Textos Reflexivos sobre Casamento
Por que ir à igreja?
. . . não abandonando a montagem de nós mesmos juntos. . . mas exortando um ao outro. - Hebreus 10: 24-25
William Willimon, capelão da Duke University, foi convidado para pregar em uma igreja no centro da cidade. O serviço, com suas longas preliminares, durou duas horas e meia. Quando finalmente terminou, Willimon estava exausto e perguntou ao pastor: "Por que essas pessoas permanecem na igreja por tanto tempo?"
Seu amigo respondeu: “O desemprego chega a quase 50% aqui. Isto significa que quando o nosso pessoal anda durante a semana, tudo o que vêem, tudo o que ouvem diz: 'Você é um fracasso. Você não é nada porque não tem um bom emprego, não tem um bom carro, não tem dinheiro. Então eu devo ter seus olhos focados em Cristo. Através dos hinos, das orações, da pregação eu lhes digo: 'Isso é uma mentira! Você é da realeza! Vocês são cidadãos do reino de Deus! Levei muito tempo para levá-los direto porque o mundo os perverte tão terrivelmente ”.
O mundo está constantemente pressionando os cristãos a se conformarem aos seus valores. Precisamos ler a Palavra de Deus e encorajar uns aos outros para que possamos manter vivo um forte senso de quem somos em Cristo.
Por que ir à igreja? Porque Deus usa a exortação e o amor dos irmãos para nos assegurar que a mensagem do mundo é uma mentira e que as boas novas de Deus são verdadeiras.
O mundo tentará nos pressionar Para se encaixar em seu molde ímpio; É por isso que precisamos de encorajamento para evitar que o nosso coração fique frio. —Sesper
Sete dias sem igreja faz um fraco. Dennis J. DeHaan
Eu Me Lembro...
Eu me lembro de tudo que passamos juntos;
Ainda me lembro de ver as nuvens se dissipando com a tua chegada, e o teu Sol aquecendo a minha pele;
Lembro, quando você segurava as minhas mãos e eu dizia que os meus problemas haviam partido no mesmo instante;
Eu me lembro de como você me cercava com a sua atenção e tratava com tanta importância o meu mundo;
Costumávamos cuidar um do outro, a segurança era nossa maior companheira, lembra?
Eu me lembro de tudo que vive ao teu lado, era tão bom passar horas deitado na areia de frente para o mar naquelas noites de lua cheia com o céu estrelado.
Eu me lembro de tudo isso e muito mais, sinto muito a sua falta.
Por mais EU e VOCÊ = JUNTOS
Toda vez que eu penso em você uma dor escorre pela ladeira do meu rosto.
Juro por todos os deuses existentes e inventados que não houve uma dor maior do que me desconectar de você.
O problema das relações que terminam sem que queiramos que elas terminem é a agonia de não saber se haverá caminho de volta.
Como eu gostaria que fosse desta vez, a sua vez de voltar para mim.
Um dia nos encontraremos com o coração menos duro e as certezas menos solidificadas.
Quero te encontrar daqui uns anos e espero até lá ter adquirido maturidade e humanidade suficientes para relevar sobre:...
"seu caso amoroso de várias noites com ela sem que ela nunca tenha te pedido";....para poder te conceder um abraço, um sorriso sincero e uma conversa tão esclarecedora que nem Deus suporia que poderíamos ter.
Sem aquele nosso lance de ironia quero que entendamos sobre o breve tempo e o desperdício que demos a ele e, sobretudo, sobre o quanto TENTAR vale a pena porque nós dois somos feitos de magia.
Um dia nos encontraremos e você me confessará que na sua memória ainda existe ESPAÇO para nós dois, e eu vou te confessar que devemos aproveitar todos os ESPAÇOS concedidos por meio desta CONEXÃO e outra que nos une, por entre esta MAGIA e outra que nos torna tão especiais, completamente entendíveis e compreensíveis um para o outro, como nunca fomos.
Ao apagar das luzes
Dorme entre nós
Tranquila e serena a solidão
Dois corpos na cama
Juntos tão a sós
Estagnaram nossos lençóis
Em algum lugar do espaço
Puderam se amar
Mas a rotina logo vem cobrar
Descolorindo beijos
Destorcendo a emoção
Envelhecendo o que chamou paixão
Não há nada que impeça
A voraz lei do tempo
Momentos vão e veem
Na voz do vento
Aprendi que:
A Distância nos ensinam a valorizar cada centímetro juntos de quem amamos
A perda nos tornam mais cuidadosos
A dor nos ensinam a sermos mais fortes
As dificuldades nos mostram soluções
A humildade nos levam a qualquer lugar
A vida é uma eterna escola que nos ensinam tudo, todos os dias.
