Textos para Pensar
Pensar entre as relações humanas
Complexo tão somente o assunto, vemos que fácil percebida meu irmão ou semelhante como simples adversário, triste definição talvez terrível hoje e imponderação vaidosa for assim, meu motivo é viver. Barreira em fim traz a verdade, aceita com conforto e compilação moldes mutação, ser só coração, porque racional está fora da pratica e a falta de originalidade, o sistema vive por nós e jamais será o inverso, pense por nós com fascínio, compôs as músicas e esquecidas certezas, da felicidade arte cria o nosso ver.
Por que eu escrevo?
Escrevo porque gostaria de gerar nas pessoas a mesma sensação que sinto quando pego um livro para ler,
A sensação de infinito, de ordem, de dedicação, um orgasmo intelectual, a paz das palavras, o infinito de possibilidade do conhecimento condensado em palavras
A sensação de prazer, de aprender com um desconhecido, que não tinha nenhuma ideia que eu existia quando escreveu, mas agora me ensina a existir, nesse breve momento de paz e ordem
Penso, logo existo
O conceito de subjetividade, o “eu”, parece-nos certo e, principalmente, prático. O segundo realmente é, entretanto, podemos nos ilusionar ao afirmar que ele é correto. Ao considerar o “eu” como unidade pessoal e constante facilmente podemos notar sua incongruência com a realidade. Visto que a mesma é contante, transitória. Desta forma, em relação ao fluxo do tempo, não existe margem para considerar a existência de algo constante que nos identifique.
Em segunda instância, podemos notar que a percepção do “eu” pelos sentidos: visão, audição, tato, paladar não pode ser considerada. Visto que o conceito de um “eu” é a não transitoriedade, ou seja, ao apoiar a percepção do “eu” nos sentidos — que apenas captam experiencias em constante mudança– é uma contradição. Além disso, a própria percepção é alterada assim como o perceptível.
Portanto, não há sustentação lógica para uma definição pessoal? Não há justificativa para utilização de adjetivos pessoais para designar a pessoalidade? De forma alguma. Isso se justifica pela praticidade. Mas não somente. Podemos tomar uma linha de raciocínio paralela ao pensamento apresentado: tomando como base a transitoriedade, podemos definir o “eu” como o histórico de transições em ralação ao tempo. De maneira a relacionar todo o passado como consequência do presente, criamos uma linha que podemos nomear de “eu”, e a previsão baseada nesta linha de acontecimento passados, nomear-se-a de “vir a ser”.
Criamos assim, uma expectativa para o “eu”; não o “eu” ilusório baseado nos sentidos ou em percepções. Mas um “eu” histórico.
Em síntese, o “eu” é todo o histórico de mudanças e nuanças refletidas no presente, que cria nossas percepções constantes e reais. Não há um “eu” perceptível, pois como dito, nossas percepções não são aptas para tal definição. Portanto, o “eu” concerne à “sensação”, algo intrínseco e infundado pela percepção.
O histórico de inconstâncias: somos uma metamorfose ambulante.
Muitas vezes, corremos atrás de fama e dinheiro buscando um status junto a sociedade, e acabamos esquecendo do mais importante que é a família e os amigos.
Porém
Temos que lembrar que todas as vezes que temos um problema, é junto a família e amigos que recorremos primeiro, então repense suas prioridades!
Esse texto, que ora é escrito em forma de canção, nos mostra a incerteza, visto que o tempo não nos pertence apenas.
Mas se você soubesse que demora pra começar e começa com a certeza que ainda é tempo.
Com o toque suave das notas do piano, das melódicas do saxofone, da entrelinhas da arpa e dos baixos sons dos instrumentos que soam como recomeços, tranquilidade e a certeza da confiança.
No fim, nós dependemos do outro pra saber, será que ainda é tempo?
Eu só queria mais minutos de ainda é tempo contigo. A dualidade na qual estes singelos versos e rimas demoram a começar e terminam cedo, seria um lembrete?
Provavelmente seja pra nós não nos esquecermos que tudo passa rápido demais, mas ainda sempre existe tem tempo, de recomeçar.
As estrelinhas deste mundo devem conversar com o nosso coração. Ressoar em cada célula do nosso efêmero, corpo e emoções.
O tipo de canção que nós escutamos com o fone de ouvido e olhos fechados.
Saiba que você não pode escolher se vão te ferir, mas pode escolher quem te ferirá.
Se apaixonar é dar uma "arma" a alguém e acreditar que essa pessoa não pode atirar, como um arco e uma flecha do amor.
Eu posso até ser acertado, por isso, segurar o arco em direção a ti mesmo, sabendo que a flecha vai doer, tentando e se arriscando.
