Textos Maes Carlos Drummond
Todos nós passamos por um ciclo:
pensamentos, sentimentos, atitudes.
Seus pensamentos definem seus sentimentos, seus sentimentos definem suas atitudes.
Você é o resultado daquilo que VC é por dentro.
A verdade que prevalece, sempre será aquilo que você alimenta.
Faça uma dieta de bons pensamentos, flua bons sentimentos, que com certeza o resultado será o melhor que você pode ser.
Não seja escravo das circunstancias.
Não seja governado pelo acaso.
Você quer, você pode, você merece.
Acredite em você.
Enxergue além das aparências.
O segredo da felicidade mora dentro de você.
A fé enxerga além da falta e vê abundância onde existe somente escassez.
Se você amanheceu triste, cabisbaixo, saia da rotina, vá lá fora e olhe a beleza das flores, o azul do céu, ouça o som dos pássaros, sinta o perfume das flores, sinta a brisa tocar sua face. Se de tudo não achar nada de bom, volte e olhe no espelho e veja a mais bela criatura que Deus fez, VOCÊ.
PROMISCUIDADES ANTIDEMOCRÁTICAS
O espírito rancoroso e antidemocrático, expelido pelas particularidades promíscuas da esquerda, expande-se fortemente contra os detentores do poder. Nós, que o representamos, devemos levantar nossas vozes e tomar medidas para salvaguardar os nossos direitos e liberdades que correm sérios riscos em face dessa desordem que estão tentando nos impor.
ETERNO DISCÍPULO
Sou um eterno aprendiz e, por assim o ser, tenho absoluta certeza que não existe, ao meu redor ou na imensidão do mundo material, alguém que tenha conhecimento e sabedoria suficientes a ponto de imaginar que não necessita participar do processo ensino aprendizagem, visando burilar as asperezas egocêntricas que o mantêm nas trevas. Tenho plena consciência que estou neste plano para me aperfeiçoar e, para isto, preciso acrescentar experiências positivas ao meu ego e saber usá-las com sabedoria para bem estar da humanidade.
por trás desse mínimo quase-ato,
as mais insuspeitas intenções,
no afago sutil da mão,
no mero acaso de um beijo
entre o queixo e a boca.
na rápida exposição de uma qualidade, tudo vem de soslaio,
uma turbidez envolvente ,
um gesto vago, uma palavra cirúrgicamente trazida,
assim, tímidamente, fazemos
nosso discurso de sedução,
uma dança em solo de Chopin,
medindo o seu olhar,
esperando atrair
um doce assentimento,
uma confirmação,
um enlace final.
@machado_ac
"Das Filosofia..."
Todo mundo já se iludiu com seu próprio esforço e caminho, passaram-se dez anos e percebi o que deixei pelo caminho... Um amor sincero, um pouco de mim, um pouco da minha tristeza e algumas coisas que já não me recordo. Não quero que o tempo volte, só queria um momento aonde eu pudesse me manter em silêncio, contemplando a consciência das possibilidades de meu instante...
FELICIDADE SUPREMA
O homem deve enxergar a felicidade como um processo simples; Entender que todo o procedimento relacionado a ela é infinito, independente de quando a sua ordem processual irá refletir profundamente na existência dele em um plano mais elevado; Compreender que todo o seguimento só poderá ser absorvido quando ele acreditar que é possível ser feliz. Para tanto, primeiro, é necessário assimilar que a felicidade suprema está em Deus, o Ser que pode torná-lo completamente feliz; Que pode lhe permitir, a partir da sua submissão ao Princípio Formador, de modo refletido e exemplar, experientar e participar da felicidade esplêndida em toda a Sua Excelência.
DESAPEGO
A vida passa num piscar de olhos. Por tal motivo, não podemos ficar apegados às coisas do passado nem às materiais.
Precisamos fazer com que a nossa estadia aqui no plano material nos seja promissora, demonstrando o desapego às coisas materiais.
Devemos viver com plenitude todos os momentos e comemorar nossas conquistas, afinal, não se sabe como será o dia de amanhã.
Necessitamos compreender que o mais importante é a caminhada e que viver é uma arte; É ser persistente.
Não podermos nos desanimar diante dos tropeços nem nos deixar enganar pelas tristezas.
Em face das quedas, devemos levantar e seguir em frente, pois enquanto tiververmos vida, há oportunidade de vencer.
SIMPLESMENTE ASSIM
Sou um ser assim que, aparentemente, anda só. Daquele tipo que carrega, todos os dias, anos e anos de andanças. Apenas eu sei o quanto me é difícil ser assim, andar com todo este peso nas costas e saber que poucos percebem a minha existência. Alguns até me criticam sem saber quem sou eu. Não têm conhecimento do reflexo daquilo que, verdadeiramente, são; que vêm em mim o que são internamente.
Quero que tenham ciência, não sou um ser que simplesmente surgiu do pó da terra para viver neste plano. Sou um esboço que veio também do interior Daquele que tudo pode, tudo sabe, tudo vê. Eu sou este ser que aqui se encontra para representar a imagem verdadeira, harmonia e perfeição do Ser Eterno; Sou este ser que busca a perfeição. Que aprendeu a reconhecer a Sua Origem e agradecer todas as graças alcançadas.
Não reclamo das lutas, pois sei que me ensinam a crescer; A ser resistente o bastante para enfrentar as dificuldades interpostas nos meus caminhos.
Portanto, paradoxalmente falando, de uma coisa tenho convicção: O Eterno, a todo instante, está comigo e me ensina a viver. Podem até me ver chorando, mas tenham certeza, não estou só, ando com o Insondável que me guia e me faz crescer.
DONO DE SI
Para o homem chegar a dizer que é verdadeiramente dono da sua mente intrínseca, primeiro, deve saber administrar os seus pensamentos. A partir daí poderá dizer que controla a própria vida.
Eis aí o porquê de muitos titubearem ao prosseguirem com os projetos que apresentam sem, verificar a perspicácia mental dos propósitos que exibem.
É isso que acontece nos casos em que as pessoas querem agir de maneira inflexível e impensável, prejudicando, assim, o plano apresentado, subitamente, sem prestar atenção no prosseguimento dos preceitos ligados à proposta e nas prescrições essenciais para a concretização das ideias que podem não pertencer a si próprios e sim ao universo mental no qual tramitam os pensamentos de toda criação.
AMADURECIMENTO
Ao amadurecermos, entendemos que durante a vida não devemos nos ater a sentimentos negativos; Que a verdade, por ser positiva, não é para todos e sim, apenas aos que a têm como meta primordial em suas jornadas; Que as atitudes positivas em nossas peregrinações são essenciais ao nosso ciclo rumo ao aperfeisoamento; Que para tudo na vida há um ritmo a ser seguido, conforme prescrito no Livro Sagrado; Que as frustrações não matam, apenas nos fortificam; Que, durante nossas caminhadas, existem prioridades às quais devemos dar mais atenção, pois contam para aprimorar o nosso estado evolutivo.
Em face dos problemas que surgem em nossas vidas, ponderamos com as asperezas que eles nos apresentam e entendemos que não podemos criar outros, visando solucioná-los. Devemos nos polir e aprender a superar nossas desilusões, pois nem tudo na vida irá acontecer conforme queremos e sim, da maneira que está escrito na conspiração universal.
Quanto ao amor, devemos entedê-lo nas suas características particulares e intrínsecas; Precisa iniciar em nosso interior e contribuir para o bem estar da humanidade em suas múltiplas facetas, trazendo-nos alegria às almas e paz aos corações sem nos arremeter aos paradoxos ou paranoias.
Se queremos modificar o mundo, que o façamos nos modificando de dentro para fora, sem nos preocupar com a vida de outrens, afinal, Deus nos criou individualmente, para que cada um cuide da própria vida e não da alheia.
A energia que vibra no mar
É a mesma que vibra no céu:
Um amor que se afigura assim
Tão sublime que me faz sonhar
O sonho de amor sem fim
Quando a noite estende seu véu!
Assistindo ao voo lento das nuvens altaneiras,
Ouvindo a voz das vagas de vento deslizantes,
O azul do mar leva as esperanças angustiantes,
O azul do céu traz as lembranças prazenteiras!
E nessa baila das nuvens formosas,
E nessa espuma das vagas na praia,
O delírio das noites frias desmaia,
Desperta o círio das manhãs ditosas!
Girafa e Centopeia
Os caminhos são tantos e a gente com dois pés apenas
Para tanta caminhada, tanta empreitada
Melhor seria centopeia ser, quem sabe uma girafa distraída, leve e lenta.
Uma carona ao acaso, coisa do Aleatório de Almeida.
Bifurcações são nosso arroz-feijão.
Ônibus lotado, cheio de almas pensando na ida, estando na volta e vice-versa, o tempo todo levados a esmo e descendo no ponto, sem dó nem riso, ainda brincam, falando que correm buscando uma, hoje, quimera.
Troca o band-aid do salto alto, vai de novo, vai fazendo conta, vai.
Que a vida não espera, faz rastro, faz destino, vai!
Faltas
às vezes, quando menos esperamos, do nada nos invade uma impressão de ansiedade,
um vazio, como um objeto que fazia parte de nossa rotina e de repente, não está mais.
quase um sintoma físico, uma sensação de fuga de não sei quê,
simplesmente escapou de nós, como o necessário ar que nos foi magicamente tomado.
um leve arranque, um passamento, uma carência, uma inexistência,
uma falha de continuidade em nossa vida, os bordões de um tio,
as falas dos feirantes...
chamamos de falta, talvez tenha um nome,
você vai lembrar
@machado_ac
RIMA
rima, dela não me esquivo, apenas digo que não sou escravo da terminação, dela, procuro fazer um descritivo do sentimento, mesmo esse que não sinto, seja ele, vivo, em transe ou desfalecido.
Do ritmo, da métrica, nem falo, um soneto é uma forma geométrica em sílabas e embora nem saibam meu outro e principal ofício, conta números como os respiros. mas neste caso, patino e assim melhor evitar um vexatório desfecho em desatino.
aos poetas que de mim fazem consulta, subitamente me vejo em oculto ou mesmo aberto elogio e sinceramente lhes digo que não se faça caso de formas, mais vale o ritmo, por que a rima vazia parece inclusive a mais difícil e não é isso que torna o poema verossímil, bom ou digno.
Quem me lê já sabe, que no mais digo muito sem fazer alarido, na verdade nem dizer eu digo.
quero mesmo é fazer com que aquele que agora já quer se perder, se ache num pequeno trecho
e fique lá, enquanto eu sigo.
@machado_ac
Bolinhos de Chuva Queimados
Não digo tudo por que não sei mesmo, falo meia frase, deixo uma parte pra sentirem, adivinhação...todos tem histórias e maravilhosamente enxergam onde não se vê, falo de coisas que passam ou passaram por aqui, dá vontade ou nem dá, nem depende muito de mim
uma vida tem detalhes, sutilezas, todo o tempo.
É uma xícara de chá e uma bomba-relógio feita de açúcar
uma alça de sutiã caída e um pingado escuro, você busca uma linha no fundo daquele quarto amarelo,
nem lembrava, agora já está aqui
Eu peguei uma ventania tal que quase caí, mas nem deixei a leiteira cair, a moça do bazar olhou pra mim com um jeito de quem nunca tinha visto um boneco de Olinda com RG,
eu dou muita risada depois que saio dos lugares, as pessoas não estão acostumadas com gentileza,
nem com bolinhos de chuva queimados,
Eu não disse nada, foi você que pensou, ou sentiu, foi você, foi ela,
ah! não foi ninguém.
@machado_ac
Mágica e Maquiagem
começo pelo fim ou acabo tudo bem no meio,
faço tudo assim, sem lógica nem pé nem perneta,
digo metade, o resto você completa,
intui, dilata, conclui ou deixa passar.
tem um verso guardado bem debaixo do seu brinco,
na bolsinha entre a maquiagem.
se olhar direito vai perceber que ele passou
bem na sua frente, dia desses enquanto chovia forte.
bem, agora que você já o reconheceu
posso ir buscar a maleta do mágico,
só falta o coelho inventar de voar de novo.
@machado_ac
BOCAS
boca aberta, boca seca, boca muda, muda boca!
boca de incontáveis dentes a sorrir ou assustar
boca ardente recoberta de um vermelho fatal
boca nua, boca sua, sua boca pura, boca escura, que surdos ouvidos irão te calar?
Boca em desenho de lábios e curvas e gloss escarlate
boca do lixo, do sangue pisado, do murro vil, boca suja, imunda que vitupera répteis e escarnece do nosso mundo humano, este confuso animal
bocas nossas, vossas, tortas...
cuspindo em poças nosso pecado habitual, do hálito da boca nasce o incontrolável arrepio, e da boca arfante é refém fugidio
boca da noite que agora invade o distraído dia
e as bocas do mundo, entradas de tudo.
as bocas de beijos, os beijos de boca
bocas sábias eu sabia, não podiam deixar de gritar
@MACHADO_AC
Talvez você não tenha dúvidas, apenas certezas óbvias; nesse estágio você é a própria dúvida, não é mais pessoa; robotizado, vive dentro de um mundo irreal. Não se permite estar errado, aí seu maior erro. Nem me atrevo a pedir para que pense nisso, pois você já não pensa, só tem certezas.
A que ponto chega o ser humano, idiotizado por ele mesmo. As suas escolhas são o que você é hoje. Nada além disso.
NEM TODOS SEUS SONHOS SÃO OS DE DEUS A VOCÊ
Se está com sede, Deus irá saciá-la, mas saiba que nem todos os sonhos do seu coraçao Ele realizará. Contudo, aquilo que for essencial ao seu viver, Ele lhe providenciará. Jamais se sinta inferior a quaisquer seres que estão ao seu redor, pois você é filho (a) de Deus que é perfeito e lhe tem um propósito de vida. Ele criou você para que O represente em seus diversos atributos. Entretanto, apenas os positivos são propícios a Ele. Já os negativos, esses não fazem parte da Divindade que não os almeja a você. Se deseja crescer material e espiritualmente, lute para alcançar seus sonhos e espere no Senhor, pois se forem os mesmos que Ele tem para você, serão realizados. Tudo que for elaborar, peça a Deus a devida sabedoria para concretizar. Se seus sonhos forem da vontade de d'Ele, com Quem deve manter um relacionamento estreito, você os conquistará.
Vez por outra vem uma vontade de dizer tudo bem miudinho, devagar, degustando todos os ípsilones, sentado num canto da sala, vendo pela janela,
o dia passar.
Tempo de ajeitar uma perna em cima da outra, tirando depois, voltando ao mesmo lugar.
falar pra si mesmo que era pra ser assim mesmo e sorrir das vezes em que pensamos que era tudo pra se acabar, pra morrer se debatendo em galinha d'angola com cria, numa hemorragia catarara de fazer bombeiro se apavorar e no fim olha aí, era uma tempestade tão grande que agora parece uma lagoinha.
Nesse tempo arredio que fica entre o café do almoço, a merenda e o final do expediente, horas inteiras onde cabem escabrosos causos de doença, vizinhas zelosas e façanhas de pescaria.
Fiz uma casinha de palito de sorvete, com porta e quintal, pintei um limoeiro, nem cabe mais nada no papel.