Textos do Mundo
MUNDO MARAVILHOSO
Para sempre, ó Senhor, está firmada a tua palavra no céu. —Salmo 119:89
A descoberta dos pergaminhos do Mar Morto em 1947 é considerada a maior descoberta arqueológica do século 20. Os antigos manuscritos escondidos nas cavernas próximas de Qumran são as mais antigas cópias dos principais livros do Velho Testamento. Em 2007, o Museu de História Natural de San Diego, EUA, patrocinou uma exposição contendo 24 destes manuscritos. Repetiu-se com frequência que o texto da Bíblia em hebraico (o Velho Testamento cristão) permaneceu virtualmente inalterado pelos últimos dois mil anos.
Os seguidores de Cristo que creem que a Bíblia é a eterna e imutável Palavra de Deus veem nessa espantosa preservação mais do que uma coincidência. O Salmista escreveu: “Para sempre, ó Senhor, está firmada a tua palavra no céu. A tua fidelidade estende-se de geração em geração” (Salmo 119:89-90). Jesus disse: “[…] as minhas palavras não passarão” (Mateus 24:35).
A Bíblia é mais que uma relíquia histórica. Ela é a viva e poderosa Palavra de Deus (Hebreus 4:12), na qual encontramos o Senhor e descobrimos como honrá-lo e viver para Ele. “Nunca me esquecerei dos teus preceitos,” o salmista concluiu, “visto que por eles me tens dado vida” (Salmo 119:93).
Que privilégio nós temos em buscar a Deus em Sua extraordinária Palavra a cada dia! —DCM
Conhecer Cristo, a Palavra Viva, é amar a Bíblia, a Palavra escrita. David C. McCasland
Todo mundo jovem.
Escolhendo mal, vivendo mal. E esquecendo que a velhice sem saúde, pessoas que nos amam e valorizam... torna a vida indesejada.
Quando se é jovem, o corpo pede a vida. Quando se envelhece, o corpo pede a morte.
Ignoramos o que realmente importa... sentimentos, pessoas.
Vivemos como imortais...sendo que a qualquer instante tudo, tudo mesmo pode se tornar luto, memória, esquecimento.
"Amar como se não houvesse o amanhã"🌻
A Nnaquele dia o mundo parou
O tempo parou o vento parou
O sou saiu
Você reluziu
Um sorriso brilhou
E o coração que foi esculpido no gelo derreteu
Gritando pro mundo que é teu
De Shakespeare,você Julieta eu Romeu
Venho por meio de versos deixar tudo as claras
Na tua boca minhas taras
5:00 ela nasceu como o sol que nasce toda manhã e lá vem ela
Pra mim a mais bela
com seu sorriso encantador
Que até a mais terrível das feras rendeu-se ao amor
16:00 percebo que a luz não dura pra sempre
Mais talvez o ok deles seja o nosso para sempre
Como aquela mulher faz meu coração bater mais forte ela nem imagina
A como eu quero um sim, amo demais aquela menina
Quando eu te vejo minhas retinas brilham
Como é bom te olhar nos olhos
Penso em nós no futuro
Pra isso tou dando duro
O Brasil que eu quero é o que haja um nós
Que quando eu chegar em casa ouvirei tua vós
Medo de Ganhar
Um dos esportes mais radicais do mundo é o esqui na neve. É impressionante a velocidade que se chega a alcançar na descida do morro, voando por cima da neve a quase 100 km/h. A verdade é que ninguém pode ser um bom esquiador se tiver medo de atingir seu limite, no qual não há mais controle sobre as circunstâncias e nem mesmo sobre o corpo. Muitos esquiadores não triunfam devido ao medo, pois ao atingir velocidade mais lenta, seus tempos são piores que os dos adversários.
Mas não é só no esqui que o medo nos derrota, muitas vezes o medo de ganhar faz os esportistas perderem suas habilidades, justamente quando mais necessitam delas: no final dos jogos. Outras vezes, se o atleta espelha a imagem da derrota, percebe-se antecipadamente, que será perdedor, pois já demonstra que vive derrotado.
Um dos segredos da vida cristã tem sua origem em nossa maneira de pensar. Há muitos cristãos que “jogam” e são sempre vencidos. Derrotados pelo medo — dos outros, do que dizem de nós, de que nos considerem “es-tranhos”, de nos machucarmos, do inimigo, do futuro. Temor por toda parte! E é curioso que os ἀlhos daquele que é o Ser mais vitorioso que existe no universo, vivam como derrotados.
Na vida cristã não existe meio termo. A Bíblia não menciona que há cris-tãos de segunda categoria: fala somente de ἀlhos do rei. Há ocasiões em que nos conformamos em viver de migalhas quando Deus quer nos dar grandes banquetes, muitas vezes vivemos tristes e sós, quando Ele deixou milhares de promessas escritas que estão guardadas para nós, até que façamos a nossa parte. Não tenha medo de ganhar!
Mas como fazer isto? Na história, foram dadas muitas respostas: mil e uma fórmulas sobre como ter uma vida vitoriosa, mil e um mandamentos im-prescindíveis de recordar. Mas creio que, no fundo, tudo é muito mais simples e se resume a uma só atitude: lutar usando o poder de Deus e não o nosso. Viver a vida de Deus, sentir e pensar como Ele sente e pensa. Ser como o Pai! Podemos oferecer muito pouco a Deus, somente nosso medo e ansiedade, mas Ele os transforma e nos enche de poder, poder de vencedor! Temos direito a uma vida de triunfo!
Tudo continua: os mesmos problemas, as mesmas situações difíceis, as mesmas frustrações, mas há uma diferença, uma grande diferença: nós as enfrentamos com o poder de Deus.
____________________________________________________________
Este devocional foi extraído do livro Linha de Chegada, publicado por Publicações RBC. Jaime Fernández Garrido
Rua com Rua
Em um mundo líquido as relações são como
pequenas gotas de chuvas caindo na rua.
Rua esta que faz o favor de levar a gota ao evaporar.
Nessa relação a rua sempre vencerá, seja pela força e rigidez,
ou por sua teimosia de sempre estar no mesmo lugar.
Nessa amizade não quero ser uma gota nem tão pouco uma tempestade,
que mesmo tendo o poder de levar tudo,
não pode ultrapassar a temporalidade e constância de uma rua.
Aqui sinto a essência de sua amizade.
Pois muitos olharam e não enxergaram.
Outros pisaram e não perceberam que ela serve de caminho,
e nesse caminho há vida, ou melhor esse caminho é a vida.
Alias! Não apenas sinto, pois sou
rua que encontra com rua, sou caminho
que contigo cria caminhos.
Somos força e sempre estaremos
no mesmo lugar, pois os amigos possuem a certeza que não importam
o tempo e a tempestade, tudo passa menos
a nossa teimosia de permanecer.
Vejo um mundo diferente do seu.
Como se usássemos órgãos diferentes para enxergar, você usa seus olhos e eu meu coração.
Em meio ao caos e a desordem.
Sou a alavanca que vai fazer seus joelhos levantarem mais uma vez.
Nem tudo é preto no branco, enxergo mil cores, pois o mundo é lindo.
Não sou o cordeiro, nem mesmo a pomba da paz, sou de carne e junto a vocês cometerei pecados.
Nem com as máquinas e a poluição o brilho da terra se apagou.
A vida é linda para quem se limita a viver...
Costumo dizer que a vida é como uma estrada.
Como a diversidade do mundo, há a diversidade na estrada.
Como um vídeo-game bobo, onde se parar de andar a fase vai se desfazendo atrás de você.
O caminho pode ser um só, aquele que Deus criou, ou pode ser ramificado, voltando ao original, ou se perdendo em meio há dúvidas.
Não tem dicas, nem salvepoint, só a sua consciência vai te guiar.
Roleta russa também faz parte do jogo, paraíso, inferno, paraíso, inferno, uma bala, uma tentativa.
Como jogos de futebol, a um juiz, há um tribunal, há um purgatório.
Meio filosófico, meio profético e religioso, mas nunca fantasioso, não vai entrar em seu armário e sair em Nárnia, não vai entrar na geladeira e sair no polo norte.
Apenas vai chegar na linha de chegada, como os corredores e apresentar seu score, na fase final.
Flagelo do amor
Todo mundo se machuca,
Em algumas estradas do amor,
Coração teimoso que nunca escuta!
Porque insiste em provar tal dissabor?
Dissabor da venenosa amargura,
Travestida com seu lindo traje de gala,
Palavras lindas de doçura,
Que emudecia a minha fala.
As artimanhas desse pensar,
Nesse momento insalubre,
E essa dor que insiste em me torturar.
Porque meu pensamento se ilude?
Dor grande e imensurável,
Que congela o fundo da minha alma,
Dor de um amor inexplicável,
Que me mata com muita calma.
Estou morrendo em meu leito,
Me esvaziando bem devagar,
Como o esvaziar do meu peito,
É essa dor de simplesmente amar.
Amar sem poder mudar o fato,
Sendo impotente diante da situação,
Necessário ter muito tato,
Para não me perder nessa emoção.
Que eu tenha bastante força,
Para navegar nesse rio de incertezas,
Me sinto como se estivesse numa forca,
Ou a deriva nessa triste correnteza.
Lourival Alves
Sebastião, sábio e cego.
Em uma de minhas pesquisas pelos vilarejos do mundo, entrevistei um senhor chamado Sebastião, conversamos sobre pessoas, atualidade, vida e principalmente sobre a grande sabedoria de algumas pessoas. Cheguei ao Sr. Sebastião depois de várias indicações sobre sua vasta sabedoria “carregada numa bagagem de setenta e poucos anos” como ele mesmo diz. Ouvia-o atentamente por todo o diálogo entre perguntas, respostas e opiniões, mas por um segundo perdi a atenção ao que ele dizia e olhei fundo em seus olhos, Sebastião era cego. Aquele contato me provocou um giro de imagens na cabeça e acabei perguntando:
- Como foi que o Senhor perdeu a visão?
Perdi a graça e tentei reverter a situação:
- Perdoe-me, me expressei mal. Minha pergunta refere-se a como o Senhor superou esta perda e hoje consegue exalar esta felicidade toda sem...
Antes que eu terminasse, ele fechou os olhos e levemente inclinou a cabeça para baixo, como quem está se recordando de fatos, sorriu sincero e declarou:
- Tudo bem, tudo bem, não se desculpe. Perder a visão é uma longa história da qual não me recordo mais. Conhece aquele ditado: “O que os olhos não veem o coração não sente?”, pois bem, ao acordar sem mais nada enxergar, pensei em minha vida toda até ali, lembranças boas e ruins, conclui então que eu nunca mais seria obrigado a ver sorrisos falsos, olhares de desprezo, atos de egoísmo ou qualquer outra a maldade humana que me causasse repúdio e antes que você se pergunte ou me pergunte, as lembranças boas são tão nítidas em minha mente que quase posso toca-las. Hoje vejo o mundo com outros olhos, tenho os olhos da alma e os olhos do meu coração e com estes me são exacerbados, vejo muito mais, mesmo sendo cego.
Ele, agora olhou o céu, e abrindo os olhos conclui:
- Aquele, meu amigo, não foi o começo do meu fim, como muitos pensaram, foi o retorno de mim mesmo. Um eu mais forte, mais gentil, mais feliz.
desejo um mundo em que
seja fácil
ser só
em que os porteiros
não deem bom-dia
boa-tarde
não me olhem
boa-noite
um mundo em que
a farmácia
seja um de cada vez
sem os toques
dos corredores
sem o deseja a revista
apoiar as crianças
o câncer
moedinhas aqui
já tem cadastro
fidelidade senhora
sem tempo para
sorrir sem
graça
não
obrigada
desejo um mundo vazio
de amenidades
feito de explosões
terremotos
tufos de cabelo
terra nos olhos
um mundo
desmesurado
todo mato
algumas cabras
latas vazias
um mundo sem frutas
sem matérias
reportagens
sobre colesterol
glicose
taquicardia
desejo um mundo
sem filosofia
animalesco
cheio de pelos
as garras afiadas
visão noturna
instinto
de fuga
desejo um mundo
do qual eu possa
fugir
DIAS DEPOIS DE MUDAR O MUNDO
Os dias não estão fáceis, a honestidade, o amor, a compaixão deveriam ver voltado, mas a cada dia que passa tudo se torna mais difícil, os seres humanos se entregaram a essa falsa realidade, não se importam mais com o bem, não se importam com a sua própria humanidade.
