Textos Escritos por Paulo Mendes Campos
Construir uma opinião sobre tudo e todos requer prudência e sabedoria.
Nem tudo que nos é óbvio é para os demais.
Nem tudo que é claro ao nosso olhar é para os que estão procurando se encontrar
Minha verdade é incompleta e minha compreensão sobre a vida está longe do entendimento.
Em função disso tenho medo que as pessoas enxerguem em meus passos, um alguém consciente e sem pecado.
Digo aos que tentam se espelhar, buscar o entendimento no conjunto da obra, ou seja, procure aperfeiçoar-se como Pai, ou filho, como cidadão que respeita as leis e teu próximo.
Admiração por meus trabalhos só me faz refletir que o caminho é mais árduo do que pensava ser.
Deus tem PC?
Pergunta soa estranha nos dias de hoje.Mas vamos voltar pouco mais de 2.000 mil anos... quando os homens oravam sós, recluso em suas Tendas ou nas montanhas em companhia somente das estrelas.
Pelo que se narra no livro sagrado (BÍBLIA) todos os pedidos direcionados a Deus era de uma forma ou de outra atendida. Muita historia se tornaram tema de filmes para contar a lenda de alguém que com muita persistência e determinação alcanço êxito em sua caminhada.
Passou um pouco mais de um século e os homens continuavam elevando vossas orações só que agora em templos e igrejas feitos pela mão do homem, do qual uma instituição se achando dona do monopólio da palavra de Deus aqui na terra, manipulou e mandou para fogueira muitos que ousavam pensar de um modo diferente do que “ela” pregava.
Hoje em dia, igualmente ao século passado, os homens continuam procurando templos e igrejas achando que a salvação para suas dores e suas dúvidas e na ânsia de ser atendido, continua a frequentar essas grandes construções e se não fosse piorar alguns “HOMENS” com o dom da palavra, acaba por rebanhar ainda mais para vossos templos ou igrejas essas pobres criaturas na busca de conforto da alma. Usando da fé alheia em benefício próprio acabam por recolher grandes somas em dinheiro no intuito de construir mais templos ou igrejas. A massa seduzida por essa minoria de pessoas sem escrúpulos acaba se iludindo com falsas promessas e suas vidas continuam a mesma, sem que ela mesma não perceba que passagem aqui nesta vida será inútil.
Ok, mas e ai... o que tem o PC com Deus?
Sem perceber e até inocentemente, fazemos uso da internet ou das redes sociais para desabafar (CONFISSÃO), levar mensagens otimistas aos amigos e familiares (PRECE), pedir ajuda a um conhecido ou amigo (CARIDADE) entre outros.
Agora, refletindo ou imaginando com essa mente fértil que possuo se em algum lugar desse ciberespaço infinito da rede não estaria um Deus onipresente com seu PC abençoando a todos ou fazendo com que nós, seres comuns, com necessidades únicas, acaba por colocando todos em contato com todos com o intuito dessa ajuda mutua, ou com os mesmos desejos daqueles de 2.000 anos atrás quando pedia ajuda no recanto de sua tenda ou na presença das estrelas do céu.
Se isso nos trás paz interior, nos liberta de nossas nóias diárias, então borá escrever a Deus, pois quem sabe não receberemos uma resposta digna dos céus...
Sabedoria não vem com a idade, com a idade vem à experiência de vida que é diferente do entendimento do real.
Um ancião nem sempre é sábio e nem por isso desprezaremos suas experiências, mas um verdadeiro sábio independentemente de sua idade, saberá instruir a nós, meros aprendizes no verdadeiro caminho do conhecimento.
Lembre-se > experiência nem sempre é algo sublime, pois o sublime é a verdade revelada.
Culpa e arrependimento?
Ambos é parte integrante da experiência humana.
Nossos arrependimentos podem ser excelente oportunidade de aprendizado, ou podem destruir nossa autoestima e nos impedir de crescer. Quando remoemos repetidamente nossas decisões passadas, corremos o risco de criar arrependimentos que correm nosso presente.
Mas existem problemas nesta vida em que temos que escolher entre um caminho e outro. Problemas cotidianos, como uma decisão empresarial, um rompimento afetivo, um encontro social. Cada uma destas pequenas decisões que estamos tomando a cada minuto de nossa existência pode significar a escolha entre a vida e a morte. Quando você sai de casa de manhã para ir ao trabalho, pode escolher entre um transporte que lhe deixe são e salvo na porta do emprego, ou um outro que irá se chocar e matar seus ocupantes. Isto é um exemplo radical de como uma simples decisão pode afetar uma pessoa para o resto da
vida
“É muito complicado viver.”
Era preciso correr riscos, seguir certos caminhos e abandonar outros. Lembrou-se de Wicca falando das pessoas
que seguem os caminhos apenas para provar que não
servem para elas. Mas isto não era o pior. O pior era escolher, e ficar o resto da vida pensando se escolheu certo. Nenhuma pessoa era capaz de escolher sem medo.
Somos adversários de nós mesmo.
Presos em nossos dogmas e no materialismo.
Mas sempre é tempo para se reconciliar consigo e principalmente com os que te cercam, pois deixamos o botão do automático ligado e as situações ocorrem sem que possamos aprender nada. Em função disso, humildemente peço aos que estão próximas de mim e os que me conhecem as minhas mais sinceras DESCULPAS pelas falhas que cometi.
Nasci ignorante, mas com inquietação o suficiente para buscar um caminho que possa crescer como homem, cidadão e como Pai de família.
Às vezes somos tachados como arrogantes, mas sem as devidas apresentações, poderão notar que o caminho escolhido é árduo e solitário e por vezes estressante por isso o rosto fechado e focado. O verbo está correto, “SOMOS”.
Para mudar de fase, como num jogo, é necessário vencer alguns obstáculos, e na nova etapa só é possível se caminho percorrido não faltou aparar arestas, ou seja, nosso diminuto deslize dos qual alguém foi prejudicado ou magoado.
Sou fiel de agora em diante com a única que pode nos libertar o saber, a verdade.
Felicidade está em se libertar dos grilhões da materialidade e buscar constantemente a sabedoria com fé e amor no coração.
Toda a angustia, decepções e medos que habitam em ti tem cura.
As pessoas que te cercam não entendem nem compreendem atitudes dos quais jogamos aos quatro cantos do mundo.
A única e verdadeira ajuda está dentro de ti mesmo.
Descubra-se e liberte-se para que a felicidade possa fazer parte de vossa existência.
E no amor não existem regras. Podemos tentar seguir manuais, controlar o coração, ter uma estratégia de comportamento - mas tudo isto é bobagem. O coração decide, e o que ele decidir é o que vale.
Todos nós já experimentamos isso na vida. Todos nós, em algum momento, já dissemos entre lágrimas: "estou sofrendo por um amor que não vale a pena". Sofremos porque achamos que damos mais do que recebemos. Sofremos porque nosso amor não é reconhecido. Sofremos porque não conseguimos impor nossas regras.
(Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei)
- Procure viver. Lembrar é para os mais velhos - dizia ele.
Talvez o amor nos faça envelhecer antes da hora, e nos torne jovens quando a juventude passa. Mas como não recordar aqueles momentos? Por isso escrevia, para transformar a tristeza em saudade, a solidão em lembranças. Para que, quando acabasse de contar a mim mesma esta história, eu a pudesse jogar no Piedra - assim me dissera a mulher que me acolheu. Então - lembrando as palavras de uma santa - as águas poderiam apagar o que o fogo escreveu.
Todas as história de amor são iguais.
(Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei)
Éramos crianças vivíamos juntos e descobrimos o mundo de mãos dadas. Eu amei- o - se é que uma criança consegue perceber o significado do amor. Mas aquilo tinha acontecido há muito tempo - numa outra vida onde a inocência deixa
o coração aberto para o que há de melhor na vida.
(Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei)
Colocamos as malas no quarto do hotel e descemos para caminhar até ao local da conferência. Chegamos cedo e sentamo-nos num café.
- Quero te dar uma coisa - disse ele enquanto me entregava um saco vermelho.
Abri na mesma hora. Dentro uma medalha velha e enferrujada - com a Nossa Senhora das Graças de um lado e o Sagrado Coração de Jesus do outro.
- Era sua - disse ele, ao ver a minha cara de surpresa.
Meu coração começou de novo a dar sinais de alarme.
- Um dia - era um Outono como este agora, e nós devíamos ter dez anos - sentei com você na praça do grande carvalho.
"Eu ia dizer algo, algo que ensaiara durante semanas a fio. Assim que comecei, você me disse que havia perdido a sua medalha na ermida de São Satúrio e me pediu para ir lá procurá-la."
Eu me lembrava. Ah Deus, eu me lembrava.
- Consegui encontrá-la. Mas quando voltei à praça, já não tinha coragem para dizer o que havia ensaiado. - continuou.
"Então prometi a mim mesmo que, só tornaria a lhe entregar a medalha quando pudesse completar a frase que comecei a dizer naquele dia há quase vinte anos. Durante muito tempo tentei esquecer essa frase, mas a frase continuou presente. Não posso viver mais com ela."
Ele parou o café, acendeu um cigarro e ficou um longo tempo a olhando o teto. Depois virou-se para mim.
- A frase é muito simples - disse.
"Eu te amo."
Às vezes somos possuídos por uma sensação de tristeza que não conseguimos controlar - dizia ele. Percebemos que o instante mágico daquele dia passou e nada fizemos. Então,
a vida esconde a sua magia e a sua arte.
Temos que escutar a criança que fomos um dia e que ainda existe dentro de nós. Esta criança entende de instantes mágicos. Podemos sufocar o seu pranto, mas não
podemos calar a sua voz. (Na Margem do Rio Piedra Eu Sentei e Chorei)
Geralmente mencionamos um determinado assunto quando temos de menos ou em demasia.
Um tema que não se esgota e que é o ápice para qualquer um é o AMOR.
O Problema do tema AMOR e designar um adjetivo digno, que se encaixe nesse sentimento tão nobre e comum em todos nós. Mas como é comum, nunca foi e nunca será fácil descrever tal tema.
Deixamos então que este nos invada e complete e torne parte de um todo, de amor imensurável, indivisível e universal.
Tudo que desconhecemos, tememos naturalmente.
Quando descobrimos algo do qual nos afeta no mais intimo do nosso ser, ficamos confusos, paralisado e desorientado. Como se fosse possível visualizar um ANJO em nossa frente. O vislumbre, o encantamento, o arrepio do corpo, o aceleramento cardíaco, as lágrima descendo pela face, o sentimento único do momento...
Talvez seja a tradução para quem se apaixonou ou para quem acaba de ser mãe ou ainda para quem recebe a notícia que acabou de ganhar na loteria.
Seja qual o for o momento, não tema.
Viva essa plenitude, pois tais sentimentos além de serem únicos, talvez seja a única vez nessa vida, e talvez nunca mais tenha uma nova oportunidade de senti-las novamente.
Feliz de quem encontra esse anjo.
O caos pode até estar instalado a teus olhos, mas tenha fé e determinação do qual aquele sonho sonhado e desejado vai se realizar, basta acreditar no teu potencial.
Às vezes as coisas acontecem de uma maneira tão inesperada que assustamos quando começa ocorrer o que desejamos... São as forças do universo conspirando a favor!
Desejar seja o que for para as pessoas é um ato de bondade e de fé
Querendo ou não a energia de que emanamos vai ter alcançar. Então caro amigo use-a de maneira que melhor desejar.
“Boas festas, felicidades e paz” é uma formula fácil que vou ensinar a usar:
a) Pegue um frasco e introduza com todas tuas forças esses desejos nobres.
b) Saia por ai borrifando nas pessoas e note.
- Uns vão amar enquanto outros vão odiar.
Isso faz parte da nossa vida, uns agradecendo enquanto outros maldizendo.
Mas não ache que foi perda de tempo borrifando esses desejos nobres, pois às vezes é necessário insistir em dar uma borrifada em local seco e desértico, pois nunca saberemos se ali ira brotar uma linda flor.
Como é frágil a vida...
Hoje estamos aqui, amanhã não mais.
Nascemos desprovidos de nenhum recurso e vamos do mesmo modo.
Nesse interin, deixamos não só bens adquiridos dos quais com o tempo também se vão, mas obras que poderão ser usadas por gerações, fazendo assim de nossa breve passagem algo sublime e imortal.
Poetizando...
Versos meus são irreais e fruto de uma loucura ímpar e passageira de uma realidade cruel.
E quem é normal nos dias de hoje?
Sou temporário, imperfeito,... energia!
Como chuva, chego fazendo barulho e às vezes algum estrago, mas após isso vem à temperança e com suas águas regando campos áridos e inférteis, trazendo esperança para uma nova cultura e para um futuro de nova colheita.
Todos nós temos uma missão, você já descobriu qual a sua?
Quanto vale uma amizade?
Você já se perguntou se existe alguma serventia a amizade adquirida via redes sociais?
Alguns não dão à mínima, enquanto outros valorizam até em demasia.
O importante é respeitar o espaço de cada um, incluindo ideias e conceitos.
Portanto, olho vivo pois tem muito recado deixando a desejar...