Duvido que algo faça sentido após a minha passagem pela sua vida, nas coisas que fizemos juntos e das outras que você escondia de nós...eu estarei nos discos, nos livros, nas xícaras, nas portas dos aviões e dos hotéis, nos cafés, nos lagos, praias e montanhas.
Eu também sentirei a sua falta, daqueles momentos em que dava um até logo e embarcava sem você.
Vivo hoje o delicioso tédio da liberdade plena!
Ontem, brasa
Hoje, cinzas
Sentem-se juntos à mesa
Destarte, algumas vezes
Riam-se de si próprios, mutuamente
Jante-se os anos que se seguirem
Se cinzas houver
Juntem-nas
Antes que o vento as carregue
Um dia
A companhia da solidão
Aproxima-se de todos nós
Até mesmo a própria mesa
Um dia há de ser pó
Pra juntar-se a si mesma
Sem qualquer dimensão
Cisma, separação
Nenhuma dor norteia
O nó da madeira
Sob a lâmina que corta
A árvore que era
Agora tanto faz
Eu pensei que jazia morta
De sorte que mesmo assim
Forte permanecia
Ontem, de alma atenta
Perto do fogo se ouvia
O nó da madeira a chorar baixinho
Lancinante tristeza
De sorte que vida havia
Na seiva caramelada
A última lágrima de despedida
Tristemente escorria.
Edson Ricardo Paiva.
Querer
Caímos juntos, numa estrada pequena e sem graça.
Ficamos meses no "estaleiro". Eu e você, consertando os quebrados.
Nós, na mesma "oficina".
Neste tempo, às vezes, você acendia o farol e as lanternas, roncava o motor, me chamando de volta.
Finalmente, larguei minhas "muletas" e, te cavalguei.
Nós, livres e libertos
Vento e estrada.
Você me fez te amar, como na primeira vez. A mesma sensação.
Como é bom olhar o horizonte, nós dois na estrada.
Cores, cheiros e emoção.
Atenção irmãos, estamos de volta!
Eu e Ela.
Marujo
01Mai2019
Feroz é o Vento
Entre as velas e as ondas do mar
Sinto a cumplicidade que juntos criamos
Vejo sua silhueta como uma Deusa intangível
A Brisa me hipnotiza parando o tempo
Sinto o cheiro do mar se transformar em lavanda celta
Mas sinto tristemente sua distância
Então vou navegar até encontrar a lua ou o sol
Mas Feroz é o vento
Que cobre as lajes, o perfume, o beijo, e o sexo de nosso último amor.
Sergio Pommerening
Choque cultural.
Antigamente era algo normal a família sentar, todos juntos, para almoçar. Era normal uma reunião de família.
Hoje não é mais assim, ao que parece, a nova geração não é mais tão ligada nisso. Isso provoca um choque cultural e datas como a de hoje viram motivos de desentendimentos.
Para os mais antigos hoje era um dia de reunir a família e comemorar. Hoje em dia para os mais novos, em sua maioria, é um dia comum. Esse choque cultural é o pivô das reclamações dos mais antigos para com os mais novos.
As coisas mudam, as culturas mudam, mas nem todos mudam junto. A antiga geração não entende muito bem a nova geração onde não existem mais laços tão fortes com a família. Não que eles não existam, mas não são tão fortes quanto eram antes.
Para a nova geração: Entendam que as reclamações fazem parte da cultura dos mais velhos, na criação deles a presença era algo muito importante, quase que sagrado, dias comemorativos era "o dia da reunião da família". Como isso quase não existe mais, seus parentes mais velhos sentem falta e reclamam tentando falar "isso está errado"
Para a antiga geração: Entendam que hoje vivemos num mundo onde tudo que envolva laços emocionais perdeu valor, as coisas não são mais como antes. Entendam que não é que os mais novos não ligam para nada, mas eles tem o jeito deles de gostarem baseado na geração deles. Não criem expectativas em cima deles. Eles gostam sim de vocês, mas o "gostar"de hoje não é mais igual ao "gostar" de antigamente porém isso não quer dizer que gostem menos ou mais. Apenas gostam.
É complicado sim de entender, mas não briguem, apenas tentem ver com os olhos dos outros, o mundo está passando por um grande processo de mudança cultural e as coisas já estão complicadas o suficiente para todos. Não piorem!
Por vezes ainda sinto saudades da Polana Caniço, saudades dos amigos e dos bons momentos que juntos vivemos.
Das nossas conversas construtivas, das nossas brincadeiras e da nossa cordialidade.
Há pelo menos 4 anos que já não estou aí, mas o meu coração estará sempre aí. Lembrar-me-ei sempre com muita nostalgia.
Foram grandes momentos que passei convosco.
E por isso digo. Vocês não são meus amigos, vocês são minha família.
Um amigo podemos conhecer em qualquer lugar e em qualquer circunstância. Mas há amigos que marcam e vocês fazem parte desses amigos.
