Textos Famosos que Falam sobre Sobreviver

Cerca de 13558 frases e pensamentos: Textos Famosos que Falam sobre Sobreviver

Enquanto lutamos para sobreviver, a atenção está voltada ao essencial — comer, respirar, resistir. Mas quando a sobrevivência deixa de ser o centro, surgem os conflitos que vivem no convívio. É aí que o humano se revela: já não é a falta de recursos que o atormenta, mas a presença do outro.
A convivência exige empatia, paciência e autodomínio — virtudes que poucos desenvolvem quando o instinto não é mais o guia. Sobreviver é biológico; conviver é espiritual. E é nessa passagem que muitos se perdem.

⁠Viver é mais do que sobreviver, eu sei. Mas às vezes sobreviver é tudo que podemos. Pelo menos por um tempo.
Sobreviver é esgotante. Mas algumas vezes é o que se tem pra hoje. Por mais que doa, por mais difícil que seja levantar da cama diariamente, devemos cumprir nossa missão de viver. Talvez não saibamos o porquê de tanta luta agora, mas acredito nos propósitos de Deus. E pelas pequenas vitórias diárias, sei que Ele se faz presente. Mesmo que a felicidade não faça parte da sua vida na maior parte do tempo, mesmo que a dor, a tristeza ou o vazio lhe consumam, Deus é a única força capaz de preencher suas lacunas, confia. Segue. Aguenta mais um pouco. Mesmo que sua vida seja uma sobrevivência no momento, nada é definitivo. E nosso tempo, tão longo na Terra para nós, é uma fagulha no infinito de Deus. Viva sua travessia, aprende com o que precisa aprender, se fortalece, seja grato, afasta os pensamentos destrutivos, não torna mais pesada sua bagagem. E acima de tudo, acredita fielmente no amor de Deus por você. Ele não desampara. Ele lhe trará a força que você precisa. E lhe abrirá a porta das pequenas felicidades e das grandes vitórias. E seu sorriso será constante em sua vida, pela benção do Senhor e pela sua fé. Seja forte. Sobreviva. E depois, viva verdadeiramente.

Josy Maria

Como posso, como posso sobreviver te amando!?
Como sobreviverei te apenas amando?
Aquela linda garotinha não é mais garotinha!
Saia da minha cabeça, não percebestes que não cabes ai!?
Não há espaço pra meu cérebro e tua vaidade,
em meu cranio batido, amassado como um capô de carro,
foi a 200km/h, a linda garotinha não é mais garotinha!

Inserida por HelomHeSo

Se um dia... Algum dia
Se um dia desistir de você
Não deixe, pois não vou sobreviver
Se um dia eu gritar com você
Cale-me com um beijo seu
Se um dia eu tentar fugir de você
Corre atrás de mim para eu não me perder
Se algum dia me esconder de você
Tente me encontrar, pois estarei sozinha
Se algum dia eu chorar
Faça-me sorrir
Se algum dia eu sorrir demais
Simplesmente me observe
Se algum dia eu disser que te odeio
Me chame de mentirosa e fale que me ama
Se algum dia eu tiver que ficar sem você
Lembre-se que eu vou sofrer
Se algum dia eu disser que te amo
Me diga que me ama mais...

Inserida por anyrezende

Nunca me vi sem ele.
Não, porque eu não consiga sobreviver. Mas porque ninguém o substitui.
Alguns costumam pegar cópias e tentar usa-las ao seu favor, como um modo de socorro.
Mas pra que a cópia se o original é muito melhor?
Enfim, eles nunca irão entender o que você me faz e como faz.
Nunca vão entender porque nunca tiveram alguém como eu te tenho.
Esse é um sentimento puro e que só tem começo.
Te amo, e é pra sempre.

Inserida por rafaellakristinne

O menino que tocou as estrelas

“Eu tenho um propósito nessa vida, que vai além de sobreviver nessa sociedade cheia de grupos. Na mais fugaz das vaidades eu tento estar em um lugar que ainda se encontra implícito. Funciona mais ou menos como um pensamento fleumático onde minha alma é jogada ao nada, e aos poucos este pensamento me devolve a mim. Eu quero tocar uma estrela, e não me falta paciência para esperar este dia. Mas por outro lado me sobra medo em acreditar. Como uma criança sinto muito medo e todas as minhas fobias se tornam uma só, e se transformam em um bicho-papão que mora debaixo da cama. Medo que devaneia meus pensamentos e me torna fraco. Mas o que me encoraja, o que empolga, é saber que existe um propósito e ninguém pode me impedir de alcançar aquela estrela, que com a ponta do dedo eu tento tocar”

- O menino que quer tocar a estrela cresce, e mesmo crescido não está grande o bastante para alcançá-la. Mesmo com as pontas dos pés erguidas fica longe. Mas ele continua tentando consecutivos anos até envelhecer, e morrer, sem conseguir tocar aquela estrela. Dizem que quando alguém se vai nunca é por completo. De alguma forma, sempre fica um pedaço dessa pessoa onde vamos sempre nos lembrar. Neste caso ele virou uma estrela e agora mora do lado do céu, é vizinho daquela tal estrela intocável. E embora também não possa ser tocado, todas as noites pode ser visto brilhando enquanto, lá de cima, admira a Terra.

Inserida por joaojunior90

Máscara:
Me disseram um dia que pra eu sobreviver nesta vida de ambições, conveniências e hipocrisias.
Eu teria que usar uma máscara todos os dias...
Que ela me ajudaria a camuflar minhas expressões, frustrações e negações.
Ate mesmo o semblante de prazer e êxito, pra que a inveja não atraísse.
Contaram-me que meu jeito transparente, eloquente e inconsequente. Ainda me levariam as ruínas. E que as mascaras me protegeriam e nenhum dano causaria.
Assim deixaria todos felizes e continuaria sem maiores conflitos, vivendo na sociedade e levando vantagem.
Neguei-me, não acreditei e enfrentei!
Fui de cara limpa, nem mesmo pinturas na face eu aceitaria.
Deixei transparecer nos olhos, no rosto, no corpo inteiro...
Felicidade e alegria quando as sentia.
Indignação e rugas de mal estar quando injustiças eu presenciaria...
Fiz caretas diante de inverdades, contrai todos os músculos faciais quando identificava falsidades e leviandade!
Fiz biquinho pras futilidades e dei piscadinhas pras novidades.
Abri o *bocão* pra gargalhar de alegria,e quando a tristeza me acometia, abria-o novamente pra chorar, mas não duraria!
E assim fui vivendo... Sem meias palavras e sem meias expressões!
Não foi e não é fácil!
Fico acessível e frágil.
Dei a cara à tapa...
E agora me pergunto, estou errada?
Evitaria ser magoada se minhas reações eu camuflasse?
Não sei e você sabe?

Inserida por Waceila

“Um dia todos me esquecerão”
Todos vão esquecer que um dia existi, nem meus rastos vão sobreviver. Versos com poeira de minha razão, serão lembranças de um poeta na solidão. E meu nome negro será terra ressecada, como colheita que morreu sem dar fruto, e na distância do azul vou ser imagem, e embaçado pelas nuvens serei um luto.
Quando olhar para baixo e avistar homens sozinhos correndo sem penar, serei um poema que esqueceu de ser lembrado, homem hoje vivo, porém crucificado.
Quando na chuva puder vir à flor brotar, saiba que nela estarei a navegar, levando a terra, desfazendo a crosta antiga dando outra chance ao ser humano em terra lisa. Quando nos céus vierem nuvens negras durante o dia, é que de tanto não ser ouvido, adormeci, é que de tanto lhe alertar antes do erro, me fiz penumbra pois outra vez me iludir.
E sei que jamais lembrarão de mim, ou que um dia existi, pois o tempo passa e a vida é assim, novos momentos surgem, novas amizades são conquistadas, e por ser assim, a vida deve prosseguir, e por isso sei que, um dia ninguém jamais se lembrará de mim!
Pois todos um dia me esquecerão e só lembranças, vagas lembranças restarão, daqueles que um dia me quiseram como amigo, pai, filho, amante e irmão. Esses sim tenho certeza que estarei no coração, ainda que vagamente, estarei em suas mentes. Por H. A . A

Inserida por HelioAssuncao

Na minha opinião o ser humano é o ser que mais adapta ao meio pra sobreviver, muitas vezes chega ser impressionante tal capacidade.
Exemplo disso são as vadias e os cafajestes. A todo momento você encontra vadias falando de amor próprio e alto valorização. Por outro lado os cafajestes elogiam seu sorriso, falam do seu corte de cabelo e te chamam de linda ao invés de gostosa.

Inserida por Vinihalvesp

Sinceramente
" Eu nunca dei mt valor a dinheiro. Mas sei que preciso te-lo para sobreviver, e não ele me ter. Sempre precisei sim, das pessoas que me amam ao meu redor. Estas sim me fazem feliz e me dão motivação de encarar as dificuldades e o amparo de ve-las após um dia árduo de trabalho. Existe presença que tranquiliza e até a voz tb ( telefone). Estas são as forças das pessoas que amo. O dinheiro pode me fazer comprar o que quero para cobrir meus problemas, mas a noite o travesseiro será testemunha das minhas horas insone de não ter aquilo que não consegui comprar: A minha felicidade!!!" Quem me conhece sabe que sou assim!!!

Inserida por clarique07

A diferença entre viver e sobreviver é, infelizmente, sutil.

Após ter assistido este reflexivo vídeo, me lembrei de uma provocativa constatação que Dalai Lama fez ao ser questionado sobre o que mais o surpreendia na humanidade:

“O que mais me surpreende na humanidade são os ‘homens’. Porque perdem a saúde para juntar dinheiro. Depois, perdem dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem-se do presente de tal forma que não vivem nem o presente, nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer… E morrem como se nunca tivessem vivido.”

É difícil tentar fugir destes “modelos de sucessos” que nossa sociedade tem cultivado. Pois no final, se você não está fazendo o que ama e está usando a sua vida como um ‘ensaio’, é melhor você repensar seus próximos passos, não acha?

Algo muito interessante que o vídeo coloca como uma das principais características comportamentais desta atual geração é a ideia de se tirar proveito da vida durante o ‘caminho’ e não se apoiar em um pretenso sucesso final. É permanecer ambicioso, mas de forma mais ponderada e “racional”. É saber que a vida é agora e não daqui a alguns distantes anos. É conseguir “praticar” o comportamento que lhe permite mudar de direção com rapidez e desapego. Vivendo melhor o presente sem a ilusão de que tem total controle sobre o futuro.

Praticar a conflitante teoria de uma vida plena parece ser bem utópico. Porque, afinal, é ir contra inúmeras e diferentes pressões. É apostar que ser uma solteirona convicta e não atender à machista pressão de que para ser feliz é necessário estar com alguém ou ter filhos, no fim das contas, acaba por exigir um pouco mais de esforço. É conseguir viver sem se importar com os antiquados julgamentos que vão rejeitar uma nova rota que foge o rebanho. É não ligar para estes “ácidos olhares” – que podem estar apenas invejando a forma como você esta encarando tudo – e apenas praticar o que lhe faz feliz, deixando de lado o medo da imagem que os outros estão construindo sobre você.

Tendo em vista que você já leu até aqui, eu gostaria de lhe propor o seguinte “exercício”: tente estabelecer, mesmo que mentalmente, uma vida em que, ao invés de ter apenas 5 dias úteis, você consiga ter 7. Que você não se console com o “fim do expediente” ou com o “fim de semana“. Que você não se acostume a descarregar todas as frustrações coletadas durante a semana em válvulas de escape que a maioria acaba aderindo para amenizar e calar o pedido interno de mudança.

Você acha que conseguiria se adaptar a este novo formato de vida ou será que já se acostumou com a sua rotina de sobrevivência a ponto de ignorar o fato de que, talvez, você não esteja fazendo o que realmente ama?

Precisamos ter coragem de cultivar um comportamento onde o foco reside na experiência e não na possível – e distante – obtenção de “memórias ilustradas” que pretendemos colher no decorrer de um futuro e imprevisível caminho. É ser realista e aceitar que bom mesmo é viver “o agora” e não correr atrás de um delicado sonho sustentado em um pedestal de inseguranças e sacrifícios que vão lhe consumir parte da vida sem ter a certeza de chegar lá."

Inserida por diegoqx

Viver ou sobreviver…
Você vive quando deixa que a vida flua naturalmente, sabendo que
cada momento tem sua importância na construção da sua história pessoal.
Você sobrevive quando, escravo do tempo se angustia à espera
de um próximo evento.
Vive quem percebe a leveza de uma música, quem sente o pulsar
de seu coração, quem se encanta com as sensações que
seus sentidos lhe proporcionam.
Sobrevive quem não sente, não ouve, nem percebe os diversos
apelos que seu próprio corpo lhe envia.
Sobrevive quem acumula compromissos, quem passa de uma
atividade a outra, quem não se permite parar para observar o fluir da vida.
Sobrevive quem apenas conquista.
Vive aquele que soube conquistar, mas que soube encontrar os meios para aproveitar e saborear tudo aquilo que conquistou.
Vivem os que sabem valorizar a trivialidade dos pequenos gestos,
das simples palavras, dos pequenos eventos. Pois são eles
que escrevem a nossa história verdadeira.

Inserida por xexeu99

Dia dos Namorados

Lembrete para o dia dos namorados,
Como sobreviver a algo tao inventado?
Precisamos de um dia p lembrar de nosso amado?
Penso que isso nao deva ser comemorado,
Para quem ama desejo que a comemoraçao seja silenciosa
Que sejam unidos, amorosos e sem ilusoes
Sem que o seu dia tenha que ser questionado
Por isso deixo aqui este pensamento
Para sobreviver ao dia dos namorados

@Beatriz Laus 01-02-2020
Auto exilada,
Residente na Holanda

Inserida por Bialaus

As Duas Grandes Potências: O Amor e o Ódio


Sentimentos que lutam para sobreviver
Mesmo aos pedaços dentro de cada ser
Então nos resta saber
De qual deles se esquivar
Qual nutrir, alimentar
Ou como ir embora e disso tudo se livrar

Quando procurar a chave
Para enfim libertar
Essa coisa que pulsa, queima, entontece
Que por vezes os nossos nervos estremece.

Inserida por NeiriLima33

Houve algo que me fez sobreviver;
Todos esses instantes, enquanto;

Eu vivi analisando a amargura:

Que seu usufruía de mim!

Seria apenas momentos para você.

Mas, em mim, isso possui-me;

Como o ar, que eu necessito, a cada instante!

Sei que por você, não posso mais lutar;

Mas, por mim, tentarei sobreviver de lembranças, lágrimas e suspiros.

E, se tudo o que eu te dei, foram, apenas momentos para você;

Só me resta a esperar e morrer aos poucos.

Inserida por wesleygiovanny

" O justo viverá pela fé"
Para sobreviver nos dias atuais não podemos ser guiados pelos nossos olhos, mas ser guiados pela nossa fé.
Não olhe para os seus medos, não olhe para os problemas, dificuldades e obstáculos, continue caminhando e acreditando que Deus te guiará por todo caminho, até você chegar num lugar seguro. (O justo viverá pela fé)

Inserida por CICEROEUCLIDES

Sobrevivo porque ei de sobreviver
Tentando acostumar-me com essa ideia de não querer morrer..(todos os dias).

Seguindo, mesmo de coração partido,
Tentando não pensar na dor de ser esquecido,
Triste em ver que nada deu certo, mas um certo "alívio" em ter sobrevivido.. (pelo menos até agora).

Ando-me perguntando em quem eu realmente devo me tornar, minha mente me dá mil opções, não consigo escolher nenhuma dessas opções, porquê em nenhuma delas tem você..(ainda ei de aceitar o fato de não ter você, mas por hora, tenho de sofrer mais um pouco).

Inserida por Krulertt

Eu sou a água!

Me fiz água para neste mundo sobreviver.
Água de afronta e de amor.
Hoje água que vive.

Eu sou como a água.
Horas turva,
pelas desilusões.


Horas amarga,
pelos ataques.


Horas límpida,
na grandeza da inocência do grande amor que trago para dar.

Sou aquela revolta diante de injustiças.
Tsunami para os arrogantes.
E inadequada aos hipócritas.

Mas eu compreendo a Física da resiliência.
Eu me moldo às dificuldades e sobrevivo.

Sou vapor.
Sou gelo.
Sou água.

Em mim respira a vida.
Em mim vive milhões de espécies.
Em mim eu transbordo em alegria.


Eu posso ser granizo que estraga.
Eu posso ser salgada para você, mas essencial para milhões!
Me respeite e me observe.


Eu posso ser a melhor amiga sua.
Porém posso te destruir.


Me ame e me cultive em sua alma.
Porque eu sou livre. E sempre escorregarei pelos seus dedos.
Você não pode me controlar.


Mas eu com alma de mulher.
Posso de ensinar.
Estou aqui para te ajudar.

E no momento que sentir que não sou valorizada...
Sua vida, num deserto vai findar.
Porque eu sou a água.

01/11/2018

Inserida por breno_bertioga

Enxergar na escuridão absoluta, sobreviver à frieza infinita
Esta tem sido a minha rotina existencial
Solidão, Desespero, Falsidade, Rancor
Nenhuma delas conseguem mais me atingir
As trevas são o meu habitat natural
Na morada do meu castelo obscuro
O meu código de honra é forjado na dor
Oculto, discreto, calado, quase imperceptível
Do escuro observo a luz dos hipócritas
Cegos e hipnotizados, falsos e iludidos
Pela primeira luminosidade do celular ou da televisão

Inserida por Hermanismo

- SOBREVIVÊNCIA

Sofre-se para sobreviver?
Não sei o sentido da vida;
Se vivo sobrevivendo, em vida já estou aos poucos morrendo.
Vive-se pra o prazer?
Evito o sofrimento, porém, ainda não aprendi viver.

A vida é pra ser vivida...
Viver intensamente cada momento.
Que seja no prazer, no sofrer...
Viver é respirar o ar pausadamente;
É sempre amar, ainda que seja no limite das forças;
É entregar-se na esperança do dia seguinte...
Inspirar um dia melhor!

Inserida por REGISLMEIRELES