Textos Escritos por Paulo Mendes Campos

Cerca de 8977 frases e pensamentos: Textos Escritos por Paulo Mendes Campos

⁠Para Daniel Deus permitiu a cova, mas proibiu os leões.
Para os amigos permitiu a fornalha, mas proibiu o fogo.
Para Jó permitiu as percas, mas proibiu a morte.
Para Abraão Deus permitiu a subida do monte com Isac, mas proibiu a morte do menino.
Para Moisés e o povo permitiu o mar, mas proibiu que os aforgasse.
Ou seja, Deus permite mas protege.

Inserida por paulo_thiago

⁠A vida cristã dívida em três ordens.

Primeiro Jesus disse, " venha a mim" MT 11.28

Segundo, ele disse " venha comigo" JO 21.19

Terceiro, ele disse " vá/ vão por mim" LC 9.2

Somos atraídos por ele, aprendemos com ele e somos enviados por ele, em tudo dependemos Dele.

Inserida por paulo_thiago

⁠Você sabia?

Davi se fingiu de doido para não morrer nas mãos dos inimigos.

Deus vai te dar estratégias para preservar sua vida, para quem está de fora é loucura, mas Deus sabe o que faz, ele confundi o inimigo e te dá o livramento. Deus é estrategista por excelência.

1 Samuel 21.12 Davi levou a sério aquelas palavras e ficou com muito medo de Aquis, rei de Gate.
13 Por isso, na presença deles ele fingiu estar louco; enquanto esteve com eles, agiu como um louco, riscando as portas da cidade e deixando escorrer saliva pela barba.
14 Aquis disse a seus conselheiros: "Vejam este homem! Ele está louco! Por que trazê-lo aqui?

Inserida por paulo_thiago

⁠Você sabia ?
A igreja de Beréia. Somos bereanos°
Atos 17:11 O povo de Bereia tinha um espírito mais aberto que o de Tessalónica, ouvindo de boa mente a mensagem e examinando dia após dia as Escrituras, para ver se o que Paulo e Silas diziam era exato

Beréia era uma cidade da Macedônia, 80 Km distante de Tessalônica. Na região da Macedônia havia Três igrejas: Tessalônica, Filipos e Béreia.

O apóstolo Paulo passou por Beréia por que foi expulso de Tessalônica. Beréia era uma igreja pequena, mas de muito valor.

Receberam a mensagem com avidez v.11
O termo receber no grego faz alusão a um recebimento bem dado na casa. Tanto Paulo como Silas foram bem recebidos.

Inserida por paulo_thiago

⁠Você sabia ?

O desenho do peixe é o símbolo mais antigo do Cristianismo, o anagrama era uma proclamação de fé, por conta da da perseguição ferrenha os cristãos viviam meio que na "clandestinidade " para não serem mortos.

Como um cristão poderia saber que outra pessoa também era cristã?

Os cristãos usavam codigos secretos, um desses códigos era o “Ichthys” ou “Ichthus”, palavra que, em grego antigo (ἰχθύς), significava “peixe“.

A hipótese mais levantada é a de que o cristão, quando supunha estar diante de outro cristão clandestino, desenhava uma curva ou meia-lua no chão. Se a pessoa desenhasse outra meia-lua sobreposta à dele, completando assim a figura de um peixe, seria muito maior a probabilidade de que se tratasse mesmo de um seguidor de Jesus que conhecia o “código secreto” cristão.

E por que a imagem de um peixe?

Porque as letras que formam a palavra “peixe” em grego, quando escritas em maiúsculas (ΙΧΘΥΣ), formam um acrônimo com as iniciais da expressão “Iēsous Christos Theou Yios Sōtēr“, que significa “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador” (em grego antigo: Ἰησοῦς Χριστός, Θεοῦ ͑Υιός, Σωτήρ).

O peixe veio a se tornar, desta forma, um dos primeiros símbolos cristãos, juntamente com a imagem do Bom Pastor e, posteriormente, com o Crucifixo.

ἰχθύς - Peixe

ἰ- ησοῦς - Jesus
χ - ριστός - Cristo
θ- εοῦ - Deus
ύ- ιός- filho
ς- ωτήρ- salvador

JESUS CRISTO FILHO DE DEUS SALVADOR

Inserida por paulo_thiago

⁠Você sabia?

.... Que os livros só começaram a ser impressos a partir de 1450, e que o primeiro livro a ser impresso foi a Bíblia sagrada ? Anteriormente para se publicar um livro ele ( e todas as sua cópias eram feitos manualmente) mas graças a invenção de Johannes Gutenberg, hoje todos tiveram a vida facilitada por essa invenção maravilhosa, a palavra imprensa deriva do nome desta máquina.

Como dito acima, o primeiro livro impresso foi a Bíblia, em idioma vernáculo (em alemão). Esse fato foi de fundamental importância à Reforma Protestante, que se desenrolou no século XVI, haja vista que até então a Bíblia era lida em latim e sua circulação não era tão grande tal como passaria a ser a partir da invenção da imprensa. Mesmo com a "facilidade" da máquina na impressão, para se montar uma frase dava um trabalhão, mas não quero deixar o texto muito grande, por esse motivo para os mais curiosos, indico uma boa pesquisa e estudo mais a fundo rs

Modelo da máquina de impressão inventada por Gutenberg no século XV

Inserida por paulo_thiago

Completando hoje 61 anos de idade.
Faço essa breve reflexão, num ensaio poético do momento que vivemos:
As horas e os dias passam, o tempo insiste em continuar
E esses últimos dias passam, como se fosse um filme
A irreversilibilidade do tempo, que calcula o incalculável
Vai passar, vai ficar
A ausência de trocas de afeto
Criando a força do uso das palavras
Da arte
Da poesia
Da fotografia
E da empatia
O cheiro do álcool que exala no ar
O movimento desconexo do corpo
A fragilidade da vida
A inocência e a impiedade
A luz do silêncio
O barulho do mar
O calor do dia, desse dia
O renascer da simplicidade
O nascer do sol
A presença do Criador
A fugacidade da alegria
E a felicidade espontânea.

Paulo Maramutá.

Manhã de 18 de abril 2020.

Inserida por paulomaramuta

Cego pela cegueira
Torturado pela tortura
Perdi-me, enquanto procurava-me
Achei a iluminação da solidão
Nela adormeci
Em meu sonho, me vi
Num mundo, diferente do que ouvi
Com belos sorriso sorri
A felicidade felicitou-me
O medo de morrer abandonou-me
Encontrei a esperança em meio a um sonho
Despertei, levantei
Com tanto de esperança
Cego pela cegueira
sem medo a vida vivi
De velhice, morri <3

Inserida por PauloBartolomeu

Infelicidade de ser feliz

Você viveria infeliz por um padrão?
Quanto custa para sentir-se completo?
Você mentira por amar?
Até onde levaria um teatro?

Eu não sei se existem respostas;
Tão pouco soluções.
São problemas, dilemas, pressão que gera depressão, máscaras de um forte concreto.

Numa sociedade onde tudo o que importa é a cara da moeda e não o valor, onde as mentiras são aceitas porque não doem, tudo vale; com exceção de ser feliz.

Eu, pobre escritor de alma rica.
Me sinto fatigado de levar o peso do pecado.
Porque na Vila onde eu moro, sou condenado por amar, sou obrigado a lutar, contra mim mesmo.

E mesmo fazendo o bem sem olhar a quem.
Um detalhe me torna vilão do tempo.
E se tivesse que perguntar ao vento, diria:
Se para passar por isso, ser feliz é possível ou é um veneno?

Inserida por paulofairchild

O preço do tempo

O amanhã pode parecer próximo, se parar pra pensar são apenas 24hr o que não passa de um mero conforto, quantificar em unidades para que seja certo o momento presente e futuro, mas nunca igual e nem sempre melhor o único problema de pensar assim é que uma vida inteira não vai te dar as 24hr de ontem ou a melhor semana do ano passado, oq mais dói é imaginar que as vezes uma vida inteira não vale o preço de um dia. Não seja tão certo do amanhã ele pode nunca existir pra você, até mesmo por que só precisamos de meros segundos pra morrer. Então nunca é tarde para aprender que essa fragilidade que é ser humano é oq faz o amanhã ser tão valiosa e cada momento ser único, afinal se vivemos para sempre não haveria graça algum de esperar pelo amanhã.

Inserida por Paulofreirejr

O DIA EM QUE TODOS OS CORAÇÕES PARARAM DE AMAR

"Em alguma parte da historia nos perdemos, e nos tornamos nós mesmos.

Acabaram as arvores. Os animais. Foi-se a água.

O amor ao próximo que algumas vezes fingíamos ter, não fingimos mais.

Ontem, o ultimo homem morreu, jogando em nossas mãos milhões de perguntas. Precisamos de novos lideres? Ou precisamos de novos sonhos?

Seguiremos em frente, mas dessa vez, todos de mãos dadas.

Marcharemos juntos. Nem tudo esta perdido.

Reconstruiremos o mundo do nosso jeito.

Não vamos mais adaptar a natureza a nós.

Nós que vamos nos adaptar a natureza.

Dinheiro não valerá mais nada.

Não é esse respeito falso que queremos.

Você será reconhecido, se merecer.

Não haverá paises, a partir de hoje, seremos parte do planeta terra.

Todos falaremos a mesma língua, todos teremos a mesma cultura.

Cuidem das crianças, elas são a chave de tudo.

Continuarão nosso trabalho, se ele for bem feito.

Nossa principal lei, e talvez a única delas: Não comeremos enquanto tiver alguém passando fome.

Somos todos iguais não somos?

Então assim seremos!

Os poucos animais que restam serão curados e alimentados.

As poucas arvores serão adubadas e regadas.

Vamos limpar os rios que ainda podem ser limpos.

A natureza nos ajudará.

E tudo voltara a ser como era antes.

Ame todas as pessoas acredite nelas.

Confie!

É só o que pode guiar o mundo para um futuro diferente do passado que acabamos de presenciar.

Hoje será lembrado como o dia em que todos os corações pararam de amar.

E amanha será o dia em que olharemos para traz, e não veremos o dia de hoje."

Inserida por juliananog

O Povo elege seus tiranos!

Povo, democracia, poder.
Estas palavras conduzem bem o significado delas próprias e nada mais apropriado no quesito “Poder” do que a ferramenta democrática, o povo é como uma ponte, uma escada para elevá-los sempre acima, mais e mais elevados e mais poderosos, mais egoístas, e mais corruptos, políticos lembram tiranos, como nos tempos dos dinossauros, ainda vivemos com os nossos T-Rex à solta por aí.
Um ser sem coração e sem piedade, político é comparado àqueles grandes vilões do passado, que apenas seguiam seus instintos pessoais em estar acima de tudo, do bem e do mal, os nossos vilões atuais apenas criam leis que os deixam ainda mais poderosos e que os fazem imunes aos seus próprios crimes.
Povo? Bem, o povo não tem noção do que acontece, parece que estamos hipnotizados ou num transe eterno, como se não quiséssemos ver o excesso de incompetência com que dirigem esse país, e com a enxurrada de acusações que fazem uns aos outros e o sorriso arrogante que sai de suas faces com certeza da impunidade sempre aliada a seu bel-prazer, afinal tudo acaba em pizza mesmo, cada um leva uma "gorda" fatia desse bolo disputado com mentiras e contradições em que a pior parte fica conosco, o caos social.
De verdade tudo acaba bem, para eles, pois as escolas, os hospitais e os demais seguimentos desse país estão na decadência há muitos anos, o país vive uma falência moral em todos os sentidos, visto a postura ridícula que o país carrega mundo a fora, e todos estão acostumados com isso, parece que é melhor fazer piada dos governantes em relação à situação atual em que se encontra o país do que forçar-lhes a tomar vergonha na cara.

Inserida por Paulo-Santana

Eu te amo!

Eu amo você, amo o seu corpo, seu suor, seu cheiro
Amo a idéia de saber que você se importa comigo
Eu amo seu jeito de ser, você é muito especial
Amo o vento, pois ele afaga seus cabelos
Eu amo o sol que aquece o seu corpo
Amo a lua, pois ela te traz o frio
Eu amo sua linda pele morena
Amo sua boca pequena
Eu amo amar você
Amo ter você
Eu te amo

Inserida por Paulo-Santana

Como seria bom
Se acabasse a truculência
Os Conselheiros Biônicos
E essa Centralização
Das Eleições indiretas
Dos Regimes de exceção.

Muitos sofreram ameaças,
Processos e perseguições
Quando corajosamente protestaram,
Contra essa situação
Tentaram cassar a liberdade
Daqueles corajosos companheiros
Com manobras de intimidação
Que envergonham a Nação.

Até quando, até quando
Continua a condição
Onde além de tudo isso
A mulher não tem vez não

É na Biomedicina
No Conselho Federal
Sem participação feminina
Que essas coisas acontecem
Onde só quatro pessoas,
Decidem por trinta mil
Dos Profissionais Biomédicos,
Existentes no Brasil
Para compor um Conselho
Sem ouvir Categoria
Ai que vergonha que dá
Dessa autocracia.

Inserida por ProfPauloMiranda

Que pena que não acreditei na verdade que o mundo me deu,
acreditei em meus sonhos e tão cedo o sonho morreu.
Não importa a sua opnião quando tem mais de um na discussão,
jamais deixe que te façam chorar por um amor sem razão.
Lute pelo seu amor mesmo que não valha a pena, assim e só
assim irá saber o quanto sua alma é pequena. Que voce só tem espaço para seus sonhos e jamais vai entender quem te enganou. Irá entender o porque das letras de musicas tristes, vai entender por que o poeta se matou.
E quando você tiver no fundo da tristeza pelo amor falso
fracassado, irá sentir a tristeza em sua frente e a morte do seu lado lhe obrigando a escolher um caminho...
Ou acabar com a dor de vez, ou seguir sua estrada sozinho.

Inserida por paulohs

Coração Humano

O porte físico é a semelhança de um ser para o outro, mas se limita apenas na aparência, jamais devemos comparar um alguém apenas porque se parece com outro alguém, existem tantas diferenças que são vistas apenas nas atitudes e visíveis somente aos mais sensíveis, nos pensamentos ou no comportamento o ser humano esconde tanto que muitas vezes desconhece a si próprio e se surpreende com suas próprias atitudes, chocando até os mais duros corações.
O ser humano é um ser perfeito, ou pelo menos haveria de ser, visto pelas intenções de Deus, mas a ação da natureza humana nos deu o poder de decidir através de sentimentos e sensações o que mais nos agrada, o que nos deixa feliz, e o que realmente faz a diferença para cada um, a essência, o coração em particular opera como uma bússola que dá a direção exata de como seguir adiante, infelizmente alguns corações não se enquadram na condição de filhos de Deus.

Inserida por Paulo-Santana

Paixão

Nada,
Certeza eu tinha,
Mataria a paixão
Em caixa lacrada
Encalacrada
Em meu coração
Na mão.

Mas cada
Instante tem fome
De traça
Corroendo as faixas
Vermelhas de seda.

Turbilhão,
Pandora ao reverso,
Arrastando razão.

Agora, eu não sei nada,
Amanhã, não serei.

Inserida por lucijordan

Queria ter uma sala mágica
Que adentraria por porta secreta
Para rever os meus amigos todos,
Os que moram no Minho ou em São Paulo,
Em Aracaju, Teresina, Barcelona,
E os que estão no céu.

Sala atemporal e imaterial,
Nela só existiriam a luz e alma,
Dos braços, os abraços,
Dos lábios, os sorrisos.

E prometo às companhias de aviação
Que não faria uso de tal poder
Para desestabilizar a economia mundial
Com clandestinas viagens de férias,

Não,
Só preciso
De um Olá, como vai?
Do cuidado diário,
Dos olhos nos olhos.

Nada,
Nada mais.

Inserida por lucijordan

No sono não consigo ferrar
Sem teu umbigo
Pra me enrodilhar,
Sem tuas omoplatas
Camas de armar,
Sem tuas coxas
Colchas de algobom.

Vazio o teu lado da cama,
Vazio o teu ar pra respirar.

II
Desatando-nos nós.
Nós de marinheiro,
Nós de carpinteiro,
Nós de pescador.

Descobrindo-nos mais soltos
Mais leves,
Mais livres.
Nós de Adão e Eva.

Inserida por lucijordan

Textinho criança!

A criança que há em mim não deseja brinquedos, grandes ceias, não busca apenas o afago, o chamego, uma aventura ou emoções perigosas.
Essa criança deseja algo muito mais do que apenas uma mão estendida.
Uma criança com sede de justiça e amor, igualdade social, essa criança teme o futuro das outras crianças que deixam de ser criança cedo demais.
Existe dentro de mim uma criança alegre, sadia e sorridente, mas que se preocupa com a vida em geral.
A humanidade está perdendo seus valores, uma criança não entende essas coisas de adultos, mas sente os resultados.
As crianças sofrem com a falta de amor, de carinho e compaixão, elas sentem a violência e o desamparo.
Choram com medo do escuro, uma escuridão que cegou as pessoas, jogando-lhes contra seus próprios medos, como crianças desamparadas.
As crianças não culpam as pessoas por suas ações despreparadas, mas lamentam por todo desamor da humanidade.
A criança que há em mim é a mesma que há em você, crescemos, mas mantemos nosso lado infantil e jamais deixemos que se perca.
Pois a cada decisão que tomamos, precisamos da opinião de um ser com tamanha sinceridade nas suas palavras.
Com criança não se brinca, mas brinca-se demais ou têm-se brincado pouco, as crianças existem para nos trazer a felicidade.
De todos os estágios da vida o mais divino é o de quando somos crianças, pois as pessoas nunca vêem defeitos nelas, somente encantos.
Quando crianças, somos aparados e amparados, carregados no colo, ouvimos cantigas de ninar, mas muitas sofremos abusos e injustiças.
Um ser indefeso e sem maldades no coração muitas é alvo de quem maldades têm demais e aproveita-se da sua inocência.
A minha criança interior não deseja brinquedos, apenas lamenta o espaço pequeno demais, que não a deixa com possibilidades para sonhar.

Inserida por Paulo-Santana