Amigos que são muito mais do que amigos.
Há amigos que aparecem e se vão com o tempo, e há amigos que são sempre amigos.
Revi nossas fotografias antigas hoje, mensagens que trocamos neste nosso tempo juntos, e fiquei pensando em quantas coisas fizemos e tantas outras que deixamos de fazer. Sabe, a gente construiu uma bela história de amor em pouco tempo. Fiquei pensando em quantas mais poderíamos termos feito, se a vida fosse um pouco mais branda, mais amena. Quer saber, acho que nada disso teria graça se fosse algo assim, tão normal. Creio que as mais belas histórias de amor precisam ser dramáticas para sobreviver à tantos dramas de vidas comuns. Faz parte da vida não é? É, faz parte.
Ricardo F.
Por mais que não estejamos juntos hoje, sei que foi você quem amei minha vida toda, mas sempre procurei "pelo amor da minha vida".. sendo que ele estava do meu lado o tempo todo.
Eu fui cega por não notar o que você significava pra mim, demorou pra eu perceber que a sua companhia era a melhor companhia que eu poderia estar no mundo todo, demorou pra eu notar que precisava de você, demorou pra notar que era o seu sorriso que me fazia rir, que era os seus olhos que me diziam a verdade... Eu era feliz e não sabia.. éramos tão jovens, eu achava que tava muito cedo para chamar de "amor", eu pensava que a decisão que eu iria tomar não ia afetar meu futuro, porém eu estava enganada... Porque a cada segundo que passa eu imagino como seria nossa vida juntos, como seria se eu permitisse sentir esse amor, se eu permitisse que você fizesse parte da minha vida. Eu imagino como seria se eu deixasse você pegar na minha mão enquanto víamos da escola, se eu deixasse você me chamar de sua namorada na frente de todos, se eu permitisse que você cuidasse de mim... Mas você cuidou, passamos tanto tempo separados desde a escola, mesmo assim você me protegia de longe, você me guardou no seu coração... Você me viu quando ninguém mais me via, você fez do meu sorriso o seu sorriso, você fez dos meus braços o lugar onde você mais queria estar. Não entendia o que era amar até hoje, eu vejo agora que o amor é algo puro, algo que nos faz sentir bem, que faz com que a gente mude nossa forma de pensar... É insuportável ficar longe de você, é uma tortura ter que suportar a vida sem você. Eu queria tanto que fosse diferente, queria tanto que fosse apenas você e eu juntos para sempre, até morrermos... Lembra? quando eu te disse que você colhe o que planta?
Eu queria dizer que, você ao longo de todos esses anos plantou apenas amor, mesmo sem eu dar "bola" pra você... O que realmente quero dizer com isso é... Eu achei que nunca iria te amar, mas só pelo simples fato de você me amar todos esses anos, e sempre se importar comigo, eu entendi só agora que o meu coração estava ligado ao seu, que o fio que conectava seu coração ao meu era um fio inquebrável, capaz nos manter conectados mesmo que nós estivéssemos longe um do outro.... Você sempre me ajudou quando eu precisava, você sempre cuidou de mim mesmo de longe, você sempre me amou mesmo sem me ver.
Hoje eu sei o que sentia por você na época do Colégio, algo que achava confuso.... Eu sentia apenas amor por você, porque toda vez que você chegava eu me sentia amada, toda vez que você falava comigo, eu me sentia segura, e toda vez que você ia eu sentia saudades... Eu tentei mentir para as pessoas e até mesmo para mim mesmo que eu não sentia nada por você, mas na verdade... você era a única pessoa que eu amava de verdade... mesmo sem nunca termos contatos físicos, sei que te amava de verdade... me perdoa por você ter sofrido tantas desilusões, por ter sido machucado... se eu pudesse voltar no tempo, seguraria na sua mão, te daria um beijo no rosto quando chegássemos na escola, e diria a todos que me perguntasse que você era a razão do meu sorriso, eu faria diferente sem dúvidas... você iria se sentir a pessoa mais amada do mundo, porque eu iria mostrar a você que meu mundo era melhor com você, eu faria você se enxergar com os meus olhos, eu iria adorar que você me pegasse no colo na chuva.... Eu iria fazer você se sentir amado... apenas me perdoe
Não pense que não te quero
Por não estarmos juntos mais,
Sempre mostrei que vc é tudo
Que eu sempre quis
E tudo que sinto por você
Criou raiz no meu peito.
O que eu sinto por vc é enorme
E intenso demais para explicar
Minha maior vontade é te você
A todo momento e a toda hora,
Pode ter certeza que
O que eu sinto por você
Não vai acabar com tanta facilidade.
Quero muito amar você
Bem pertinho de mim
Sentir seu beijo e o seu calor,
Descobrir todos os seus desejos
E o que faz você ser essa menina mulher
Doce e sexy, eu te amo demais
E e tudo que eu mais quero de você
É o seu amor, companheirismo, Sinceridade e fidelidade!
"Lembranças"
Me peguei a pensar nos bons momentos
que passamos juntos.
Nós dois rindo sempre juntos
rindo de tudo...
Me pego a relembrar dos momentos
que não sei se vou viver de novo
de tempos tão curtos e tão longos
que se tornaram eternos com você...
Lembranças que não sei se quero esquecer
Só que o problema é que eu tenho
que entender que não terei mais você pra mim ...
Não sei se é assim pra você
tentar apagar algo que não se quer esquecer
No final das contas você não sabe o que ta
te fazendo mal.
A vontade do querer ou a força de vontade pra esquecer...
Bom talvez eu nunca vá saber
assim como você.
Mais prefiro viver assim é melhor
que o medo de te esquecer...
A única forma de manter tudo isso vivo é não esquecer os valores que nos fizeram estar juntos aqui. É aproveitar cada segundinho de voz ao telefone, cada palavra dita na hora certa, precisa, por mera vontade de querer fazer com que o outro se sinta bem. Não esquecer jamais das vezes em que o mundo esteve um caos só do lado de fora, mas aqui, dentro do que sentimos, estava tudo seguro, esperando a tempestade passar. O jeito é reler as mensagens, olhar as fotos novas, imaginar o calor das mãos, o brilho nos olhos quando olhamos pras nossas coisas antigas, a limpeza da casa onde a gente mora, e esperar. Se a distância separa corpos, o amor unifica, e é ele, o amor, que encurta os espaços, que diminui a ausência, e que te da a serenidade de continuar sorrindo, porque um coração sabe que está carregado de outro.
Ricardo F.
Aos amigos e amigas
Com o meu e o teu tempo
Juntos partilharemos
Minutos, horas, momentos
Com meu e o teu riso
Juntos sorriremos
Alegres, precisas, sem motivos
Com as minhas e as tuas palavras
Juntos iremos compor
Um verso, uma escrita, uma bela história
Com as minhas e as tuas preocupações
Juntos veremos
Que não há motivos para desistir
Com o meu e o teu abraço
Juntos sentiremos
O valor dele para nossa amizade
A gente pegava fogo juntos, nosso beijo era tão intenso que q unica coisa que eu conseguia desejar é que ele nunca tivesse fim. Eramos como a chama e a vela, a tampa e a panela. E hoje distante de quem tanto amei posso perceber o quanto a gente se dava bem, o quanto o nosso relacionamento tinha desejo, paixão, e mesmo assim ele acabou.
Acho q não existe nenhum relacionamento completo sabe, aquele q não falta nada, o meu era um desses incompletos, mas o incompleto do essencial, que era o amor, a admiração e a valorização da parte dele era isso que faltava e eu sempre busquei uma desculpa que suprisse essa falta. Eu sempre tinha uma desculpa e no fim quando as desculpas acabaram, o nosso relacionamento também.
01/02/19
Dois distantes, Muito Juntos!
"Desde sempre fui um mero expectador da sua vida,
e sempre olhei o que fazia e sempre pensando:
será como está?
é feliz?
está realizada?
nunca imaginei ter oportunidade de ao menos chegar perto,
falar com vc, sentir sua mão ...
mas um dia vc se expôs pra mim,
falou de dores e saudades...
falou da sua vida e da minha,
sinceramente não acreditei...
e muitas vezes ainda não acredito que é assim!
é raro pensar que viveu na intensidade de cada musica vivida por mim...
é inacreditável acreditar que vc está por perto...
é inacessível aos maiores sonhos que nesse dia é possível ouvir vc dizer o que sente...
eu não pensei,
eu não planejei,
então é isso,é magico,é quimica, é tudo de volta no novo...
no não vivido...
no não sofrido...
no não sentido...
tenho perguntas:
vamos viver?
o não vivido?
o não sentido?
o não sofrido?
podemos fazer isso?
podemos sofrer a presença e a ausência um do outro?
podemos viver a presença e a ausência um do outro?
podemos sentir a presença e a ausencia um do outro?
podemos...
podemos sofrer os problemas um do outro?
podemos ser o porto seguro um do outro?
podemos compartilhar os momentos um do outro?
podemos ser felizes sem sermos um do outro?
o que será de uma vida vivida a dois distantes muito juntos e sincronizados?"
O DESTINO
Engraçado esse tal destino,
Hoje estamos juntos,
E amanha podemos não estar...
Por que tão difícil lhe ter comigo ?
Lembro dos domingos,
Era tudo tão perfeito,
Sempre foi eu e você,
Até aparecer os amigos
Não devemos culpar o destino
Mas sim aqueles amigos,
Que sempre queriam estar em nosso lugar
Não apenas só como amigo !
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp
