Textos em Homenagem a Amigo em Cadeira de Roda
"Manhã"
acordo e sinto o mesmo
sem uma palavra levanto e me olho
sem reflexo no espelho
água no rosto e não enchergo nada
água no fogo e tão rápido acaba
ascendo o cigarro e penso no tempo
fervo como as bolhas que estouram
em pensamentos
passo meu café e não consigo ficar em pé
falta-me fé pois como seu Zé eu trabalho e ilario rio do meu salário
sento na calçada e espero ela ficar acordada
aguardo o abraço quente, seu cheiro que me prende
com os cabelos de laços em fatos me agrado com seus traços
o bom dia com olhar que não aceita amar
respiro e vivo contigo
mais uma xícara e o cigarro apagado
se transforma no vazio
a falta de marcas por dentro não condizem
com as mordidas na minha pele que comigo vivem
porque a saudade resguarda na lembrança
que vem ao ver o que marcou
no momento em que seu corpo soou
e seu olhar brilhou
não se encantou, travou
com a voz desafinada
que mesmo falhada disse cada palavra que faltava
como um dicionário de vida incapacitada
folhas com linhas quebradas
usou os próprios sinônimos
para ter menos falhas.
"Pedaços"
talvez o meu futuro seja realmente conviver com a solidão
permitir o vazio que aperta meu coração guiar cada ação
"não custa tentar"
não custa o tempo e os pensamentos cheios de sofrimentos que te desgastam
não vale cada falso avanço que você sente que de repente tudo foi em vão
nós criamos os buracos que fazem haver falta na alma
a existência de calma
era só você suportando
nada mais que ver os dias passando
e você passeando nos falsos encantos
caminhando numa felicidade falsa
sem pisar em falso
pois descalço não sentiu o chão molhado
das lágrimas que te escorrem ao lado
o ambiente em mormaço
do calor da raiva em seus traços
tu rapaz insolente, que atraí o escuro em que cai
nada mais fulmina de vontade
do que eu era
a parte da saudade
do que eu tive
nada mais que a felicidade
que buscas
a vaidade
que crias
é só uma ilusão
vai agarrar o vazio em pistas
e abraçar a solidão
pois em pedaços está, o seu coração.
"Aquele sagaz"
te incentivo e intenciono
a ser do seu estilo
um perigo
para momentos tão intensos
pouco propensos
charmosos até pomposos
notórios
deveras sólidos
as vezes notórios
só o desgosto
de um sentimento fosco
com um coração de ouro
envolvido com o desgosto
no pranto de ser manhoso
a medo de ser grosso e ter mal gosto
porém sei que sente
a mente desprende da corrente
que o prendia a ser ciente
agora tende a ser envolvente
em linha entre acordar
e relaxar
só os segundos
a passar
a voar
pensar e lembrar
deixar para trás
és capaz?
sagaz com um cartaz
na promoção sagaz
atrás
do que nunca serás
a esconder
o que nunca irás tentar
nem pelo medo de errar
nem pelo fato de chegar
algo entre perder e recorrer
vencer sem se vender
não envolver
pois nunca vai o ter
muito menos entender
quando você pensa que é forte , você se vê fraco, quando você pensa que vai conseguir a sua própria mente é sua inimiga a sua cabeça para e seu corpo sente sente dor,sente desespero, sente tristeza.
Uma tristeza que não tem fim que te aperta como, um punho apertado seu peito.
Tristeza não é bonita , tristeza não é romântico, tristeza é apenas tortura.
Ha uma luz no fim do túnel?
Sim há sim,mas não é uma luz boa de esperança, é uma luz que te tira a confiança.
Uma luz que te persegue que te acusa que te humilha.
Uma luz que aponta seus erros,que te diz que você não merece que deveria ficar onde estar,sem crescer sem,te dar ao luxo de uma viver uma vida comum.
Essa luz te oprime te deprime te comprime.
Não seremos bons o suficientes,nunca seremos.
ENDEMONIADOS ("Ainda hoje tem gente escolhendo a porcaria, no lugar da salvação!" — Cláudio Peixoto)
Quando estou em um lugar parecido com um chiqueiro, os espíritos de porco pensam que sou porco, Até aí, não me incomoda, pois eu, baseado em mim, também fico pensando sobre eles serem gente civilizada. Porém, entristece-me bastante, quando não sou compreendido. Os rios não compreendem o mar com tanto sal. A metáfora se cumpre, quando vem alguém que nem sabe lecionar, ensinar-me a lecionar. Se me veem na euforia da sala de aula, sou tachado de sem domínio de sala, como se os alunos precisassem ser dominados do jeito que as igrejas pretendem com seus membros endemoniados. Já nem sei mais se a beleza está mesmo nos olhos de quem vê. Este é o procedimento didático que adoto há anos, incompreendido, porque as coordenadoras pedagógicas não conhecem a metodologia platônica: "Não eduques as crianças nas várias disciplinas recorrendo à força, mas como se fosse um jogo, para que também possas observar melhor qual a disposição natural de cada um." (Platão ). Os simulados não provam nada.(CiFA
A vida não te ensinará a ser seguro e nem a ter coragem, pois ela é só oportunidades; e se você não encontra a chave dessa porta que só não se abre, é inútil a sua habilidade.
Há desequilíbrio na conquista da inteligência. Encontre sua força e sua coragem. Foque no céu o seu pensamento e sua atividade.
A CULPA É DA PANDEMIA? ("Estou firmemente convencido que só se perde a liberdade por culpa da própria fraqueza." — Mahatma Gandhi)
Eu acredito em um apagão na Educação. Quando os de lá perceberem que o sistema da escola não serve para "cabide de emprego", a restituição acontecerá. Na verdade, é o alunado, pressionado pelas medidas de segurança por esta época de pandemia do Coronavírus, quem vai dizer a hora certa. Como poderão os Funcionários estar bem empregados se os clientes não se importam com os serviços lhes prestado. Pois há professor demais e aula abundante; contudo, as boas condições de menos. São muitos os insatisfeitos com o que está acontecendo; porém, o cachorro que se presa não larga o osso. Ouço muito, os professores reclamando de sua sobrecarga, e a diretora, dos muitos encargos, mas se recandidata na próxima eleição. Nisso, a formação da carga horária do professor, na maioria das vezes, é completada segundo critérios politiqueiros da gestão: apadrinhamento, vingança ou medo. Ela quer ganhar novamente. Se assim não fosse, não teria pedagogas no Ensino Médio lecionando: Filosofia, Artes, Religião, Espanhol, Sociologia e até Educação Física. A culpa é da Pandemia...?(cifa.
A EDUCAÇÃO É "IMBIRA". ("Se queres ser cego, sê-lo-ás." — José Saramago)
Pensando no Velho Normal, quando a prova servia, sim, para avaliação de quem a elaborara. Aliás, só servia para isso. Se eu desse uma nota baixa a um aluno qualquer, teria de lhe dar um trabalho cobrindo essa nota, eu me castigando como se fosse minha a reprovação deles. Agora sei que cada um age inusualmente ante ao mesmo fato, porque interpreta os estímulos de forma particular, conforme o caráter já estabelecido. Não me acostumei ainda com essa prática que transcende para o Novo Normal. Por isso, estou triste, amarrado de corda, minha alma está procurando uma saída, cura e subsídio. Ou melhor, estou numa crise profissional, doença do espírito e preciso dos medicamentos corretos. Estes medicamentos podem ser um conselho, um amigo, uma mão estendida, enfim, podem ir além de coisas materiais e palpáveis. Mas, o Mário Quintana já falava por mim: "Não tenho vergonha de dizer que estou triste, Não dessa tristeza ignominiosa dos que, em vez de se matarem, fazem poemas: Estou triste por que vocês são burros e feios e não morrem nunca..." Não queria ofendê-los, são palavras dele que me servem agora. Pois que meu senso de individualismo está bastante elevado! Mas, não vou ainda me descuidar dos interesses coletivos e quero me mostrar colaborativo. Vem você me ajudar a desatar alguns nós cegos desse sistema educacional. CiFA
Quando te vi pela primeira vez
Meus olhos em ti brilharam
Meu sorriso imediatamente resplandeceu
Meu peito extasiado suspirou
Meus braços desejosos te chamaram
Meu coração encantado te escolheu
e minha mente indubitavelmente reconheceu
A mulher que quero sempre ao meu lado e
agradacerei todos os dias a Deus!
Naturalmente lindo
Águas cristalinas purificando os nossos laços,
arco-íris colorindo o céu e os nossos sorrisos,
o canto dos pássaros sintonizados com as palavras do meu coração,
o amor querendo aparecer com a mesma magia da fotossíntese quando o sol passa pelo manto verde espalhando sua energia,
a lua está tirando suas pantufas para participar do show, a fumaça do fogão a lenha esta visível é o sinal da minha amada me oferecendo uma bela xícara de café.
O BENEFÍCIO DA PIEDADE ("O Homem perde o poder, quando é contaminado pelo sentimento de piedade." — Friedrich Nietzsche)
No novo normal, é assim: A frequência vale nota. Como assim, se as aulas são não presenciais? Faz de conta que a movimentação do aluno na internet através dos link recomendados conta como presença! E se ele tem participação efetiva virtualmente, mas não entrega as atividades propostas, vai ser promovido? Com certeza! Se não, como justificar uma possível reprovação, com tanta divergência do Velho Normal! Mesmo entregando atividades erradas: estava presente virtualmente, está valendo. A verdade é que não se controla ninguém quando o curso é a distância! Quando (onde ?) as mentiras são facilmente justificáveis. Aí, no mês do azar, agosto pandêmico, o pagamento da maioria dos professores do Estado veio errado, prejudicando-nos; ninguém erra para nos beneficiar. O contracheque de quem errou não erra, ele se beneficia de alguma forma. O benefício da piedade. CiFA
"O BARATO SAI CARO" ("A gratuidade das escolhas nos leva aos abusos das decisões." — Valdeci Alves Nogueira)
O corrosivo da escola atual é o aluno "autodesmoralizado" e desacreditado, fabricado por si mesmo no emaranhado das muitas e estafantes modalidades e veículos de atividades inúteis. Se essa autonomia dá-lhe traços negativos, também, certamente, somar-lhe-á autoestima. Tudo depende do olhar de quem vê! Quem quer aprender aprende de todos os lugares e de qualquer forma; aprende até sem ter quem o ensine. O autodidata valoriza mais o que aprende. A pedagogia de Deus é diferente, motiva as pessoas a explorarem suas capacidades, coisa que a gratuidade e o "paternalismo" não fazem! O que os pedagogos modernos ainda não aprenderam, é que "Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo. — Paulo Freire. O que vale mais é o aprender com os exemplos raros de qualidade para serem valorizados. A quantidade é o pecado da internet. "Comer muito mel não é bom; assim, procurar a própria honra não é honra." Provérbios 25:27. (CiFA
Sementinha de luz
Quero ser tua luz guia
Estar sempre presente na tua vida
Para ver teu despertar
E a tua alma se encantar
Com alegria que contagia
Teu coração sempre a pulsar
Em busca da liberdade
E novos horizontes conquistar
E muitos sonhos realizar
E na direção certa caminhar
Para menos espinhos encontrar
E do amor nunca duvidar
A felicidade compartilhar
E nunca esquecer de se amar
@zeni.poeta
Mãe querida
Que saudades
Da tua presença
Do teu amor incondicional
Das brincadeiras de criança
E das belas histórias
Que só você sabia contar
Hoje guardadas com carinho
No meu coração, que atenho
Nas recordações
Sempre vivas
Que trás alegria
E minha alma alivia
Quando penso em você
O quão importante você foi
Na minha vida!!
Vento de outono
O vento sopra doce
E o dia flui levemente
O amor no entrelace
Nas nuvens flutuam levemente
O vento sopra doce
Nas manhãs de outono
Mais um dia que nasce
Gigante igual o oceano
O vento sopra doce
Nos vales e montanhas
A folha cae e desaparece
No rio que te banhas
@zeni.poeta
Mãe é a essência e referência do amar. Difícil para uma verdadeira mãe o fruto do seu ventre esquecer.
Por essa e outras, venho aqui homenagear e tambem agradecer. Rogo ao Eterno Pai celestial, que abençoe a minha e todas as verdadeiras mamães, recebam o carinho, abraço e distinta consideração. Mãe te amo, e agradeço ao Eterno Pai celestial por sua vida, de todo o meu coração.
Cada instante vivido é uma dádiva dos céus. E o ser humano ensoberbecido não possui capacidade para determinar quantos instantes haverá de viver, faz muitos planos, alguns consegue realizar, mas não possui o domínio de sua existência. O fôlego de vida é Deus quem dá, e ele também pode tirar.
Quanto tempo me resta? Só o Eterno sabe, até onde irei alcançar.
Como será que está meus créditos de vida? Olho para trás e vejo o caminho que percorri, me volto a olhar diante de mim, e fico a pensar nas pessoas que se foram e não imaginavamos que encerrariam suas caminhadas tão repentina. E cada um tem o seu tempo determinado, quer queira ou não, seguimos qual num vagão de trem, uns iniciando e outros encerrando a sua viagem, umas curtas outras longas, mas ninguém fica nesse trem da vida terrena, todos estamos de partida, sem saber em qual estação nossa viagem finda.
CHAMADA VIRTUAL ("O tolo abre a cova onde o sábio enterrá-lo-á" — Alex Hilário)
No velho normal, quando os alunos ficavam fora da sala na hora da aula, era para dizer à coordenadora que o professor era ruim. Mas, se nem sabiam o que é ser aluno, vão saber o que seria um bom professor? Agora no novo normal vão pirraçar a máquina fria. O máximo que alguém pode fazer é desligar a sua câmera e o seu microfone para enganar o coordenador que está presente na aula síncrona. Antes, o professor era só calculista, hoje é frio também e distante, para se livrar dos bagunceiros segue o método deles, apenas desliga a câmera deles e juntamente com seus microfones ou, finalmente, exclui-o da sala virtual. Assim sobram poucos para o proveito das aulas virtuais. (Cifa
Força para vencer
No alto vejo as nuvens
Alegre a bailar
No deslocamento suave
Segue em direção ao mar
Descarregar seu peso
Espalhar nesta imensidão
Com seus trovões fortes
Deixa o mar agitado
A mente atrapalhada
Perde a direção
O barulho assusta
O mar revolto
Te tira do prumo
O coração acelerado
A alma inquieta
Desequilibra o teu viver
E o sentido da vida
É necessário coragem
Para sobreviver
@zeni.poeta
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp