Textos de Martinho Lutero

Cerca de 12 textos de Martinho Lutero

O pecado original está em nós como a barba. Barbeamo-nos hoje, parecemos apresentáveis e nosso rosto está limpo; amanhã nossa barba cresce de novo, e não para de crescer enquanto permanecemos na terra. De maneira semelhante, o pecado original não pode ser extirpado de nós; ele brotará em nós enquanto vivermos.

Martinho Lutero
148 compartilhamentos

Por justiça teria sido necessário
encomendar-lhe [para Maria]
um carro de ouro
e conduzi-la
com quatro mil cavalos,
tocando a trombeta
diante da carruagem,
anunciando:

"Aqui viaja a mulher bendita
entre todas as mulheres,
a soberana de todo o gênero humano".

Mas tudo isso foi silenciado;
a pobre jovenzinha segue a pé,
por um caminho tão longo e,
apesar disso, é de fato
a Mãe de Deus.

Por isso não nos deveríamos admirar,
se todos os montes tivessem pulado
e dançado de alegria.

Martinho Lutero
31 compartilhamentos

Ela é por min amada - Martinho Lutero (Sie ist mir lieb - Martin Luther)

Ela é por min amada, a Virgem valiosa.
Jamais posso esquecê-la. É digna de louvor.
O que se firma dela é virtude gloriosa.
Roubou o meu coração, dona do meu amor.

Eu sou presa sua. Se presa de desgraça.
Para me socorrer não houvesse ninguém,
O seu amor por min confiar nela me faça
E senti-la fiel no seu amor de mãe.

Cingida de coroa em que brilham estrelas,
Revestida de sol, cuja luz não se esvai.
Um filho está para vir, são esperanças belas.
Deverá dar à luz o seu Senhor e Pai.

Eis que o antigo dragão de raiva enlouquecido,
Ao famoso Menino, ao Rei da eterna graça,
Pretende devorar e embravecido;
Mas seu delírio é vão; sua ambição fracassa...

Pois Jesus sobe ao céu vencedor triunfante.
Na terra fica só a Virgenzinha bela.
Seus cuidados serão o seu rebanho amante,
Medianeira de Deus, riquíssima e singela.

Martinho Lutero
Inserida por eric_cartmann

As vezes sinto que, por causa de ocupações ou pensamentos alheios, fiquei frio ou perdi a vontade de orar. (…) Por isso é bom que, de manhã cedo, se faça da oração a primeira atividade, e de noite, a última. E cuide-se muito bem desses pensamentos falsos e enganosos que dizem: ‘Espera um pouco, daqui a uma hora vou orar, antes ainda tenho que resolver isto ou aquilo’. Porque com esses pensamentos a gente passa da oração para os afazeres que prendem e envolvem a gente a ponto de não mais sair oração o dia inteiro.

Martinho Lutero
26 compartilhamentos

"Os livros que lemos devem ser apenas placas de sinalização na estrada apontando o caminho direto para as Escrituras. Se andamos de livro em livro e não chegamos nas Escrituras, esses livros não são boas placas sinalizadoras, porque eles nos apontam para mais placas, e mais placas (livros, livros, livros) - e não para o destino - As Escrituras. A Escritura e só ela é a nossa vinha, na qual todos nós devemos trabalhar até a fadiga. "

Martinho Lutero
15 compartilhamentos

Quem são todas as mulheres, servos, senhores,
príncipes, reis, monarcas da Terra comparados
com a Virgem Maria que, nascida
de descendência real
(descendente do rei Davi) é,
além disso, Mãe de Deus,
a mulher mais sublime da Terra?

Ela é, na cristandade inteira,
o mais nobre tesouro
depois de Cristo,
a quem nunca
poderemos exaltar bastante
(nunca poderemos exaltar o suficiente),
a mais nobre imperatriz e rainha,
exaltada e bendita acima de toda
a nobreza, com sabedoria e santidade.

Martinho Lutero

⁠"Este não escuta sobre o Batismo, aquele nega o sacramento (...); alguns ensinam que Cristo não é Deus, alguns dizem isto e alguns dizem aquilo; há tantas seitas e credos quanto o número de cabeças. Nenhum caipira é tão rude quanto aquele que tem sonhos e fantasias, e pensa por si mesmo que foi inspirado pelo Espírito Santo, devendo ser um profeta."

(De Wette 3,61, Citado em O'Hare, "Os Fatos sobre Lutero")

Martinho Lutero
Inserida por LEandRO_ALissON

Eu esqueço tudo sobre Cristo e Deus quando eu me encontro nestes pensamentos e de fato chego ao ponto de imaginar que Deus é um velhaco. Nós devemos ficar no mundo, no qual Deus é revelado para nós e a salvação é oferecida, se nós cremos nele. Mas ao pensar sobre predestinação, nós esquecemos de Deus… Contudo, em Cristo estão escondidos todos os tesouros (Cl 2:3); fora dele tudo está trancado. Então, nós deveríamos simplesmente recusar discutir sobre a eleição. Tal disputa é tão irritante para Deus que ele instruiu o Batismo, a Palavra dita, e a Ceia do Senhor para agir contra a tentação de se engajar nisto. Nestes, devemos persistir e constantemente dizer, eu sou batizado e acredito em Jesus. Eu não me importo nem um pouco sobre a predestinação.

Martinho Lutero
Inserida por Edyx777

Deus nos humilhará sempre que nos inflarmos por causa da nossa justiça, sabedoria ou poder e nos irritarmos com pessoas injustas, tolas e menos poderosas do que nós. Pois tu és poderoso não para fazer os fracos ainda mais fracos, pela opressão, mas para torná-los fortes, exaltando-os e defendendo-os. E és sábio não para rir dos tolos e, assim, fazê-los ainda mais tolos, mas para acolhê-los, assim como queres que façam contigo, e para instruí-los. Assim, és justo para justificar e desculpar o injusto, não para condená-lo apenas, falar mal dele, julgá-lo e castigá-lo. Pois este é o exemplo de Cristo para nós, conforme diz: "O Filho do Homem não veio para julgar o mundo, mas para que o mundo seja salvo através dele" (Jo 3.17); e mais uma vez em Lc 9.55s. : "Vocês não sabem de que espírito são filhos? O Filho do homem não veio para destruir as almas, mas para salvá-las."

Martinho Lutero
Inserida por samuel_roberto_1

⁠Queremos que as pessoas aspirem ao matrimônio. E como introdução adequada, recorremos ao versículo de Gn 1.27: "Deus criou o ser humano, para que houvesse um homenzinho e uma mulherzinha". Esse enunciado nos dá a certeza de que Deus dividiu os seres humanos nessas duas partes, para que houvesse homem e mulher, ele e ela. E isso lhe agradou tanto que ele próprio o chamou uma boa criatura. E Deus quer que essas boas criaturas sejam honradas e respeitadas como obra divina, e não permite que o homem despreze ou ridicularize a mulher ou a moça, nem tampouco a mulher o homem. Depois de haver criado homem e mulher, ele os abençoou e disse: "Crescei e multiplicai-vos". Esse versículo nos dá a certeza de que homem e mulher se devem unir, para se multiplicarem. Pois aí não se trata de livre escolha ou decisão, mas de algo necessário e natural. E mais necessário do que comer e beber, purgar e excrementar, dormir e vigiar. É uma natureza e espécie implantada da mesma forma como os membros correspondentes.

Martinho Lutero
Inserida por samuel_roberto_1

"A Alemanha deve ficar livre de judeus, aos quais após serem expulsos, devem ser despojados de todo dinheiro e joias, prata e ouro, e que fossem incendiadas suas sinagogas e escolas, suas casas derrubadas e destruídas (…), postos sob um telheiro ou estábulo como os ciganos (…), na miséria e no cativeiro assim que estes vermes venenosos se lamentassem de nós e se queixassem incessantemente a Deus". – Livro: "Sobre os judeus e suas mentiras"

Martinho Lutero
Inserida por rvcg

⁠Meu Deus, como podemos ser tão cegos a ponto de não levarmos esse amor a sério? Pois quem poderia ter imaginado que Deus se humilha tanto assim a aceitar aquilo que fazemos aos pobres como sendo feito a ele pessoalmente? Assim, o mundo está cheio de Deus. Em todos os becos, bem à frente de sua porta, você encontra Cristo. Não fique aí parado, olhando boquiaberto para o alto, dizendo: "Pois é, se eu só conseguisse enxergar o Senhor nosso Deus, uma vez que fosse, como eu não estaria disposto a servir-lhe de todas as formas possíveis!" Você mente, diz João em sua epístola (1Jo 4.20), pois diz que ama a Deus e odeia o próximo que passa necessidade bem à sua frente.

Martinho Lutero
Inserida por samuel_roberto_1