Textos Escritos por Paulo Mendes Campos
Por um amor vira-latas:
Nunca acreditei muito nessas coisas de pré-destinação escritas e descritas nas estrelas, também nunca acreditei no acaso. Inferno astral ? bobagem ! No entanto, no limiar dos meus 40 anos, tenho sido tomado por pensamentos que cumprem um pouco as previsões e pragas lançadas, há tempos, pelos mais velhos. Dentre esses pensamentos, um tem sido recorrente, se feito presente até em meus sonhos, que é o pensamento de que o mundo se descortinaria e todas as etiquetas, rótulos e pompas da juventude se mostrariam como dispensáveis, inúteis e cansativos e nesse momento sentiria falta daquele beijo envergonhado, dado pela mãe, na porta da escola, daquele cachorro vira-latas que tinha encontrado na rua, sem raça definida e que me esperava sentado na rua, ainda em chão batido, que quando me avistava corria em minha direção e pulava no meu peito, com uma alegria tão generosa, que sem se importar se minha camisa ou meu avental branquinho se sujariam, lambia minha cara e honesta e fraternalmente, abrigava-se ao meu lado para dividirmos um pedaço de pão com manteiga ou outro alimento qualquer, não fazia diferença. Minha mãe ?! Sim, esbravejava e maldizia o cãozinho, ao ver o estrago que causara em minha roupa, mas com seu jeito caipira e também muito honesto, pegava o avental ou minha camisa, dirigia-se ao tanque, com uma pedra de sabão Rio, lavava as roupas, as estendia numa corda, que ela chamava de varal, para "cuará"... enquanto isso, eu e meu leal e honesto amigo, nos aquietávamos em algum canto da pequena casa e esperávamos que a velha se acalmasse e fizesse suas previsões: - Um dia você vai sentir falta de tudo isso, sentenciava. É, minha velha estava certa, ela ainda está viva e ainda fazendo previsões. Meu amigo vira-latas morreu. Os vira-latas, nunca sabíamos de onde vinham, quem eram seus antecedentes, quais eram suas comidas preferidas ou quais cuidados especiais deveríamos ter com eles, eles simplesmente apareciam e ofereciam o que tinham de melhor, o AMOR, e esse amor era tão puro e tão verdadeiro que eles também nunca nos perguntavam quais eram nossas origens, quais eram nossos gostos pessoais, eles estavam sempre dispostos a dividir um pão com manteiga ou nossos chinelos. Os pães e os chinelos eram escassos, o AMOR, esse não, o AMOR era abundante. Hoje compramos nossos amigos, com pedigree e recomendações de cuidados, compramos nossos amigos com etiquetas e pompas, nos desumanizamos para humanizar os bichinhos e pagamos caro para disfarçar nossa desolada solidão, pois o pedigree, os mimos e bibelôs não traduzem o amor. Hoje, já me desfazendo das cascas douradas e inúteis das horas, como diz o poeta, desejo apenas e profundamente um AMOR vira-latas.
Mais um ano, menos um ano...
Não vou me despedir do ano que se encerra, tampouco cumprimentar um novo ano que começa, acho estúpido.
Porém, agradecerei aos poucos e bons amigos, que corajosamente estiveram, por estes dias, ao meu lado. Amigos que estiveram, estão e quiçá, estarão mais uma e inúmeras vezes, comigo, compartilhando sorrisos, desejos, prazeres e dores, porquanto, os afetos se constroem e se perpetuam pela troca incessante e generosa de porções de nós mesmos.
Por hoje, quero apenas dizer que mais uma vez valeu tentar, amar, sorrir, chorar, sentir, viver...
Se um novo dia amanhecer, espero manter a coragem e a paixão pela vida, pelas pessoas e experiências que se eternizam num instante...
E se um um novo dia amanhecer e meus olhos não se abrirem, que a minha existência permaneça, mesmo sem a minha presença, pois espero ter deixado marcas indeléveis em cada pessoa que toquei. Afeto é troca e guardo em mim tudo o que recebi. Obrigado!
Se um novo dia amanhecer, se um outro ano começar e em festa estivermos, apenas mais um desejo:
- Sejamos menos, bem menos, que caibamos num breve e singelo sorriso. E no mais...
Um FELIZ...
Eu fiz curso de datilografia e isso me conferiu uma certa superioridade temporária, não apenas para para a seleção do mercado de trabalho, mas também por que naquele momento eu pertencia a uma "elite" que tinha acesso a um servico que não era comum às pessoas da minha classe social.
Eu me tornei PROPRIETÁRIO de um título.
Isso me deu uma centena de respostas certas para perguntas da época.
Hoje eu ainda TENHO o título. Ainda TENHO as mesmas respostas.
Isso não me fez melhor.
Hoje ninguém sabe muito bem o que é um datilógrafo. Ninguém mais me pergunta o que eu aprendi a responder...
Foco ? Pra quê ? Por quê ? Propriedade ?
DINAMISMO e ACESSO, me parecem mais inteligentes.
Admiro uma boa mentira. Admiro um bom mentiroso.
Falar a verdade é fácil demais. Não requer criatividade, esforço ou arte.
A verdade é só o que ela é, não vai além.
Uma boa mentira é aquela que funciona. O bom mentiroso é aquele que assume o risco de ser desmascarado, sem com isso repassar a sua culpa a ninguém.
O bom mentiroso é um cara corajoso.
Mente e pronto. Deu certo ? Ganhou. Deu errado perdeu. Sem covardia, sem falsas emoções.
O que eu não suporto mesmo, são os covardes em geral.
Porque não é preciso precisar nada.
Trocar o foco pelo dinamismo, as convicções pelo fluxo de idéias e contradições possíveis. Deixar de ser pedra e fazer parte de um edifício. Não ser, apenas poder, estar, transformar, amar, errar. Arrepender-se, levantar-se e surpreender-se com cada passo dado em direção ao que não existe
Gizele,
Me perco no tempo, pensando em você, pensando em mim, pensando nos sonhos, nos momentos com você.
Vejo como será o seu sorriso ao ver os flocos de neve a cair sobre mim, e ficando ali sobre o meu rosto, como seus cabelos irão voar nas brisas frias no inverno.
Como irar soprar o café quente na cafeteria que eu prometi te levar.
Como será o brilho do seus olhos, ao ver as estrelas brilhantes e as inúmeras constelações em um novo lugar.
São tantos sonhos, tantos pensamentos e desejos.
Talvez eles não serão exatamente como eu planejo, mais sei que irei fazer o meu melhor para alcançar os meus e agora seus sonhos meu amor!
Na vida, quanto mais cedo amadurecemos e arrancamos as nossas cegueiras melhor será.
Você, vive, vive, vive... e quando menos espera acontece algo em sua vida (um acidente, uma doença, a perda de um ente querido, etc.); coisas do tipo que automaticamente vão lhe cobrar uma reflexão sobre o sentido da vida.
Nessas ocasiões, você vai se deparar com o seu nada, vai olhar para trás e então começará à entender que você não sabe de muita coisa, vai notar que perdeu tempo e que muitas coisas não passaram de fantasias e ilusões.
Somos tolos, quando vivemos achando que não acontece nada conosco, contudo, pode ter certeza que uma hora vai acontecer!
Dentro dessa perspectiva você terá duas saídas: perder o sentido da vida ou encontrar um sentido de vida.
Há uma frase de Augusto Cury que diz o seguinte: ''Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, uma pessoa sábia aprende com os erros dos outros.''
Não espere nada de ruim acontecer na sua vida para que você renuncie os sorrisos falsos. Não espere a dor para você convidar uma introspecção sobre o pensar de si próprio.
O pensar de si próprio nos ajuda à aproximar e ter intimidade com Deus, pois nos é revelado o que falta e o que precisa ser mudado em nossa vida. Todavia, o mundo nos proporciona felicidades momentâneas o tempo todo para não fazermos essas reflexões, já que se fizermos será automático que os nossos pensamentos nos levarão até Deus.
Ou você vai ao encontro de Deus pelo amor ou pela dor. Espero que vá pelo amor, pois na dor há um risco muito grande de você não ser forte o bastante para recomeçar a sua vida de forma sensata.
Muitos questionam que educação vem de casa... se a criança ou adolescente não tem educação, é culpa dos pais ou responsáveis... porém o que vem em questão é educação... se a criança ou adolescente não estão educados e é culpa dos pais ou responsáveis, deve-se, então, educar TODOS...
(DE CAMPOS, Cristiano)
Sinto-me arder a alma
A alma que não cala
A fala que responde
O sentimento que se esconde.
Sinto-me perdido
Quando estou sozinho
Cheio de um vazio
Que ao meu peito me inclino.
Sentir poder ser um luxo
Um amargo gosto profundo
Que me faz perceber o barulho
Deste meu coração ainda a bater.
Esta citação é para o meu grande amor, e acaso esse amor vier a ler eu tenho a completa certeza de que saberá que foi para você.
Pois bem quantos anos já se passaram, mas não fazem muitos dias que nos vimos pela ultima vez no mesmo lugar onde houveram os outros"encontros", sempre nos vemos de longe e eu procuro não olhar em sua direção para que você não venha a perceber interesse de minha parte. Sempre que saiu-o de casa em direção a esse lugar tenho lá no fundo da alma a esperança de te ver, e também tenho a impressão de que você está ali esperando exatamente por mim. Depois de muitos anos fico pensando no que restou e no que poderia ter sido se nós nunca tivéssemos nos encontrado pela primeira vez. Eu seria bem mais feliz e você seria exatamente o que você é já que nunca mudou nem nunca mudará por ninguém, acredito que tudo acontece quando tem que acontecer, e a gente se apaixona por quem tem que se apaixonar. E isso eu me apaixonei por você e você por alguém que não me interessa. Porém eu nunca te amei, nunca me apaixonei por você e nunca criar nenhum tipo de ligação com você, o que aconteceu foi que ninguém estava com a cabeça no lugar e eu fui exatamente a mais louca. Hoje minha cabeça está no lugar mas o amor ainda se encontra no coração. Pra finalizar eu gostaria de dizer que não se culpe e não se perturbe, não é amor.
Eu vou conseguir... tenho força em meus pensamentos e, fé em meus sentimentos... <3
.
DEUS procura os solidários, não os fracassados...
Os fracassados são amparados pelos solidários...
.
DEUS não escolhe os fortes... ELE escolhe os verdadeiros...
Os verdadeiros fazem os fortes serem maiores...
.
O que sei é: DEUS esta vestido em mim hoje!
.
.
.
.
.
(Cris)
EU AINDA
.
Eu ainda sou aquilo que você queria ser...
Eu ainda sou o veneno que você queria beber...
.
<3
.
Eu ainda canto, encanto, danço... faço tudo por merecer...
Eu ainda sei o que sente e, o que deve fazer...
.
<3
.
Eu ainda ando na estrada da sombra com minha lanterna de amor...
Eu ainda sei colocar redes para dormir e descansar sem ardor...
.
<3
.
Eu ainda conquisto o mundo com meu sorriso, seja onde for...
.
<3
.
Eu ainda nasci no dia que inventaram o amor...
.
<3
.
Eu sou a pele serena da alma morena que tem seu valor...
.
<3
.
Eu sou aquilo que DEUS busca... sou criança... sou adulto... sou sonhador!
.
^_^
.
.
^_^
.
.
.
.
.
(Cristiano de Campos)
Eu preciso de uma vida para poder resgatar...
Eu preciso de saúde para eu poder cuidar...
.
.
.
Eu preciso de coragem para eu poder tomar...
Eu preciso de Fé para eu continuar...
.
.
:)
.
.
Preciso da Fé, preciso da vida... da coragem e da saúde para poder ser FELIZ! <3
.
.
.
.
.
.
.
(Cris)
Às vezes choramos por tantas coisas, choramos por uma roupa,por um brinquedo,por um carro,por uma casa,choramos pelo filho que perdemos,ou por um amor perdido na ilusão,por coisas que almejamos e não alcançamos,mas nunca paramos para chorar por Jesus que morreu na Cruz por nós,sempre que estamos tristes choramos,quando queremos algo choramos,mas nunca choramos por quem deu sua vida por nós!
Até o criticamos quando queremos alguma coisa, e não temos, mas, eu aprendi uma coisa, se você perdeu, ou quer alguma coisa não culpe Deus nem Jesus, e sim agradeça por você ter tido essa pessoa,essa coisa que você perdeu,agradeça por você ter condições de lutar por uma coisa nova que você tanto deseja, e não o critique, por que ele tem poder e te faz vencer na hora que ele quiser! Porque temos que ter paciência!
Por que a própria palavra do senhor esta escrita em “SALMOS 40,1”
“Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor. “
Então devemos continuar persistentes em busca dos nossos objetivos!
Por que desistir é para os fracos!
Podem me tirar tudo, mas, me resta uma folha branca e nela projeto de novo.
Podem me tirar tudo, mas, me resta a vida, e com ela vivo um novo projeto.
Podem me tirar tudo, inclusive o projeto, porém, nunca vão conseguir tirar de mim a capacidade de recomeçar.
Podem me tirar tudo, inclusive a vida, mas, do meu espirito, nunca vão conseguir tirar a oportunidade de te perdoar.
Muitas vezes queremos nos livrar das pessoas devido algumas decepções, porém, são elas que nos fazem discernir sobre os caminhos que temos que percorrer. Na verdade temos que preservar as pessoas pelo amor e destruir dentro de nós as desilusões, mágoas, decepções, desamor, enfim, tudo aquilo que nos faz prisioneiros de nós mesmos.
26/12/2011
Você não cuidou direito, não cultivou, não regou, deixou apenas para a chuva e o sol fazerem a parte deles mas, você não fez a sua e o solo perdeu os nutrientes. As ervas daninhas cresceram e a plantação foi se debilitando com o tempo até morrer.
A sensação da perda é terrível. Mas, disso tudo se tira a lição:
É preciso cuidar, regar, cultivar e eliminar as "ervas daninhas" para não perder!
18/01/2012
O que quero no Ano Novo?
Para muitos uma única mudança de dia, de mês, de ano. Para outros um dia de mudança onde a esperança, a perseverança, a fé, o amor, enfim os sentimentos renascem no fundo da alma e transformam esse momento de uma simples mudança de números em um grande mudança de vida.
Hoje, quando os ponteiros do relógio anunciarem o novo dia, o novo mês, o novo ano, nem todas as pessoas do mundo estarão alegres devido aos acasos inerentes a caminhada. Me situo neste grupo.
Por um lado, não tenho motivos aparentes para comemorar esse momento da "virada", porém, por outro, também não quero ficar reclamando das decepções ou das tristezas que acomete meu espírito.
Saber que vivi grandes momentos de alegria neste ano que passou me consola agora. Pude realizar algum bem a alguém sem ter desejado nada em troca. Sou grato por todas as pessoas que compartilharam comigo cada momento.
Aprendi, ensinei, errei, acertei, perdi, ganhei, conquistei o que eu mereci, enfim, vivi da melhor forma que pude e com a consciência em paz.
Esse momento que compartilho esse texto com você, me permite refletir sobre o que tenho vontade e desejo que aconteça amanhã, pois afinal amanhã é o ano novo, é um mês novo, um dia novo.
Mas, para que amanhã eu possa ter uma vida nova, isso depende só de mim. Que a minha vontade possa potencializar o meu desejo, torná-lo real com inteligência. O DESEJO é a necessidade, o combustível. A VONTADE é o motor, o que impulsiona para a prática, para a realização daquilo que eu quero para a minha vida, não amanhã, mas agora, pois o ano novo, a vida nova inicia-se a cada instante entre o momento presente e o porvir.
Não sei o que há por vir, mas sei que depende de mim caminhar e ir de encontro ao meu melhor porvir. Depende de mim o plantio de tudo aquilo que quero colher no meu ano novo. Depende de mim o caminho que vou seguir. Portanto, que seja Feliz o meu, o seu, o nosso Dia, Mês, Ano Novo com as bençãos de Deus!
31/12/2011 as 19:51h.
O orgulho e a vaidade fazem com que as trevas tome conta dos sentimentos mais puros e ternos do ser humano. Ninguém é perfeito, porém, a cobrança pela perfeição, sem olhar para dentro de si mesmo e enxergar os próprios defeitos, inunda a mente de maus pensamentos e esvazia o coração.
11/02/2012
A ação de remoer mágoas e ressentimentos produz uma energia que polui a alma e potencializa a degeneração das células.
Para a sustentabilidade da vida reduza maus sentimentos, reutilize sempre o amor, recicle os pensamentos e repense atos e atitudes.
A felicidade começa a partir do momento que as dificuldades são transformadas em oportunidades e se atinge a consciência plena da sublime ação do universo a seu favor.
