Textos Escritos por Paulo Mendes Campos
Vivemos num mundo em que a competitividade é extremamente rígida.
Seja qual for à área em que você atua, precisamos ser os melhores no que fazemos,
Mas não de uma forma mecânica, e sim consciente.
Mudar de fase neste jogo requer conhecimento e habilidade para evitar erros dos quais não nos deixam mudar de estagio e nos deixam estagnados no jogo.
Todos nós temos nossos fantasmas, que nos atormentam e tiram nossa concentração.
Dia após dia trabalhamos incessantemente seja em casa no trabalho ou até mesmo no lazer essa canção psicológica que tenta nos tirar do caminho que determinamos.
Não tema o desconhecido, não se assuste com tais fantasmas, pois eles são necessários na nossa atual historia. Só quem os supera consegue escrever no mural da vida o progresso alcançado.
A razão de toda a existência.
É possível avaliar um sentimento? Pesar uma afeição? Medir o entusiasmo ou regular uma paixão? Estamos conectados, seguimos uma ordem natural, um preceito imposto a cada ser como dádiva divina. Somos cativos a esses sentimentos, o ser humano é um indivíduo coeso, de origem racional e segue os próprios instintos. Não há como negar, existe em cada ser a necessidade de suprimir as emoções, mitigar os anseios e saciar desejos concupiscentes. O campo sentimental é como uma selva em que vence o mais forte, em seu interior existe um contrassenso, um leão a ser abatido. Todavia, esse caminho é uma senda serpeada, um campo minado, pérfido, onde vence o perspicaz. Esse “vencedor” não somente se valia de sua argúcia instintiva, como de um desprendimento sentimental especial, diferente dos demais. O ser humano é capaz de amar racionalmente, responder a esse sentimento e submeter-se a suas condições. Desde o útero aguardamos o contato materno, a ânsia pelo amor tornou a experiência embrionária um ensaio prodigioso. O amor, no entanto é um admirável paradoxo, um bem comum, o atributo peculiar em cada ser, o domínio de um e a sujeição do outro. Se estivermos compelidos a amar de forma irracional, estaremos impelidos ao inefável abismo solitário da razão. O amor é inerente como a alma, é a essência de cada ser, um nobre sentimento, uma busca; a razão de toda a existência.
Você é tudo que eu preciso
Eu não sei viver sem você
Você é o meu amor amigo
E eu sou louco por você
Sem você escrevo em linhas tortas
Meu mundo já não dá nenhuma volta
Perco a noção de tempo e espaço
Quando eu te tenho em meus braços
E eu nunca vou cansar de dizer
O quanto eu amo você!
O brilho dos teus olhos
é como a água cristalina
a água que me inunda
a água que me domina.
O brilho dos teus olhos
é como ver o sol nascer
é uma luz que me dá forças
a cada amanhecer.
O brilho dos teus olhos
é como o soar de uma canção
é uma batida mais suave
como a batida do meu coração.
Hoje meu coração implora para que ele pare de bater, pois não aguenta mais essa dor.
Meus olhos pedem para serem arrancados, por te visto você indo embora.
Minha boca pede perdão por te não dito ''Fica Comigo!'' e meus ouvidos gostariam de serem surdos, para que não tivessem escutado o seu ''Adeus''.
Se todo amor foce verdadeiros ninguém morreria de paixão.
Em cada coração sempre a um engano, pois me entreguei de corpo e alma para uma mulher que me prometeu amor carrinho paixão mas tudo isso não passo de uma mentira e falsidade, engano o amor existem sim mas para quem sabe amar de verdade,de amor para quem te ama de verdade que você sera feliz para sempre,amei sem ser amado.
Agradeço por mais um dia, mesmo que esse dia tenha sido aparentemente igual à ontem.
A oportunidade de estar aqui, transmitindo alguma mensagem é sinal que hoje tenho um saber diferenciado de ontem e que colocando em prática o que aprendemos seremos melhores amanhã.
Isso é transformar o mundo, começando por nós mesmos...
Fiz um acordo com minha preguiça.
Pedi para me deixar trabalhar a semana toda com todo empenho para alcançar a redenção no conhecimento que em troca daria o domingo todo para satisfazer em sua plenitude.
Ora, Lembre-se que sempre serei um eterno aprendiz sujeito aos desejos terrenos, e que confesso não é nada ruim dar uma esticada a mais na cama em um final de semana...
Em um mundo informatizado e totalmente globalizado, informações vêm e vão numa velocidade tão grande que somente essa nova geração estará apta a compreender o que virá.
Precisamos nos esforçar para que as ideias e conceitos de hoje sejam frutos para construir um amanhã melhor para esses que chegarão para nos substituir e dar continuidade no que iniciamos.
Portanto, é tão importante o que postamos quanto aquilo que falamos, pois a internet acaba de um modo ou de outro eternizando o dito, ou melhor, dizendo, o “escrito”.
O fato de nascer livres e de bons costumes não nos torna melhores do que ninguém.
Mesmo com tantas oportunidades, muitos se perdem pelo caminho, somente pelo simples prazer passageiro material.
O que esperar do “pseu-intelectual” “pseu-racional” que consegue a façanha de destruir o meio em que vive...
É... Meus caros,
Sempre me diziam que o percurso a trilhar era árduo e que chegaria a uma determinada etapa desta jornada do qual pararíamos para refletir se vale a pena continuar.
Foram tantos tropeços, tantos tombos e muitas marcas deixadas pela cicatriz do caminhar que se refletirmos no momento presente, notará uma gigantesca mudança na nossa forma de pensar e de agir. Então o momento é oportuno para reflexão. “Jamais desista”.
Mesmo com uma tremenda dificuldade, o difícil nunca será impossível.
Em tempo de globalização, a melhor semente é aquela que germina dentro dos vossos corações.
Evangelizar ou pregar palavras de otimismo em tempos modernos se tornou raro, uma vez que a população deixa de pensar e passa simplesmente a compartilhar frases prontas de autores de épocas imemoráveis, sem que as mesmas tenham sido ajustadas a nossa realidade.
Hoje, as informações obtidas pelo grande número existentes de canais, expressa uma crua realidade, do qual poderia até ajudar, mas na verdade faz com que grande parte deixe de fazer uso de sua própria lógica e criatividade.
A vantagem em exercitar o cérebro e ter boa memória, é perdoar as pessoas dos quais nos ofenderam com palavras severas e rudes, e em momento oportuno fazer uso desta não como forma de retaliação, mas em forma de agradecimento, pois aquele momento fatídico foi a tônica necessária para que lembremos sempre da nossa missão.
Desistir jamais, pois os objetivos traçados desde que nobres e justos, nunca perdem sua essência e sua força e quando ocorre, sempre haverá pessoas nesse percurso para nos dizer que somos loucos e que não vale a pena continuar, pois sonho não se conquista desta forma...
Mesmo que façamos uso desta Tonica a essas pessoas, devemos ter cautela em colocar o assunto, pois o mesmo nunca poderá ocorrer em situações delicadas, onde o clima já se encontra ruim, mas sim em situações de felicidades e de harmonia, pois tudo nessa vida é efêmero, passageiro,... Até mesmo a felicidade.
Reflitamos um pouco mais sobre alcançar a sabedoria, que encontraremos a respostas nos locais onde jamais imaginaríamos.
Me pergunto numa preocupação existencial tola se a vontade de matar num é uma vontade de viver, dar vida, compartilhar, a grande autoajuda, a grande arte da ajuda.
Quero matar e isso é uma forma de morrer. Melhor é voar a dois, mas eu sempre vou me arrastar pelo mundo, deixando pedaços de mim pelo caminho.
Todos os dias poderiam ser considerados especiais, mas infelizmente esperamos sempre uma data para comemorar algo como se isso fosse mudar a nossa rotina.
Você já percebeu que “hoje” é tão especial como ontem, e que amanhã deverá ser melhor ainda se sua compreensão atingir os objetivos do teu caminhar?
Quem busca sabedoria precisa estar com disposição de Jô, pois o percurso é árduo e nem sempre fácil.
Quando conseguimos enfim compreender uma centelha da verdade, o véu da ignorância que escondia o caminho reto é revelado, notamos como é diferente tudo o que nos ensinaram e o que compreendemos. Sentimos que realmente somos o grão de areia da praia, a gota no oceano ou ainda em uma compreensão mais profunda, entenderemos que não somos tão pequenos, mas sim parte desse todo.
Minha verdade só é compreensível a mim mesmo. Cada um deve seguir em frente e buscar a sua.
A cada subida nesse degrau da vida, na busca do conhecimento é uma luz que ativa no nosso ser, transformando um simples aprendiz em um Mestre Pleno, ou como os mais humildes diriam, num homem de fé, na busca da verdade conhecedor da Liberdade, fraternidade e igualdade.
Envelhecer não requer talento nem habilidade alguma.
O importante é chegar à idade em que você se encontra com boa parte dos objetivos concluídos. Se você não o fez e estagnou no tempo sem animo ou sem um ideal, preciso te dizer algo muito importante: VOCÊ FALECEU e não foi informado.
Quando perdemos de vista nosso ideal, começamos morrer. Há tantas pessoas caminhando por ai que estão mortas e nem sequer sabem.
Não compreendeu que andas pela vida sem compromisso algum?
Amadureça consciente que oportunidade como essa que vivemos atualmente é única, e é uma dádiva ter novamente a chance de continuar onde paramos e do ponto que paramos.
Vamos voltar à subida da escada novamente?
Todas as vezes que alguém, numa discussão calorosa me lembra dos erros do passado, me calo, reflito e respondo:
“- Graças a Deus estou tendo uma nova oportunidade para corrigi-los” e lembro que:
Todos nós nascemos com o intuito de aprender, é claro que existirão vários tropeços nesse percurso, pois a perfeição vem com conhecimento e com a verdade nos nossos corações.
Jamais desista de teus sonhos, perceba que todas as vezes que alguém diz que você é um perdedor, faça uso dessas palavras como adubo, lembrando que o caminho escolhido nunca foi tão fácil de alcançar, e que o impossível é uma simples palavra do dicionário e desconhecido do verdadeiro conquistador.
Nenhum de nós, nessa era moderna faria uso de todos os avanços tecnológicos, se não fosse sonhado por um indivíduo que acreditou em si.
Acredite em vosso potencial, somos extremamente ilimitados e com potencial além da imaginação, basta trabalhar vossa rocha com dedicação e fé.
Paz de espírito é se embramar na imensidão do nosso ser em pleno caos externo.
Jamais alcançaremos equilíbrio em locais isolados e distante da civilização.
Quem busca equilíbrio precisa sobreviver no ambiente atual buscando sempre se concentrar em que o caminho verdadeiro não está em um local especifico lá fora, mas sim aqui onde nos encontramos.
Como é possível o Ser humano fazer escolhas dos quais vão contra a sua própria natureza?
Será que o néctar do “AMAR” não é suficientemente forte o bastante para contaminar com o que é mais nobre o coração de seu próximo?
Será que nossa opção de evolução não estaria intimamente ligada a essência da pureza do nosso ser?
Perguntas dos quais as respostas se encontram aonde ainda não buscamos... “em nós mesmo”.