De outro norte, nós estamos com receio de soltar, alguém não quer se machucar e os olhos fechados é questão de confiança, ou é porque preferimos "não enxergar o amor"?
A pessoa que ficar comigo vai ter um homem inesquecível?
Não existe como eu te amar,
Caso tu não me deixastes chegar.
Não existe como te dar tudo de mim e o que você precisa,
Se você não me deixar te dar tudo de mim.
A vida real consiste em buscar a felicidade, primordialmente por estar sempre na esperança de sê-lo muito em breve.
As palavras são como criação rítmica da Beleza e o seu único recurso é o sentir.
Será que a loucura (amar, virtudes, prazeres, emoções, e buscar a felicidade) é ou não o mais sublime da inteligência humana?
Uma vida sem amor é como um mundo sem vida, sem racionalidade.
Não quero o que eu peço, mas o que eu realmente preciso.
Reciprocamente de eu te fazer feliz e me fazer feliz também.
Friso que é você que pode aumentar o tamanho, a mágia, o brilhantismo e o talento do mundo em mim.
Pensar em você arde na pele.
Reúne um misto de sentimentos, o primeiro deles é a raiva, raiva por não te ter, raiva pela distância, frustração por várias decisões onde não cabia você!
Deve se sentir o "Cara" em me ver assim agora, tão rendida, tão apaixonante e arrependida!
Ter a sensação de me ver "correndo" atrás de você deve te encher de Ego e te deve colocar em uma posição de "deixa ela sofrer agora um pouco"
Eu gostaria de te explicar olhando pra vc que eu SEMPRE TE QUIS, que por muitas vezes fechei os olhos e me vi em seu corpo, tão quente, tão nu, me envolvendo, me possuindo, sonhando acordada com nossa loucura.
Sofro sim, não faz ideia do quanto!
Você foi e sempre será o homem que me possuiu, o meu primeiro amor, meu primeiro pecado, minha primeira tragédia , meu primeiro sonho, meus primeiros planos. Você sempre esteve em primeiro dentro de mim, e por último na estrada dessa vida, que te levou pra longe de mim!
Porque hoje como ontem penso em ti
Seu sorriso me abraça e com os olhos fechados sinto seu corpo mesmo distante
aproximando-me fico perturbado no seu beijo e sou absorvido por seus carinhos
Então descubro que te amo muito mais do que pensava, e calo e choro...como as rosas que não falam mas choram
O nível de intensidade e a forma de sentir, pensar, agir ou notar, oscilam bastante, podem ser influenciados pelo ambiente que se está inserido, incluindo pessoas, situações, agradáveis ou inconvenientes, ainda dispõem de uma certa singularidade, quando estão diretamente relacionados a critérios insistentes e particulares.
E tratando-se de algo tão particular, que apresenta tantas oscilações motivadas por crenças, emoções e vivências, não é exatamente o mesmo pra todos, cada um reage de um jeito e na hora que acha certa e independente de ser um erro ou acerto, terá algum mérito ou arcará com as próprias consequências.
Considerando tudo isso, o seu mundo complexo, reflexo do seu íntimo, é muito importante apenas para você, a maioria não se importa e para aqueles que têm alguma empatia, não terá a mesma importância, ou seja, ninguém sentirá, nem reagirá de uma maneira plena a respeito daquilo que faz parte fortemente da sua verdade.
Esquecemos deste fato com facilidade, numa espera, muitas vezes, involuntária por uma similaridade inexistente, que só traz desgaste, portanto, precisamos constantemente lembrar de que Deus é o único capaz de compreender a nossa complexidade, até melhor do que nós mesmos como um ato da sua benignidade.
Primeiro pensamento do dia, então não preciso dizer muito não é?
Milhões de possibilidades que não são possibilidades apenas passado tragos para o presente…(cada vez sinto mais sua falta )
13:14
Na minha cabeça, tem uma cena da gente dançando em um lugar onde só estamos nós dois que nunca aconteceu. (Mas queria muito que acontecesse).
Queria que fosse o meu parceiro de dança durante o ritmo da minha vida…
“Nunca acredite que as pessoas te tratam dessa ou aquela maneira.
Pessoas não tem “jeito”.
Normalmente ELAS SÃO ASSIM MESMO!
E o mundo está povoado de pessoas que acreditam que eu e você ACREDITAMOS em tudo que elas dizem, ou até tentam nos convencer com tanta convicção!
Você só saberá a verdadeira intenção de alguém quando perceber que essa pessoa saiu das PALAVRAS para a AÇÃO!”
