Textos grandes
Sonho
O peso do meu sonho...
Era grande,enorme...
Era medonho...
Ganhei asas de vento...
Alegria com alento...
Acreditava em muitos...
Ou muitos desalentos...
Falsos, inúteis e sobrando...
O que sonhava de vez em quando...
Entre os iguais ..muitos diferentes...
Bons,mais se mostrando...
Suas verdades fingidas...
A vida foi ditando...
As mentiras escondidas...
Quando falei com meu sonho...
Respondeu com vaidade...
Todos os sonhos como o teu...
São hoje...
A nossa realidade...
António José Ferreira
🍀🌼❤️🌻💚🌹
A aflição da vida
Jamais me esquecerei
Dos medos e incertezas
Mas esquecerei da grandeza
De sua miséria e sempre aqui viverei.
Posso citar Platão ou até mesmo Yago
Mas o que não poderei citar e meu medo
A escuridão e o sentimento vago
Sempre, eternamente serão segredo.
A vida sempre será esse desespero
Por dinheiro, amor e grandeza
Simplesmente para esconder o exagero
De uma vida sem sentimentos e propósito
Além do mais o homem vive aflito
Tentando esconder o anteposto exagero.
~~Yago
Penso que a felicidade plena, como se idealiza ou se imagina, não existe na Terra. Muitos mestres já mostraram isso. Não é lugar-comum dizer que a vida não é uma linha reta, sempre pode haver uma curva. Acredito na existência de momentos felizes, de muitos momentos felizes... Assim, vivamos cada momento feliz como se fosse único e eterno.
José Sérgio Batista
@joseseegio9b
09.12.2021
10 - TAÇAS DE VINHO
POR: José Luiz Mak.
A luz que me dá a vida e me faz feliz é a beleza do seu sorriso, sua pele rosada e o brilho dos seus olhos me fascinam, o suave beijo em seus lábios e o aroma do teu perfume me embriagam de paixão, o som do silêncio me envolve em pensamentos ardilosos, a busca incessante de seu corpo em noites frias me transformam em poesia.
O som dos cristais na varanda anunciam o vento trazendo felicidade, a brisa entrando pela janela nos traz arrepios insinuantes, vontades e gestos perfeitos próximos a lareira, roupas jogadas se misturam, taças de vinho deitadas ao chão, tudo tão incerto.
Tempestades de sonhos invadem meus pensamentos, teu corpo envolvido em minha camisa molhada, cabelos totalmente descontrolados, confesso que sua voz me chama com paixão, pedindo para ficar, confesso que por segundos fui feliz.
Não importa agora, tentei te ouvir, tentei falar, tá tudo tão incerto, não importa se é um sonho, as janelas se fecham, os olhos já marcados pelas lágrimas, tentei te roubar pra mim, você mexe com minha vida, te amei mais que a mim, sonhei eu sei, mas a lareira ainda está acesa, as taças ainda nos esperam.
Amizade verdadeira
Em ti reside um brilho que não finda,
Flor que o tempo cuida, amiga linda.
No teu olhar, há um mar de profundezas,
Onde a alma encontra as mais puras certezas.
És sedutora no jeito e na presença,
Envolvente em cada gesto, em cada crença.
Com riso solto, cativante e forte,
Afastas toda a sombra e má sorte.
Sua amizade me inspira e anima
Tens um sorriso lindo que cativa.
És bela, és encanto, és preciosa
Tem no olhar uma paz gostosa.
Sei jeito simples de falar e ouvir
Traz segurança e calmaria
Seu olhar meigo, traz alegria
Faz pensar, sonhar e refletir.
O meu maior presente é ver você feliz, pois não há tesouro no mundo que se compare à alegria de quem amamos.
Gratidão por você existir e por ter percorrido este caminho até mim.
Que a luz divina ilumine sua jornada, para que em todos os meus aniversários e dias, você esteja ao meu lado, com vida plena, saúde e serenidade.
Meu amor por você é eterno!
Eu apenas eu
Eu já fui humano um dia
Queria ser feliz
Hoje não me faz sentido
O que um dia eu quis
Fui alguem que sentia
Que expunha o coração
Em forma de poema
Sem entar em contadição
Tinha ideias invadoras
A respeito de relações
Pego me um dia
Enrrolado em contradições
Não importa as palavras
Eu só quero paz
O mundo vai te engolir
Não importa o que você faz
Só para elucidar
E apenas formas de me proteger
Não sou revoltado com o mundo
Só não quero me constranger
Pensando mais profundo
Com a atual legislação
Nao creio esse mundo
Seja luga pra eu viver
Felicidade…
O que é ser feliz? Essa individualidade que nos cerca. Ser feliz é pessoal, singular, as vezes plural. Cantada a felicidade é viver em boa companhia, já dizia Saulo Fernandes. Vivida ela é um ato de rebelião contra tudo o que te traz mágoa, porque felicidade está na prateleira de alguma loja de departamentos, na mais contemporânea época, pode-se encontrar nas ondas da internet, pode ser voraz, nociva e leve, mas, tem uma coisa que jamais deixará de ser, o seu próprio ego.
A amizade é como uma árvore que Deus planta em nossa vida e cujo ciclo se expande: ela dá frutos (novos amigos) que geram mudas (novas amizades), transformando a sua vida em uma floresta de afetos.
Cuide dela: regue com amor e carinho, mas use com cuidado (inseticidas) para não permitir que pragas (inveja) destruam a essência de Deus em sua amizade.
Amizade Verdadeira
Amigo é aquele que chega sem avisar,
Que entende o silêncio e sabe escutar.
É quem divide o riso, a lágrima, o pão,
E segura a nossa mão na maior confusão.
Amigo é porto seguro na tempestade,
É abraço que acalma, é pura lealdade.
É quem lembra de você nos dias que parecem iguais,
E faz do simples momento algo especial.
Amizade é riso que não tem explicação,
É confiança que cresce no coração.
É saber que, mesmo longe, alguém estará,
Porque laços assim ninguém pode apagar.
A felicidade é sincera? Nem sempre
A alegria? Nem sempre
A raiva ou rancor? Sim
A tristeza? Sim
A amargura? Sim
Então a sinceridade existe em sentimentos negativos, mas nem sempre existe em sentimentos positivos? Sim.
E qual a vantagem de ser sincero? Corrigir a si mesmo.
E qual a vantagem de não ser? Ser educado e não iracundo, triste ou amargo.
Reflexão:🦉 O APRENDIZ
Um grande amigo meu já falecido, o Nelson Klar, com quem trabalhei em duas empresas, contou-me uma passagem interessante de sua vida, que reproduzirei aquiaté como uma modesta homenagem.
No seu primeiro emprego, no departamento contábil da antiga Metalúrgica Wallig, ele estava aprendendo as rotinas. O chefe imediato era o responsável pelo seu treinamento.
Em determinado momento o chefe falou que iria ensinarmeu amigo a "slipar", um antigo e já há muito extintoprocedimento que consistia em passar para um formulário os dados de cada documento contábil, para padronizar os lançamentos. Era feito em máquina de datilografia, grande e pesada (agora só vemos nos museus). A tal máquina estava em cima de um móvel, distante vários metros de onde os dois estavam.
Então, o chefe pediu para o meu amigo ir buscar a máquina... Foi aí que se ouviu do inexperiente e pretensioso aprendiz (dito por ele), uma frase:"pera aí, eu não fui contratado para carregar máquinas..."
Ficou um silencio profundo e constrangedor na sala, todos aguardando para ver o que aconteceria...
O chefe ficou por alguns momentos refletindo, depois levantou calmamente e foi até onde estava a tal máquina, trouxe e colocou na escrivaninha para continuarem o trabalho... E com naturalidade retomou o treinamento!
Meu amigo disse que corou de vergonha, percebendo a besteira que fez e nunca mais esqueceu a lição do chefe, que aliás ficou grande amigo dele depois.
É a vida que segue.
(Clovis G.A.Macedo)
Namoro é o relacionamento de duas pessoas felizes! Há se soubéssemos disso antemão. Projetamos no outro a capacidade de nos fazemos felizes, suprir nossas carências, projetamos a nossa felicidade. Temos medo de perder como se tivéssemos posse, cobrando fidelidade e atenção . Um relacionamento saudável se constrói somente quando duas pessoas felizes na sua individualidade conseguem compreender que ao entrar em uma relação ela é para transbordar não para dividir, somar ou subtrair. Duas pessoas individualmente felizes tem um relacionamento construtivo, aprendem juntos apoiam um ao outro e contribuem para o crescimento individual e humano, não sugam, não esperam somente receber e muito menos compensar carências emocionais. Elas escolhem estar juntas e se complementar e se em algum outro momento, um dos dois escolhe diferente está tudo bem! Pq a felicidade está na individualidade não na dependência e o mais relevante, no querer realmente estar por completo na relação, se não, pq se relacionar?
Vc me transborda, amo vc!
_KM_
13/06/20
Karina dos Santos Megiato
Tudo no universo está conectado.
Somos uma grande teia de informações entre seres microscópicos e humanos,
planos físicos e espirituais, nada está separado.
As conexões não são aleatórias; tudo tem um propósito.
Tudo o que chega a nós é Deus nos mostrando algo que antes não víamos,
para permitir que o amor flua em nossos corações.
Nossa família é a principal teia.
Nascemos e vivemos em prol da família, da perpetuação da vida e da humanidade.
Nascemos exatamente na família que precisamos
para desenvolver as características necessárias para moldar nossa personalidade
e, no contexto da vida, trabalhar aquilo que é preciso
para descobrir quem realmente somos.
Esse texto pode parecer absurdo pra você,
que nunca se perguntou o propósito da vida,
e você não precisa acreditar em mim.
Cada ser humano tem sua própria verdade.
Descubra a sua.
Meu processo de autoconhecimento iniciou
quando precisei escalar as paredes do poço escuro onde me encontrei há alguns anos.
No início, eu culpava tudo e todos por ter ido parar lá.
Era mais fácil.
Só que estar nesse papel de vítima não me trazia felicidade,
porque, na real, as vítimas não querem solução,
só aliados para concordar com sua história de tristeza.
Entendi que eu não sabia nada.
Afinal, a maneira como eu vivia até aquele momento
tinha me trazido muito peso e sofrimento,
me afastado das pessoas que eu amava
e criado uma vida de mentiras.
Quando ouvi falar em autoconhecimento,
pensava que era saber o que eu gosto,
saber lugares, preferências e comportamentos da minha personalidade...
O caminho foi longo.
Fez-me questionar crenças, valores,
todas as coisas que vi e ouvi durante toda a minha vida.
Aprendi a não me agarrar mais a verdades absolutas.
Perdi todas as minhas bases, fiquei sem chão,
desestruturei toda a minha personalidade até entender que eu não era ela.
Achei que estava pirando.
Duvidei de Deus, questionei a realidade e a minha própria mente.
Mas eu decidi me abrir para o novo.
Fui atrás de conhecimento, não qualquer conhecimento.
Fui atrás do conhecimento do Eu, da mente, dos sistemas,
do elixir da vida, se é que ele existia.
O que posso te contar é que encontrei, li, vivi e experienciei muita coisa.
Para onde eu estava, não dava mais pra voltar.
Onde estou, não é suficiente.
E pra onde vou, só a vida sabe.
Nesse processo todo, de tudo o que passei,
a única coisa que faz sentido é viver o aqui e o agora.
Simples, mas não simplista.
Afinal, precisei entender, com a mente, o corpo e o coração,
os conhecimentos ocultos da alma.
No aqui e agora posso sentir a força da vida,
a presença daquilo que eu chamo de Deus.
16/11/2021 23h13
Karina Megiato
Dizem que o amor é distraído, entra pela porta errada e senta na cadeira da amizade, achando que é o seu lugar...
A gente se conheceu em tons de riso, tardes de conversas que não prometiam nada, mas acabaram prometendo tudo.
E eu fui ficando... Fui achando bonito o jeito como você ria das minhas besteiras, como ajeitava o cabelo quando não queria dizer nada e como, sem perceber, virou meu "deslize" mais doce.
Porque, no fundo, eu sabia que era amor, mas só podia ser amizade.
E que destino ingrato, o de quem ama em silêncio e escolhe cuidar de longe, como quem protege uma chama fraca do vento.
Hoje, faço malabarismos pra manter o que sobrou...
A amizade, leveza e afeto que o tempo não levou.
Eu rio das suas piadas e falo dos meus dias, escondendo os versos que ainda escrevo sobre você.
Prefiro o disfarce, porque o coração aprendeu a calar bonito.
Às vezes, escuto Fagner cantando:
"Em outros braços tu resolves tuas crises
Em outras bocas não consigo te esquecer"
Essa, me dá vontade de rir e chorar, porque sinto que, o que escapou de nós não foi amor, foi o tempo certo.
E ainda assim, eu escolho ficar...
Porque te ter por perto, mesmo sem ter pra mim, é o tipo de deslize do qual não posso reclamar.
A felicidade é complexa.
É curioso como a mentalidade e a natureza humana podem ser tão contraditórias. Alguns, mesmo com tão pouco e tantas limitações, conseguem viver com gratidão, alegria e paz interior. Enquanto isso, outros, cercados de recursos abundantes e desfrutando de boa saúde, enfrentam batalhas silenciosas contra a tristeza, a desmotivação e a angústia. Isso nos faz pensar que a verdadeira felicidade talvez não esteja no que se tem, mas em como se vive.
Daniel Francisco da Costa.
“Monólogo do Inescolhido - Grande Fim”
Estou cansado.
Mas não é o corpo que pede descanso, é a alma que se curva sob um peso que não larga.
É um cansaço que não vem do sono, mas da ausência.
Um cansaço antigo, que não passa, que me arrasta noite adentro como uma condenação silenciosa.
Cansado de existir apenas quando falta alguém, de ser sempre o que sobra, o “quase”, o “talvez”, o “quem sabe”.
Cansado de ser abrigo temporário para corações de passagem, de oferecer calor e só receber frio em troca.
Cansado de ser sempre ombro, nunca abraço.
Cansado de ser o eco e não a voz, a sombra e não a escolha.
Eu conheço a solidão, sei o cheiro dela, o silêncio, a respiração rente ao meu pescoço quando a noite cai.
Ela não é mais visita, é inquilina.
Deita ao meu lado, fala comigo, ri de mim.
E o pior, ela tem razão, porque ninguém vem.
Nunca vem.
No começo eu batia às portas, implorava por espaço.
Depois, esperei.
Hoje, já não peço nada.
Apenas caminho em círculos, acostumado ao frio que sempre coube a mim.
A solidão não é minha inimiga, não mais.
É matéria da minha carne, forma dos meus ossos.
Eu sou dela e ela é minha.
E, ainda assim, em meio ao deserto, algo dentro de mim insiste.
Uma chama teimosa, absurda, que continua acreditando que um dia alguém vai me olhar e ficar.
Essa esperança é minha maior tragédia, porque não morre e ainda me obriga a seguir respirando, mesmo quando tudo já morreu em mim.
Às vezes penso: E se o amor não for para mim?
Se for uma língua que nunca aprendi, um banquete ao qual nunca tive assento?
Talvez eu seja apenas a fresta onde a luz não entra, a prova de que o amor não é universal.
Porque o mundo inteiro fala de amores eternos, mas há sempre aqueles que ficam à margem... E eu sou um deles.
Não sei se ainda sou homem, ou se já sou a própria ausência encarnada.
O que antes era dor, virou símbolo.
E o que já foi espera, se tornou identidade.
Sou o "Inescolhido"!
Não apenas um, mas todos... Carrego nos ossos o eco de todos os que nunca foram amados, escolhidos, ou lembrados.
Há tragédia, sim, mas também majestade... Porque se o amor é efêmero, eu sou eterno.
Se amor é faísca, eu sou a sombra que nunca se apaga.
Se o amor é encontro, eu sou o intervalo, o hiato, a ausência.
Sou rei de um reino deserto, sacerdote de um altar vazio, guardião de uma chama que nunca ardeu.
Serei a cadeira que sobra, a cama que falta, o nome que ninguém chama.
Sendo assim, a face humana da solidão.
E quando perguntarem quem eu sou, não direi meu nome, direi apenas: “Sou aquele que não foi escolhido!”
E nisso há tragédia... Mas também eternidade.
Depois de muitos anos acabamos a fazer uma reflexão sobre amizade falsa.Esta envolve reconhecer os sinais de falsidade que durante anos, não a conseguimos ver porque ao estares nos momentos em que essas pessoas precisam da tua amizade,da tua presença,em que fazes de tudo para a ver bem, não vês como o interesse e a falta de reciprocidade são diferentes, e não consegues entender que esses relacionamentos são prejudiciais e a falsidade pode ser um reflexo da hipocrisia e da inveja alheia, mas a experiência pode fortalecer e ajudar a distinguir amigos verdadeiros. O mais importante é afastar-se dessas relações e priorizar a própria paz, não se sentindo obrigado a conviver com quem não agrega valor ou causa mal-estar. Mas o arrependimento esse vai manter-se sempre, porque se advinha se o futuro, não acreditava na sua amizade e muito menos iria apresentá-la e fazer questão que de amiga passa-se a família. Não iria mesmo querer mesmo me dizendo sempre que a nossa amizade, acontece se o que acontece essa era acima de tudo. Claro que sim meu deus que burra..
Que arrependimento único é maior da minha vida.
No meu Rio Grande tudo é tri legal,
Alegria maior é vencer no Grenal;
Se perder… deu pra ti,
Mas o orgulho segue aqui.
Bolo é torta, mexerica é bergamota,
O frio, bah! de renguear até cusco na grota.
Pão francês? Aqui é cacetinho,
E no CTG o patrão recebe com carinho.
“Barbaridade!” é mais que expressão,
É jeito de viver, é voz do coração.
Antes mesmo do batismo decoramos o hino,
Pois ser gaúcho é tradição e destino.
Chimarrão de manhã, doce melodia,
Churrasco no almoço, festa garantida;
E quando a noite cai, acalanta as canções,
Entrevero e abraços aquecem corações.
"Portanto, deseje, sim, ser feliz. Comece com um sorriso. A ausência dele — ou aquele riso contido — muitas vezes revela uma fé marcada por dor e amargura. Estou convencido de que a verdadeira inteligência emocional também se expressa em elegância e no bom humor."
Livro "A Inteligência emocional de Jesus aplicada ao Aconselhamento" - autor: Markos Costa
