Textos Fortes Morte

Cerca de 5790 textos Fortes Morte

Versos Impressos


Se eu morrer novo sem poder publicar livros algum ou ver os meus versos em folhas impressas, ou quanto me retirar as rodas, não tinha que ter esperanças, tinha apenas que ter rodas, tinha que ter apenas uma velhice mas não ter rugas ou cabelos brancos, quando eu já não servia, me retiraram as rodas e me deixaram no fundo de uma passeata que se arrasta.
As nossas tragédias são sempre de uma profunda banalidade para os outros, pois o homem é feito de banalidade, e nomeia o hábito à sua ama. Na maior parte das vezes, uma ideia nova não passa de uma banalidade, velha como o mundo, de cuja realidade nos apercebemos subitamente.
O saber e a que ter ⁠acho curioso usar-se a noção de 'banal' para analisar alguém que deixou clara, em suas provocações, a hipocrisia desse termo, posto que é no viver "banal" que estão os profundos espelhos da nossa formação coletiva e particular, e já não cabe mais fazer diferenciação entre tal e o "não-banal", pois são uma coisa só, exceto para os que se arrogam mais limpos e mais treinados cognitivamente, estes, os mais perdidos nas suas supostas certezas e, ironicamente, os mais fiéis ao conceito de banalidade.
A banalidade é antiquada mas fugir da banalidade é moda que passou a ser banal, a poesia pode ser muito perigosa. Ela subverte a banalidade da vida.

Inserida por samuelfortes

⁠Tempo Duro e Pedra Mole

⁠De uma religião universal que só os homens não têm, fui feliz porque não pedi coisa nenhuma, não procurei achar nada, nem achei que houvesse mais explicação.
Meu DNA é biológico e não virtual, portanto faço questão de ativar a minha massa cefálica toda vez que vou usar o meu teclado, principalmente numa rede social.
Talvez a palavra explicação não ter sentido nenhum, porque a não compreensão de um olhar, tampouco compreenderá uma longa explicação.
Mesmo que os meus versos nunca sejam impressos, ele lacram as suas belezas se forem belos, mas eles não podem serem belos e ficar por imprimir, porque as raízes podem estar por baixo da terra, mas as suas flores e folhas florescem ao ar livre e à vista, tem que ser assim por força e nada pode impedir. Os fenômenos humanos são biológicos em suas raízes, sociais em seus fins e mentais em seus meios. O que é o tempo? Quando quero explicá-lo não acho explicação. Se o passado é o que eu, do presente, lembro, e o futuro é o que eu, do presente, antecipo, não seria mais certo dizer que o tempo é só o presente? Mas quanto dura o presente?
Meu relógio biológico não tem ponteiros, por isso não tenho pressa para envelhecer.

Inserida por samuelfortes

⁠Eternamente Humano e Menino

⁠As ovelhas não trazem aos seus pastores sua forragem para exibir o quanto comeram, antes, a digerem interiormente e exteriormente produzem lã e leite. A quão baixo um tema poderia chegar à filosófico. Um doutor, talvez em Fiódor Dostoiévski, quando passo, sempre errante, em cada passo que se somam em passos e se forjam em um caminho, este, eu sem graça, impalpável, quando todos têm um "eu" para chamar de seu, me sinto deserdado. Não há quem possa apontar o dedo para mim, e me mostrar a posição onde me encontro, e me limpo o nariz com o braço esquerdo. O mesmo, que me ensina a olhar para as coisas e me mostra como as pedras são engraçadas, quando a gente as tem na mão e olha devagar para elas. Damo-nos tão bem com o outro, na companhia de tudo e de todos, como a mão direita e esquerda.

Inserida por samuelfortes

⁠Nós só vivemos o presente, mas, só existem 3 tipos de presentes, o presente do passado que se chama memória, o presente do presente que é a percepção do imediato e, o presente do futuro, que é a espera e expectativa.
Eu moro em mim mesmo. Não faz mal que o quarto seja pequeno. É bom, assim, tenho menos lugares para perder as minhas memórias.

Inserida por samuelfortes

Pensador de Areia

Sinto vontade de viver, sinto vontade de morrer, sinto vontade de fazer tantas coisas. Sinto vontade até de pensar sozinho, que luxo. Mas que tristeza pensar igual aos outros, principalmente quando eles pensam errado. Mas será que é errado ou eu apenas acredito que seja ? Como se forma um pensador? Ele se forma sozinho, pode acabar se tornando genial, mas dentro das suas próprias questões.