IMPACTO DO PODER DO PENSAR E DA ATENÇÃO NO ORGANISMO
O Pensar contrai o Corpo e obstrui a actividade do Espírito e o fluxo normal da energia vital resultando na mortalidade.
A Atenção relaxa o Corpo e promove a actividade do Espírito e o fluxo normal da energia vital resultando na vitalidade.
Por isso, esteja 90% das 24 horas no estado da Atenção e 10% no estado do Pensar.
O QUE É DEIXAR DE PENSAR?
Quais são os Poderes da Alma Humana que mais impactam a sua tranquilidade?
Os Poderes são: o Pensar e a Atenção.
O Pensar promove a inquietude.
A Atenção promove a quietude.
As pressões sócioeconómicas na Alma ao longo das suas interações sociais habilitam o Corpo, ou criam no Cérebro do seu Corpo e no seu Corpo em geral um padrão de ligação dos neurónios favorável, à automaticidade do estado do Pensar da Alma.
A Alma nasce com o estado da Atenção, porém, devido à pressões que sofre ao longo da existência corporal, o estado da Atenção perde-se e forma-se o estado do Pensar que se torna automático pelo Poder de Apego.
Cabe à Alma Despertar, tomar consciência do estado em que se encontra, corrigir o seu estado, habilitar o seu Corpo ou criar um novo padrão de ligação dos neurónios no Cérebro do seu Corpo e consequentemente no seu Corpo em geral favorável à automaticidade do estado da Atenção.
Cabe à Alma praticar frequentemente o sair do estado do Pensar e o entrar no estado da Atenção.
Estar no estado da Atenção chama-se Meditação.
Deixar de Pensar é entrar no estado da Atenção.
Às vezes fico a pensar!
'' Como tem pessoas que fazem tanto mal as outras pessoas e ainda consegue dormir a noite? Mas me vem a memória, as pessoas sadistas, esse indivíduo que sente prazer com o sofrimento alheio, ele sente satisfação ao fazer alguém sofrer ou ao presenciar o sofrimento de outros indivíduos.
Essas pessoas esquecem que existe um Deus que age com justiça, e um dia a conta chega. A vida é uma roda gigante, um dia se está embaixo e no outro em cima, e vice-versa. Tudo existe um tempo! E nesta vida não vamos sem prestar conta de tudo que fazemos. A hora do acerto chega.
Amar é mais do que se imagina à primeira vista. Não se limita a um gesto, a um sorriso, a uma palavra bonita. Amar é, de certo modo, aprender a viver de novo, com outro e para outro. Não é ceder sempre, nem fazer as vontades do outro como se fossem suas. Amar é entender que há um espaço entre dois corações que deve ser respeitado.
O amor, esse sentimento que tantas vezes parece um mistério, é também cotidiano. É na simplicidade dos dias, nas pequenas escolhas, nos silêncios compartilhados, que ele se revela. Amar é cuidar do que é frágil sem sufocar, é querer bem sem possuir.
E, acima de tudo, amar é aceitar que somos imperfeitos, que o outro é imperfeito, e ainda assim, continuar. Continuar amando, apesar dos desencontros, das falhas, dos dias cinzentos. Porque, no fim, o amor é esse laço invisível que nos mantém juntos, mesmo quando tudo parece querer nos afastar.
LEMBRE-SE DE REALIZAR A ATENÇÃO!
Por uma causa humanitária, é necessário fazer este trabalho:
LEMBRAR AS PESSOAS DE REALIZAR A ATENÇÃO.
Na prática, Atenção é parar um pouco de pensar fixando o sentido em algo.
Pensar é preocupar-se com alguma coisa.
Atenção causa Tranquilidade, enquanto Pensar causa Tensão.
A Atenção realiza-se fixando a ação de sentir, ouvir e ou ver algo durante alguns minutos.
Exemplos:
Atenção num ambiente natural = Fixar a sensação, a audição e a visão em um ambiente natural = Fixar a ação de sentir, ouvir e ver o ambiente natural.
Fixar a ação de sentir o sabor de um alimento durante 5 minutos.
Fixar a ação de ouvir o som dos pássaros durante 5 minutos.
Atenção no fluxo dos teus pensamentos = Fixar a visão em o fluxo dos teus pensamentos = Fixar a ação de ver o fluxo dos teus pensamentos.
Atenção nos dedos dos teus pés durante 5 minutos = Fixar a visão em os dedos dos teus pés durante 5 minutos = Fixar a ação de ver os dedos dos teus pés durante 5 minutos.
PARE UM POUCO DE PENSAR!
É bom, lembrar as Pessoas de realizar a Atenção, porque Atenção causa Tranquilidade e Pensar causa Tensão!
Lembre-se de realizar a Atenção!
Na prática, Atenção é parar um pouco de pensar fixando o sentido em algo; o sentido pode ser a sensação, a audição e ou a visão. Enquanto Pensar é preocupar-se com alguma coisa.
A Atenção realiza-se fixando a ação de sentir, ouvir e ou ver algo durante alguns minutos.
Exemplos:
Fixar a audição no som dos pássaros durante 5 minutos ou fixar a ação de ouvir o som dos pássaros durante 5 minutos.
Fixar a visão nos dedos dos pés durante 5 minutos ou fixar a ação de ver os dedos dos pés durante 5 minutos.
Pensar é ligar-se a algum Pensamento.
Pensamento é informação gravada e fluente no Cérebro.
Parar de Pensar é desligar-se do Pensamento realizando a Atenção ou fixando a ação de ver, ouvir e ou sentir Algo.
Tal Algo pode ser, por exemplo, o próprio Pensamento, os dedos dos pés, o Som dos pássaros, a Emoção.
Meditação não é algo místico! Meditação é Atenção!
Atenção é função natural da Alma Humana e de muitos outros Animais!
Acontece que, devido à falta de Fé ou às preocupações com a vida, a Alma Humana perdeu o poder da Atenção e ganhou o poder do Pensar!
Do mesmo modo que precisou de tempo e prática para ganhar o poder do Pensar, também precisa de tempo e prática para recuperar o poder da Atenção!
O bom da recuperação do poder da Atenção é que a Atenção exclui o Pensar!
TIPOS DE SOCIEDADES HUMANAS QUANTO À FUNÇÃO PSÍQUICA E SISTEMA DE FUNCIONAMENTO DO ENCÉFALO PREDOMINANTES
1. FUNÇÕES PSÍQUICAS DO HOMEM
O Homem tem várias Funções Psíquicas no seu Organismo, tais como, o Sentir, o Pensar, o Apego, o Movimento, a Atenção, a Percepção, a Reflexão e a Imaginação.
Dentre essas Funções Psíquicas há duas que são Funções Psíquicas Promotoras, porque promovem as outras Funções Psíquicas; as Funções Psíquicas Promotoras são a Atenção e o Pensar.
A Função Psíquica da Atenção promove o Sentir, a Percepção, a Reflexão e o Movimento Criativo; enquanto a Função Psíquica do Pensar promove o Apego e o Movimento Compulsivo.
2. FUNÇÕES PSÍQUICAS E SISTEMAS DE FUNCIONAMENTO DO ENCÉFALO
O Encéfalo é o Substrato Central da Psique no Organismo Humano; é composto por três regiões principais, nomeadamente, Sistema Límbico, Cérebro e Cerebelo.
Cada uma dessas regiões do Encéfalo está relacionada com uma Função Psíquica Fundamental e, consequentemente, com uma Dimensão do Homem.
O Sistema Límbico está relacionado com a Atenção e com a Dimensão Afetiva correspondente à Consciência ou Atitudes do Homem traduzida no seu Saber Ser e Estar.
O Cérebro está relacionado com a Reflexão ou o Pensar e com a Dimensão Cognitiva correspondente à Mente ou Conhecimentos do Homem traduzida no seu Saber Conhecer.
O Cerebelo está relacionado com o Movimento ou Ação e com a Dimensão Motora correspondente ao Corpo ou Habilidades do Homem traduzido no seu Saber Fazer.
Assim, a prática frequente da Atenção pela Psique torna o Sistema Límbico e a Consciência mais potentes o que, por sua vez, melhora o modo de Ser e Estar da Psique ou do Sujeito Homem; a prática sistemática da Reflexão pela Psique torna o Cérebro e a Mente mais potentes o que, por sua vez, melhora o modo de Conhecer da Psique ou do Homem, enquanto a prática frequente do Pensar causa Neuroses; a prática regular do Movimento torna o Cerebelo e o Corpo mais potentes o que, por sua vez, melhora o modo de Fazer da Psique.
Cabe à Psique tornar potente cada uma dessas regiões do Encéfalo no seu Organismo e, consequentemente, melhorar o seu modo de Ser, Estar, Conhecer e Fazer no Ambiente do Organismo e da Sociedade em que se encontra.
Desse modo, cabe à Psique fazer funcionar corretamente as três regiões do Encéfalo no seu Organismo; fazer funcionar corretamente as três regiões do Encéfalo significa definir a Função Psíquica Promotora predominante e a sequência do funcionamento das regiões do Encéfalo predominante que possibilitam à Psique melhorar o seu modo de Ser, Estar, Conhecer e Fazer tanto no seu Organismo como na sua Sociedade.
