Textos em versos

Cerca de 5812 textos versos Textos em

"Velho Fogão"⁠
Num ranchinho de torrão...
Coberto por santa-fé...
Caçarola no fogão...
Eu sei bem como é.

Um cantinho sagrado...
Chaleira de ferro e frigideira...
Um mate bem sevado...
Proseando com a companheira.

O minuano atrevido...
O rancho rondando...
E bem aquecido...
A gente nem tá se importando.

Inserida por sergiocancioneiro

"PAIXÃO ASSOMBRADA"
Quando chega a tardinha
Bem na hora do mate
A saudade me bate
De ti prenda minha
Os teus passos escuto⁠
Em minha direção
Mas é só ilusão
Silêncio absoluto

Sentadito mateando
Na varanda solito
De repente eu sinto
Que alguém tá chegando
Mas é só impressão
A casa está vazia
É só fantasia
Coisas do coração

E na hora da ceia
Teu lugar tá vazio
Me dá um calario
E me vem a tristeza
E então me levanto
E vou pro meu quarto
Na parede teu retrato
E tuas coisas num canto

E me atiro na cama
Dou um pulo e me assusto
É porque eu escuto
Tua voz que me chama
A casa até parece
Que está assombrada
Ouço tua risada
Depois desaparece

O meu corpo estremece
E me ponho de joelhos
E na frente do espelho
Eu rezo uma prece.

Inserida por sergiocancioneiro

⁠"EU TE FIZ MINHA AMADA"
Quando a tarde vai sumindo
E a tarde vem chegando
Eu estou vindo da lida
Tranquilo assoviando
Minha prenda lá no rancho
Com o mate me esperando
Enquanto apronta a bóia
A gente mateia proseando.

Eu te ensinei prenda minha
Ser por mim apaixonada
Com amor carinho e respeito
Eu te fiz minha amada
Com carinho amor e respeito
Eu te fiz minha amada
Eu te ensinei prenda minha
Ser por mim apaixonada.

De manhã quando levanto
Ela vem junto comigo
Depois do mate um bom café
Feliz pra lida eu sigo
Cumprindo com meu dever
Como é bom viver contigo
Sou um homem orgulhoso
Em ser parceiro e teu amigo.

Inserida por sergiocancioneiro

O PASSADO DE NÓS DOIS

Morena linda fui cruel comigo mesmo
Joguei a esmo o amor que tu me deu
O tempo me mostra a razão que perdi
Tudo de ti que hoje seria meu.

E foi domingo numa penca de cancha reta
Que fiquei quase pateta com tanta beleza
Uma linda flor vermelha nos longos cabelos negros
Eu me vi nos olhos verdes dádiva da natureza

Hoje se passa um filme na minha mente
O dia em que a gente foi um para cada lado
Aquele dia ficou gravado na minha memória
E em toda essa história somente eu fui o culpado.

Inserida por sergiocancioneiro

⁠"PAIXÃO VIRTUAL"
Meu coração se apaixonou
Por uma amiga virtual
Um sentimento que surgiu
Em uma rede social
Nas páginas da internet
Uma amizade casual
Mas agora estou amando
Veja lá no meu mural.

No facebook e instagran
Os amigos podem ver
Pelas postagens que faço
Todos podem perceber
Quem é o meu grande amor
Deixo claro de entender
Porque falar pra ela
Falta coragem pra dizer
Porque eu receio muito
Que ela pode se ofender
E essa amizade em amor
Talvez não vai compreender.

Inserida por sergiocancioneiro

⁠"VIDA NOTURNA"
Busco na vida noturna
Alento pra meu coração
Só numa casa vazia
Aumentando cada dia
Minha cruel solidão
Buscando em outras bocas
Os beijos que não são teus
E também por outros corpos
Desejos que não são meus.

Sinto na vida noturna
Prazer que não posso dar
Desejos e fantasias
Com as mais belas gurias
Não consigo realizar
Quando beijo outros lábios
Não tem o sabor dos teus beijos
E quando eu faço amor
Não sinto os mesmos desejos.

Busco na vida noturna
Um disfarce simplesmente
Tu não pode ser mais minha
E levou tudo o que eu tinha
Isso não sai da minha mente
Na vida noturna então
Vou curtindo o que vier
Me entregando a ilusão
Nos braços de outra qualquer.

Na vida noturna encontro
Razões para te esquecer
Esta solidão me assusta
Situação que não é justa
Transtornando o meu ser
Nas noites busco viver
E o meu destino seguir
Também para diminuir
Um pouco do meu sofrer.

Inserida por sergiocancioneiro

⁠⁠"AH! SAUDADE"
AH! Saudade, me distraiu um pouco fazendo com que minhas lágrimas caíssem, com saudade daquela que deitava ao meu lado e no meu peito se aconchegava.
AH! Saudade, do chocolate, do sorvete até mesmo daquela revistaria na rodoviária, que já não existe mais. As vezes fecho os meus olhos e te vejo com teu vestido verde bordado.
AH! Saudade, que sustenta o vazio dos meus dias, me prendendo com lembranças, sorrisos, lugares, sentimentos, impasses sem me entender.
AH! Saudade, que um belo dia descobri que te amava de verdade, as vezes assistindo um filme, escrevendo uma frase, escutando uma música e quase dormindo, costumo me lembrar de ti, e tudo é motivo pra lembrar o quanto tu me faz falta.

Inserida por sergiocancioneiro

"REFLEXÃO e DECISÃO"⁠
Depois de tanto pensar e fazer pelos outros, e esquecer de mim,
eu resolvi agir da seguinte maneira: Amo pra também ser amado, respeito pra ser respeitado, valorizo pra também ser valorizado, liberdade pra ambos, direitos e deveres divididos, o que pode um pode o outro:
Só assim me sinto feliz e realizado, e talvez eu possa fazer o mesmo com alguém que eu esteja me relacionando.

Inserida por sergiocancioneiro

"O INFINITO NO HORIZONTE"
O extremo do horizonte é a fonte do meu olhar perdido, deitado na rede da varanda, observando espaços de sossegos ⁠e silêncios na imensidão do infinito. O coração se sobressalta quando de repente um forte vento balança as folhas das árvores, e com ele o sucumbir desse infinito silêncio.
O horizonte tão longe no infinito, trás lembranças que na imensidade do pensamento se afoga no doce amargo sabor do infinito.

Inserida por sergiocancioneiro

⁠"DESTINO"
Destino um rumo uma direção, uma força maior e decisiva, privativa, que determina certos acontecimentos que nos surpreende e não nos dá o tempo preciso de agir, de pensar, de executar e fazer algo em tempo real.
Assim perdemos amigos, familiares sem que se possa dizer uma só palavra, de amor, carinho, atenção, conforto, ânimo, apoio, incentivo etc... E também levar ao conhecimento de quem parte, o quanto foi importante os momentos felizes em que numa época convivemos juntos.
Destino cruel, que me impediu de te dizer o quanto foi bom nossa amizade, nossa convivência por algum tempo, mas ficou as marcas de quando nos conhecemos ainda adolescentes. Destino este que nos privou do último abraço. Mas este é o destino de todos nós, nunca será como nós queremos e dejejamos. Vá em paz amigo, companheiro e irmão do coração, em breve nos encontraremos.

Inserida por sergiocancioneiro

Brasil, meu amor atemporal

⁠A nossa Independência
foi acrisolada por revoltas,
conjurações, sentimentos,
gigantescas emoções,
e sonhos de liberdade:

(na beira do Rio Ipiranga
sou o anseio histórico
Bicentenário por igualdade).

Brasil, meu amor atemporal,
não há ninguém que diminua
o meu apego a cada memória
gala do meu sentimento nacional.

De tudo aquilo que fomos,
somos e ainda seremos,
tudo confirma que não é
preciso que o pior aconteça
ou mesmo vir a estar longe
para amar o nosso Brasil:

(a hora de amar o Brasil é agora).

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠No meio das madrugadas
como esperasse notícias
eu tenho acordado
desde o dia vinte e quatro
de fevereiro quando
a Rússia invadiu a Ucrânia.

As notícias que espero
nunca mais irão chegar
porque não passam apenas
de um código genético
da memória que levo
nas veias de quem nunca
mais na vida vai voltar.

A sucessão de calúnias,
as mentiras e as chamas
do Porto de Mykolaiv,
falam muito sobre tudo
aquilo que deveria ter
sido detido desde o início.

O Batalhão e o povo
foram levados de Mariupol
para uma área ocupada,
e até agora ninguém mais
sabe de nada qual será
o resultado deste jogo,
e todos assistem no sofá.

Chamam de proteção
aos civis desocupar uma
área pela guerra ofendida,
mas eu chamo pelo nome
que deve ser dado porque
o povo foi é sequestrado.

As cartas que nos Correios
de Mariupol chegavam
elas nunca mais irão chegar
porque ali virou necrotério,
e quem foi sequestrado
provavelmente terá chance
na vida a liberdade voltar.

Muita gente não fingiu
que não viu que a mentira
imperial desde o início
foi criada para invadir,
torturar, roubar e matar,
e o tirano segue sem parar.

Não posso fechar meus
olhos, os meus ouvidos
e minha boca porque
em nome do respeito
da minha inteligência
não posso fingir que nada
disso e muito mais não vi.

Tive o meu eu interpelado
por um alguém que disse
deixe o inimigo forte
enfrentar o inimigo fraco,
prefiro é que esta guerra acabe
e voltem para o seu quadrado.

Não gosto de cultivar ódio
em qualquer circunstância,
quando a História é muito
ruim não há como contar
suavemente e se ninguém
parar aquele ordinário
qualquer um será invadido.

Luhansk, Donetsk, Kherson,
Simferopol, Sevastopol,
Severodonetsk e Irpin,
e tantas outras neste inferno
sem hora para ter fim
sendo muralhas da civilização.

Se o mundo vier a esquecer
escrevi o máximo que pude
para este capítulo não apagar,
e tudo o quê pude apreender
com este ensinamento duro
admito que cresci ao menos
para mais esta História recordar.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Não sou a favor da violência,
eu sou a favor a tapas poéticos
que alcançam direto a consciência.

Se você não viu o míssil que explodiu
o Shopping em Kremenchuk,
a câmera da fábrica e muita gente viu.

Não foi um gesto de boa vontade
abandonar a Ilha da Cobra,
afinal a Ilha não te pertence.

Se o teu entendimento a cada
recuo é encarado como gesto
de boa vontade volte para a sua casa.

Não é da arte da política querer
se impôr por meio da guerra,
e sim buscar sempre convencer.

Você usou mal a arte da política
e o teu tempo será encurtado
e colocado numa situação crítica.

Não é da arte da guerra invadir
outra terra: quem convenceu
o contrário não passa de besta fera.

Nunca será da arte de qualquer
religião não fazer um exame
de consciência e para gente como
você não haverá na vida clemência.

Nunca será de todas estas artes
agir sem estado de ampla consciência,
retire as tropas de uma vez não prolongue a sua vergonha,
e pare de gastar toda a paciência.

Inserida por anna_flavia_schmitt

Você me atrai com um jeito tão manso,

- com essa tua carícia que é um oceano

Vou correndo como quem procura uma

Rede para se aconchegar,

- e desfrutar de um charmoso descanso,

Assim sou eu desfrutando do teu abraço...



Descortinando os teus segredos, lá vou eu...

Escolhi-te para meu amor, encanto e rima,

Você nasceu com o tom e a luz de Manaíra.

Amor tão grande, lindo e provocante,

Só podia ter nascido no Estado da Paraíba,

Terra de Ariano Suassuna e de Ronaldo Cunha Lima.



Ah, Senhor Coronel!... Eu sou a tua rolinha...

Nas areias do amor (da Praia de Manaíra),

Eu que sou mulher, voltei a ser menina.

Vamos!... Venha!... Espero que tenhas gostado

Dessa cantiga que surgiu dessa nossa conquista,

Vou cantando esse denguinho até o raiar do dia.

Inserida por anna_flavia_schmitt

Carrego no meu coração um pálio ardente,

Que me faz ditosa e agir ponderadamente,

É um mistério que me faz reluzente,

E saborear cada beijo da tua saborosa vinha;

Poucos entendem - é um segredo de dois.

Porque até o teu vulto me faz deslumbrada,

Eis o salto imortal: o salto do infinito amor.

É um mistério inexplicável,

Doce loucura amável,

Que protege das desventuras de forma inefável,

Daqui para frente ter você inteiro será inevitável.



O teu beijo, o teu corpo, a tua alma formam o conjunto

Sagrado que eu jamais pensei em tocar um dia;

Você é o sentido que eu procurava para amar

Poeticamente e derradeiramente.

Tê-lo é tocar no firmamento com grande intimidade,

Porque até o meu suspiro te pertence,

E firmado em ti está o meu contentamento;

A procura por você valeu à pena,

Não existe sentido que o amor não construa,

Digo ao mundo: "-Sou tua"

O meu infinito amor está pontuado em cada segundo.



A vida vai tecendo sabiamente tramas

Para nos reencontrarmos definitivamente,

- o amor infinito é assim: toma conta até do respirar

Com doçura e cativa infinitamente,

É entrega, é salto, é voo e gozo,

- É transformação da vida terrena em vida espiritual

Se muito conhecessem o sabor do amor infinito:

O amor não seria tratado de forma tão banal

Cada casal se trataria de forma especial,

E o amor seria sempre a revolução bem-vinda

Tratada de maneira sacramental.

Inserida por anna_flavia_schmitt

O poeta Ronaldo soube definir bem:

"...você é o medo que me falta.".

Por isso muitas vezes eu te evitei,

Agora, eu te juro com Cunha e Lima

Que não vou fugir dessa história,

Que secretamente me fascina,

Estou indo em letras para a nossa Paraíba...



Paraíba que é terra, fogo, ar, mar e poesia,

Que por algum motivo surgiu para mexer

Com a minha cabeça e com todo o meu ser...

Vou danadíssima te provocando com versos,

Inspirando para você me ter em parceria.

Com brilho nos olhos e um paraíso no peito,

Temos um carinho que já está ganhando jeito...



Destes teus lábios e coração emanam

Um sotaque perfeito, que me provocam

desejo de amanhecer atada em ti;

Escutando a tua deliciosa voz.

Porque eu te desejo sem metades,

Cobiço-te inteiro, e sem cessar;

Chegarei com a força do vento do sul

Anunciando que cheguei de vez para ficar.

Inserida por anna_flavia_schmitt

Na vida só amar é o que importa,


somos do tamanho que amamos.

É o amor que dá sabor e forma

à tudo que sonhamos...



Por isso ame do seu tamanho,

você é do tamanho do amor.

Ame sem rimar com dor,

amar é viver em esplendor...



O amor é bênção do firmamento,

Creia que ele virá com o tempo.

Ora ele é manso e ora é bravio;

Tal qual como o mar, assim é o amor.

Inserida por anna_flavia_schmitt

Não estou querendo fechar os olhos,

Estou relutando em ir dormir,




Porque é mais garantido sonhar

(contigo) com os meus olhos abertos.



É uma doçura púrpura e magenta,

Enxergue no tom que você quiser,

Nasci para ser tua, predestinada

para ser a tua devotada mulher...



Leve contigo o meu beijo

Até a última gota do cálice,

Cale-se e cale a minha boca

Com o teu beijo, e faça o quê quiser...



Não esconda mais o quê sente,

Sei que me ama e me quer,

Respira-me de todos os jeitos,

deseja-me como mulher...



Vermelho é o tom do lençol,

Lindo sol a iluminar-me,

Desabrochado como um girassol,

vem beija-flor, vem beijar-me...



Penetra-me como lança austera,

Faça brotar a primavera,

Estou a tua espera,

Quero me enroscar nas tuas pernas.

Inserida por anna_flavia_schmitt

Sigo no teu corpo

Suave é o teu balanço

Saber que te tenho

É um delicioso descanso



Beijo o teu beijo

Com delicioso jeito manso

Colo no teu colo

Danço do meu jeito

E você me bole do jeito que eu gosto



Roçaste o teu desejo

Provocaste um soneto

Outros mil ainda virão

Entregarei para ti o meu coração



Todos passam a ser um

Quando desabrocha a primavera

Seja no mar ou na serra

O coração sempre vira terra

Pronto para ser mais do que um



Oriental é a orientação

Vozes macias, - fino afeto

Homem e mulher que se apreciam

Seguem juntos muito além do sexo...

Inserida por anna_flavia_schmitt

Percebemos com todas

- as letras -

E guardamos com cuidado

O caminho a ser percorrido,

Para mantê-lo preservado:

Fazemos do amor um jardim

- inviolável.



Sabemos com gaúdio,

Que o cortejo de um coração

Requer grande gala - e festa ...

O delicado recato esconde

No delicioso desacato,

é pura sede de regozijo!...



Tu vais levando mil imagens

Das minhas palavras carregadas

E afinadas com as fantasias,

Que posso realizá-las

Com o meu feitiço amável,

tenho por ti um desejo inefável.



Conhecemos as asas da liberdade,

E cada passo da boa diversão,

Que só ela pode proporcionar.

Somos poetas e maduros o bastante

Para valorizar cada minuto do belo,

- consciência -

que só o amor pode proporcionar.

Inserida por anna_flavia_schmitt