Textos de Verdade
O que seria um tom acima ou um tom abaixo?
A experiência não serve para definir quando estamos fora do tom. O tom é complexo. Pode ser profundo, pode ser raso, pode ser médio. O tom é dado por quem emite a opinião, a inflexão, mas seu sentido depende e é obrigatoriamente definido por quem recebe as vibrações percorridas em ondas pelo ar até seus (des) treinados ouvidos. As ondas percorrem o canal do ouvido, são transformadas em vibrações, estimulam os receptores e sofrem transdução para impulsos nervosos seguindo até o sistema nervoso. Neste ponto os sinais enérgicos, sensações, percorrem o corpo, geram calafrios, frio no estomago, agudez na espinha, euforia, alegria, coração acelerado ou nem tanto.
Feito este caminho, o tom, já foi dado, explicado, sentido, devolvido como apontado na física que diz que a toda ação tem-se uma reação de direção contrária e mesma intensidade.
E ainda temos os tons interpretados deliberadamente para fazer confundir ou desvirtuar o que da origem saiu, mas que não foi de agrado receber.
Misturas de personalidades, culturas, valores, conhecimentos, religiões, conceitos e pré-conceitos. ÀS vezes verdade e às vezes nem tanto. Preto no branco difícil de definir com tantos tons de cinza no meio do caminho.
O que seria um tom acima ou um tom abaixo? Tudo é relativo. Depende da vontade, da má ou da boa vontade. Depende do que se sente ou do vazio do coração. Depende de tudo que depende, que não se explica ou se explica demais.
Enfim, dê o tom e deixe que ele se transforme, dobre, curve. O tom é seu, o que fazem com ele é problema deles.
"Luz de Verdade"
Eles não me olharam com os olhos do julgamento,
não levantaram os dedos para meus erros,
nem me pediram para ser outra.
Eles me olharam com paciência,
com carinho,
com a verdade que só quem acolhe de verdade tem.
Eles foram luz quando tudo parecia sombra,
brilho suave em meio a amizades tortuosas
que se quebravam como vidro
no peso da falsidade.
Nos risos, encontrei liberdade,
nas brincadeiras, encontrei abrigo.
Nos momentos simples,
vi o que realmente é ser amigo:
não é uma troca de favores,
mas uma troca de almas.
Com eles, fui eu, sem máscaras,
sem o medo de não ser suficiente,
porque com eles, sempre fui mais
do que eu imaginei ser.
Lembro das saídas,
das histórias contadas sem pressa,
das noites que se estendiam
como se o tempo não fosse mais importante
que o abraço da amizade verdadeira.
Se eu pudesse, reviveria cada um desses dias,
porque sei que os momentos ao lado deles
são pedaços de eternidade
que vou carregar para sempre comigo.
Estas são as coisas que deveis fazer: Falai a verdade cada um com o seu próximo; executai juízo de verdade e de paz nas vossas portas.
E nenhum de vós pense mal no seu coração contra o seu próximo, nem ameis o juramento falso; porque todas estas são coisas que eu odeio diz o Senhor.
Zacarias 8:16,17
Educadoras
Não há grito de liberdade maior que de uma criança.
Dentro de sua inocência, confronta o mundo com a verdade.
Se irrita com o banal, e valoriza o que de mais puro existe no mundo.
A verdade do coração, transmitida no olhar, no sorriso que gargalha.
Na peça pregada pela simples alegria.
Não há nada de mais espontâneo e cativante no ser humano.
Não há expressão mais literal da verdade.
Dom sem igual, o qual a sociedade tanto luta para domar.
Com suas concepções fúteis de educação.
Afinal crianças não vem para aprender
Vem para ensinar.
Às vezes prefiro a solidão, o silêncio de minha companhia.
Já que, num mundo tão cheio de gente, com tanta informação rolando solta, não conversamos mais, não dialogamos entre nós.
O que acontece é um vômito de ideias unilaterais, de fotos, de momentos isolados cheios de nosso ego, que recém aprendeu a fazer a roda e quer mostrar a todos o quanto é um ser humano digno de atenção e likes.
Mas por quê? Me digam vocês o porquê? Preferem estranhos comentando sua vida, dando-lhes migalhas com corações vermelhos e vazios, ao invés de compartilhar seus momentos com quem já lhe é tão íntimo, sejam eles bons ou ruins? Têm medo da crítica, do confronto, da verdade dos corações honestos e amigos? Têm medo da própria vulnerabilidade?
Se não o fiz antes, permito que sejam o que vocês são. Bons, maus, sorridentes, egocêntricos, ingênuos. Só não se escondam atrás do morno, do monótono, do tanto faz. Isso mata qualquer relacionamento, distancia qualquer coração. E ao invés de tentar ressucitá-lo mais uma vez, tenho preferido deixá-lo morrer.
E é por isso que tenho preferido a minha companhia ao invés das relações superficiais. Pois, estando comigo reconheço quem sou, o meu lado bom e o meu nem tanto, e dou aprovação e espaço para que exista e se expresse.
E finalmente, compreendo que quem permanece, quem ainda se abre pra trocar e agregar a meu ser na verdade foi a minha essência quem os escolheu para aqui permanecer.
Mas meu coração sempre bateu pelo efêmero..
O meu caminho pode ser
De espinhos ou de flores
Tudo vai depender
De como eu encarar minhas dores
A escolha depende de você
Saber entender e compreender
Que o mal que você faz acontecer
Volta em dobro e faz você sofrer
Plante favor
Colha sinceridade
No caminho do amor
Deve se andar com verdade
O mundo ficará melhor
Quando agimos assim
Plantar coisas boas ao redor
E não ter um triste fim!
Das injustiças dos sentimentos,
uma difícil de aceitar, desprezo
Seja de quem quer que seja
Daquele amigo que não sabia
Que na verdade nunca o seria
Sem motivo, sem necessidade
Como desligar um simples botão
E mudar a estação, outra sintonia
O passado vira uma pasta vazia
Sem valor, sem tanta importância
Como se não tivessem histórias
O que acontece, nem se importa
Que foi isso então, uma derrota
Respeito que seja essa vontade
Saber a hora de ficar no silêncio
Se é uma escolha, que assim seja
A vida é feita de muitas escolhas
Mesmo que algumas sejam erradas
Confiar em quem não merece
Falar com quem aparece
Reciprocidade somente do espelho
Ter amigo, nem todos conseguem
Afinal o que é ter uma amizade!!
Pensava que tudo fosse fácil, simples
Pensava que pudesse sempre confiar
Pensava que a sinceridade existisse
Com o tempo fui aprendendo a lidar
Já tive amigos de todos os tipos
Da infância que lembro vagamente
Da rua o futebol, o gol era o lugar
Da escola de colas e cabuladas
Da adolescência, as muitas traquinas
No trabalho querendo aquela vaga
Na vida conquistar suas conquistas
No boteco beber e correr da partilha
Alguns já me emprestaram livros
Outros me contaram suas historias
Tomou emprestado e esqueceu
Ajudaram e ensinaram a pescar
Alguns já partiram desta vida
Deixaram muitas saudades
Nas lembranças suas histórias
Dos alegres momentos vividos
Estar ao seu lado quando mais precisar
Nem sempre isso realmente acontece,
Mas amigos são assim, eles vem e vão
Difícil é ter somente um, mas verdadeiro.
Diga-me
Diga-me que o amor é uma alegria que não tem fim;
Diga-me uma frase ´para eu pensar em você sem intervalos durante o dia;
Diga-me sussurrando no meu ouvido que eu não estou sonhando;
Diga-me que amanha será melhor que hoje;
Diga-me que a nossa história tem capítulos infinitos;
Diga-me que o mundo já sabe que é tudo verdade, o que existe entre nós;
Diga-me em fim, que não haverá fim.
MINHA VERDADE
TRANCADO DIARIAMENTE IMPOSSIBILITADO DE SAIR DEVIDO A UM EVENTUAL ACIDENTE DE MOTO, O CORPO CLAMA POR LIBERDADE; A ENERGIA DE UM AVENTUREIRO CORRE NAS VEIAS, DESBRAVAR O MUNDO NÃO É UMA OPÇÃO É UMA REALIDADE; A NECESSIDADE DE CONHECER CULTURAS, PESSOAS DIFERENTES E ESTÁ EM NOVOS LUGARES NOS FAZ RESPIRAR COM UMA DOSE DE ADRENALINA ELEVADA O QUE NOS MOVE EM DIREÇÃO A UMA RECUPERAÇÃO RÁPIDA, RUMO A REALIZAÇÕES SEM PRECEDENTES; OS PRAZERES DA VIDA E AS VITÓRIAS QUE ESTÃO POR VIR DEIXAM MEU CORPO INQUIETO E COM SEDE DE GLÓRIAS! O PODER MENTAL, O SANGUE DO MEU CORPO AQUECIDO E A FORÇA DE VONTADE DE VENCER ALIMENTAM O MEU DESEJO DE VOLTAR A CAMINHAR; O MEU NORTE GLORIOSO ESTÁ VISÍVEL E FÁCIL DE CONQUISTAR!
Oi! Estou por você esperando,
Sou a realidadeque você
não quer enfrentar,
Sou aquele que você
vem desprezando
Sou a verdade que você
não quer enxergar
e, depois, fica reclamando,
Sou quem pode livrar
de um amargo lamento,
Então, decidi me apresentar,
Prazer, Eu sou...O Bom Senso.
Coloco sinceramente fragmentos da minha ativa complexidade em boa parte dos meus versos, expressando o que sinto, a grandiosa beleza da simplicidade que vejo, as cenas que imagino, os sonhos que tenho, transitando entre a fantasia e o realismo, refletindo o jeito que eu penso, fomentando a liberdade do meu espírito, satisfazendo o meu íntimo e o meu senso poético, deixando-o cada vez mais vivo.
Baseado neste propósito, escolho certas palavras e as aplico em passos harmônicos, uma dança das letras com os meus profundos sentimentos, que dançam na minha mente através dos meus muitos pensamentos, que ressignificam a minha instabilidade, dão asas ao meu fértil imaginário, respeitando a minha valorosa integridade, os meus princípios, trazendo um verdadeiro sentido a minha arte.
A minha inspiração vai se desenvolvendo, então, vou fazendo gradativamente um somatório de frases, começo, fico imerso durante minha criação, esqueço do tempo enquanto faço, recomeço, desabafo, saio por um momento da realidade estática que me cerca e entro na da imaginação, na pertencente aos desejos e às lembranças veementes, nas que aquecem o meu coração, marcando até o meu subconsciente.
Tendo dito isso, sou honestamente agradecido por saber que és uma rica poesia, cuja vida é abundante e resplandecente como os teus belos olhos, a tua euforia, a tua venustidade inegável, apresentando a tua verdade nas tuas linhas, a tua alma resiliente, tuas tristezas e as tuas alegrias, seguranças e incertezas, expondo a tua autenticidade, bênção que foi divinamente inspirada com todos os detalhes.
Ela é como um fogo ardente e insaciável,
sua presença é bastante notória,
um vulcão que nunca adormece,
seus sentimentos são acalorados,
não demora pra ficar a flor da pele,
pois é grande a sua sensibilidade,
sua boca é sedenta por beijos intensos
e demorados,
sua intensidade não se mede,
é uma mulher de lindos detalhes
e muito atraente com a vivacidade
dos seus olhos, seus belos cabelos cacheados, sua delicada face,
cada parte do seu corpo,
então, quer viver de verdade
uma forte e sincera emoção,
quanto a isso, não aceita contrariedade
pra não sentir que sua vida está sendo em vão.
Nesta noite tão aguardada,
tudo o que for inoportuno ficará em silêncio, o tempo estará em pausa, agora, nada terá mais relevância,
o nosso deleite que terá a prioridade,
estás maravilhosa em todos os detalhes, a suavidade da tua pele,
as curvas da tua boca, os teus cabelos graciosos, o fulgor do teu olhar sedento, minhas pupilas chegam a dilatar de tanto entusiasmo que provocas, ficas muito excitante com este teu vestido preto, sabes o quanto que isso me agrada, nem consigo disfarçar,
quero tirar proveito da tua sensibilidade, fazendo arrepiar cada parte do teu corpo
através do meu toque, de beijos intensos, dos nossos sentimentos vívidos,
fico fascinado pela vivacidade dos teus movimentos,
adoro este teu jeito doce e atrevido
que faz meu desejo por ti só aumentar e sei pela verdade e avidez dos teus olhos que é recíproco
da maneira que tem que ser,
se não fosse assim, não teria tanto apreço, aliás, não faria sentido,
não é mesmo?
Ela é várias ao mesmo tempo
que consegue ser única,
às vezes, é extrovertida,
há momentos em que é mais reservada,
aprecia um pouco de loucura,
entre suas condutas sensatas
por isso que tentar decifrá-la
é uma verdadeira aventura
diante de uma personalidade tão rara.
Não aceita e não se importa
em ser limitada principalmente
por quem não a conhece de verdade, que só sabe
de algumas falhas, de alguns fatos,
sem saber de suas lutas,
de como foi moldada por certas circunstâncias, que suas vitórias
não vieram de uma maneira fácil,
foram frutos de muita perseverança.
Sendo assim, é uma linda mulher profusamente interessante, inspiradora, doce, intensa,
cativante, uma benção do Senhor
com um amor ardente
que precisa ser conquistado
com muito fervore nutrido constantemente.
Não desista do bem, mesmo quando a dificuldade parecer insuperável. Seja qual for o obstáculo, persista no caminho do bem, pois é nele que encontramos a verdadeira essência da vida. A dor, muitas vezes, é a porta de acesso às esferas superiores do nosso ser, uma oportunidade de crescimento e transformação.
Quando alguém te agride, lembre-se de que essa pessoa não te conhece por dentro. As palavras e ações negativas são reflexos de suas próprias lutas internas. Da mesma forma, os que te desprezam desconhecem tua verdadeira essência, aquilo que te faz único e especial. Não deixe que a ignorância alheia te abale, pois a verdade está dentro de ti.
Pense no bem e esqueça o mal. Cultive pensamentos positivos e construtivos, pois o que alimentamos em nossa mente se manifesta em nossas ações. O tempo é um grande aliado, ele encaminha e corrige tudo. Confie no processo, mesmo nas situações mais difíceis, pois o tempo traz clareza e cura.
Siga em frente, pois a felicidade de amanhã começa no pensamento que cultivares hoje. Mantenha o foco no que é positivo e construtivo. Abraça o ideal elevado, entregando-te ao bem possível em cada momento. Cada pequeno gesto de bondade contribui para um mundo melhor.
Portanto, não desista do bem. Seja resiliente diante das adversidades, pois é na perseverança que encontramos força. A vida é uma jornada de altos e baixos, mas é nas escolhas diárias, nos pensamentos e nas ações que construímos o caminho para uma existência plena e significativa.
Fantasmas afogados
Fantasmas afogados não subirão a superfície.
Pois quando no leito, forjei sua prisão
Lançada no mar com suas amarras
Morreu orgulhosa com a faca na mão
O sangue inocente já foi derramado
Enquanto apanhava seus cacos no chão
O tempo implacável parou um instante
O mundo calou sua sinfonia
Ouviu-se batidas de um coração
Fugindo cansado dessa tirania
Tirando da lama a fera encharcada
Depois te devora, por pura ironia
Fantasmas afogados não subirão a superfície.
Palavras pronunciadas trarão o seu preço
Covardes fugirão do poder da verdade
Os frutos, plantados, terão endereço
O Sol raiará forte, mais uma vez
E vida trará justo recomeço
São os detalhes que fazem a diferença. Detalhes mostram quem são as pessoas de verdade, aquilo que elas se esforçam tanto pra esconder, porém os detalhes a entregam...
Seja um olhar, um sorriso, uma palavra ou um simples gesto faz com que a verdadeira essência venha à tona...
Detalhes nos ganham e nos perdem, nos aproximam e nos mostram quando devemos nos afastar.
Detalhes são muito importantes para quem vive pela verdade.
Aparentemente as pessoas não se importam de verdade com o que as outras sentem. Elas perguntam por educação.
E respondemos por responder.
Falamos o que não sentimos, para evitar que a conversa se aprofunde mais, já que ambos não tem interesse em prolongar muito ela.
São tempos em que as pessoas não se importam com nada além de seu próprio umbigo.
O amor está se extinguindo e sua essência está se perdendo.
Ah, profundo poço de puro egoísmo. Que dizes: é por você e não por mim.
Máscara que blinda suas intenções e a bondade falsa de interesses pessoais. Fere com medo de ser ferido, mesmo sem correr tal risco.
Esmagalha ingênuos e sinceros corações, enquanto mente em favor próprio. Encontra desculpas para justificar seus atos e se convence delas.
Mas a inocência já se foi e a percepção da verdade se reergue mais uma vez. Outrora cria cegamente, mas hoje desconfia até de si mesmo.
