- Textos sobre infância que encantam todas as idades
- Frases de Dia das Crianças para comemorar com muita alegria
- Mensagens para o Dia Mundial da Criança (Feliz dia 1 de junho)
- Pensamentos para Crianças