Inserida por samuelfortes

Expressões e Máscaras Faciais

O homem é livre em suas escolhas, mas não livre para não fazê-las, pois ao não fazer uma escolha, essa ação também tem como consequência uma escolha: a escolha de não escolher. Ou seja, tu és livre para escolher como se portar diante de sua servidão e, depois de uma certa idade, todo homem é responsável pelo seu rosto.

Inserida por samuelfortes

Volúpia


⁠O mundo é um aprendizado e ensinar que ninguém nasce sabendo, vejo em um bebê, aprendendo virar de lado e soltar os primeiros sons, além do choro sinal da fome e da dor, cujo alimento de mamíferos é somente o leite materno, sem água nem pão, nessa etapa da vida. Logo virão as pegas, legumes e as carnes.
O Homem luta pela vida, a alimentação para se reproduzir e, logo no trabalho, produzir e com os excedente veio o pecado do capital, pois deixou de dividir e trocar as sobras para vender as mercadorias pelo valor de troca, sem pagar o valor integral do trabalho embutido, que leva um pouco da vida do proletariado que morto-vivo, vive sem mais-valia. Isso é notável em Marx, que tirou a alma mortal do Homem e deu vida à mercadoria que nas vitrines expostas, com olhar sedutor, nos chama para ser comprada.
Veja o significado de ovo de Páscoa, seu valor, e quantas crianças são forçadas na mídia para comer chocolate, cujos pais não conseguem comprar e frustra o filho, e o pai sente vergonha por culpa que não tem.

Inserida por samuelfortes

Conceitos Aplicados de Hegel


⁠Aristóteles (384-322 a.C.) é, sem dúvida, o grande filósofo da Humanidade.
Dominou o conhecimento e deu início à Ciência, com conceitos atuais, embora tenha vivido há mais de 300 anos antes de Cristo, entre a Grécia e Estagira.
Entretanto, nem tudo que o grande filósofo disse é verdade, malgrado tenha consagrado o chiste do mestre, falou está falado no “Magister Dixit”.
Em muitas coisas, este sábio, quando não sabia, deduzia, se é que não inventava, já que foi quem introduziu o método lógico e o silogismo.
O método lógico dedutivo é auxiliar na busca da realidade do real e do concreto, que se completa com o método dialético de Hegel melhorado por Marx.
Assim é que, em muitos casos, Aristóteles foi levado ao erro ao acreditar no primeiro olhar, qual a amor à primeira vista pela aparência, e não na essência.

Inserida por samuelfortes

Angustiados Brinquedos Velhos Quebrados

⁠A angústia é como um parente chato que de vez em quando aparece de surpresa na sua casa e, sem perguntar nada, entra e fica umas semanas em sua vida. Depois vai embora.
A angústia vem e vai, quando vier, olhe pra ela, troque umas idéias, trate-a como um anfitrião educado e, depois, se despeça. Quando ela estiver mais distante, aproveite pra ter paz, até a próxima visita. Normal.

Inserida por samuelfortes

Autonomia de Kant

A angústia é uma "azia existencial" percebida pelo nosso inconsciente quando ele conclui que a existência é comportamental.
Ninguém consegue viver kantianamente⁠, tem dia que tomo uma xícara de angustia enquanto converso com o café,se você achar que tudo tem de ter um propósito, já é sinal de que você precisa de medicação.

Inserida por samuelfortes

O Tropeçar de Bico

Há quem diz que o amor não se vê com os olhos, mas com o coração.O amor romântico é como um traje,um coração feliz, um resultado inevitável de um coração ardente de amor, que como não é eterno, dura tanto quanto dura. Embora rasgado, não há de ser menos do que sempre foi, talvez, um pouco amassado, e, em breve, sob a veste do ideal que formamos, àquele que se faz de nós e rearticula o adormecido momento que se esfacela, surge o corpo real sem a figura complexa da pessoa que se diz humana, em que o vestimos.
O amor romântico,embora como quando pego e consulto Machado,cada qual sabe amar a seu modo; o modo, pouco importa; o essencial é que saiba amar. A distância faz ao amor aquilo que o vento faz ao fogo: apaga o pequeno, inflama o grande, portanto, é um caminho de desilusão, talvez um caminho onde os calçamentos são sintéticos e o andar andrajo se dilui.
Só o não é quando a desilusão, aceite desde o princípio, decide variar de ideal constantemente, decide atribuir dentro jarro tapado ao qual escutamos o balançar de uma corrente de ar, tecer constantemente nas cortinas de véu perante àquele moinho, nas oficinas da alma, novos trajes, com que constantemente se renove e enriqueça a pele por ele aquecida e por dentro o espectro, talvez o aspecto da criatura por eles vestida.
O prazer do amor é amar e, sentirmo-nos mais felizes pela paixão que sentimos do que pela que inspiramos e, só se ama o que não se possui completamente.

Inserida por samuelfortes

Efeito Dominó

Inovar, transformar e superar nem sempre é criar o inédito, é dar também vida ao antigo. Isto é, num mundo de mudanças, é preciso não ficar obcecado pelo mudancismo. O dominó que vesti era errado e conheceram-me logo por quem não era e não desmenti, e perdi-me.Quando quis tirar a máscara,estava pegada à cara,quando a tirei e me vi ao espelho,já tinha envelhecido.
Não é que eu seja perfeito,nem sou um modelo ético, mas eu tento e é um esforço permanente viver não pelo que a lei diz, mas porque eu sei que é o correto.
Caso for muito intenso, complexo e ao mesmo tempo suave e simples,talvez seja o melhor de uma passagem ao atravessar a rua e escutar a cantiga pelas frestas de uma janela. Fiz de mim o que não soube, e o que podia fazer de mim não o fiz, estou hoje lúcido, como se estivesse para morrer,se eu casasse com a filha da minha lavadeira talvez fosse feliz.
Insosso, seu sangue tem pouca tinta. Chão, monótono, fogo morto em cinzas e ao redor do buraco, tudo é beira.

Inserida por samuelfortes

Cardíacos⁠ e Escravos

Há controvérsias. Essa experiência de sofrer para criar casca pode ter efeito contrário e acabar causando feridas profundas que, no futuro, gerarão interminável. Escravos dos que pensam de que é a pior escravidão, porque não cessa nunca e vai ao longo de uma via de vida inteira ou até que você se dobre às regras do grupo, sirva ou não, essa é sua essência.
Criar casca, desafio maior na somatória do resultado subjetivo.
Fizeram isso, por meio da hipnose. No dia a dia, deflagra o ruim sobre mim e o senso ativado na arte de ser autônomo com a autopunição e punições me direciona no criar de engrossar de casca.
O insulto é dual, não traz consigo somente a intenção maléfica. Pode até ser muito instrutivo. O problema é que com ou sem intenção, a maledicência fere. Será que o calo que protege também não diminui a acuidade dos sentidos onde toca?

Inserida por samuelfortes

Comportamento Discordante

A fidelidade, não é ao outro. A fidelidade é sempre ao passado de si mesmo.
A traição é diretamente ligada ao seu oposto, que é a fidelidade. A fidelidade por sua vez é uma virtude moral e, ela é uma virtude moral justamente porque ela pode não prevalecer.
Então, a fidelidade é uma virtude e, portanto, é um critério possível de tomada de decisão sobre a vida na imediatidade do presente.

Inserida por samuelfortes

Anistia

Jogados pela lembrança do terror
Cheirando à diesel em meio a noite escura
No frio neblina fumaça branca em veraneio
Não sou a sua morte, nem serei sua vida

Somos o que repetidamente fazemos
⁠Se dez batalhões viessem à minha rua
E vinte mil soldados batessem à minha porta à sua procura
Eu não diria nada

Eu sou o não atrás do poste
Aquele que vê e se faz fazendo
Suspiro coração ardente
Saliva preparada em ponto de guerra

Teu corpo branco já pegando pelo
Me lembro o tempo em que você era pequeno
Não pretendo me aproveitar
E de qualquer forma quem volta sozinho pra casa sou eu

Eu sou a Pátria que lhe esqueceu
O carrasco que lhe torturou
General que lhe arrancou os olhos
O sangue inocente de todos os desaparecidos
O choque elétrico e os gritos

O terror continua aberto
Apenas mudou de cheiro e de uniforme
Está estacionado por cima da calçada
Comem lixo e deixam latrinas deitadas

Bocas de lobo abertas e quentes
Calor de um motor frio
Ausente de si mas em qualquer esquina

Preso em vergalhões gravetos
Surrado em meio ao muito cheio
Pela janela olhares assustados
Calor do rosto entre a fresta

Tropeçar de botas cano longo
Batidas de botas e cacetete
Eu sou a sua morte
O sangue inocente de todos os inocentes

Inserida por samuelfortes

⁠Pateta Perdido em Disney

O moralista não é um justo, é só mais um pecador que se alegra em julgar o erro dos outros para se sentir menos mau em relação ao seus próprios erros.
Chris Rock, criador do seriado "Todo Mundo Odeia o Chris", disse que o politicamente correto e os lacradores, estão matando a comédia e deixando os filmes mais entediantes. Que agora temos um monte de comediantes e programas de TV sem graça.
Dave Chappelle, um dos maiores gênios da comédia de todos os tempos, disse exatamente o mesmo. Alguns anos atrás, Jerry Seinfeld disse o mesmo. Agora será que tem algum gênio da comédia ao nível desses três, que seja a favor da lacração? Difícil, né. Estão cancelando praticamente tudo, como animações, filmes, séries, autores, filósofos e personagens fictícios.
O moralista é como um sinal de trânsito que indica para onde se pode ir para uma cidade, mas não vai.

Inserida por samuelfortes

⁠O Ferreiro Fresador

⁠É preferível uma vida de mortal no lugar certo, do que uma de Deus, no lugar errado.Os circuitos de consagração social, serão tanto mais eficazes quanto maior a distância do objeto consagrado.
Já dizia,o grande e primeiro poeta italiano, Dante Alighieri: "As palavras são feitas para mostrar aquilo que não pode ser visto." Ou seja, se você ta se elogiando, talvez isso queira dizer que você não é tão elogiável quanto pensa.
Essa pensamento, apenas conduz o indivíduo carente que busca a auto-afirmação para a exaltação do EGO. Simples assim.
Salomão,rei de Israel e talvez filho de Davi, este grande sábio, disse: "Seja outra pessoa que te elogie, e não a tua boca, um estranho, e não tuas próprias palavras.

Inserida por samuelfortes

Metáfora da Mesa

Se o filósofo filosofar peripateticamente como Aristóteles e andando pelos jardins à la Epicuro, a tendência é você desenvolver um temperamento blasé e fleumático, alguém que desfruta melhor da solitude, sem necessitar de apego desmedido aos outros.
Talvez, se deva buscar pessoas com esse tipo de disposição para à vida, senão, você pode acabar se tornando aquele sujeito com cara de paisagem no meio da "galera".

Inserida por samuelfortes

Mãe, vírgula

Mãe, sou extremamente grato pelos ensinamentos que pude (e posso) extrair de você. Ainda sou muito jovem, mas espero, um dia, poder atingir um nível de excelência e maestria minimamente semelhante ao seu, vide seu repertório e a sua capacidade comunicativa inconfundíveis. Sem dúvidas, uma das minhas maiores fontes de inspiração para as questões filosóficas, sociais e políticas.

Inserida por samuelfortes

⁠Lençóis e Pregadores

A angustia, na psicanálise freudiana pode ser interpretada como um sentimento negativo que se manifesta por gatilhos mentais e permeia seu estado emocional e só vai embora quando você abre a porta. Ou seja, deixa a emoção fluir, chora, se expressa e manifesta isso de alguma forma.
Talvez a busca pelo sentido seja o reflexo de todo trauma que todo ser humano tem. A busca por prazer e sensações que nos são tomadas à medida que crescemos e nossa mente se amplia ao passo que se torna mais difícil encontrar significado e sensações em coisas simples.
Um contraponto à nossa sociedade contemporânea, onde a angustia perdura ao repartir nossos conflitos existenciais perante a cobiçada ascensão social. Looping infinito, até que se esvaía o ego e nos conformemos com nossa mediocridade, onde nada podemos controlar no mundo, mas podemos trabalhar melhor nosso emocional visando melhor equilíbrio meio às fases de tristeza comuns em nossa vida.
Enquanto o homem estiver preso à racionalidade, não escapará da angústia, é preciso aceitar e conviver com o absurdo.

Inserida por samuelfortes