Textos e poemas

Cerca de 8955 textos poemas Textos e

⁠O Aniversário da Cidade

O Aniversário da Cidade
de Rodeio se aproxima e morar
cercada por esta beleza
me faz agradecer com louvor.

Mesmo que ninguém fizesse
festa para a minha linda cidade
eu seria a festa porque sou poeta
e como poeta não perco a oportunidade.

A minha cidade é uma joia de infinita
beleza no meio do Vale Europeu,
escolhi este lugar para chamar de meu.

O aniversário que se aproxima inspira
a continuar fazendo festa e poesia,
o silêncio sempre fará sentido e a alegria

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠O Aniversário de Rodeio

O Aniversário de Rodeio
se aproxima e a festa
que há em mim já começou
com a orquestra dos sons
da minha amada cidade
que me dá tantas belezas,
paz profunda e serenidade
no meio deste magnífico
Médio Vale do Itajaí
que tem tudo a ver comigo
e o destino que escolhi
para ser feliz com vontade.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Rodeio 87 anos

Magnífica beleza fundada
em pleno Médio Vale do Itajaí,
amor tremendo por morar aqui
nesta cidade que pertence ao roteiro
do Vale Europeu Catarinense,
Dias e noites nos envolvem
e brindam com beleza infinita
iluminando lavouras de amor
deste rincão de Santa Catarina.

Rodeio amada que me brinda
com paz e eu homenageio
com fé, gratidão e poesia
por ter o privilégio ímpar
de poder continuar inspirando
e inspirada contigo sempre
por tudo o quê vejo e ouço
da virtude do teu povo herdeiro
e seguirei testemunhando.

Rodeio profunda Rodeio
cantando as canções
da nossa ancestralidade italiana
escutando o teu Canário-da-telha,
ave por esta terra eleita,
vou vivendo para escrever o poemário
da minha vida inteira sob a bênção
das tuas águas, dos montes
das florestas e do Pico do Montanhão
celebro o aniversário da sua existência
com o quê há de mais sublime no coração.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠LXXXVII

Canta o Canário-da-telha
em homenagem ao festejo
da nossa Cidade de Rodeio
e por este canto eu agradeço.

Canário-da-telha das manhãs
és meu companheiro
que com as suas cores enfeita
e vejo nelas sempre um poema.

Razões infinitas para seguir
com fé em Rodeio é observar
que a beleza mora neste lugar.

Gratidão ao Canário-da-telha por cantar para fazer este dia ainda mais felize o aniversário de Rodeio comemorar.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Conto cada Borboleta-aro-vermelho
que vem se aproximando ao redor,
Sem receio mergulho em mim
para escrever sobre o amor.

O fel alheio não me sufoca
porque tenho vida anterior,
Sei da onde vim e para onde vou:
ser ainda melhor só cabe a mim.

De mãos dadas com o tempo
o interminável minueto,
ele sussurra e eu apenas solfejo.

Porque quem tem razão
não precisa se antecipar,
tem tranquilidade para continuar.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Rodeio estava em festa

Enquanto a minha cidade
de Rodeio estava em festa,
Eu estava ouvindo a música
entrando pela janela,
E de noite estrelas no salão
celestial da noite dançavam
Jardins surgiam desabrochando
dentro de mim enquanto
escrevia um poema de amor
sem fim por este lugar
onde a tranquilidade elegeu morar.

Inserida por anna_flavia_schmitt

Chuva do Outono

⁠As luzes da Cidade de Rodeio
acesas sob a primeira
chuva do Outono que se achega
enquanto repousam
os Canários-da-telha,
a roseira se refresca,
o coração dança
na cadência da Terra
aspirando ser a sua
vida inteira e entrega
para o Universo o primeiro poema.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Tocando está o sino da Igreja Matriz
São Francisco do Centro de Rodeio,
que é a minha bela cidade
amada do Médio Vale do Itajaí.

Madrugada de Outono e eu ainda buscando pelo meu amável sono,
Entrego-me nos braços da poesia
e do silêncio para me buscar e encontro.

Com os meus sonhos de olhos
abertos derrotando o enfadonho
até o próximo passo sem pressa
cultivando firme nesta terra
oportuna gentileza, virtudes e festa.

Sem limite para foragir de tudo
o quê é tristonho, torna o convívio
bisonho e os princípios avilte,
não permito que me tomem de assalto
e tampouco me drenem,
peço para ter forças para reagir
atirando em um absurdo por segundo
se for preciso para vencer o mundo.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Como o tal pássaro amarelo
com asas cor-de-fogo
entre frutas e flores,
No meu sedutor jogo
você irá se declarar
para mim tudo aquilo
que está a guardar
com a chave do silêncio
de ouro porque com minh'alma
de Rouxinol-da-Amazônia
já me escolheste por dona
do respirar ao palpitar
onde quer que você esteja
pelo mundo afora a caminhar.

Inserida por anna_flavia_schmitt

Biguaçu

O Biguaçu floresce
em fevereiro,
março e abril,
Há sempre alguém
que nunca viu,
Neste último florescer
vou te contar que não
há nada mais que
me surpreenda diante
de quem da boca
para fora finge uma
causa defender
enquanto na prática
vive outra de outra
maneira achando
que por muito tempo
poderá continuar a convencer,
Com gente assim qualquer
tempo sempre será muito
tempo na vida a perder.⁠

Inserida por anna_flavia_schmitt

Cambuci

⁠Deslumbrar-se com o florescer
do Cambuci enquanto
espera a colheita amorosa
para fazer a receita saborosa,
Agradecer a terra por esta
dádiva maravilhoso nascida
na Mata Atlântica que nos dá vida,
Na sua companhia convicta
traçar a nossa rota romântica
que um não seremos passageiros,
e assim permaneceremos inteiros.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠I

Existem dez degraus que
precisam ser conhecidos
para afastar o Deus da Morte
dos nossos caminhos.

Sempre que nos dividirem
entre nós e eles é o início
para tomarmos cuidado,
é o perigo avisando que
chegará por todo o lado.

Você está sendo avisado
para que o perigo real
seja de fato afastado:
depois não diga que não foi alertado.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠O Céu nublado não
oculta nem mesmo
a indiscrição que é
um truque clássico
que precede a traição
que se leva na veia,
Pressentir a cena
não me tira do eixo,
Deste magnífico
Hemisfério Celestial Sul
sou a filha do mistério,
que não cede o ânimo
nem mesmo para a mais
sutil das zombarias.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Ninguém tem o direito
de constranger o outro
ou oprimir por quem ele é,
A sua História e do mundo
não podem ser negadas
em detrimento de interesses,
Fronteiras são fronteiras
e devem ser respeitadas
da mesma maneira que
você deve se autorrespeitar
quando se deparar com
tudo aquilo que cooperar
contra o seu bem-estar,
Mesmo que custe o preço
da solidão prefira ser como
o Ipezeiro em florescimento
que cumpre o seu papel
com beleza e concede a lição.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Joguei a minha jangada
no mar para a procissão
de São Pedro e São Paulo
com muita fé acompanhar,
Como ainda não posso
navegar no seu mar,
Vou pedir esta graça
para mesmo ele não
sendo o santo casamenteiro,
Decidi ir de santo em santo
pedindo até você o seu
lindo coração me dar,
O importante é não parar
e quando este dia chegar
do nosso amor eu vou cuidar.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Flores de Ipê-mamono
se desprendem com o vento
e mostram o caminho
durante esta noite que
não tem a ver com o tempo
e nem mesmo com o destino,
E sim com a Humanidade
habituada ao autossabotamento
de tirar o sossego de quem só
quer viver a sua vida com paz
no coração e no pensamento
cultivando só o quê é de encantamento.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Você toca o Tarol
como faz bater
o meu coração,
Vou na procissão
te seguindo
porque hoje vai
ser bonito e terá
Dança de São Gonçalo,
Você nasceu para ser
o meu amado e não
tenho nenhuma dúvida disso,
Agora só falta mesmo
é o destino mostrar que
é para mim que você
deve se render apaixonado
para a gente caminhar lado a lado.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠A mão terrível da ambição
é capaz de te puxar
para o poço da destruição,
Por isso tenho buscado
no silêncio a libertação,
Não fui sempre assim,
com o tempo aprendi
a gostar muito de mim,
Aprendi de fato a me amar
e tudo aquilo que tardei
encontrar me fez poesia,
profunda, amorosa plena
e sem mais nenhuma cantilena.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Ipezeiro magnífico
florescido na bela
cidade de Rodeio
no verdejante
Médio Vale do Itajaí,
Passei a ter razões
para sonhar desde
a primeira vez que te vi,
Não há nenhuma razão
para deixar de lado
a atenção merecida por ti,
Vivo aqui porque Deus
quis e eu com amor escolhi.

Inserida por anna_flavia_schmitt

⁠Está escrito no Céu,
no destino na Terra
e não é mais nem
menos do que História
e uma bonita Mitologia
que trouxe para fazer
parte da minha poesia:
Saiba que um turco
sempre será filho do lobo
ou de uma a loba,
Mesmo que exista
gente nesta vida
que tal verdade ainda ignora,
Aceno para você saber
ou lembrar aqui e agora.

Inserida por anna_flavia_schmitt