A Função Psíquica Promotora predominante e a sequência do funcionamento das regiões do Encéfalo predominante dependem da condição do Cérebro e do nível de Consciência da Psique, isso possibilita formar Sistemas Cíclicos de Funcionamento do Encéfalo.
Assim, quanto à Função Psíquica Promotora predominante e a sequência do funcionamento das regiões do Encéfalo predominante, destacam-se quatro Sistemas de Funcionamento do Encéfalo nos Homens, a saber:
1° SISTEMA NATURAL INFERIOR
Neste Sistema a Função Psíquica Promotora predominante é a Atenção Inconsciente e a sequência do funcionamento das regiões do Encéfalo predominante é de Sistema Límbico-Cerebelo ou Atenção-Movimento.
Este Sistema verifica-se nas Psiques que agem apenas com a Percepção, como no caso dos Recém-nascidos e dos Homens Primitivos.
2° SISTEMA ARTIFICIAL INFERIOR
Neste Sistema predomina o Pensar Inconsciente com a sequência de Cérebro-Cerebelo ou Pensar-Movimento.
Verifica-se nas Psiques que agem sem compreensão e que não chegam a perceber nem a se corrigir, como no caso da maioria dos Homens atuais.
3° SISTEMA ARTIFICIAL SUPERIOR
Predomina o Pensar Consciente com a sequência de Cérebro-Cerebelo-Sistema Límbico ou Pensar-Movimento-Atenção.
Verifica-se nas Psiques que agem sem compreensão mas que chegam a perceber e a se corrigir, como no caso de alguns Homens atuais.
4° SISTEMA NATURAL SUPERIOR
Predomina a Atenção Consciente com a sequência de Sistema Límbico-Cérebro-Cerebelo ou Atenção-Reflexão-Movimento.
Verifica-se nas Psiques que agem com plena Percepção e compreensão, como no caso de raros Homens com nível de Consciência alto.
3. TIPOS DE SOCIEDADES HUMANAS
As Sociedades Humanas tendem a evoluir a sua Consciência ao longo dos milénios melhorando a Função Psíquica Promotora predominante e a sequência do funcionamento das regiões do Encéfalo predominante nos seus Homens.
Desse modo, quanto à Função Psíquica e Sistema de Funcionamento do Encéfalo predominantes nos Homens em diferentes eras, distinguem-se três tipos de Sociedades Humanas, nomeadamente, Sociedade da Atenção Inconsciente, Sociedade do Pensar e Sociedade da Atenção Consciente.
1° SOCIEDADE DA ATENÇÃO INCONSCIENTE
Nos Homens desta Sociedade predomina a Atenção Inconsciente e Encéfalo com funcionamento do Sistema Natural Inferior;
É uma Sociedade que tem nível Científico-Tecnológico mínimo e que usa os seus recursos Tecnológicos para o bem da comunidade;
É uma Sociedade de Homens com estado psicológico de Tranquilidade e que não sofrem de Neuroses;
É uma Sociedade de Homens Primitivos.
2° SOCIEDADE DO PENSAR
Na maioria dos Homens desta Sociedade predomina o Pensar Inconsciente e Encéfalo com funcionamento do Sistema Artificial Inferior, enquanto na minoria predomina o Pensar Consciente e Encéfalo com funcionamento do Sistema Artificial Superior;
É uma Sociedade que tem nível Científico-Tecnológico médio e que usa os seus recursos Tecnológicos para o bem das Elites;
É uma Sociedade de Homens com estado psicológico de Preocupação e que sofrem de Neuroses;
É uma Sociedade de Homens Atuais.
3° SOCIEDADE DA ATENÇÃO CONSCIENTE
Nos Homens desta Sociedade predomina a Atenção Consciente e Encéfalo com funcionamento do Sistema Natural Superior;
É uma Sociedade que tem nível Científico-Tecnológico máximo e que usa os seus recursos Tecnológicos para o bem de toda a Humanidade;
É uma Sociedade de Homens com estado psicológico de Serenidade em que não há Neuroses;
É uma Sociedade de Homens com nível de Consciência máximo.
Pensar sem limites
A barreiras entre o excesso e o vazio dependendo de como limitamos o nosso pensar,
as vezes eu vejo o sol se escondendo no horizonte mesmo sabendo que ele vai voltar pela manhã fico ansioso, fico surpreso,
falar sempre o que faz bem é uma justificativa para nossa alma de que estamos caminhando certo,
quero ser visto dançando de felicidades quando for o último dia do mundo.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp