Textos grandes

Cerca de 32655 textos grandes

Não aprendi.

É muito difícil o sentimento de errar.
Muito difícil saber que você causa dor ou tristeza no coração de alguém.
Se eu tivesse uma máquina do tempo eu usaria tantas vezes.
Ou talvez, uma vez só...

Se você não existe, nada existe.
Tu⁠do que você acumulou de sentimentos não existe.
Nada existe.
Isso é atraente.
Muito atraente.

Ah mas erros também te moldam, concordo!
Mas não me ensinaram a errar.
Errar era feio, eu era uma vergonha por errar.
Não merecia sobrenomes.

Tenho vontade de me esconder.
Vontade de sumir.
Vontade do escuro, escuro onde eu me sentia protegido.
Ali, apenas a mim, eu fazia mal.

Inserida por LucasoFelizardo16

Otimismo.

Assim como a fé, é possivelmente que pessoas carreguem em si uma pequena porcentagem de otimismo em seus universos interiores. Mas ao que se remete o ‘’otimismo’’?. Bem, assim como no livro de João cap4.4 o mesmo relata que ‘’o que está em nós é maior do que o que está no mundo’’. Neste trecho de infinitas possibilidades, ele da a ênfase, creio eu a acreditar que a fé seria o que está em nós, e o que está no mundo seriam problemas contínuos que precisam ser solucionados, mas não do dia pra noite.
Podemos fazer uma correlação entre fé e otimismo, pois ambos procuram sempre ‘’seguir em frente ou acreditar na solução do problema’’. Assim como eu e você tão distintos em personalidade, nascemos, crescemos e ficamos velhos com este mesmo sentimento de que precisamos nos ‘’habituar’’ ao mundo contemporâneo, que por um lado aprisiona a atenção de alguns com entretenimento barato, que ficam à mercê do desejo e contudo a frustração é inevitável. Por outro lado remete à algumas questões da sociedade problemática por regência política de mal forma. Então eu questiono não a mim, mas ao tempo...

‘’Onde e quando’’ o otimismo se adentra?

Inserida por FelipeGarc3z

A que primeiro tocou-me e despertou a volúpia dos frios, dedico essas linhas.
A aquela que arrancou os meus primeiros suspiros, desejo a distância - não pretendo depravar esse platonismo utópico com doses de realidade.
A aquela que primeiro aninhou os lábios aos meus, componho uma ode acerca da inocência despojada pelo beijo.
A primeira paixão, entrego a tocha que usamos para acender nosso átimo lume.
A aquela que primeiro amei, reservo as lágrimas derramadas em sua partida.
As segundas e terceiras, enalteço por limparem o gosto amargo das primeiras, há muito impregnado em minh’alma.
A aquela que primeiro me amar, suplico por pressa, pois o tempo urge e tardas a chegar.

Inserida por felippe_santana

Perda.

A perda em si é algo inusitado, faz com que sentimentos sejam destruídos em segundos, uma sequer ligação faz todo efeito. Entretanto, lidar com cláusulas deste tipo não é fácil, pois a situação em que acata o universo interior de cada ser é divergente, e em constante mudança, tanto quanto físico ou psicológico.
A perda não é algo contemporâneo, vem sido transcorrida a anos, desde o primórdio do universo e presente na rotina de todos os seres, desde o maior ao menor.
Mas como a perda é ocasionada? Seria só o destino querendo brincar com aqueles que não dão valor às mínimas coisas da vida? Ou um ser maior controlando esses mesmos seres por um tipo de seleção natural?
Em determinadas circunstâncias a perda é algo que deixa um enorme vazio no mais profundo da alma, onde o amor que habitara um dia já não se encontra mais presente.
Contudo para retardar ou amenizar a dor de uma perda é uma certeza que devemos ceder em zelar pela vida, mesmo que a mesma não seja como pré-planejada e com certeza ser grato por cada minuto que nos é dado seja por quem estiver por trás disto.

Inserida por FelipeGarc3z

Amianto.

Em uma velha e cinza sacada de prédio, uma alma já cansada se opõe a seus pobres sentimentos e decide se jogar de lá.
Sua alma agoniza por dentro, enquanto seu espírito já em estado de inércia não faz o mínimo de esforço para evitar o pré acontecido, ali parada por alguns minutos, aquele pobre ser não sabe como lidar com aquela situação, o confronto dentro de si já é banal ao ponto de já não estar mais ali para acompanhar o resultado da briga.
O tempo em questão já não é amistoso, pois a qualquer hora a ‘’decisão ‘’ precisa ser tomada de qualquer um dos lados, e com isso resta a única saída que se resume na pura ‘’tristeza’’ e ‘’dor’’, não só da mesma, mas sim de outros que irão adentrar nessa realidade em poucas horas.
Ali parada em um flashback instantâneo ela consegue ouvir dentro de si, ruídos e sons passados das melhores lembranças, que sempre a fizeram caminhar em tempos de guerra interior, como a voz da mãe chamando-a para tomar café ao raiar do dia, o primeiro ‘’eu te amo’’ ou até mesmo o cântico de parabéns no primeiro aniversário. Lembranças tais que não são fortes para aniquilar a dor e angústia em seu espírito.
Em um último minuto, tomou-lhe um fôlego profundo como não fazia à tempos, olhou a triste ‘’rotina’’ e a ‘’mesmice’’ das pessoas que passavam lá embaixo e sem um pingo de dó ou lástima se jogou lá de cima.
Muitos lamentaram pelo acontecido, outros queriam entender o por que daquilo, e uma pequena porcentagem assim como eu e você estão verdadeiramente preocupados com inumeráveis sacadas cinzas e velhas ainda presentes na grande São Paulo.

Inserida por FelipeGarc3z

Soneto Nº 2

O sol
Pode brilhar muito intensamente
Como brilha intensamente
E pode deixar de aparecer de repente

As vezes, é assim
Os dias são ensolarados
E as luas também
Bem, mas tem dias que nem ele, nem a lua aparecem

Nossa esperança vai morrer por causa disso?
Nós sabemos que eles estão lá
Embora não possamos vê-los

Os dias nublados não são para sempre
Nem as noites sem lua
Independente da fé tua
__

Edson Felix
18/02/2021
Brazil

Inserida por holyevidence

Soneto Nº 3

Faraó
Acreditava que o mundo
Vivia em torno dele
Ele achava que era o equilíbrio do Cosmos

Ficava agitado por causa de um sonho
Prendia por qualquer erro ou matava
Se achava Deus
É assim que os loucos pensam

E como se eu tivesse
Sentado nesse trono, delirei
Delirei delírios místicos, de grandeza e fiquei agitado

Até um estresse do Faraó
Fazia se preocupar com o equilíbrio do universo
E eu tô aqui preocupado com o equilíbrio do verso
__

Edson Felix
19/02/2021
Brazil

Inserida por holyevidence

⁠Em memória daqueles que não mais estão entre nós.

Carregue no peito apenas as boas lembranças. Livre-se das mágoas, guarde a última dança como um voto de respeito pelos bons momentos.

Que esse dia traga paz para você que ainda sofre. Para você que ainda vive o luto. Para você que desenfreadamente trava uma luta com a aceitação e que ainda não superou os propósitos da partida. Que você entenda que aqueles que se vão, nunca nos deixa de verdade. Que aqueles que dentro de nós habitam, estarão eternizados no nosso convívio.

Mas para você que ainda paira aquele agudo sentimento de adeus que não pôde dar, o que fazer? O que fazer com aquele eu te amo que você não pôde dizer? Aquela pessoa partiu e sequer poderá assistir você realizando seus sonhos. Você programou uma viagem juntos para o próximo mês, e hoje, lamenta não ter feito antes. Seria egoísmo da sua parte querer uma última vez antes da cortina se fechar?

Não, não seria. Também te peço que não culpe a vida por te tirar esse direito. Ela é um disparo que sequer temos tempo de nos preparar para a ocasião. Num dia vocês estão rindo, se abraçando, contando as últimas novidades. Noutro, você está só aos prantos, tentando fazer cair a ficha, e o que restará serão apenas saudades.

Por isso te peço que dê sempre o seu melhor. Que aproveite a presença daqueles que ainda convive.

Que o orgulho e o ego não sirvam - jamais - de pontes quebradas para se afastar. Que o amor seja a principal fonte de conexão e que você seja mais paciente com os que exige um pouco mais das suas qualidades. Dedique verdadeiramente seu tempo a aqueles que você ama para dizer tudo o que você sente no fundo de sua alma. Procure aquela pessoa que você está afastada, e diga o quanto sente sua falta. Que independente dos rumos que tomaram, você ainda cultiva o que há de mais importante, que é o afeto que conquistaram. Não deixe para depois, antes que o depois seja tarde.
E para aqueles que não tiveram a mesma oportunidade; Faça. Ainda que seja através de uma oração.

Inserida por FelipeAzevedo942

⁠Diálogo não é apenas a base sólida de qualquer relação. É o maior indicativo de quem se importa com você.

Em épocas marcadas pelo narcisismo e o imediatismo, que qualquer dificuldade se resume em bloqueio, são raros os que vestem a tolerância para escutar o outro. Épocas estas que confundem amor próprio com egoísmo, de quem finge desapego mesmo ardendo de desejo para voltar atrás, desarmar as convicções e falar que está destroçado por dentro.
Porque discutir a relação é desgastante, e exatamente por isso, quem se preocupa a descer do salto para falar que sente falta, que diz “olha, isso está me machucando” e não se rende a ser cúmplice do orgulho enquanto o mundo a sua volta sussurra que demonstrar sentimentos é fraqueza, é quem têm todo o mérito de fortalecer os laços.

E eu sei que é mais comum ver quem age de forma contrária. Mas esses são os mesmos que enchem-se de conexões que pouco conhece uns aos outros de verdade, e por isso, não demoram muito para findar. Esses são os mesmos que tiram conclusões por uma mensagem de texto, evitando uma conversa séria por ligação que tiraria da sua zona de conforto. Que invés de comunicar o que está acontecendo, age com frieza para que a outra parte adivinhe o erro que cometeu. Que fizeram do amor uma disputa e entenderam tudo errado.

Não entendem que o diálogo é a base sólida para que nada venha abaixo.

Que através da fala clara e sincera tentando estabelecer uma compreensão, é, na verdade, o maior indicativo de que alguém se importa com elas. Pois quando paramos de nos expressar, as brigas cessam e as tentativas para que algo dê certo se esgota, é quando a indiferença já começa bater a porta.
Quando nos acomodamos no nosso estado de fluxo esperando que entendam nossas expressões, abrimos espaço para, não só múltiplas interpretações, mas muitos conflitos e dificuldades.

E sabemos que o silêncio separa mais que muralhas. Que o "deixar como está" têm terminado relações que podiam ser muito boas, afastado outras por mal-entendidos, e quando nos damos conta, temos perpetuado para uma época de pessoas que pouco se entendem, pouco se põe em seus lugares, acumulando arrependimentos por não terem tentado mais e dado o seu melhor.

E que ser honesto com o outro para se abrir, é estar também sendo honesto consigo mesmo.

Inserida por FelipeAzevedo942

⁠*Uma terça feira normal*
Hoje acordei esperando o de sempre.
Fiz o de sempre, banho, dentes roupa e trabalho.
Estou preso no trânsito, coloquei uma música para ouvir e comecei a apreciar a beleza do ambiente ao meu redor...
Logo meu coração soprou seu nome na minha memória.
Engraçado que foi assim que olhei para um dos ipês roxos mais lindos que eu já vi na minha vida..
Estou aqui escrevendo e as palavras vem e vão, parte por medo do que falar, parte por medo de falar de mais..
Mas continuo a escrever..
A cancao me ajuda..
Parecia uma terça feira normal, mas o simples fato de conseguir visualizar um sorriso teu, mudou completamente meu dia, e agora ele não é mais um dia normal.
Aconteceu um daqueles momentos onde a mente e o coração entalram em sincronia e você com esse seu jeitinho de ser, essa sua força toda, que tem roubado meus pensamentos por dias sem saber deu brilho ao meu dia..
Fico ainda pensando se isso não passa de desvaneios, se nada irá acontecer entre nós.
As vezes penso que iremos viver algo surreal, maldito mundo pessimista que me faz pensar como um tolo..
Eu quero acreditar nessa magia do ipê roxo que me faz lembrar você...
Você está dormindo mal sabe de tudo isso.
E agora quero apagar tudo que escrevi para não correr o risco de ser mau compreendido e arriscar perder a chance de um dia te conquistar..
22/02/21

Inserida por Felipepp_psi

⁠Exército de moscas
Poema infantil de Félix di Láscio

Uma mosca
Fez zumbido:
Zum, zum,
Zum, zum...


Uma outra ouviu
O zumbido
E repetiu o enredo.
Zum zum
Zum,zum..
Moscas. logo
Toda todas moscas
Escontaram o som
E partiram em em bando⁷.

Com tantas assim
Estaria formado
Um exército de

Inserida por felixdilascio

⁠Poema Infantil
O Cavalo Caramelo.
Félix di Láscio.

Um cavalo
Foi resgatado,
Tinha a mão branca
E era manca.

O Cavalo Caramelo
Viveu o tempo,
Sem chinelo.
Divido as chuvas
Muitas pessoas
Ficaram desabrigadas,
Essa é parte malvada.
Coitado!
O Cavalo Caramelo
Passou horas
No telhado .

Inserida por felixdilascio

NÃO SOU UM AMIGO PERFEITO


Mas tenho certeza se você mandar mensagem precisando conversar eu vou estar lá, sou um amigo que se preocupa que demonstra carinho, sou um amigo que vai querer cuidar de você quando estiver mal , um amigo que vai tentar tirar um sorriso seu mesmo quando não tiver motivo pra sorrir....

Inserida por wesley_santos_10

⁠# Sem futuro #

Não sou uma casca vazia,

Tenho pensamentos,

Emoções, reações,

Sonhos e sentimentos.

Não sou um número de estatística,

Tenho uma história,

Um passado, um presente

E quero ter um futuro.

Não quero ir agora,

Sinto que não chegou a minha hora,

Tenho gente me esperando

Para que possamos sorrir,

Tenho gente me esperando

Para que possamos nos conversar,

Tenho gente me esperando

Para que possa trocar calor em um abraço

Junto a ele lágrimas de saudades.

Você acha que é uma estrada com volta,

Mas, o caminho parece que não tem fim,

Tudo e luta atrás de luta,

Conquistas vem,

Mas as derrotas são devastadoras,

Tudo o que eu quero é me lembrar

Dos rostos de das memórias,

Queria dizer adeus.

Talvez as pessoas não entendam,

Que escrevo o que ainda não viveram,

Não enxergaram esse sofrimento,

Que às vezes só desejamos

O simples viver.

Por que tu vives e eu morro?

Por que tu tem futuro e eu não tenho?

Por que estou me tornando um número e não uma história?

Quero pelo menos ter a dignidade

De me despedir olhando nos olhos,

Quero marcar o mundo

Com uma única mensagem:

Não tenho futuro,

Mas você tem.

Lembre-se sempre de seu passado,

E aproveite sempre nosso curto presente.

Inserida por iannati

“Coração Errante”

Coração insensato... Pq não permaneceu dormindo?
Achei que tinha jogado a chave fora, mas olha que coisa... Parece que alguém a encontrou e abriu a porta.
E agora, sem rumo tu caminha por uma estrada que você já conhece.
Um caminho de incertezas, perguntas sem respostas.. e cada dia parece estar mais distante o fim de tudo isso.
A única certeza que tu tens nesse momento, é que não tens força pra lutar contra o que está sentindo.

Inserida por di_felix

⁠PERMITA-SE

Quando se sentir feliz, permita-se extravasar

Permita-se andar por novos caminhos, permita-se criá-los também;

Às vezes é preciso também dizer “não”, permita-se;

Permita-se ficar horas de seu dia no tédio, você e você por um momento;

Permita-se escutar músicas que não costuma ouvir;

Permita-se conhecer pessoas, desconhecê-las também;

Permita-se perguntar;

Permita-se duvidar;

Permita-se ouvir antes de falar;

Permita-se encher-se de paz;

Permita-se orar, de todo o coração;

Permita-se abraçar, perdoar;

Permita-se acordar mais cedo para apreciar o nascer do sol;

Permita-se ler como quem tem um tesouro perdido nas entrelinhas;

Permita-se viver.

Inserida por felipebezerraa

⁠caso pensado
Farto de te querer com tanta gente entre nós
Sou vassalo da memória de nós dois
Em nome desse amor, não mude nada de lugar
E aproveite a minha ausência pra folgar

Mas me lembro que você ultimamente tem flertado com outros caras
Mais bonitos do que eu
Mesmo sendo derradeiro em tua lista, eu disfarço e sigo em frente
Uma hora ou outra nós vamos ficar a sós
E a distância que nos mata não existirá

Eu faço tudo de caso pensado
Não existe atalho, sorte ou improvisação
E te domino pedaço a pedaço
Até que não haja mais distância entre nós
Teu sorriso e teus olhares já não são mais meus
Mas se roubo teu juízo posso ter você

Inserida por estrelasoo

⁠Você é a propria existência.

A maioria das pessoas só conseguem te admirar pelos sim que você diz a elas. Tente dizer um não e verá que toda admiração foi perdida.

No final de tudo, as pessoas gostam do que você oferece, e não necessariamente da sua companhia, ou que você de fato é.

Elas não ligam para seus sentimentos, nem suas dores ou opiniões, mas apenas para aquilo que elas podem tirar proveito próprio.

O ponto é; isso te afeta ou te alerta?. Se a atitude de alguém consegue afeta sua vida de tal forma que você tenha que parar de viver, é sinal de que o problema não está na pessoa, e sim em você mesmo.

Se a atitude de alguém te alerta para uma nova descoberta, e essa descoberta pode ser boa ou ruim, é sinal que você compreendeu que por mais que seja algo negativo, essa negatividade não pode te alcançar nem abalar seus sentimentos.

Lembre-se disso: Sentimentos são gerados de ações, e ações são gerados dos pensamentos, e os pensamentos são gerados de acontecimentos passados ou acontecimentos futuros.

Quando você entende esse conceito, compreende que não são os acontecimentos que causam os problemas, mas sim as atitudes tomadas a respeito deles. Por isso, uma pessoa só pode lhe causar sofrimento se você toma essa atitude de sofrer pelo acontecimento que ela lhe causara.

O melhor que você tem que fazer é apenas deixar ser o que é. Não julgue algo como sendo ruim ou sendo bom, apenas observe com sabedoria e sem rotular. Quando algo que julgas ruim acontecer com você, se pergunte; isso afeta meu respirar?, se sua resposta for não " viva".

Quando você você se faz essa pergunta, lembra de quem você realmente é, você não tem uma vida você é a própria vida. É essa vida ao depende de acontecimentos para existir, porque ela é apropria existência.

F. R

Inserida por Feliiperoney

⁠Falando de amores da vida...
Os amores da vida, são experiências únicas de sentimentos e em nossa caminhada temos a oportunidade de experimentar diversos sentimentos. Cada um de nós temos um tipo de sentimento dentro do nosso ser, que é a natureza própria do sentir.
Dentro de nós, sabemos o que queremos sentir quando doamos ou recebemos um sentimento, com a nossa forma de viver. E então escolhemos viver um sentimento qualquer, seja ele intenso, raso, superficial, profundo, seco ou quente...
Cada escolha na sua forma de sentir, diante da sua própria natureza. O amor vem de várias formas, e para sentir é preciso entender o que quer sentir para se sentir confortável... O amor é calmo, mas tem suas formas, o amor é quente, mas tem suas intensidades, o amor é o equilíbrio que se encontra e se descobre dentro do próprio ser.
O amor é entendimento de escolha. O amor é um sentimento de decisão, decisão de si e do outro, quando se entendem na forma de amar.
Há quem goste de amores frios, outros preferem os amores quentes, cada um com sua forma de sentir e aceitar qual amor se quer viver quando busca na vida entender o que tem dentro do próprio ser. Esse é o livre arbítrio do amor, quando se pode escolher sentir o amor que quer viver e que complementa a natureza do próprio ser.
Bruna Feliciano Alves, 2024.

Inserida por brunfe

⁠Falando sobre os amores da vida...
São experiências únicas repletas de sentimentos variados, moldando nossa jornada com uma riqueza de emoções.
Cada indivíduo abriga em si uma diversidade de sentimentos, uma expressão singular de sua natureza interior.
No âmago de nosso ser, sabemos discernir o que desejamos sentir ao dar ou receber um sentimento, influenciando nossa maneira de viver.
Assim, fazemos escolhas sobre os tipos de sentimentos que queremos experimentar, seja uma paixão ardente, um afeto mais suave, ou uma conexão mais profunda.
O amor se manifesta de múltiplas formas, cada uma com suas nuances e intensidades, mas todas convergindo para um equilíbrio que se encontra dentro de nós mesmos.
O amor é uma decisão consciente, uma escolha que envolve não apenas a nós mesmos, mas também o outro, quando ambos se entendem na arte de amar.
Alguns preferem os amores serenos, enquanto outros se entregam às chamas da paixão, cada um abraçando sua própria essência e aceitando o tipo de amor que ressoa com sua alma.
Essa é a essência do livre arbítrio no amor: a capacidade de escolher o sentimento que queremos vivenciar e que complementa nossa natureza intrínseca.

Bruna Feliciano Alves, 2024.

Inserida por brunfe

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp