Textos Engraçados sobre a Vida
Já fui aventureiro, nunca guerrilheiro, cabra da peste. Hoje sou mais passivo, aprendi que vida só tenho uma. O tempo me ensinou a desconfiar de tudo um pouco, pois se o gato que tem sete vidas evita subir em tantos telhados, então porque eu que só tenho uma, estaria disposto a seguir estrada cheios de espinhos na possibilidade de perder a única que me resta? Já fui aventureiro, nunca guerrilheiro, cabra da peste... Se tiver que entrar em alguma guerra, entrarei porque alguém que amo com certeza deve estar presente nela.
O amor, sublime fusão do imperfeito com o perfeito, revela em sua existência a promessa de novas experiências vividas na abstração do sentir. Este sentimento alimenta a perspectiva de um futuro para além do acaso, promovendo o renascimento daquele que, um dia, se perdeu entre o véu da solidão e o vasto azul que se estende sobre nossas cabeças. Por meio do amor, desbravamos uma nova rota no inexplicável labirinto da inexistência, desencadeando uma jornada de redescoberta e renovação, onde cada batida do coração ressoa a melodia da ressurreição, mesmo que esse amanhecer seja, inevitavelmente, uma dádiva que jamais se repetirá para alguns.
Que o tempo em 2025, com sua magia silenciosa e implacável, leve consigo o peso de tudo o que ficou para trás. Seja no tilintar do relógio que conta as horas, no movimento do sol que dissipa as sombras ou no crescimento das árvores que sussurram os anos, pouco importa como o percebemos. Apenas suplico: leve o que for desnecessário e preserve as lições deixadas pelos erros de 2024, para que possamos aprender e nos transformar. Ainda assim, tempo, faço apenas um pedido: não me arranque você de mim.
Existem pessoas que esquecem do real significado majestoso da vida. Em meio ao tumulto cotidiano, muitas vezes nos perdemos na trivialidade, ignorando a grandiosidade e complexidade do tecido da existência. Cada passo dado, cada palavra proferida, reverbera no universo de maneiras que mal compreendemos. Esta verdade atemporal foi reconhecida por grandes mentes, como o renomado físico britânico Sir Isaac Newton, que nos lembrou em sua Terceira Lei: 'para toda ação, há uma reação igual e oposta'. É uma afirmação simples, mas profundamente significativa. Revela que somos entrelaçados em um sistema onde nossas escolhas têm repercussões inevitáveis. Portanto, não podemos nos iludir pensando que podemos semear o mal sem colher suas consequências amargas. O mal não se limita a respingar nos outros; ele retorna, implacável, sobre aqueles que o cultivam. Esta é a lei inexorável da vida, uma lição que não devemos ignorar. Pois é ela que nos orienta para a responsabilidade e nos leva a compreender o verdadeiro significado de viver em harmonia com o universo. Como o Apóstolo Paulo nos adverte em Gálatas 6:7: 'Não vos enganeis: Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará'.
Às vezes, o silêncio não significa ausência, mas sim um convite para ouvir o que sua alma tem a dizer. Nem toda resposta precisa ser imediata, nem toda dor precisa ser sufocada. Respire, deixe o tempo fazer seu trabalho e lembre-se: mesmo as noites mais escuras carregam o presságio de um novo amanhecer.
A vida é um eterna luta. Chegar em primeiro lugar é a primeira conquista de qualquer ser humano. A vitória nos é inerente! Do que você tem medo? Já vencemos 200 milhões no desafio da vida. Chegamos em primeiro lugar! Então, o que não te tirou da corrida, te fortaleceu. Vá e vença! Se não der, sairás ganhador de qualquer jeito. E desta vez, de experiência para continuar lutando. Por que, o que não nos mata, nos fortalece. Pronto, falei!
É, eu vivo sim no lado cor-de-rosa da VIDA, mas não porque eu mereça mais que outrem, mas sim porque EU ESCOLHI VIVER ASSIM. O que você quer fazer está ligado com o que você quer e não com que os OUTROS acham que você quer. E se alguém ousar fazer do lado ROSA, TREVAS, eu tiro meu sapatinho de cristal com LAÇO COR-DE-ROSA, e dou na cabeça do(a) MISERÁVEL.
Pra ser sincero estou cansado das lições que a vida nos impõem, pra falar a verdade não tenho mais aquele sede de aprendizagem que tinha a alguns anos atrás. Seria muito mais simples se tudo saísse da forma certa, se todos os acontecimentos agradecem a todos de uma única vez. Se as lições que a vida nos dá não fossem tão doloridas. De agora em diante, vou viver um dia após o outro, sem muitos planos, sem expectativas absurdas, sem coisas sem fundamento, assim chegarei ao fim da carreira com poucas cicatrizes e pouquíssimas decepções. De agora em diante quero coisas concretas e na pior das hipóteses coisas que simplesmente venham pra ficar.
E continuamos errando, ambos e todos. Mas não importa, a vida real é assim, continuamos perdendo e achando, juntos e sozinhos, entre achados e perdidos. O presente deve ser muito mais que um intervalo para reflexões passadas e planos futuros... E se o presente é o único momento que temos a ser realmente vivido, que seja vivido bem... Conosco, um segundo por vez, assumindo o amor que temos presente em nós, existente, correspondido ou não. Se do que passou, mentiras, sabidas, ocultas e incertas, formou-se a base das ilusões que constroem o que vem, a realidade restante é o presente do que somos agora... E o mais importante, o sentimento é real... verdadeiro... Pois nos faz companhia, mesmo que sozinhos, presente, longe ou perto, agora, ainda e sempre. E só assim nos tornamos presentes, quando somos reais e sinceros e fiéis a nós mesmos. A tristeza, que acompanhava as incertezas, deve morar no passado e ainda que surja de novo em novas projeções futuras, não tem lugar no agora; por que a felicidade ocupa todo aquele espaço infinito do presente... Se continuamos errando, é porque buscamos o acerto, que só o tempo de uma forma ou de outra tende a trazer, independente, quanto a felicidade, mora apenas na certeza do que sentimos hoje.
Um amigo, estoico, ensinou-me... Breve é a vida, coisas e pessoas fúteis não merecem atenção, desperdiçarão meu(seu) único e valioso bem (o tempo). Ensinou-me que a morte não é coisa do futuro, morre-se diariamente. Ensinou-me que sorrindo é que se leva a vida, AMIGOS... nós não temos tempo para o mal humor. Dance enquanto seus pés ainda sustentarem o seu peso.
Eu já to cansado de viver essa vida, onde tudo é imperfeito, nada é bom, onde você se sente sozinho mesmo rodeado de pessoas. A responsabilidade de viver já não é boa, hoje você vive por obrigação, não por amor, por paz, por felicidade. Para as pessoas do jeito que ta ta bom, mas algumas ainda vêem a vida diferente e querem mudar o seu próprio destino tentando fazer diferente daquilo que ocorre na sociedade. Muitos tentam fazer com que você viva a vida sem graça igual à deles, mas se você não quer, não vai viver assim, você vai fantasiar, vai ver tudo lindo, vai ver flores no seu jardim, você vai ver vida em tudo, vai ver amor no coração de todos. Uns irão te chamar de louco, mas pra quem sabe, ira ver que você esta vivendo de verdade.
Minha querida, a vida é muito mais do que brincar de Barbie ou esperar o sapo virar príncipe. Se liga! No conto de fadas atual, não tem essa de esperar o homem no cavalo branco. Se você perder seu tempo nisso, o máximo que vai conseguir é levar um coice. Também não fique esperando dinheiro cair do céu, isso aqui não é programa do Silvio Santos. Seja independente. Trabalhe por você, corra atrás do que você realmente quer, sem medo ou receio de tentar. O deslumbramento das coisas fáceis é pra gente que não tem capacidade de conseguir nada por mérito próprio. E cá entre nós, só vive nesse mundinho quem não consegue, ou melhor, quem não quer enxergar a realidade.
O grande desafio da vida é a tarefa de descobrir o que você é, porque está aqui e porque é tão único. Esse é um desafio para toda a vida. Se não conseguir extrair a auto- estima de que tanto precisa dos seus recursos internos, você dependerá da platéia para extraí-la, como se fosse uma droga. Mas a verdadeira viagem é para dentro, em direção à fonte de seu próprio ser. É no processo de criação que você encontrará seu verdadeiro sentido de valor próprio. E o ser humano que aprender isso será um herói de verdade.
"A vida tem dessas de afastar pessoas que nunca imaginamos que fossem se afastar. A princípio você chora de saudade, passa horas e horas lembrando e relembrando alguns momentos e às vezes chega até a pensar que não vai aguentar viver sem elas... Porém depois de certo tempo você descobre que elas se foram pelo simples fato de que isso era pra ter acontecido, por ser uma coisa natural. Outras permanecerão do seu lado por muito tempo ainda, pode ser pra sempre, pode ser por mais alguns poucos anos. Estas, devemos chamar de anjos."
A vida é uma eterna senhora de oitenta e poucos anos, sentada á porta de casa, num banquinho de tábuas mal pregadas e maltratadas pelo sol e pela chuva, com um punhado de linha e uma agulha de tricotar nas mãos enrugadas. Todas as manhãs e fins de tarde se distrai a observar sua platéia que faminta pelo prazer e pela necessidade infindável do “ter” transita em suas vistas, sem muitas vezes notá-la ali presente todos os dias.
A vida em sua plenitude, não necessita de muito mais do que apenas existir para que haja significado, a existência é póstuma quando o individuo procura seu significado e se perde nele, se o ser o ser humano deixar o dualismo que rebate na sua face alma e mente, talvez ele descubra que não basta apenas existir sem dar razão a esta existência.
A vida não é um parque de diversões. Vá se acostumando a lutar todos os dias. Há períodos de calmaria e conforto. Mas a maioria do tempo vc terá de lidar com tempestades e revoluções. Felicidade é cada momento bom ou ruim que vc conseguiu passar sem sucumbir. Pode acreditar, vc é um vencedor se chegou inteiro até aqui. Mantenha-se vivo, tanto por dentro como por fora. Acredite na sua capacidade de Ser e siga em frente. Não se faça muitas perguntas, aja. As respostas costumam estar nas entrelinhas das suas atitudes. Procure fazer boas escolhas, pois são elas que ditarão suas chances de sucesso. As oportunidades geralmente estarão a sua frente, mas a probabilidade de darem certo pode estar nas experiências que ficaram para traz. Na dúvida se arrependa do que vc fez, pois do que deixou de fazer, não dará para fazer mais.
“Apegue-se! Qual o sentido da vida se não se apegar?! Se apegar ao que te faz bem, ao que te faz feliz, ao que te faz sorrir; sejam seus amigos, seus familiares, seu relacionamento; sejam seus hobbies, seus lugares preferidos, seus planos... Ainda que o apego não dure pra sempre, ao menos você teve um motivo pra viver mais um dia.”
Aí eu parei pra pensar: Coisa mais chata essa mania de valorizar o que chega de repente na vida da gente e esquecer quem permaneceu durante tanto tempo nela, não? Cansei de gente que chega, me vira de cabeça pra baixo e vai embora. De gente que chega, leva um pouco de mim e esquece de devolver. De gente que não permanece. Que não vem pra ficar. Pra viver. Por um momento, - e espero que por muito, muito tempo - quero poder viver feliz do lado de quem eu sei que não vai me deixar a-ver-navios. Do lado de quem não vai chegar, me dar um oi, pedir se tá tudo bem e depois sumir. Do lado de quem veio pra crescer junto. Ali. Inseparável.
Se a vida é um jogo é preciso aprender a jogar. Todos os dias aprendemos algo que funcionam como as regras desse jogo, cabe a nós decidir se queremos ou não, respeitá-las e segui-las. A cada novo dia surgem novos desafios, cabe a nós, vencê-los ou acumulá-los. O jogo da vida não pode ser jogado sozinho, as outras pessoas também são jogadores e cabe a nós fazermos deles adversários ou companheiros. Se queremos ser bons jogadores, temos que aprender a aceitar perdas e a conviver com possíveis fracassos. Tente controlar seus movimentos, pode frear de vez em quando, vá com calma. Às vezes deixe tudo em pause, pois talvez naquela hora não vá conseguir passar de fase. Não é recomendável o botão de stop, pois não tem volta. Quando estiver pronto, aperta o play, vá em frente. Perdeu? Tenta de novo. O botão de restart é renascer novamente, é como começar o jogo tudo de novo, dessa vez com mais chances de ganhar, com mais chances de vencer. A vida, como o jogo, sempre acaba… Mas, tanto nela, quanto em um jogo, é a forma como agimos que determina a nossa vitória.