Os dias não estão fáceis,
Os dias não estão fáceis, uma mãe acorda cedo todos os dias cedo para dar alimento para o seu filho, um pai preocupado com o filho que saiu e ainda voltou para casa, o amor que nasceu e logo ficou sozinho, o sentimento de tristeza que sonda o coração daquele que um dia entregou amor, mas não foi amado.
Os dias não estão fáceis,
Os dias não estão fáceis, o frio arde no corpo daqueles que não tem como se proteger, a sociedade observa, mas nada consegue fazer; a religião tenta, mas na maioria vezes é para se aparecer, a mão esquerda sabe o que a direita faz, não adianta.
Os dias não estão fáceis,
Os dias não estão fáceis, o coração emocionado faz a boca proferir palavras com sentimentos verdadeiros, mas emoções e sentimentos verdadeiros nesses dias se frustram.
Os dias não estão fáceis,
Os dias não estão fáceis, o vicio no engano cresceu, o amor pelo próximo é um interesse, a injustiça, o ódio, a falsidade, o falso testemunho, a arrogância só cresce.
Os dias não estão fáceis,
Os dias não estão fáceis, será que ainda consigo acreditar mesmo não tendo esperanças, será que ainda permaneço crente no amor verdadeiro, mesmo não conseguindo mais enxergar o amor, será que a verdadeira paz ainda poderia nos acalmar?
Dias depois de influenciarmos um mundo...
Quando a gente passa a gostar de alguém, lá pelas tantas, o mundo ao nosso redor acusa as lembranças do que sentimos, já percebeu?
A respiração oscila entre raras calmarias e arritmias bravas, os dedos das mãos acusam o nervosismo pelos pequenos surtos, o discurso que sai dos nossos lábios se torna mais pacifista.
O mundo não é o mesmo. Nem os carros. Nem a rodovia e as pessoas que a atravessam às pressas. Tampouco os móveis do quarto, os quadros da sala e o que habita o universo físico ao redor do corpo…
Não com você aqui.
É bem mais bonito.
assombrações
Num mundo sem resposta
que a noite seja completa
como desejo das horas mais escuras,
os efeitos iluminam
a plenitude que paira na adversidade,
num mundo de delícias...
sobre alienação,
vagamente um olhar,
espalha-se num apogeu
tantos sentidos inertes
no julgo do fel até a dor,
sempre se tem lágrimas
na ausência
pujantes sem ressentimentos...
deduzindo que a luz seja parte da liberdade.
no âmbito moral a convivência,
surtida em belas palavras perdidas,
entre tantas madrugadas,
desprende se no profundo rumo,
cálida voz esquecida,
no arrebento a voz que se silencia
partindo do mero ser...
subjugado nos ares que sublimam
atitudes que paira sobre suas lágrimas,
sendo resquício o desejo profundo.
VIDA FUGAZ
Você estrala os dedos e a luz se apaga...
Um pequeno vacilo e seu mundo desaba...
Você pisca os olhos e as cortinas se abrem...
Abre a boca e as palavras se evadem...
Você sussurra e o corpo arrepia...
Uma nuvem cinza escurece o dia...
Você vira o rosto e perde o eclipse...
Mata uma aula e perde a excentricidade da elipse...
Você se distrai por um segundo e perde o trem...
Um mero detalhe e você deixa escapar seu bem...
Um gota d'água faz ressurgir uma flor...
Num simples olhar transborda o amor...
Num descuido a noite cai...
Você suspira e a vida se vai...
Depressão
Muitas pessoas sofrem com depressão caladas, e essas são as piores coisas do mundo...
Você está ali sofrendo e não poder falar nada sabe ? Com o medo de que sempre venham com o msm papo: " isso é falta de Deus" "ora que passa" "ah claro fulano que vc está assim vive trancado no quarto e não fala com ninguém". Gente depressão ela é uma coisa que vai te corroendo aos poucos você não escolhe está com depressão ou não ela vem sem menos você esperar...
Então se você conhece alguém que tenha fale com ela, demostre sentimentos, mostra que você está ali com ela para o que ela quiser, o que ela precisar. Pergunta como foi o dia, se ela está bem, claro que ela não vai falar de primeira que não está bem...
Então persiste e pergunte novamente até ela se abrir para você. Ajudem quem está com depressão isso é horrível espero que nunca passem por essas coisas...
Vou voar pelo mundo
Vou voar com minha casa pelo mundo
para conhecer todos os lugares
nem que seja com balões pelos ares!
Vou voar com minha casa pelo mundo
para conhecer todas as pessoas
nem que seja por um segundo!
Vou voar com minha casa pelo mundo
espalhando cores pelo céu
nem que tenha que levar o meu pincel!
Vou voar com minha casa pelo mundo
para provar muitos sabores
nem que tenha que pagar horrores!
Vou voar com minha casa pelo mundo
para conhecer todos os picos
nem que encontre alguns carrapichos!
Vou voar com minha casa pelo mundo
para conhecer todos os mares
nem que tenha que parar em alguns bares!
Vou voar com minha casa pelo mundo
nem que seja por um segundo
porque se vôo posso conhecer o tudo...
Admiro a pureza de todas as coisas
De todos as coisas bonitas no mundo
admiro a pureza de todas as coisas:
porque um sorriso puro é bonito;
porque um gesto puro comove;
porque a sinceridade não fica esquecida!
O bom humor por certo é puro;
a compreensão é com certeza,
o amor também tão sublime...
nos é a pureza mais aquecida!
A humildade faz a leveza
a compaixão do espírito faz a grandeza
e a doação tão grande gentileza!
Se forem assim todos tão puros
iriam cair todos os muros
e veríamos mais flores,
veríamos mais sorrisos!
E iríamos caminhar livremente
iríamos nos olhar com carinho;
iríamos abraçar com afeto
e nunca estaríamos sozinhos!
Então sejamos puros no nosso coração;
sejamos puros nas nossas ações
sejamos puros nas nossas atitudes
e de repente o mundo inteiro tão bom
seria somente de solidariedade...
Seria o universo tão cheio de verdade,
e por certo haveria mais tempo
para ouvir uma canção...
Haveria mais sorrisos
e sentir o perfume de uma flor
seria um instante maravilhoso
porque sentir a suavidade
seria sentir a leveza de Deus em nós
e de repente ser flores sob a lua e as estrelas!
A mágica da poesia
Num mundo onde a realidade e as atrocidades nós assustamos é preciso que alguém traga à tona os sentimentos bons, a alegria de viver sem saber o que direito, sem razão ou preconceito… Amenizar com a poesia, a alegria de sentir e escrever versos ao sabor dos ventos no seu pesar ou contentamento, sem mágoas nem ressentimentos, valorizar cada vão momento com suavidade e o bom sentimento. Poesia é a mágica de transformar as palavras. dê-me um reverso do verso e eu devolvo-te a poesia…
Para você que eu recorro quando o mundo está cruel de mais, obrigado por tudo, e sei que ás vezes eu sou dramático de mais e sempre multiplico as coisas, mas sou grato por sua pessoa que me aguentou por todo esse tempo.
No momento que você se volto contra mim e começou a me julgar, um novo mundo desabou perante meus olhos, mas não destruirei sua pessoa, não irei profanar você que sempre foi enorme perante meus olhos e possuía um mundo com uma tempestade serena que me fazia querer ficar.
Irei partir, lhe dei poder de mais, suas palavras não apenas me atravessaram, elas se transformaram em veneno e ficaram em meu organismo, não consigo me sentir mais puro.
"Defina sua existência,com poesia ou resistência neste mundo de cão.Seja politizado, não fique aí sentado esperando solução. Escute seu coração, poetize com emoção, não de margem a Depressão.Solta hoje a sua voz, pois se Deus é por nós, nunca vai ser nosso algoz".
(Rodrigo Juquinha).
- Relacionados
- 127 frases de viagem inspiradoras para quem ama explorar o mundo
- O Mundo dá Voltas
- Poemas sobre a natureza para ler e se reconectar com o mundo
- Para a melhor madrinha do mundo
- Ser mãe: frases inspiradoras do maior amor do mundo
- Tenho em mim todos os sonhos do mundo
- 71 frases de viagens inesquecíveis para quem ama desbravar o mundo